banda com apenas uma guitarra

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Jeferson.Gomes
mesmo que o batera e o baixo se percam, tu vai estar firme para fazer a galera voltar no tempo.

Sinceramente, vai ser difícil isso acontecer, mas se acontece o errado é o guitarrista (mesmo que não seja, a maioria ganha), e é mais prudente ele tentar voltar que a banda toda.

boblau
Veterano
# mar/16
· votar


kinhoBram

Além das dicas dos colegas, tem uma técnica boa que funciona muito bem em guitarristas iniciantes:

O solo será feito em cima de uma linha harmônica, normalmente em 4x4. Utilize a "cabeça" da harmonia como referência para vc voltar no tempo, tocando no solo o acorde da "cabeça". Vou dar um exemplo bem simples:

Um solo em Lá sobre uma base A D E bem rock´n´roll seriam

8 compassos em A
8 compassos em D
8 compassos em A
4 compassos em E
4 compassos em D
8 compassos em A

E volta para o A lá do início.

Se vc tocar o A como acorde em cada "cabeça" e solar nos outros compassos, vc criará um solo mais cadenciado e sempre vai voltar no tempo.

Com esta dica, e se vc treinar com um ritmo de blues por exemplo, ou de um rock lento, vc vai criar intimidade com as "cabeças" do tempo e vai conseguir solar e voltar na harmonia.

Vc pode fazer isso também, tocando cada acorde (ou somente a tônica) da harmonia na troca (1 compasso) e fazendo pequenos solos entre eles. Fica bem legal.

Agora, se vc for viajar sem rumo no solo, além de ficar horrível para quem escuta, vc vai ficar ridículo tentando voltar na música. Por mais que um solo pareça uma viagem sem destino e sem rumo, na realidade é exatamente o oposto. Para ficar bom, é preciso que ele seja estudado, composto de acordo com a harmonia e a melodia da música e muito bem executado, nota a nota. O improviso, nada mais é do que a criatividade do músico, improvisando DENTRO do contexto da música, não viajando fora dela.

JulianoF.
Membro Novato
# mar/16
· votar


kinhoBram
O ideal é saber quantos compassos você vai ter para solar, e a partir daí, brincar dentro do espaço, e cuidar para "resolver" dentro da tonalidade da harmonia, e encerrar o improviso em algum lick que faça sentido para "voltar" a música.

Se for algo livre, sem a prédefinição do número de compassos, ai tem que seguir o que o makumbator disse, e combinar com a banda uma maneira de "informar" que acabou o improviso. Uma coisa que é comum, inclusive, neste estilo mais improvisado, é a estrutura da música ser baseada em frases. Então os músicos usam determinadas frases melódicas para indicar que a música está se movendo para a próxima parte.

Wade
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: Wade
· votar


alguma dica para não se perder e voltar para a base na hora certa?

Conhecer a música. Nada mais que isso.

Ah sim, se for um improviso indeterminado, você olha pro baterista e grita "Agora!". Aí ele faz uma virada e a banda sabe que é pra voltar pra música em si.

Isso tudo é combinado em ensaio. Pode funcionar no susto, se a banda já tiver certo entrosamento, mas ensaio é fundamental.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/19
· votar


Boa tarde, povo.
Estou iniciando um projeto autoral onde, a princípio, serei o único guitarrista (a princípio, pelo menos, não pretendemos agregar mais um guitarrista). A vida toda eu toquei coisas onde tinham dois guitarristas, não estou muito habituado a segurar a onda sozinho, e gostaria de indicações de referências.

Pantera, black sabbath, dream theater (tenho escutado bastante), são algumas bandas que vêm à mente, junto com led zep etc... mas gostaria que alguém pudesse me dar dicas e indicações mais específicas, tipo, como deveria ser o mindset na hora de compor somente com uma guitarra? O que evitar, o que buscar, "veja em tal música que fulano faz isso assim e assado por causa daquilo".

desde já, obrigado

TendTudo
Membro Novato
# nov/19
· votar


Hendrix da aulas no inferno.
É o que dizem.

TendTudo
Membro Novato
# nov/19
· votar


Na URSS Champignon ri de você

fernando tecladista
Veterano
# nov/19
· votar


Manohai
O teclado em banda de rock tem que ficar lá atrás, fazendo só a "cama", preenchendo os espaços vazios.

keith emerson
jon lord
Richard Wright
Ray Manzarek

vão puxar seu pé a noite


(tá eu sei que o post é antigo, mas com essas cabeça de ameba não sabe porque não tem sorte na vida)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a banda com apenas uma guitarra