Ouvido Absoluto... existe ou não?

Autor Mensagem
Crisan Metal
Veterano
# abr/05
· votar


Fraquíssima.... mas foi doida. :D

Gostei da opinião do Penta Blues

roniel goldfeller
Veterano
# abr/05
· votar


Crisan Metal
cara isso é verdade, existe sim: tem até uma piada que diz que mozart tava passando perto de um chiqueiro, ai um porco fez um som e ele disse: fm!!!!
o pai do villa lobos treinava ele desde pequeno e obrigava a dizer qual nota era o barulho de um trem ou um canto de passaro.....
conheci um cara uma vez que tocou na minha banda, ele tinha ouvido absoluto, eu toquei tangerine (em cd) para ele: ele ouviu uma vez e tocou igualzinho a do led, nota por nota, o slide , enquanto a musica tocava ele tirava é assustador....
o problema que isso tem um fato genetico porem assim como a fala (que tambem é genetica) tem seu apeci de desenvolvimento na infancia, ou seja se voc não começar a tocar, infelizmente pode esquecer......
mas o exercicios que foram dados por outros colegas aqui são muito validos......

dizzy
Veterano
# abr/05
· votar


muito bom galera.. fazia tempo que eu não via topico uti assim.. acho que só as video aulas barram

paulafanaia
Veterano
# abr/05
· votar


Enquanto isso, use o programa EARTEST (quem quizer o programa me fale) para verificar seu percentual de acerto e erros.
Praxis
Tem como vc me passar o programa?
paulafanaia_2@hotmail.com

Praxis
Veterano
# abr/05
· votar


Ae está o pequeno programinha, espero que seja util para todos, dentro da pasta zipada tem o registro dele! Abrcs

http://discovirtual.terra.com.br/vd.cgi?+_wi=1114576286-16429-1025911& _we=13

Uma nova janela abrirá com um pedido de senha. Informe a senha abaixo:

Senha: F91C4131

Denis Felipe
Veterano
# abr/05
· votar


Beleza praxis,

você poderia me enviar o programa, email:

tecdenisffm@yahoo.com.br

Agradecido

Denis Felipe
Veterano
# abr/05
· votar


Desculpe não tinha lido o post anterior!
Desculpe novamente

Ozielzinho
Veterano
# abr/05
· votar


Aki no Maranhao conheco um cara assim, ele se chama "Edivaldo" ele toca acordeon e eh cego desde crianca.
Eu num acreditava, imaginava era truque ou coisa parecida
Eu so acreditei no dia q eu mesmo peguei o violao e ele ia dizendo as notas q eu tava fazendo! ele sabia ateh as notas q eu fazia na boca! eu cantava e ele dizia a nota, quando eu constatava no violao tava EXATO!
Acho q a deficia visual fez com q ele estimulasse o sentido auditivo.

Muito bom esse topico :)

Oziel

Hammer
Veterano
# abr/05
· votar


.. um bom método que ajudar adquirir persepção musical é o solfejo...

marcpires
Veterano
# abr/05
· votar


Olá pessoal, será que alguêm poderia baixar o curso do David L. Burge e colocar na central de downloads. Cara tentei baixar do trabalho mas o emule tá bloqueado.

Abraços

P.S: O ouvido absoluto têm como desenvolver, claro que têm pessoas que já nascem com ele.

snake sabo
Veterano
# abr/05
· votar


http://s34.yousendit.com/d.aspx?id=20PHARR9AD0ML0KCKGCCIBIUQH
eu achei esse prog ai

marcpires
Veterano
# mai/05
· votar


Ai galera para queles que acham que o ouvido absoluto é só para quem já nasceu com ele, vou postar esta nota sobre um curso que estou fazendo.

Bem ao iniciar o curso realmente não notei nenhuma diferença entre as notas, mas depois de ler o material do curso detalhadamente sou que que cada nota têm uma coisa que eles chaman de pitch chroma.

