Modos Gregos maiores e os menores????

Autor Mensagem
Light Angel
Veterano
# jan/05


Me digam ae,exite o modo grego que é a escala maior(que começa com uma escala maior).Mas eu tô pensando.Se houver uma escala menor grega vai ser uma menor primitiva,harmônica ou melódica???

deathmeister
Veterano
# jan/05
· votar


Que????

A Escala menor eh o modo eolio e a escala maior eh o modo jonio se eh isso que vc quer saber...

Adriano Medeiros
Veterano
# jan/05
· votar


o modo grego não é um modo grego, sao OS MODOS GREGOS...
os modos gregos sao jonio, dorico, frigio, lidio, mixo, eolio e locrio

alguns sao maiores e outros menores, só isso

Adriano Medeiros
Veterano
# jan/05
· votar


agora... há os modos q surgem da escala ou campo harmonico de uma escala q nao esteja dentro dos modos gregos, como a menor harmonica ou melódica

Gandula
Veterano
# jan/05
· votar


Ajudem ae, uma duvida que tenho a 1 ano...
Exemplo; Uma música: A, C, D e D#
vai que o tom da música é A! (to chutando)
ae vou te que usar escala só de A correto?
e qual a diferença pra escala em modo jonio, dorico, frigio etc... é só pra vc mudar alguma coisa? pro som sair mais legalzinho sei lá, diferente talvez...
alguem pode me explicar isso?

Adriano Medeiros
Veterano
# jan/05
· votar


Gandula
olha, se isso ae sao acordes eu nao sei qual é a escala exata, mas lá maior nao é com certeza

a diferença de usar jonio, dorico e lá vai pedrada na verdade é a nota em q vc começa e termina a escala

exemplo, vc tem essas notas na escala C D Eb F G Ab Bb C(Dó menor - eólio) eu e muitos outros diriam se tratar e C eólio, pq começa em do e termina em dó, mas se começasse em ré e terminasse em ré, seria Ré lócrio dai

parece bobagem, q o som nao vai mudar só pq vc começou numa nota diferente, mas agora, na pratica, execute essas notas, primeiro em dó eolio, depois em ré lócrio pra vc ver como muda a forma de tratar as coisas

Heavy Metal Warrior
Veterano
# jan/05
· votar


sao sete modos jonio,dorico,frigio,lidio.mixolidio e locrio sendo q os modos MAIORES SAO:JONIO,LIDIO E MIXOLIDIO E OS MENORES DORICO,FRIGIO,EOLIO E LOCRIO

Heavy Metal Warrior
Veterano
# jan/05
· votar


o modo EOLIO E A ESCALA MENOR NATURAL Q GERA A MENOR HARMONICA E MELODICA ESPERO TER AJUDADO

Light Angel
Veterano
# jan/05
· votar


Vcs não me entenderam.Sei que os jônio,lídio e mixolídio maiores e dórico,frígio eólio e lócrio são menores.Mas saquem só o modo jônio é maior e é a escala inicial.Haveria alguma outra escala em que a primeira fosse menor

algo
Veterano
# jan/05
· votar


Escala Maior Padrão= Modo Jônio
Escala Menor Padrão=Modo Eólio
pronto!

Adriano Medeiros
Veterano
# jan/05
· votar


Light Angel
entendi perfeitamente a sua pergunta, vc é q deve estar querendo tudo mastigado...

é simples, mais facil q caminhas, é o q o algo disse ae, dá pra fazer com dórico tb, q é muito usado no jazz e fusion, dá pra usar o frigio q a maior parte q usa sao pianistas q nao tem mais o q fazer, pq o campo harmonico q surge com esse modo é uma piada (pra mim pelo menos), podes usar o locrio... tudo depende de qual modo tu quer originar os outros

Light Angel
Veterano
# jan/05
· votar


eu acho o seguinte se houver,e acho que existe,uma escala menor seria pelo menos na forma menor harmônica

T-9-b3-4-5-6b-7M sendo essa a principal logo o resto seria:
T-b9-b3-4-b5-6-7o tom desta origina-se na 9 da primeira escala(acima)
T-9-3-4-5#(5º aumentada)-6-7

e assim por diante.como ocorre nos modos gregos

T-9-3-4-5-6-7M
T-9-b3-4-5-6-7

é isso que quis dizer

Adriano Medeiros
Veterano
# jan/05
· votar


Light Angel
é isso ae, é o mesmo raciocionio dos modos gregos, mas ai o nome na sao modos gregos, sao modos paralelos eu acho, nao me lembro o nome das crianças

o q eu quero te dizer é q, modos gregos sao só aqueles 7 lá mesmo, q parte do jonio

