Modos Gregos maiores e os menores????

Autor Mensagem
HotLicks
Membro Novato
# ago/17
· votar


Ismah
Bbb = dobrado bemol?

Como fica a regra de não ter duas notas com mesmo nome?!


Isso é possível em escalas alteradas.

E para ilustrar as terças sobrepostas no acorde diminuto. A terça menor de Gb é Bbb.

HL

zodiaco10001
Membro Novato
# ago/17 · Editado por: zodiaco10001
· votar


Gente em uma improvisação em C maior com os acordes (Am C G) posso criar um solo usando o A dórico?

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


HotLicks
A terça menor de Gb é Bbb.

Ja ouvi falar disso, mas é um treco que nao entra na minha cabeça.
Pra min a terça menor do Gb é sempre um A.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Mas Bbb é um A caro Buja, mas existem motivos para essa grafia ser diferente. Principalmente em instrumentos destemperados, como a família dos violinos...

Ali Fb não é o mesmo que tocar um E, o pitch é levemente outro... O que deixa a música "redonda" dentro de cada tonalidade.

LeandroP

Poderia citar uma música onde se usa uma escala diminuta?

HotLicks
Membro Novato
# ago/17
· votar


zodiaco10001
A princípio sim, se vc não repousar no F#. Depende do estilo e da intenção do improviso.

Buja
Os intervalos são classificados de acordo com o número de notas compreendidas. Um intervalo Gb - A (mesmo que a distância seja 1,5 tom) é um intervalo de 2ª.

A terça do G, seja ele natural, sustenido ou bemol, sempre será um B.

Pense na pauta musical. As terças estão sempre em duas linhas ou dois espaços consecutivos.

HL

zodiaco10001
Membro Novato
# ago/17
· votar


Entao mais o A dórico tem as mesmas notas que o G jônio, nao entendi pq repousar no F#, mas a regra seria repousar no A, vc nao queria dizer nao repousar no G??

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


HotLicks
Entendi e faz todo sentido.


------------------------------------------------------

------------------------------------------------------
O (esta será a terça)
------------------------------------------------------

----O--(sendo este o G)-------------------------------

------------------------------------------------------




------------------------------------------------------

------------------------------------------------------
b O (Esta será 3ª maior, se tocado um Bb. Para ser 3ª menor, seria grafado como Bbb. Certo?)
------------------------------------------------------

b ----O--(sendo este o G, assinalado como bemol)--------

------------------------------------------------------


Ismah
Veterano
# ago/17 · Editado por: Ismah
· votar


Duplo!

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Ismah
Ali Fb não é o mesmo que tocar um E, o pitch é levemente outro... O que deixa a música "redonda" dentro de cada tonalidade.

O.o dessa eu nao sabia. Ja ouvi falar disso porque me disseram que faz diferença ao tocar um baixo fretless.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Qualquer coisa que não tenha nota definida é assim... Os metais, salvo saxofone que não tenho certeza, também rola isso...

Nem um Db é o mesmo que um C#...

Sonoramente a diferença é pouca, mas é por isso que se tem diferenças ligeiras quando o executante é o André Rieu ou a Lindsey Stirling...

Instrumentos com trastos, estão menos sujeitos a isso... Instrumentos sem dinâmica (órgãos em geral) ainda menos sujeitos a variação do executante...

HotLicks
Membro Novato
# ago/17
· votar


Buja
Entendi e faz todo sentido.


------------------------------------------------------

------------------------------------------------------
O (esta será a terça)
-------O-(não, esta será a terça)----------

----O--(sendo este o G)-------------------------------

------------------------------------------------------




------------------------------------------------------

------------------------------------------------------
b O (Esta será 3ª maior, se tocado um Bb. Para ser 3ª menor, seria grafado como Bbb. Certo?)
--bbO---(Certo, mas a terça é esta)-----------------------------

b ----O--(sendo este o G, assinalado como bemol)--------

------------------------------------------------------


Vc confundiu, escreveu o C, então tem uma 4ª. O B fica na 3ª linha.

Lembre: duas linhas ou dois espaços consecutivos.
A terça da nota da 1ª linha está na 2ª linha. Na Clave de Sol, E - G.
A terça da nota da 2ª linha está na 3ª linha. Na Clave de Sol, G - B.
E assim por diante.

