Perguntas sobre alto ganho! Captadores/Distorção'/Volume!

Autor Mensagem
Paul Miander
Veterano
# fev/05


Se eu pegar um capt de alto ganho, qualquer reladinha q eu der na corda vai ser o suficiente para fazer um barulho no amp?
Se eu fizer o mesmo com uma distorção de alto ganho, porém captador normal... isso irá acontecer? mais ou menos que o capt ?
E tipo, no X V-amp, o ganho geral... é uma aumento do volume da guitarra limpa, certo? Então seria como se fosse um capt de alto ganho?
Me ajudem nessas dúvidas, pois sou mané

prog_jam
Veterano
# fev/05
· votar


-Se eu pegar um capt de alto ganho, qualquer reladinha q eu der na corda vai ser o suficiente para fazer um barulho no amp?
---sim, vai.

-Se eu fizer o mesmo com uma distorção de alto ganho, porém captador normal... isso irá acontecer? --mais ou menos que o capt ?
---sim, vai
----depende da distorção

-E tipo, no X V-amp, o ganho geral... é uma aumento do volume da guitarra limpa, certo? --Então seria como se fosse um capt de alto ganho?
---nop, errado. o ganho é o aumento da simulação que está sendo executada, sendo essa sim de maneira geral.
----errado de novo. um cap de alto ganho não tem nada a ver com ganho de qq outra coisa no planeta.

Paul Miander
Veterano
# fev/05
· votar


prog_jam
Vc já usou o X V-amp? Eu acho que não tá errado meu raciocínio não...
Pq ele tem um ganho geral, e um ganho do patch!
O ganho do patch aumenta o nível de distorção... e parece que o ganho geral aumenta o som limpo q vem da guitarra ( aumentando consequentemete a dist... )

Eu fico de cara como o Vai faz mó regaço com a guita dele e não sai nada além da nota q ele toca!
Faz aqueles ligados fdps lá e não sai chiado nenhum!
Caralho! é coisa de equipamento? ou o cara é do além?

Tiruk
Veterano
# fev/05
· votar


Caralho! é coisa de equipamento?
parabens, vc descobriu!

Paul Miander
Veterano
# fev/05
· votar


Tiruk
Acontece q tem um monte de idiota metido à besta aqui que fala "equipamento? cara bom toca com qualquer coisa" e eu mais tonto ainda acabo caindo na moda...
Eu sempre achei q era equipamento...
Mas eu falei isso como dizendo "é equipamento?" se realmente for, para me falar como consegue! e se não for...
entende?

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


Paul Miander
Tiruk

simples ue.

guitarra ruim chia;
guitarra boa (a jem do vai por ex) não chia.
logo, ele pode botar o ganho lá na lua q não tem erro.

já as tonantes da vida... hehauhauha

isso se chama 'relação sinal-ruído' (ou signal-to-noise raitio), quanto maior essa relação, melhor o captador.

cheers

Tiruk
Veterano
# fev/05
· votar


Paul Miander
ah tah... mal pela brincadera hehe

pagode nem morto
Veterano
# fev/05
· votar


eh...

Bigode Ozzy
Veterano
# fev/05
· votar


É o seguinte...o ruido tem muitas causas...é dificil sair um som perfeito sem um set realmente pro...mas tem umas dicas boas:

- Usar cabos de qualidade! (santo angelo é caro, mas vale a pena!)
- Ter captadores boms tb, tipow dimarzio e seymour duncan, mas vc tem muita variedade!
- Um amp bom tb ajuda demais!

Mas são muitos fatores mesmo...até a rede elétrica da sua casa pode interferir e zuar o zom...

Mas os itens citados acimas já ajudam demais!

Paul Miander
Veterano
# fev/05
· votar


entaum... mas não é bem de chiados que estou falando!
Eu qro dizer tipo:
qdo faz aqueles esquemas de tocar uma corda só, sem palhetar, tipo Thunderstuck do AC/DC... vc martela e solta a corda Si... martela na 5 e solta ( toca o si ) martela na 7 e solta ( toca o si denovo ) fraga?
Então... sai uma barulhera... não só as notas!
Sai as outras cordas vibrando tb... isso q eu qria saber!
Pq os caras fazem isso e coisas mto piores e nota sai definidinha! sem embolar nda!
haahah agora acho q vcs entendem ;)

Tiruk
Sussegado ;)

Bigode Ozzy
Veterano
# fev/05
· votar


bem...deve ser hammer-on e pull-off...bem ai já é questão de técnica, q vc faz com qualquer pup, mas captadores de alto ganho ajudam sim...mas se for muito alto o ganho, pode dar microfonia, ficar estridente, e sem muita definição...mas seria mais técnico emsmo...

abraço!

