Como funcionam as escalas maiores, menores harmonicas e modos?

    Autor Mensagem
    Samurai Jack
    Veterano
    # dez/05


    OI gente, eu procurei aqui no fórm e achei vários métodos ensinando, mas nenhum me ajudou a entender. Eu aprendi já a escala pentatônica e estou querendo aprender as escalas maiores , como eu localizo elas e o porque das posições no braço. E acho q elas são o básico pra se aprender as escalas menores harmonicas e modos gregos pelo que me disseram.
    Se alguem conhecer algum site que explica isso bem ou puder me ajudar eu sou grato.
    contato msn: d a n i e l c m 5 5 @hotmail.com (é só tirar os espaços entre as letras, to fzendo isso p/ evita spams)

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: Kirk_Hammett
    · votar


    A escala maior é formada com os intervalos T 2M 3M 4J 5J 6M 7M, a menor harmonica T 2M 3m 4J 5J 6m 7M e os modos são inversões da escala maior, ou da harmonica, ou da melodica, tipo, os modos da escala maior tem as mesmas notas porem um é começando da 1 nota, o outro modo é a msm escala porem começando da 4ª nota e por aí vai

    snd
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Aqui vai o desenho básico de alguams escalas pra te ajudar:

    http://albertopalomo.20fr.com/escalasguit.htm

    Iago
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/112788/

    Samurai Jack
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    po valeu a ajuda então!
    intão a escala maior eh toscamente algo básico asism? a continuação das notas após a tônica (sem as notas assidentes) tipo... dó ré mi fá sol la si
    ou, ré mi fá sol lá si dó?
    parece ser mais basico q a escala pentatonica!
    mas alguem sabe me dizer mais sobre as menores harmonicas e os modos ?

    Midgard
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    isso ae q o kirk hammet disse

    Penta_Blues
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    Samurai Jack
    Escala maior é uma sucessão de notas obedecendo um determinado intervalo, que no caso, é o que o kirk hammet postou. Mas atenção para o fato de que a única escala maior que não possui acidentes é a escala de C. Todas as demais, mesmo sendo maiores, possuem acidentes, assim como só os modos de C também não possuem acidentes.
    A escala maior, na minha opinião, pode ser também considerada básica por formar com suas notas os acordes do campo harmônico da nota em questão.

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Samurai Jack
    intão a escala maior eh toscamente algo básico asism? a continuação das notas após a tônica (sem as notas assidentes) tipo... dó ré mi fá sol la si

    Não vei, não existe isso de que a escala maior não tem acidentes, é só na escala maior de Dó que isso acontece. Na escala de Sol maior por exemplo temos um acidente, o F#

    Coxa
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: Coxa
    · votar


    As escalas maiores seguem um padrão.

    Por exemplo:Dó maior

    Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó

    Observe que a distância entre as notas é T T St T T T St*

    (*Sendo T=Tom
    St=Semi-Tom)

    Obs:No violão(guitarra) 1 Tom seria equivalente a duas casas e 1 Semi Tom seria equivalente a 1 casa.
    Por exemplo:Partindo da nota Dó no violão, ande duas casas(1 Tom) estará no Ré.

    Ou seja:

    Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó
    T T St T T T St

    De Dó para o Ré temos 1 Tom de distância, de Ré para Mi 1 Tom de distância, de Mi para Fá 1/2 tom de distância e etc....


    Todas as escalas maiores seguirão esse padrão, assim poderá achar os acidentes de tal escala(tem outro modo de achar os acidentes, que eu acho mais fácil, a ordem dos sustenidos e dos bemóis mas não nos convém agora).


    Para descobrir os acidentes da escala de Sol maior você pode por exemplo escrever de Sol a Sol e analizar:

    Sabemos que tem que ter aquela "forma" de T T St T T T St

    Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol
    T T St T T St* *T*

    Observe que se não houvesse acidentes aqui o final da escala estaria fora dos "padrões(Pois ficaria T T St T T St T)...Então tornando o Fá em Fá# ficara uma escala maior.

    Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá# Sol
    T T St T T T St


    E assim sucessivamente para todas as escalas.


    OBS:Todas as escalas maiores terão a penultima nota Meio tom de distância da nota da escala, essa nota recebe o nome de "Sensível".

    Por exemplo na escala de Sol, a sensível seria o Lá.

    elvisinbrain
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Coxa

    (tem outro modo de achar os acidentes, que eu acho mais fácil, a ordem dos sustenidos e dos bemóis mas não nos convém agora).

    diga-me qual seria esse modo....

    Coxa
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: Coxa
    · votar


    elvisinbrain

    diga-me qual seria esse modo....

    Não sei se falei mas esse modo que vou falar só servem para as escalas maiores.

    É tipo assim:

    Primeiro vamos contar notas de cinco em cinco começando do Fá...
    1 2 3 4 5
    FÁ sol la si DÓ

    DÓ ré mi fa SOL

    SOL la si do RÉ

    RÉ mi fa sol LÁ

    LÁ si do ré MI

    MI fá sol lá SI

    SÍ do ré mi FÁ


    Pronto, tivemos as notas:

    Fá, Dó, Sol, Ré, Lá,Mi,Sí

    Isso se chama a ordem dos sustenidos, agora como descobrir os sustenidos de uma escala?!

    Escolha a escala primeiro hehe, por exemplo:

    Sol Maior.

    Você irá ver qual é a sensivel dessa escala(ou seja, a penultima nota, Sol,La, Si, Do, Re, Mi, FA,Sol), aqui seria o Fá...

    Então você vai na ordem dos sustenidos e olha quais são as notas que tem até a nota FÁ...
    Como o Fá na ordem dos sustenidos é a primeira nota, na escala de Sol maior só terá o Fá#.

    Outro exemplo, escala de Ré...

    Re,Mi,Fa,Sol,La,Si,Do,Re.

    A sensivel seria o Dó, agora vai na ordem dos sustenidos e olhe as notas que tem até a nota Dó:Que são Fá eDó, pronto na escala de Ré Maior terá Fá# e Dó#


    OBS:A escala de Fá é uma excessão pois ela tem o Bb e nenhum sustenido.

    naty pires
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    da pra passar as demais nesse mesmo esquema nao to conseguindo raciocinar nas outras escalas,,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como funcionam as escalas maiores, menores harmonicas e modos?