A terça da nota do 1º espaço está no 2º espaço. Na Clave de Sol, F - A.
A terça da nota do 2º espaço está no 3º espaço. Na Clave de Sol, A - C.
E assim por diante.

Não importam os sinais. Essas notas sempre serão terças. Agora, dependendo da distância entre elas, teremos terças maiores, menores, diminutas e aumentadas.

Buja
Ismah
Sim, no sistema temperado, C# e Db são notas enarmônicas (Mesmo som, nomes diferentes).

A distância de 1 tom é dividida em 9 comas, nos instrumentos temperados:
C - D = 9 comas
C - C# = 4,5 comas
C - Db = 4,5 comas
C# - D = 4,5 comas
Db - D = 4,5 comas
Divisão em duas partes iguais.

Nos instrumentos não-temperados não é assim.
C - D = 9 comas
C - C# = 5 comas
C# - D = 4 comas
Db - D = 5 comas
C - Db = 4 comas

Por causa desta diferença é que, por exemplo, a escala melódica descente diferente de sua ascendência. Os músicos tocavam os sustenidos na ascendência e, ao descender, invariavelmente acabavam tocando os bemóis e, consequentemente chegavam desafinados na nota fundamental. rsrsrs

Claro, nos instrumentos não-temperados.

zodiaco10001
Entao mais o A dórico tem as mesmas notas que o G jônio, nao entendi pq repousar no F#, mas a regra seria repousar no A, vc nao queria dizer nao repousar no G??
Leia de novo. Eu aconselhei não repousar no F#. E, por que não repousar no G?

Na harmonia sugerida (Am C G), teoricamente, vc pode repousar no G qualquer hora.

HL

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


HotLicks

Definição de coma por favor!

HotLicks
Membro Novato
# ago/17
· votar


Ismah
Cara, não sei a definição formal, posso dizer o coma é a menor distância (intervalo) musical percebida pelo ouvido humano.

É aquela hora que a gente tá afinando a guitarra, por exemplo um Mi, a gente sabe que não tá no D#, mas também não tá ainda no E. rsrsrs

HL

LeandroP
Moderador
# ago/17
· votar


Ismah
Poderia citar uma música onde se usa uma escala diminuta?


Qualquer uma do Malmsteen rsrs

Brincadeira! Mas qualquer música que tenha um acorde diminuto, pode utilizar uma escala diminuta. E também em músicas com acordes X7 alterado, dá pra usar a escala diminuta sobre o acorde X7. O que eu acho que você não vai encontrar é uma música com a tonalidade diminuta.

zodiaco10001
Membro Novato
# ago/17 · Editado por: zodiaco10001
· votar


Obg man, mas no CH Maior tem-se a sétima com acorde Meio diminuto, quando usar acordes Diminuto ou acordes aumentados??

Insufferable Bear
Membro
# ago/17
· votar


Principalmente em instrumentos destemperados, como a família dos violinos...
Não é isso, os violinos, idealmente, seguem o temperamento igual, Bbb e A soam iguais, senão o resultado seria ao juntá-los a instrumentos temperados. A grafia distinta é usada para deixar a função da nota mais clara, o normal é que notas "sustenidas" são seguidas por uma nota meio tom acima e notas "bemolizadas" por meio tom abaixo.

Ex.: Gb-Bb-Db-E é um acorde de sexta aumentada e resolve em F-A-C-F (fá maior) mas F#-A#-C#-E é o dominante de B.

posso dizer o coma é a menor distância (intervalo) musical percebida pelo ouvido humano.
Não, isso é besteira, parem de espalhar desinformação por aí. Um coma não é uma medida exata, ela depende do temperamento que estamos trabalhando.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Tudo depende o contexto! Normalmente quem dita a afinação de um naipe é o spalla... Obviamente, quem dá a afinação no caso de um naipe de cordas ou metais, junto a um instrumento temperado é o próprio instrumento temperado. Falava da ideia isolada das cordas...

Ao menos foi assim que eu aprendi, para todo e qualquer instrumento destemperado. Quem "segue", vai na cola do spalla, se afinando com os harmônicos da nota executada por ele, e não como se as mesmas notas, fossem executada em outra situação...

Por exemplo...