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


Paul Miander
ah bixo, aí é na mão msm neh... tem q abafar as outras cordas...

Passoka
Veterano
# fev/05
· votar


Paul Miander
Bom, além do nível de saída de cada pup, vc tem de ver a praia do timbre deles. Por exemplo, se vc colocar um pup de alnico II com muita distorção, vai embolar tudo. Se colocar um pup cerâmico em uma guitarra de alder, e com timbre de blues vai ficar magro demais.

Resumo da ópera, nível do sinal/ruído não é tudo

Paul Miander
Veterano
# fev/05
· votar


What the fuck is a pup?

Vou tentar melhorar as minhas técnicas de abafamento, mas ainda acho q não é esse o problema geral... isso é um problema! Mas ainda tem algo de errado!
Será q uns ativos não melhorariam?
Valeu ae! ;)

Passoka
Veterano
# fev/05
· votar


Paul Miander
Cara, agora que vi suas dúvidas de baixo, só tinha visto o primeiro post.

Seguinte, 2 problemas, 1 de técnica que é a execução dos Hammers e POs.

Já o lance de definição, vem principalmente do ampli/distorções. Muita distorção embola mesmo, valvulada ou solid state, não tem jeito.

Paul Miander
Veterano
# fev/05
· votar


Passoka
O Ho e Po foi só um exemplo...
Costuma sair bastante coisa sem definição mesmo!
Uso o X V-amp ligado no meu micro!
Ganho geral no 5, e ganho de patch quase sempre no 9 ou 10!

Mas qto ao pup? q q vcs querem dizer com pup?

Passoka
Veterano
# fev/05
· votar


Paul Miander
Pup = captador

Paul Miander
Veterano
# fev/05
· votar


Passoka
Imaginei... mas só para confirmar... pq é meio gay chamar um captador de pup... ursinhos pup... sei lá... gay!

Passoka
Veterano
# fev/05
· votar


Paul Miander
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, meio gay é imaginar isso.

Pup = PickUp

Paul Miander
Veterano
# fev/05
· votar


Passoka
hahaha faz sentido!

Então... será q botar umas 010 ajuda? Pq tb elas vibram menos facilmente né!?
Será q rola? Sempre toquei com 09

Passoka
Veterano
# fev/05
· votar


Cara, 010 tem mais sustain e definição. Pode ajudar bastante sim.

Paul Miander
Veterano
# fev/05
· votar


Passoka
Valeu denovo!

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


Paul Miander
bota logo .11 cara... .10 eh pra criança... .09 então... eh de mocinha...

Paul Miander
Veterano
# fev/05
· votar


b0fh
Pedrero

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


Paul Miander
pedreiro não... pedreiro toca com .13... preciso comer muito feijão ainda.

Paul Miander
Veterano
# fev/05
· votar


b0fh
Gosto da guita leve... rola uns bends mto lokos
mas eu vou botar 010 sim ;)
se ficar leve ainda boto a sua sonhada 011!

Biel_guitarpz
Membro Novato
# abr/20
· votar


Boa tarde galera! Toco em uma banda de forro das antigas e uso muito drive, muita gente me indicou o h777 da mallagoli na ponte, porem ele é um captador de alto ganho....ja um amigo meu ru diria ate bem experiente mim indicou o twin vintage do sergio rosar pois ele é de mé dio ganho e gera harminicos poderosos livre de ruidos e bem definidos....e estou nessa duvida....qual vcs acham melhor ??? E o que acontece se se eu colocar um drive de baixo ganho num captador de alto ganho?

