Não cometam o mesmo erro que eu !!! (para iniciantes, sobre equipamento)

Autor Mensagem
Seattle
Veterano
# dez/04


Eu já recebi muita ajuda desse fórum e gostaria de fazer alguma coisa ... não sou nenhum expert na guitarra, mas acho que posso ajudar aos que pretendem começar a tocar agora ...

Primeiramente tudo que eu disser aqui é baseado na minha opinião sobre equipamentos, e coisas que eu vivi, não falarei de nada que eu não tenha testado. É claro que pessoas vão discordar e concordar, fiquem à vontade.

- NÃO compre uma guitarra Gianinni Super Sonic: Ela é aquela modelo stratocaster. Foi minha primeira guitarra, ela é terrível. É muito importante que você tenha uma guitarra que o braço seja confortável, você não vai perceber no começo mas isso vai facilitar demais no teu desenvolvimento. É muito importante que você tenha prazer em ouvir o som da sua guitarra, se o timbre dela for pobre pode vir a te desestimular. Eu comprei essa guitarra a 4 anos atrás por 250,00, hoje ela não vale nada, eu acho que eu não consigo nem 50 reais nela.
RESUMINDO: Compre uma boa guitarra, mesmo se você não sabe nada, se você algum dia quiser se desfazer de uma boa guitarra, vai encontrar mercado para ela. Parcele em 300 vezes, vale muito à pena ter um bom instrumento. Um exemplo de uma boa guitarra com captadores single: Tagima tipo stratocaster, um exemplo de uma boa guitarra com captadores hambucker: Cort M-200 (o desenho dela imita a PRS, guitarra do Santana), existem outras ótimas marcas, é só pesquisar aqui no fórum, eu só posso falar dessas duas porque são as que eu mais toquei. As duas estão na faixa de uns 700,00

- NÃO compre um cubo da Wattson: É a coisa mais tenebroza que eu já usei, horrível, se você não tem grana, pega um amplificador baratinho da Meteoro mesmo, depois de um tempo tu vai pesquisando, vai testando outros em lojas ou de amigos e depois troca. Mas cubo da Wattson não ! Como eu disse no item acima, existem outras marcas de amps para estudo muito bons, é só pesquisar aqui no fórum.

- NÃO, NÃO, NÃO compre uma pedaleira Zoom 505 II !!! No começo é tudo uma maravilha, você vai ficar todo bobo com os milhares de efeitos que essa pedaleira tem, mas quem compra esse pedal é porque não está bem informado ainda, a disorção dessa pedaleira é uma porcaria, pelo mesmo preço você pode comprar um pedal clone do GT-2 da sansamp, o adrianoleadguitar monta esse pedal, ele tá aqui no fórum, quem também monta é o Arnaldo, é só procurar por S3 FORTES no Mercado Livre. Se por um acaso você achou a distorção da Zoom 505 II legal, voce não tem a menor noção do que é a distorção do GT-2. Esse pedal tá na faixa de 250,00 a 300,00 reais.

- Não compre o pedal Boss DS-1 achando que vai ficar com a distorção igual a do Joe Satriani, o cara usa equipamentos caríssimos que você nunca sonha em ter na vida, essa historinha de que Joe Satriani usou, Kurt Cobain usou é só pra te vender o pedal, se o resto do teu equipamento for ruim tu não vai curtir a distorção desse pedal. Tem muita gente que ama esse pedal, e isso pode gerar discussão aqui, mas é minha opinião, no final eu vou colocar a lista do meu 1o equipamento e do meu equipamento atual.

- Não compre cabos vagabundos, não economize em cabos, eles fazem muita diferença e os cabos baratinhos que eu já tive já foram para o lixo, os meus santo angelo estão na luta até hoje.

- Compre diferentes tipos de palhetas, teste bastante pra saber qual você vai se adaptar melhor.

- Imediatamente após a compra da guitarra, leve-a até um Luthier para regulagem, AS GUITARRAS NÃO VEM PRONTAS PARA TOCAR DE FÁBRICA, A REGULAGEM DE FÁBRICA É UM LIXO. Procure um profissional de confiança.

- Procure um professor para te dar aulas, cuidado porque tem muito pilantra por aí. O cara tem que te passar exercícios, exercícios e exercícios, ele tem que exigir de você e fazer você progredir, se você não estiver satisfeito troque de professor quantas vezes for preciso até achar uma pessoa capacitada. ESTUDAR É MUITO IMPORTANTE !

