Tópico oficial de regulagem, dúvidas e problemas com Floyd Rose

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# nov/09
· votar


.eddie
Geralmente, para deixar a ação mais baixa nas casas mais altas, o braço é deixado ligeiramente convexo (assim: /\).

Caso você vá mexer no tensor, primeiro afrouxe as cordas. Depois de fazer o ajuste no tensor, deixe o braço descansando por umas duas horas, e só depois deste tempo afine a guitarra.

Quanto ao funcionamento do tensor, vou tentar esclarecer:
- apertar o tensor = girar no sentido horário = deixar o braço convexo (/\) = tensor "vence" a tensão nas cordas
- afrouxar o tensor = girar no sentido anti-horário = deixar o braço côncavo (V) = tensor "perde" da tensão nas cordas

John Guga Mendes
Veterano
# nov/09
· votar


Ao invés de esticar a corda, é só colocar em uma panela seca e ferver. Lascea do mesmo jeito.

.eddie
Veterano
# nov/09
· votar


erico.ascencao
hum, entendi, entao no meu caso q quando eu toco nas casas mais ou menos da primeira ateh a quinta e trasteja, eu teria q afroxar certo ?

para q o meio do braço q ta pegando nas cordas deixar de pegar, mas eu fiz isso e parece q piorou, as cordas ficaram mais coladas ainda nos trastes, entao eu voltei pra onde estava e vi q elas deram uma alevantada ._.

fiquei confuso =P

.eddie
Veterano
# nov/09
· votar


:D ?

ohm777
Veterano
# nov/09
· votar


Esse tópico saiu do stick??
Que absurdo...

.eddie
Veterano
# nov/09
· votar


Upzinho maroto
><

AsaphGuitar
Veterano
# nov/09
· votar


Esse tópico saiu do stick??
Que absurdo...


fill.zanchez
Veterano
# nov/09
· votar


AsaphGuitar
Se derem stick em cada tópico pra cada uma das pontes existentes.. hehe =p
já viu q não vai caber numa pagina né!

R.RHOADS
Veterano
# dez/09
· votar


AsaphGuitar
Esse tópico saiu do stick??
Que absurdo...

num saiu não, está agora dentro do "tópicos essenciais..."

Só uma pergunta... um amigo meu mandou a guitarra no luthier p/ regulagem e a ponte voltou c/ a parte de trás um pouco mais levantada, diferente do convencional que é alinhada ao corpo. Segundo o luthier ele deixou assim de propósito para que a ação fique bem baixa e não cause trastejamento. E parece que não está desafinando realmente.
Alguém já viu algo parecido?

erico.ascencao
Veterano
# dez/09
· votar


R.RHOADS
É possível sim deixar a ponte não-paralela e com afinação estável. Mas creio que não seja muito confortável de tocar. A minha guitara tem a ponte paralela e trasteja razoavelmente quando desplugada, mas quando plugada não dá pra perceber o trastejamento. É uma solução de compromisso: ou você deixa as cordas super baixas e aceita um trastejamento (perceptível somente desplugando a guitarra) ou você elimina totalmente o trastejamento e fica com a ação um pouco mais alta.

Stargazer
Veterano
# dez/09
· votar


R.RHOADS
Alguém já viu algo parecido?
Já ví em pontes de strato (sem ser Floyd). A Fender inclusive recomenda que a ponte fique levemente inclinada, ficando flutuante. Já ví luthier falando que quando a guitarra está devidamente bem regulada não há problema em deixar a ponte assim.

R.RHOADS
Veterano
# dez/09
· votar


Stargazer
erico.ascencao
legal galera! valew!

Manubio
Veterano
# abr/10
· votar


Opa, to regulando minha floyd e surgiu uma duvida...

Me disseram que quando se prende o Lock Nut a afinação deveria se manter, só que quando eu travo, percebo que a afinação varia, mesmo apertando com a mão bem pouco. Quando chega ao final, a afinação já subiu quase 1/2 tom.

Minha guitarra não tem aquele baixa cordas, pode ser por isto?

Abraço galera.

Manubio
Veterano
# abr/10
· votar


up

luquinhas12
Veterano
# abr/10
· votar


up pro topico :D

Manubio
Veterano
# abr/10
· votar


Eita, será que ninguém pode me ajudar?

Abraço

GuitarHome
Veterano
# abr/10 · Editado por: GuitarHome
· votar


Manubio
Acho que pode ser sim pela falta do abaixador de corda, pensa que quando você pressiona um pouco a corda com as travas do lock nut a corda é levemente apertada mudando a afinação. A minha que possui o abaixor de cordas não ocorre isso.

Manubio
Veterano
# abr/10
· votar


GuitarHome
É isto que dá levar a guitarra pra luthier ruim regular, quando eu coloquei a gotoh, o cara me falou que num precisava instalar o abaixador de corda.