Se 3 violinos, tocarem um acorde de Dm11 (D F G), o F e o G são subordinados ao D. E se junto com um instrumento temperado, soam desafinados, pois

Se 3 violinos, tocarem um acorde de Db (Db F Ab), o F é ligeiramente desafinado do F do caso acima. Porque o naipe segue os harmônicos, e deixa cada parte "redonda", mas com desvio de oitava...

LeandroP
Moderador
# ago/17
· votar


zodiaco10001

Nas cadências harmônicas menores é bem comum o uso do acorde meio-diminuto. Por exemplo, toque em sequência os acordes: Bm7(b5), Em7, Am
Percebeu o movimento harmônico? Isso é uma cadência harmônica. Escrevi um tópico sobre isso e recomendo o estudo.

Já o acorde aumentado você pode utilizar pra cromatizar com algum grau do próximo acorde da harmonia, ou mesmo pra sustentar um simples acorde maior por mais tempo. Experimente tocar C7M, C7M(#5), C7M

Insufferable Bear
Membro
# ago/17
· votar


Ismah
Quando tem piano envolvido quem dita a afinação é o A dele, senão, é o oboé, não tem essa de cada naipe ter uma afinação diferente...
Como as cordas são afinadas por oitavas e quintas a diferença entre o D afinado a partir do A e o D do instrumento temperado é de menos de 2 cents, que é uma diferença imperceptível.

Mas no fim das contas, a música tonal é extremamente dependente do temperamento igual e da ambiguidade gerada pelos enarmônicos.
Por exemplo, suponha que você tenha uma progressão que chegue naquela sexta aumentada mas por algum motivo você resolve ela em B e modula. O que o violinista tocaria? Db ou C#?

Por conta dessas coisas que quem toca instrumentos não-temperados internaliza esse sistema e não diferencia essas notas na performance, sem contar que as notas longas são tocadas com vibratos e em passagens rápidas as notas são curtas demais para percebermos essas diferenças tão pequenas.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Eu não disse em momento nenhum que cada naipe segue uma afinação diferente, mas realmente ficou parecendo isso! Desculpe!

Quando digo naipe, estou me referindo a um grupo de mesmos instrumentos, e não necessariamente dentro d'uma orquestra...

zodiaco10001
Membro Novato
# ago/17
· votar


Então mas eu estava referindo ao acorde Diminuto e nao o meio diminuto, pq no CH maior so tem o meio diminuto, o acorde diminuto normal usa na sétima tbm?

Insufferable Bear
Membro
# ago/17
· votar


zodiaco10001
O acorde diminuto geralmente aparece como um acord com nona menor sem a fundamental. Ex.: um F#º (F#-A-C-Eb) é um D7/-9 (D-F#-A-C-Eb) sem o D e é uma dominante que resolve em G, então, pelo menos no momento, estamos em G maior ou menor.

Mas pela simetria do acorde diminuto e as ambiguidades dos # e b, o F#º pode ser interpretado como Aº, Cº ou Ebº (D#º) e resolver em Bb, Db ou Fbb (E), respectivamente.

Geralmente acordes aumentados, quando não aparecem só de passagem, tipo Dm-D+5-G (olha a melodia cromática formada por F-F#-G e A-A#-B), eu geralmente ouço como dominantes alterados, tipo Dm7-G7+5-C.

Em resumo, você pode começar a mexer nas dominantes que aparecem na sua música para dar um colorido diferente, ajustando de acordo com seu próprio gosto.

zodiaco10001
Membro Novato
# ago/17
· votar


O CH Maior de Dó possui a 7° Meio Diminuta, formando o acorde diminuto q a sétima na formação usa-se a nota A (lá), o Acorde Meio diminuto possui a sétima menor q ao formar quando vou fazer no instrumento cai em A#, e no CH Maior Esta escrito B meio diminuto, mas esse acorde tem o A# esta fora da escala, o certo nao era usar o acorde Diminuto normal? Por quê parece q esta ao contrario?

LeandroP
Moderador
# ago/17
· votar


zodiaco10001

rsrs não entendi bem o que você quer dizer.
Tudo ocorre através da harmonização da escala, através do empilhamento de terças diatônicas. Escrevi um tópico a respeito. Vou postar aqui pra você pegar melhor este assunto. Tenho a impressão de que algumas lacunas precisam ser devidamente preenchidas no seu caso.

