duvidas durante um show.

Autor Mensagem
tiamatfd
Veterano
# mar/05


ai galera, pra quem ja se apresentou em shows...
os kras da minha banda e eu estamos pensando em fazer apresentacoes em palco...
meu medo eh: ninguem da banda tem experiencia em shows..
como q funciona a parada do retorno?? faz falta??
kda componente da banda tem seu retorno????

ai galera, gostaria de esclarecer essas duvidas...
valeu....

Rowashburn
Veterano
# mar/05
· votar


cara, vc nunca tocou em um palco??
Tipo, o foda, é que no palco, vc não escuta nada do que está tocando!!
Tipo, escuta, mas muito mal...
A bateria toma tudo no palco, e os amplificadores não dão conta na maioria das vezes...
é bom ter retorno sim mano, tipo, vc pode até ficar na frente do seu amp, e ouvir sua guitarra, e a bateria...
mas daí o vocal, baixo, etc...vc não ouve
O ideal é ter um retorno pra cada um, pra poder ouvir o seu próprio instrumento, e ouvir o resto da banda

tiamatfd
Veterano
# mar/05
· votar


pois eh kra, nunca toquei naum...

alem da questao do nervosismo e tal, to com essas duvidas...
num palco medio, vcs acham q serveria uns amps de 15W para retorno?

to com uma duvida com pedaleira tb, Rowashburn vc usa pedais ou pedaleira???

Philipius
Veterano
# mar/05
· votar


Dá pra tocar sem retorno se os volumes não ficarem muito altos.

Se for lugar grande e/ou os volumes estiverem altos, é bom ter retorno sim. Quem dá o retorno normalmente são caixas de som do esquema Mesa de som / P.A., mas isso se os organizadores fornecerem o equipamento.

Caso você esteja planejando tudo e não tenha esses equipamentos, tenta tocar com um volume que dê um retorno legal ou que pelo menos dê pra escutar a bateria e o baixo.

Rowashburn
Veterano
# mar/05
· votar


tiamatfd
eu uso o V-amp Pro, e controlo ele com a FCB1010

tiamatfd
Veterano
# mar/05
· votar


Philipius

tava pensando q se os organizadores naum fornecerem as caixas, agente mesmo da banda levaria as nossas pra servir de retorno... temos caxas de 15W + -.... mas ia depender da mesa neh???

Rowashburn

pois eh, eu tenho uma ME30, to com medo do som dela naum ser bom pra shows. tipo q dar diferenca do meu ampli pros equipamento do palco e tal.... vc tem problemas de diferenca????

GuitarHouse
Veterano
# mar/05
· votar


maioria dos lugares que for tocar ou nao tem retorno ou o retorno eh uma merda. Isso acaba com o show. Se o ampli nao fica atras de vc, vc nao se ouve e perde presenca de palco enquanto fica tentando se ouvir

tiamatfd
Veterano
# mar/05
· votar


GuitarHouse

ah ta...
achei q o retorno ficava na minha frente... talvez seja assim eh palcos grandes neh?!


to caso de tocar sem retorno, tenho q ter alguns cuidados a mais???

GuitarHouse
Veterano
# mar/05
· votar


tiamatfd
quando tem retorno ele fica na sua frente.
mas nao eh APENAS em palcos grandes, mas eh que nem sempre os pequenos tem. mas em todos tem retorno de VOZ (senao impossivel cantar sem se ouvir)

Aqui em BH maioria dos lugares "undergrounds" sao pequenos e o ampli fica na oreia, e da pra tocar blz

EduardoSlash
Veterano
# mar/05
· votar


tiamatfd
vcs tem q usar cixa própria pra retorno senaum fica ruim....

EduardoSlash
Veterano
# mar/05
· votar


caixa*

GuitarHouse
Veterano
# mar/05
· votar


EduardoSlash
ai ele tem de usar equipamento com 2 saidas ne!

pedaleiras stereo por exemplo

DaN o Próprio
Veterano
# mar/05 · Editado por: DaN o Próprio
· votar


Quando eu toquei num pub underground aki em sp, eu não ouvia nada, só a bateria... o lance é pedir p/ algum brother seu ficar no meio da galera e te sinalizar se o som ta bom... cria gestos p/ aumentar o baixo e a guitarra.... foi assim q eu fiz... Foi meu primeiro show tbm... Só uma dica, NÃO TOQUE BEBADO eheheheheh
[]s
DaN

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/05
· votar


É bem simples: Retorno de voz bom e amps de instrumentos compatíveis com o lugar (50WRMS 1X12 p/ guitarra, 200WRMS p/baixo).
Abç

erikpinheiro
Veterano
# mar/05
· votar


Procure ter retornos de qualidade, na mesa de som, peça para o técnico de som distribuir bem a sua guitarra e o baixo e principalmente a caixa da bateriano seu retorno, de preferencia ao usar duas caixar para retorno, uma em cada lado, deixando sua frente livre.

tiamatfd
Veterano
# mar/05
· votar


eh galera...
parece um pouco complicado ate pegar a manha direito...

meu medo de tocar (q provavelmente vai ser palco pequeno) eh do som naum ta saindo bem, e nos, da banda, naum conseguir ouvir...

so descobrimos qdo a galera comecar a fazer careta, ou pior, so no final do show...

outra coisa q ta me entrigando eh do som da pedaleira da diferenca por causa do equipamente...