Light Angel
Veterano
# jan/05
· votar


ahh valeu

zodiaco10001
Membro Novato
# ago/17
· votar


Gente tenho uma duvida, o Lócrio ele é menor porém considerado como sétima de C por isso ele recebe esse nome, mas no modo jonio no campo harmônico maior a sétima é considerada como diminuta, então de onde vem q o lórcrio considerado menor?? Se fosse acorde eu entenderia q a 3m no acorde caracteriza menor mais na escala de lócrio nao é acorde

LeandroP
Moderador
# ago/17 · Editado por: LeandroP
· votar


zodiaco10001

O VII° grau do campo harmônico maior é considerado como "meio-diminuto", e sob um outro ponto de vista, é simplesmente menor.

Pra ser considerado diminuto, o modo lócrio deveria ter a 7a diminuta, o que não acontece. Quando você pensa na tríade deste modo, você pensa em "tríade diminuta", isso porque você enxerga a Tônica, a 3a menor e a 5a diminuta. No entanto, ao abrir mais o leque e acrescentar a 7a, transformando numa tétrade, o que se vê é um intervalo de 7a menor e não uma 7a diminuta.

Por exemplo, do modo Si lócrio podemos extrair uma tríade diminuta, que seria o Bdim ou B°. E se for uma tétrade, seria ela uma tétrade meio-diminuta, grafada como Bm7(b5) ou BØ.

Pra que ocorresse uma tétrade diminuta, esta escala teria que ter a nota Lá bemol no lugar da nota Lá, e então seria grafado como Bdim7.

Modo Si Lócrio e seus graus (para referência):

I bII bIII IV bV bVI bVII VIII
B - C - D - E - F - G - A - B


zodiaco10001
Membro Novato
# ago/17 · Editado por: zodiaco10001
· votar


Leandro agora estou entendendo, no CH maior esta considerado meio diminuto, e o acorde de meio diminuto tem q ser tétrade, olhando para os modos gregos o CH maior tem uma relação entre eles, mais se eu adicionar a tétrade a sétima em um acorde diminuto por exemplo no modo de B se eu abaixar 1 tom pra baixo ficaria menor e diminuto? (porquê se diminuir meio tom de B cairia na sétima so q representando como tbm um acorde de sétima menor por isso esse nome de "meio")?

LeandroP
Moderador
# ago/17
· votar


zodiaco10001

Pra uma tétrade ser uma diminuta autêntica, ela deve ter a tríade diminuta e a sétima também deve ser diminuta. Este grau merece uma maior atenção, porque a sétima diminuta tem o mesmo número de tons que a sexta maior (4 tons e meio), e aí prevalesse o grau. Como o lócrio tem sétima menor em vez da sétima diminuta, ele é também chamado de "meio diminuto", e o símbolo é o círculo do diminuto (°) só que cortado ao meio (Ø).

HotLicks
Membro Novato
# ago/17 · Editado por: HotLicks
· votar


zodiaco10001
se eu abaixar 1 tom pra baixo ficaria menor e diminuto? (porquê se diminuir meio tom de B cairia na sétima so q representando como tbm um acorde de sétima menor por isso esse nome de "meio")?

O que caracteriza acordes e intervalos como menores e diminutos são os intervalos.

Acordes:
Bdim
Tríade
B - D - F
3m 3m

Tétrade
B - D - F - Ab
3m 3m 3m

Não importa se é tríade ou tétrade. TODAS as terças são menores.

Mas, quando vc se restringe ao CH Maior, ao formarmos o acorde do 7º grau teremos as duas possibilidades:
Se tríade:
Bdim
B - D - F Acorde Diminuto
3m 3m Todas as terças menores

Se tétrade:
Bm7(b5)
B - D - F - A Acorde Meio-Diminuto
3m 3m 3M As terças não são todas menores.

Porém, isso tudo é, na minha opinião, mais questão de nomenclatura, porque o que interessa, em termos de harmonia e funções dos acordes é o intervalo de 5ª dim (B - F), presente na tríade e tétrade. Claro, falando apenas do CH Maior.