Esse pitch chroma é único em cada nota, o segredo para ouvi-los é não se esforçar para detectar algo diferente nas notas - parece brincadeira mais é sério - e o seguinte ao ouvir uma nota por exemplo D# e F#, cada uma delas te passará uma impressão que inicialmente você não sabe o que é - isso é o pitch chroma - com o tempo essa impressão se torna mais forte e você consegue identificar as notas com facilidade.

Neste curso que estou fazendo a pouco mais de 3 dias já consigo identificar as notas D#,F# e A dentro de 4 oitavas - estou na primeira parte do curso nível 2 -

Quem quiser fazer o curso entra em www.prolobe.com

P.S -> peguem também na central de downloads o arquivo OuvidoAbsoluto.doc que fala sobre esse pitch chroma, criei também um grupo no yahoo chamado ouvidoabsoluto para quem tiver afim de estudar,tirar dúvidas etc.

marcpires
Veterano
# mai/05
· votar


o email do grupo é ouvidoabsoluto@yahoogroups.com

marcpires
Veterano
# mai/05
· votar


Por enquanto o grupo está liberado para quem quiser, mas depois a tendência é que os participantes são os que realmente estejam fazendo o curso

marcpires
Veterano
# mai/05
· votar


Já postei no grupo a material sobre pitch chroma. Aguardo vocês

marcpires
Veterano
# mai/05
· votar


Mais um arquivo no grupo, é o eartest para estudar em casa.

Crisan Metal
Veterano
# mai/05
· votar


Ou... muito útil... vou mostrar isso para o meu professor que disse "Ouvido absoluto é genético".

grrr

Crisan Metal
Veterano
# mai/05
· votar


Cara.... eu procurei pra caramba no yahoo e não achei esse grupo.

lagwagon
Veterano
# mai/05
· votar


a triste realidade é que existe, meu amigo nunca fez aula de baixo e tira tudo de ouvido direitinho... direitinho mesmo. ele escuta e toca na hora... impressionante mesmo, deve ser genetico...

lagwagon
Veterano
# mai/05
· votar


er. é claro que não é só pra quem nasce (li agora os posts de cima)
agora acontece que tem gente que tem extrema facilidade, outros são normais e alguns extrema dificuldade... enfim... nada a ver.

produtor
Veterano
# out/05
· votar


Eu acredito q em tres teorias:1_todos nascem com esse "ouvido absoluto",2_a maioria das pessoas perdem por não terem sido estimulados e outros por característica genetica ou esímulo musical nao o perdem,3_é possível, mesmo depois de haver perdido essa característica, recupera-la a patitr de treinos específicos.
prodotor-musical51@hotmail.com me adicionem p boas conversas sobre música

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


roniel goldfeller
cara isso é verdade, existe sim: tem até uma piada que diz que mozart tava passando perto de um chiqueiro, ai um porco fez um som e ele disse: fm!!!!

Mano, se o porco só faz uma nota de cada vez, como diabos ele faz um Fm?

Uma nota isolada não é nem maior nem maior cara, isso ae é classificação dos acordes...

Pronato
Membro Novato
# out/14
· votar


Praxis
Ae está o pequeno programinha, espero que seja util para todos, dentro da pasta zipada tem o registro dele! Abrcs

http://discovirtual.terra.com.br/vd.cgi?+_wi=1114576286-16429-1025911& _we=13

Uma nova janela abrirá com um pedido de senha. Informe a senha abaixo:

Senha: F91C4131


Oi!!! Então... O Eartest não se encontra mais no Disco Virtual Do Terra!!! Se vc mandar para meu e-mail pronato@gmail.com ficarei muito grato!!! Obrigado!!!

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Só uma colocação ao tópico, pra evitar confusão...

Ouvido absoluto é identificar uma nota (meio que um afinador humano), seja lá qual for a fonte. O que não é o mesmo de tirar uma música de ouvido.

Tenho um conhecido, que ele tem esse dom. Um dia ele disse "tá um pouco fora as oitavas da corda D, ela soa entre um C# e um D".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ouvido Absoluto... existe ou não?