Meu 1o equipamento vocês já devem saber:

Guitarra Gianinni Super Sonic
Cubo Wattson 60
Pedaleira Zoom 505 II

Meu equipamento atual:

Guitarra Cort M-200 (foram colocados trastes jumbo da dunlop)
Amplificador Marshall G30RCD Koreano
Pedal S3 FORTES (GT-2 clone)
Pedal Boss DS-1 Distortion

Considerações:

A única coisa do meu primeiro equipamento que eu consegui vender foi a Zoom 505 II, o resto eu to no prejuízo.

Eu to muito satisfeito com meu equipamento atual, dá gosto tocar com um equipamento razoável, vale muito à pena o investimento.

Sobre violões: NÃO, por favor, não compre um violão Di Giorgio modelo estudante No. 18, eu tenho um, é uma porcaria, as cordas ficam a uma distância absurdamente grande dos trastes, dificulta muito mesmo pra quem tá começando, além do timbre ser horrível. Um bom violão para estudo é o Yamaha C-40, se você puder comprar um melhor tem o C-80 que é muito bom. A diferença do C-40 para esses outros violões pra estudante é absurda mesmo, a relação custo/benefício é ótima. O Yamaha C-40 tá na faixa de 450,00 a 550,00.
INSTRUMENTO RUIM DESANIMA, DESESTIMULA, ATRAPALHA O TEU DESENVOLVIMENTO !
E mais uma vez, leve o violão para regulagem em um luthier de confiança.

Se você comprar uma boa guitarra, um amp razoável e um GT-2 tu vai poder tirar um puta som do teu equipamento.


Bom, eu espero poder ajudar muitas pessoas que estão começando e tem milhões de dúvidas básicas, principalmente na compra do instrumento, e espero que ninguém cometa os mesmos erros que eu, hehe. Mais uma vez eu digo que estou apenas expressando a minha opinião, sobre coisas que eu vivi, porradas que eu tive que tomar pra aprender. Boa sorte à todos !!

Não desista nunca ! Música é o que há !


Rafael Machado

Alan411
Veterano
# dez/04
· votar


belas dicas kr....

SoldierOfFear
Veterano
# dez/04
· votar


Stick!

bulldog
Veterano
# dez/04
· votar


Falou e disse!
Sobre o DS1, é um ótimo pedal mas sozinho realmente não vai te dar o som de Satriani nem ao menos de Kurt Cobain. O resto das coisas que você citou realmente é um lixo. Eu já tive uma guitarrinha tosca e realmente te desestimula a tocar. Compre pelo menos um equipamento mediano para começar.

Mera
Veterano
# dez/04
· votar


Gostei das dicas, ateh por que eu to pra comprar guitarra e toda informação eh útil.

NÃO, por favor, não compre um violão Di Giorgio modelo estudante No. 18

eu tenho esse violão, não acho tão ruim assim não, mas não eh nenhuma maravilha. (talvez estaja falando isso pois nunca toquei em um violão realmente bom)

paulgilbert
Veterano
# dez/04
· votar


eu tenho esse violão, não acho tão ruim assim não, mas não eh nenhuma maravilha. (talvez estaja falando isso pois nunca toquei em um violão realmente bom)

(2)
eu tb tenho ele, ele me agrada, o som, o braço, ele nao é nenhuma Martin, nem xega perto, mas pra ficar tirando som em casa eu axo otimo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/04
· votar


De fato suas dicas são valiosas para os moleques que estão começando.
Acho que acrescentaría que vale à pena a consulta a um luthier para a fabricação de um instrumento, mesmo que simples; também acrescentaría a disposição para ouvir de tudo sem o menor preconceito, pois grande parte dos problemas que a molecada encontra em seu início origina-se de uma visão parcial da musica.
Abç

paulgilbert
Veterano
# dez/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mauricio tenho uma duvida

tenho uma IBANEZ GRG170, coloquei um SEYMOUR DUNCAN JB, curti o som que fico, mas mais pra frente gostaria de mexer no braço dela,
entao tava pensando em OU mete traster Jumbos da dunlop, OU tentar arranjar um braço de uma RG usado (dai vai ate fica com nome de RG, mas pra mim nome nao faz a guitarra)

e ai oq se axa? pq axo q troca traste pra jumbo iria sair mais em conta, mas ficara bom?