Filippo14
Veterano
# abr/20
· votar


Biel_guitarpz

Dificil dizer, mas mesmo em estilos mais pesados como Metal, Djent e afins, muita gente usa caps de médio ganho. O Hard rock e derivados, principalmente no inicio dos anos 80 era feito com captadores de baixo e médio ganho (PAFs em super stratos), então acho que daria para usar um captador de médio ganho numa boa. Para mim captadores de alto ganho se justificam muito em sons mais graves e muuuuito distorcidos. Em contexto de banda padrão, não vejo necessidade disso tudo não.

Abraço

Buja
Veterano
# abr/20
· votar


Voce disse forró. E forró me lembra dinâmica. E captadora de alto ganho e dinâmica não são amigos.
Captadores de ganho mais alto normalmente tem alguma compressão, pouca ou muita.
E somado aos drives, efeitos e tudo mais, matam completamente a dinâmica.

Realmente nao consigo ver o forró combinar com capts tipo HH777.

Ismah
Veterano
# abr/20
· votar


Buja

Depende o que está olhando como forró.
Do que ele cita, a guitarra faz mais uns fills, frases e solos. O resto é só uma dobra do violão, e coisas assim. O sertanejo de hoje é filho dessa ideia.

Talvez soe engraçado, mas a função é quase como no metal sinfônico, onde a guitarra muitas vezes só dá um apoio. Acentua algumas coisas, pois trás peso. Não faz sentido segurar a linha harmônica o tempo inteiro, pois já tem geralmente um violão e um teclado, segurando a harmonia. Ainda muitas vezes tem um naipe de metais fazendo alguns ataques. E na parte percussiva, já tem também muitos elementos.

Aqui no sul tem algumas coisas parecidas, e foi onde iniciei. A guitarra se desenvolveu bem menos, mas a ideia é a mesma. Todavia, em todos os casos, é bem diferente de fazer rock, onde tem bem menos elementos na banda. Geralmente é uma guitarra ou duas, segurando harmonia, acentuações e fazendo os preenchimentos. Nesse sentido, rock em geral, é extremamente pobre e minimalista. São bandas pequenas, se comparado ao que se desenvolveu nesses gêneros, onde é usual ter 8 ou mais músicos no palco.

A dinâmica é uma questão pessoal. Existem escolas que usam o instrumento de uma forma, e escolas que usam de outra forma. Todavia, não dá pra brincar muito também, pois tem que segurar uma certa constância.

Se tiver interesse, é um universo bastante interessante. Uma forma BEM diferente de como estamos habituados a pensar e usar guitarra.

Biel_guitarpz

Então, já tinha visto teu tópico, só não consegui responder.
Como escrevi acima, existem escolas, mas meio que não tem muito meio termo. Quando é drive, é distorção pesada, e quando é limpo, é limpo mesmo. Algo que vem dos anos 80, e ficou como característica do gênero.

gera harminicos poderosos livre de ruidos e bem definidos...

Isso não existe. O captador não vai gerar harmônicos, isso vai acontecer na hora que distorcer o sinal. Mais ganho, gera mais harmônicos. Até certo ponto, isso é legal.
O que realmente muda, é que alguns timbres, funcionam melhor que outros, para determinados fins.
Por exemplo, um captador que é muito agudo, costuma entregar um som descrito como áspero, se apenas distorcido. Os agudos distorcem mais, e deixam o som ainda mais agudo. É o motivo de não vermos muito, o pessoal tocando metal, com captadores vintage.

Isso pode ser compensado de alguma forma. E como é feita a compensação, trás resultados bem diferentes.
Trabalho com rock. A banda tem matriz no rockabilly, mas está muito mais pro country rock na real. As guitarras em si são bastante agudas, e o boneco ainda usa pedais que cortam graves. Porém... O amp é clean, e comprime muito. Acaba compensando e dando uma sonoridade legal.

Da minha parte, já uso os tones bem fechados, e deixo os harmônicos soltos.

o que acontece se se eu colocar um drive de baixo ganho num captador de alto ganho?

Vai soar distorcido, ué... Quanto mais ganho injetar num circuito, mais distorção. Meio que não importa se tu usa um captador de alto ganho, ou usa um circuito que dá muito ganho. A diferença é por conta mesmo do balanço de frequências. Como escrevi acima, se distorcer mais agudos vai ter um resultado diferente, de distorcer os médios, e por aí vai...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Perguntas sobre alto ganho! Captadores/Distorção'/Volume!