HL

zodiaco10001
Membro Novato
# ago/17 · Editado por: zodiaco10001
· votar


Cara vi q tem uma diferença quando se monta o acorde diminuta usando a partir do lócrio fiz as contas e deu o resultado q vc falou de 4 tons e meio para chegar a um tetrade diminuto, tentei contar a partir do C e deu 5 tons, entao os acordes dos modos gregos sao diferentes de acordes tonal

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


LeandroP

A escala para Bº(b7) seria

B - C - D - E - F - G - Ab - B

Que seria um F melódico menor com 3 aumentada?!

HotLicks
Membro Novato
# ago/17
· votar


zodiaco10001
Hein?

"tentei contar a partir do C e deu 5 tons"

O Cdim é o sétimo grau de Db. O Lócrio que parte do C é nesse tom. O lócrio origina-se sempre no 7º grau.
Cdim
C - Eb - Gb - Bbb
3m 3m 3m = 4,5 T

entao os acordes dos modos gregos sao diferentes de acordes tonal
Vc está indo pra outro lado.

Simplificando:
Quando pensar em:
- Modo pense em melodia;
- Acorde pense em harmonia.

Imagine o CH de Dó. Pegamos como exemplo o 4º grau - F.

Se vc iniciar uma melodia partindo desse grau e, claro, usando apenas as notas desse CH, terá uma sonoridade lídia.

Se vc montar um acorde partindo desse grau e, claro, usando apenas as notas desse CH, terá uma tríade maior (F) ou uma tétrade maior 7M (F7M) com uma sonoridade lídia, perfeita pra usar com aquela melodia que vc criou.

Obs. Se vc tentar escrever com maior precisão na pontuação, ficará mais fácil entender e ajudar. ;)

HL

zodiaco10001
Membro Novato
# ago/17
· votar


Então por exemplo temos:
B - D - F - Ab
3m(1 T ¹/²) 3m(1 T ¹/²) 3m(1T ¹/²)

O lócrio e considerado menor e meio diminuto por possuir terças menores mais com a quinta diminuta, será q agora eu entendi rsrs??

Ou

B - D - F - A
3m(1 T ¹/²) 3m(1 T ¹/²) 3M(2 T ¹/²)

HotLicks
Membro Novato
# ago/17
· votar


zodiaco10001
Apenas o acorde tétrade gerado no 7º grau do CH Maior Naturalé chamado de Meio-Diminuto. Pelos motivos que eu expliquei em post anterior.

Não existe modo Meio-Diminuto. Lócrio é Lócrio e pronto. Concentre-se em conhecer seus intervalos.

A expressão Meio-Diminuto refere-se apenas aos acordes.

HL

LeandroP
Moderador
# ago/17
· votar


Ismah

A escala seria essa mesmo que você postou.

Mas atente-se a uma coisa: não existe terça aumentada ;)

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Pois é LeandroP, mas justamente por não haver "IIIaum" que eu estou questionando isso! Como nominar essa escala?!

LeandroP
Moderador
# ago/17
· votar


Ismah

Se você mudar o nome de Ab pra Bbb, você pode chamar a escala de diminuta.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Bbb = dobrado bemol?

Como fica a regra de não ter duas notas com mesmo nome?!

LeandroP
Moderador
# ago/17
· votar


Ismah

Foi mal... Passando o olho aqui rapidamente, vi que me embananei um pouco rsrs

Tô de saída agora. Na volta, se ninguém te esclarecer este ponto antes, eu explico melhor.

LeandroP
Moderador
# ago/17
· votar


Ismah

Realmente me embananei acima rsrs

Você alterou o grau da escala pra que ela se tornasse uma escala diminuta, que em tese deve ter os intervalos de terça menor, quinta diminuta e sétima diminuta. Os demais intervalos podem dar um sabor especial ou diferente, mas continua sendo diminuta.

Segundo o Almir Chediak, uma escala diminuta (tom-semitom) é formada desta maneira:

T, 9, b3, 11, b5, b13, 7dim e 7M

Dentro de uma escala pode aparecer o mesmo grau mais de uma vez. Você deve evitar a repetição de um grau quando está formando uma escala diatônica (maior / menor). Além disso, as escalas alteradas não necessariamente devem seguir essa regrinha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Modos Gregos maiores e os menores????