enigmabox
Veterano
# dez/04 · Editado por: enigmabox
· votar


Otimas dicas Rafael,
Entrei a pouco tempo neste site, já li varios topicos sobre guitarra. Fico contente por ver alguem dando essas dicas a iniciantes como eu.
Eu estava para comprar uma guitarra da Giannini Sonic GG01 ou GG08 e ia cair no mesmo prejuizo.....A tua Giannini é a mesma que estão vendendo atualmente nas lojas???
Por isso que em lojas de instrumentos usados não tem Giannini....
Tô vendo que terei que investir em um equipo melhor....
Valewwww

paulgilbert
Veterano
# dez/04
· votar


enigmabox
dizem q as gianninis de agora sao mt melhor q de alguns anos atras,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/04
· votar


Não recomendo por dois motivos:
1) trastes jumbo são muito interessantes quando novos, mas quando se desgastam ficam coma sua parte de cima quadrada, como o traste é muito largo acaba por ocorrer uma ligeira desafinação (a corda fica apoiada fora do ponto onde devería estar).
2)Quando se tem uma guitarra de marca, a alteração de suas características faz o valor de revenda cair violentamente.
Muitos músicos (como vc, por exemplo) chegam à um ponto de seu aprendizado em que tendem a ficar insatisfeitos com seu equipamento. Isto é normal; mas na verdade é uma mudança de foco (na verdade uma falsa visão dele), acho, em minha humilde opinião, que vc devería concentrar-se na música, não no equipamento, afim de que ele se torne quase que irrelevante, mas sua música não.
Abç

paulgilbert
Veterano
# dez/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
é q sei lá cara, tem dias q eu começo a perder notas por causa da parte aguda do braço

guschard
Veterano
# dez/04
· votar


Seattle
ótimas dicas

enigmabox
Veterano
# dez/04 · Editado por: enigmabox
· votar


paulgilbert,
Varias pessoas me falaram que as Guitarra Sonic de agora são boas, modelos GG01 ou GG08(alnico), mas agora fiquei na duvida...Acho que vou pesquisar guitarra Shelter, Condor ou Tagima.....Fiquei desanimado com Giannini..hehe

Outra coisa que ouvi falar, pra iniciante, é melhor usar guitarra com ponte fixa, sem microafinação, etc....É certo isso?

LeandroP
Moderador
# dez/04
· votar


Pô, o DiGiorgio estudante é bom pra ir acampar e levar ele, assim você pode beber e levar uns rolas com ele. Sabe por que? Porque vaso ruím não quebra!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/04
· votar


paulgilbert
Peste mais atenção em sua postura tocando, no modo como vc empunha a guitarra e na altura dela em seu corpo, na posição de suas mãos, etc. Guitarra lá embaixo é visualmente legal, mas atrapalha a tocabilidade nas casas mais agudas.
Abç

guschard
Veterano
# dez/04
· votar


Outra coisa que ouvi falar, pra iniciante, é melhor usar guitarra com ponte fixa, sem microafinação, etc....É certo isso?
eh q a ponte com microafinação eh um saco pra regular, sem contar q o kra q ta começando vai kere ficar brincando com a alavanca
entaum microafinação eh mais aconselhável para mais experientes, q sabem regular a guitarra, e saibam usar a alavanca direito, naum soh pra brincar

leilson
Veterano
# dez/04
· votar


Meu irmão minha guitarra é gianini supersonic meu pedal é o 505

Igor Martins
Veterano
# dez/04 · Editado por: Igor Martins
· votar


DS1 é um tanto furada. Eu tenho. Não é q ele seja ruim, é bom,
mas não vai conseguir 1/20 do som do Satsch/Vai. ELes devem usar para boost no máximo

Não comprei pensando nesses caras. Tenho pq. gosto.
Escutei o S3 Fortes e achei uma opção, pensar um pouco mais, mas me interessou bastante. É q tenho um atomic de 20w, talvez eu troque primeiro, nao sei se ia ficar tao bom o S3 com ele

SuperGeo
Veterano
# dez/04 · Editado por: SuperGeo
· votar


guschard
fica mexendo na alavanca eh legal ahuhaauhhuahua xD


acho esse tipo de topico muito legal, bem que as pessoas podiam ir adicionando comentarios sobre os seus equipamentos para os outros terem uma noção antes de comprar

diego mitsuo nishimuta
Veterano
# dez/04
· votar


eu tenho uma guita dolphin ela é muito ruin eu nem escolhe direito pois estava muito empolgado pra compra uma guita q comprei logo a q o vendedor recomendo me arrependo muito por n ter escolhido direito

rntdestroyer
Veterano
# dez/04
· votar


Seattle
pô véio , na tua primeira tentativa só faltou cair um raio na tua cabeça.