LeandroP
Moderador
# ago/17
· votar


zodiaco10001

Veja:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/

zodiaco10001
Membro Novato
# ago/17
· votar


ah man vlw, eu tinha errado em um detalhe importante, consegui agora kk obg

Ken Himura
Veterano
# ago/17
· votar


Ismah
Definição de coma por favor!
A melhor definição que eu posso te dar sem complicar muito é que comma é a diferença de afinação da mesma nota em sistemas de temperamento ou afinação diferentes. Foram estudando essas microrrelações intervalares até chegarem numa proporção que define o intervalo de 1 comma: 81/80. Tirando da Wikipedia: "Duas notas que diferirem por este intervalo vão soar como se fossem diferentes mesmo para ouvidos não treinados, mas seriam perto o suficiente para interpretá-las mais como versões desafinadas da mesma nota do que notas diferentes".

Tendo isso em mente, dentro de 1 semitom existem alguns commas.

HotLicks
posso dizer o coma é a menor distância (intervalo) musical percebida pelo ouvido humano.
Não é. Comma é uma proporção; ou seja, 1 comma na região grave, onde as frequências são menores, é menor que na região aguda. E nos agudos (com mais facilidade), ainda conseguimos perceber intervalos menores que commas.

Ken Himura
Veterano
# ago/17
· votar


Insufferable Bear
Por exemplo, suponha que você tenha uma progressão que chegue naquela sexta aumentada mas por algum motivo você resolve ela em B e modula. O que o violinista tocaria? Db ou C#?
Vai depender do contexto harmônico e do que estiver acontecendo no acompanhamento, sempre. Os melhores violinistas sempre adentram nesse ramo do microtonalismo, até inconscientemente. Por isso, também, são os melhores. É comum usarem o temperamento pitagórico, mesotônico ou até temperamento justo me passagens solo ou violino + piano. Em conjunto, principalmente com outras cordas e/ou madeiras, o buraco é mais embaixo.

Ismah
Ao menos foi assim que eu aprendi, para todo e qualquer instrumento destemperado. Quem "segue", vai na cola do spalla, se afinando com os harmônicos da nota executada por ele, e não como se as mesmas notas, fossem executada em outra situação...
Não é bem assim, mas a ideia é parecida. Você usa algumas convenções no dia-a-dia, tipo "em tal tonalidade a nota X tem que soar ligeiramente mais alta/baixa", então rola uma pequena exagerada no sustenido/bemol. Mas um grupo de instrumentos assim tende a se afinar em conjunto. E nunca vai ser por temperamento igual. A sensível sempre vai ser mais tensa que num piano, um acorde de 6a aumentada (em qualquer "sabor") sempre vai soar mais marcante...

Claro que, obviamente, estou tomando como base grupos profissionais bem treinados, onde essas diferenças costumam ser trabalhadas a fundo. E por essas minúcias que música de câmara costuma ser muito mais difícil que música solo ou orquestral. Na orquestra, é mais fácil cobrir as diferenças com algum instrumento mais temperado, como um metal ou em dobras de violino ou viola com flauta ou oboé. E no solo, você estabelece suas próprias relações de temperamento, sem depender dos outros (geralmente é o temperamento justo, pro repertório romântico e século XX).

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Você usa algumas convenções no dia-a-dia, tipo "em tal tonalidade a nota X tem que soar ligeiramente mais alta/baixa", então rola uma pequena exagerada no sustenido/bemol.

Intenção! E cada período tem seu temperamento, que varia com as afinações das notas entre si...

Voi la...

Ken Himura
Veterano
# ago/17
· votar


Ismah
E cada período tem seu temperamento, que varia com as afinações das notas entre si..
Não exatamente.

É verdade que na antiguidade clássica e na early music (Medieval + Renascença + Barroco) você tem temperamentos bem estabelecidos como prática comum, mas eles não deixaram de existir depois disso ou em outros sistemas de afinação. Um exemplo disso é que você pode usar o mesotônico ou qualquer werckmeister com tranquilidade seja com o Lá = 415 Hz (early music) ou 442~450 Hz (grandes orquestras de hoje). O temperamento não fica preso a um estilo ou época, apesar de ser mais associado a algum em específico. Uma coisa não afeta diretamente a outra; elas são partes diferentes do todo, a construção musical.

E olha que nem falei de inegalité, hein rsrsrsrs!

Intenção!
Não, também. Intenção é ethos, afeto. Isso aqui é só afinação mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Modos Gregos maiores e os menores????