Vou ver se levo em alguém o abaixador, ainda bem que deixei ele guardadinho.

Abraço, vlw brother.

FLO7v
Veterano
# jul/10
· votar


to desenterrando aqui..

alguém tira minha dúvida??

Na corda MI, o harmônico no 19° traste é a nota SI, e a nota da 19° casa também é SI.

só basta aparecer a mesma nota ?

no caso de uma pedaleira zoom g1, não precisa esperar aparecer B8 ?
mesmo se estiver um pouquinho a baixo, mais estiver no SI está regulado?

abraços

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


FLO7v: só basta aparecer a mesma nota ? no caso de uma pedaleira zoom g1, não precisa esperar aparecer B8 ? mesmo se estiver um pouquinho a baixo, mais estiver no SI está regulado?

Isso. Se você for chato o suficiente a ponto de só aceitar que a guitarra está afinada quando aparece o 8 (já tive uma Zoom e entendi o lance do 8) você vai sofrer mais.

Eu adoto o seguinte critério para afinar: logo ao tocar na corda o afinador tem que acusar a nota certa (com o 8 aparecendo, no seu caso). Não interessa de apareceu um B8 por um segundo e depois apareceu um Bo com o "o" oscilando pouco. Pra mim o que interessa é a corda soar afinada logo ao ser atacada.

FLO7v
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

intendi cara..
intao
vendi minha G1 q eu tinha agora to com um afinador da ibanez
eu dei o exemplo dela, pois achei mais facil

mais intao cara
no meu afinador é um monocromático tem 12 bolinhas a do meio (azul) e mais 12 bolinhas

e na hr q acende a bolinha azul..
ela fica por um tempo depois oscila um pouco, sem ser nas oitavas, afinando normalmente..

é normal o afinador oscilar um pouco?

abçs

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


FLO7v: é normal o afinador oscilar um pouco?

Claro que é normal, afinal as tarraxas não são fruto de nanotecnologia...

FLO7v
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

e qndo da uma alacancada.. é normal desce ou subi as bolinhas monocromáticas ?

desce umas 3 ou 4 por exemplo..

ou tem q ficar sempre no azul ?

no quarter
Veterano
# jul/10
· votar


FLO7v
Se desceu bolinhas, é porque desafinou...

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


FLO7v: e qndo da uma alacancada.. é normal desce ou subi as bolinhas monocromáticas ? desce umas 3 ou 4 por exemplo..ou tem q ficar sempre no azul ?

Como eu falei, é uma questão de rigor pessoal. Tecnicamente pra estar afinado a pedaleira deveria acusar a nota certinha e acabou, mas não é assim que funciona. Poderíamos ficar filosofando a respeito por dias sem chegar a nenhuma conclusão. O importante é o seu ouvido não perceber a desafinação.

ZACK 626
Veterano
# ago/10
· votar


eu posso afinar de qualquer geito,por cordas 0.10 0.11,etc
ou tenho q ficar colocando e tirando molas de minha PONTE FLOYD ROSE ?

adrianwar
Veterano
# set/10
· votar


eu estou com o mesmo problema na ponte do érico: a alavancada tá fazendo a criança sair do tom. Não exatamente desafina, todas as cordas vao juntas ou pra mais agudo ou mais gave dependendo pra onde vc puxa a haste. O que fazer? Estou usando 2 molas pararelas, e ja tentei com 03 também as cordas são 0,09, e a floyd está nivelada. como resolver isso?

nene_guitar
Veterano
# set/10
· votar


cara muito bom topico
regulei minha guitar sozinho ficou um bebe

alem de ter convertido de 009 para 010

parabens

erico.ascencao
Veterano
# set/10
· votar


adrianwar: eu estou com o mesmo problema na ponte do érico: a alavancada tá fazendo a criança sair do tom. Não exatamente desafina, todas as cordas vao juntas ou pra mais agudo ou mais gave dependendo pra onde vc puxa a haste.

Mano, faz tanto tempo que não passo por este tópico que eu nem sei qual era o problema que eu estava tendo... huahuauahua!

Bom, este lance de a alavancada desafinar um pouco todas as cordas simultaneamente é normal, mas o limite de normalidade é quando você começa a perceber a desafinação com o ouvido. Eu acho que duas molas podem ser pouco para trazer a ponte para o lugar certo após uma alavancada.

Minha sugestão é você comprar cordas novas e refazer todo o tutorial apresentado neste tópico. Reserve uma tarde e faça todinho ele, nos mínimos detalhes, pra não deixar escapar nada. Se o problema persistir, aí você pode começar a pensar em levar num luthier ou até em trocar a ponte.

adrianwar
Veterano
# out/10
· votar


vlw cara, vou fazer isso quando tiver um tempo e posto de novo se funcionou!!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico oficial de regulagem, dúvidas e problemas com Floyd Rose