GuitarHouse
tenho um ME30 da boss, a saida dela eh sterio...

DaN o Próprio
tocar bebado ta fora de cojitacao... talvez um pocuo alegre, pra se soltar... ehhehehheh.... mas acho q naum sera preciso, sou muito confiante, em questao de nervosismo....

GuitarHouse
Veterano
# mar/05
· votar


tiamatfd
entao pega seu ampli de retorno

Alan_Domingues
Veterano
# mar/05
· votar


Po, acho que posso ajudar. Já toquei em lugar merda total (show em uma "garagem") e já toquei no Claro Hall/RJ (maior casa de show da America Latina).

1° de tudo, provavelmente não vai ter retorno. Se tiver vai ser uma via concerteza. Nestes shows pequenos o pessoal não vai disponibolizar várias vias de retorno. Então é voz no retorno de todos e se colocar muita guitarra no retorno todos da banda vão ouvir a mesma coisa. O lance é. Se for pequeno o local e o batera bater muito forte não fique disputando com ele. Concerteza o som vai embolar e vai ficar uma merda. Tem que entrar em sintonia com a galera. Tirar som bom dos locais é com o tempo e experiência. Tem que ir quebrando a cabeça.

Deji
Veterano
# mar/05
· votar


Use um amp 2x12 e toca no talo.

Digao
Veterano
# mar/05
· votar


tiamatfd

qts integrantes tem na banda???

Qt mais gente pior...

DaN o Próprio
Veterano
# mar/05
· votar


tiamatfd
Faz o que eu te falei.. pede p/ algum amigo ficar no meio do campo sonoro e te dizer se é p/ aumentar ou diminuir o volume... não tem erro...
[]s
DaN

The Blue Special Guitar
Veterano
# mar/05
· votar


Nas vezes que eu toquei com banda sempre teve retorno...
Tem caras que usam fones de ouvido, mas em palco, o legal é usar caixas msm...

renatocaster
Moderador
# mar/05
· votar


tiamatfd

tem q ser um retorno pra cada um ou headphone, senaum vc naum vai escutar porra nenhuma do q vc tá tocando.

Digao
Veterano
# mar/05
· votar


DaN o Próprio

Mas o foda e fazer o som ficar bom pro publico e ao mesmo tempo a banda conseguir se escutar... Sao coisas meio dificeis de se fazer com equipo tosco...

maggie
Veterana
# mar/05
· votar


Alan_Domingues
1° de tudo, provavelmente não vai ter retorno. Se tiver vai ser uma via concerteza. Nestes shows pequenos o pessoal não vai disponibolizar várias vias de retorno.


Se tiver pelo menos a possibilidade de pôr voz e guitarra/teclado já tá bom. Pelo menos pra guiar.

tiamatfd
Veterano
# mar/05
· votar


Digao
eh uma banda pequena....
2 guitarras (solo e base), o guitarrista base eh vocal tb...
baixo e batera...
acho q nesse caso naum vamos ter problemas...

DaN o Próprio
eh caro, eh uma boa opcao... mesmo q tiver retorno acho q vou fazer isso.... heheehh.... pra garantir....

equipamentos toscos, eis o grande problema de todos os inciantes...
ate chegarmos a um ponto de fazer shows com bom equipamentos e tal, vai demorar um pouco... entaum eh quebrar a cabeca mesmo.... ehhehe

markolino
Veterano
# mar/05
· votar


cara
nunca ouviu fala en fone de ouvido
usa um

Alan_Domingues
Veterano
# mar/05
· votar


hahahaha. Mulecada voces acham que fone de ouvido em local pequeno funciona ? Ainda mais tocando rock pesado ? Se liguem. Aquele ponto são outros 500s.

tiamatfd
Veterano
# mar/05
· votar


hehehehhe...
seria estranho mesmo..
mas apesar q minha banda naum toca nada muito pesado naum...
tipo q tocamos engenheiros, pitty, raimundos, cpm, capital, gram...
quase nenhum internacional... uma ou duas so...

Alan_Domingues
como seria essa historia do ponto no fone de ouvido???

jimmy
Veterano
# mar/05
· votar


esquece a plateia e faz o q vc sabe...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a duvidas durante um show.