perpetual burn
Veterano
# dez/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara...minhas guitarras uma tem 11 anos e tem trastes jumbo ainda é escalopada e naum tem nenhum problema de desnivelamento em trastes..olha ki eu nunca levo pra luthier pq é uma facada......a minha outra tem 6 anos e tem trastes jumbo tbm e naum tem nenhum problema....eu recomendo traste jumbo por causa da tocabilidade ser mais macia e por ser alto facilita bend e aumenta um pouco o sustain

Mera
Veterano
# dez/04
· votar


Quais as vantagens que trastes jumbo podem trazer?

Seattle
Veterano
# dez/04
· votar


Eu não acredito que as guitarras Gianinni tenham melhorado tanto em 4 anos, mesmo que estejam melhores, na dúvida, eu procuraria uma marca melhor, existem muitas guitarras melhores.

Sobre algumas pessoas gostarem do Di Giorgio 18 ... eu não consigo entender, alguns falaram que gostam do braço ... como ? Na escola de música onde eu faço aula tem um C-40, eu simplesmente não erro nesse violão, me ajuda e muito a progredir, já o Di Giorgio é só pra quebrar o galho em casa mesmo. Mas eu não recomendo pra quem está começando, vai dificultar sim.

tagimon
Veterano
# dez/04
· votar


Aff cara nego sai esculaxando assim mais tem que ver os 2 lados da coisa. Eu tenho Giannini G1300 axo ela uma guitarra boa...até melhor que as tagimas por ae....eh que nego se baseia por revistas de guitarras como Guitar Player etc...a Tagima entre outras marcas compram essas revistas e elas em troca colocam nos reviews que os produtos dessas marcas sao 10 em td. A tagima tem seus pontos fortes mais tem tmb seus pontos fracos... Jah a Zoom pra quem n tem grana e quer bastante efeitos eu recomendo sim sr. , o Jason usa uma e gravou uns videos fico du karalho...td mundo pensou que era GT2 mais era Zoom. Agora se vc quer distorção legal se pega uma MXR Zakk Whylde, Boss OD.... e outra Satriani, Malmsteen e galera usa o DS da Boss mais como Boost do que como outra coisa....geralmente usam racks ou dist. do proprio ampli. UM pedal que eles tmb usam mto eh o TS9 da Ibanez (Reedição do TS-808) não se axa mais esse pedal novo...e msm usado que vai pagar uns 600 reais. Axo que pra quem tah começando tem que ir na loja e tocar em td que eh equipamento...akele que ele curtir ele compra...seguir opinião dos outros é foda.

tagimon
Veterano
# dez/04
· votar


Se instrumento ruim realmente desistimula-se Jimmy Page, Frank Zappa, Jimi Hendrix e turma nao iriam existir...se vc der uma pesquisada um puta galera começou com guitarras que nao valiam nem 100 conto. o Jimmy Page usou por um longo tempo guitarras Danelectro que ca entre nois nao eh nenhuma maravvilha....so depois de um bom tempo ele veio a usar Gibson. O QUE A GALERA TEM QUE ENTENDER EH QUE INDEPENDENTE DO EQUIPAMENTO A PORRA DO SOM SAI DOS DEDOS...

g_oj
Veterano
# dez/04
· votar


Seattle
Quanto vc quer na sua Gianinni Super Sonic, de onde vc eh??

makkoy
Veterano
# dez/04
· votar


eu tenho uma eagle q o vendedor me ofereceu dizendo q era boa pra iniciante.. no comeco eu achava ela uma maravilha, mas depois eu comecei a testar outras e vi q nao era mt boa... agora vou trocar ela por uma ibanez no natal.

jimmy
Veterano
# dez/04
· votar


eu num vou poder seguir seus conselhos kra , eu to mt sem grana e vou topar a primeira giannini q aparecer na minha frente , hj em dia eu tenho um violão eletrico e um amp da shelter e e o maximo q eu posso comprar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não cometam o mesmo erro que eu !!! (para iniciantes, sobre equipamento)