banda com apenas uma guitarra

Autor Mensagem
NowhereMan
Veterano
# out/04


eaew
tipo eu nunca tive uma banda seria mais agora eu to formando com uns amigos meus e tipo tem um batera, um baixista, um vocalista, e só um guitarrista que sera eu. ok minha duvida eh:
eu vou ter q fazer base e sólo e queria saber tipo na hora em que eu estiver fazendo o solo oq podemos fazer para substituir a base da guitarra, tipo pro solo nao ficar vazio? usar bateria? aumentar o baixo?
me ajudem ai por favor
vlw

shark hxcx
Veterano
# out/04
· votar


o baixo segura a base...

Igor Martins
Veterano
# out/04
· votar


eu tb. nunca toquei :P

Mas do q eu li por ai, em especial durante um solo,
o bom eh o baixo aumentar a distorcao para cobrir o vazio

paulgilbert
Veterano
# out/04
· votar


e batera, batera nao pode deixar espaço

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/04
· votar


O ideal mesmo é o baixo fazer a base com uma distorção próxima a da guitarra.

NowhereMan
Veterano
# out/04
· votar


okay entao tipo na hora do solo a batida do baixo aperta um poco mais e fica só nas batidas pra baixo e a batera tb da uma apertada? entao valeu pessoal

III_SlasH_III
Veterano
# out/04
· votar


O ideal eh o baixo cubir como falaram, tentando so fazer a base no ritimo da batera(como faria a guita) sem slap, sem dobradinha, mais so a marcaçao de tom mesmo...

Hocus Pocus
Veterano
# out/04
· votar


tbm acho q eh bom deixar o baixo bem gordo... com o timbre bem grave, pra cobrir os espaços... acho q é isso....

Soulface
Veterano
# out/04
· votar


NowhereMan
Ouça Dream Theater, Mr. Big, Bon Jovi, Pantera... de preferência ao vivo, pra vc ter uma idéia do q fazer com uma guitarra só!

NowhereMan
Veterano
# out/04
· votar


Soulface
a ta vou ouvir sim pra eu ter uma base vou baixar no kazaa

Hocus Pocus

III_SlasH_III
ah ta entendi



vlws

Fritz_mkvl
Veterano
# out/04 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


NowhereMan
Ouça Deep Purple e Led Zeppelin ao vivo também.

Tuco_Hendrix
Veterano
# out/04
· votar


Pra bandas com uma guitarra o baixista tem que ser bom ...pra suprir a falta de outro guitarrista ..
pq ficar só batendo na mesma nota fica feio ..o cara tem que passear pelo braço no tom que está a base pq senão fica muito feio e "vazio"

Soulface
Veterano
# out/04
· votar


Tem o Charlie Brown tb... Mas esse é o baixo q faz tudo! hehehe

oak
Veterano
# out/04
· votar


da uma ouvido nos discos "o papa eh op", "varias variaveis" e "glm" dos engenheiros do hawaii, o base eh baixo e bateria, a guitarra soh fica fazendo riffs e frecurets

Gabriel Anjos
Veterano
# out/04
· votar


oak
Deep Purple quem cobre a falta da guitarra é o cara dos teclados...

BRNz
Veterano
# out/04
· votar


Dazed and Confused do Led Zeppelin tem uma basesinha phowdida de baixo no solo... (pior eh ve o JPJ faze aquilo ao vivo... esperando a boa vontade do Jimmy Page acaba o solo...)

Gabriel Anjos
Veterano
# out/04
· votar


um exemplo de banda com só um guitar, é Black Sabbath...

LOW Fl
Veterano
# out/04
· votar


NowhereMan
Isso depende. Eu prefiro so uma guitarra. Eu nao sinto esse vazio.
Logico que tem musicas que tem que ter duas guitarras, mas muitas vezes uma segunda guitarra so fica enchendo linguica.

seila
Veterano
# out/04
· votar


NowhereMan
Ouve RUSH que vc vai saber o q fazer.......

maggie
Veterana
# out/04
· votar


Tem vários power trios que fazem isso e dá certo...

Reles pública
Strokes
The Whitestripes (duo trio!)

SD JONNY
Veterano
# out/04
· votar


O LANCE É A BATERIA E O BAIXO ANDAREM JUNTO, SEGURANDO UMA BOA COZINHA, QUE ASSIM GUITARRA FICA A VONTADE PRA DEITAR E ROLAR
ESCUTA OZZY COM ZAKK WYLDE

SD JONNY
Veterano
# out/04
· votar


A BATERIA E O BAIXO TEM ANDAR JUNTO,SEGURANDO UMA BOA COZINHA,
QUE AI A GUITARRA PODE DEITAR E ROLAR
ESCUTA OZZY DREAM THEATER

Climzirus
Veterano
# out/04
· votar


escuta silverchair!!.....

LeandroP
Moderador
# out/04
· votar


normal.

Adriano Medeiros
Veterano
# out/04
· votar


faça a base com mais leveza, e deixa pra socar a chanca na hora do solo

Manohai
Veterano
# out/04
· votar


NowhereMan

Numa banda que só tem uma guitarra, o ideal é colocar um tecladista, mas não um cara invasor e muito "prezepeiro". O teclado em banda de rock tem que ficar lá atrás, fazendo só a "cama", preenchendo os espaços vazios. O ideal era ter um órgão Hammond B3... Ia ficar DUCARALIO!!!

caiohleal
Veterano
# out/04
· votar


usar bateria? aumentar o baixo?
o bom eh o baixo aumentar a distorcao para cobrir o vazio

O ideal mesmo é o baixo fazer a base com uma distorção próxima a da guitarra.

nada a ver, se aumentar o baixo vai cobrir o solo da guitarra, ai vai ficar uma bosta... o baixo tem q continuar na mesma... soh q geralmente quando a banda tem soh um guitar, o baixo na hora q tava fazendo base pra solo... da uma brincada bem legal.. eh uma característica, tipo black sabbath

kinhoBram
Veterano
# mar/16
· votar


vou ressucitar o tópico para uma duvida que eu tenho:
vamos imaginar que vc vai fazer um solo improvisado, alguma dica para não se perder e voltar para a base na hora certa?

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# mar/16
· votar


kinhoBram
É questão de ensaio velho.
A banda tem que estar bem encaixada, e o batera e baixo tem que manter a pegada até tu voltar.
Mas se tu quer uma dica, lá vai uma básica: toca com metrônomo, deixa o metrônomo lá e tu fica pensando na melodia da música e fica improvisando, faz isso para várias musicas, varias melodias, vários tempos, depois tu se acostuma e dificilmente tu vai se perder no meio de uma musica, mesmo que o batera e o baixo se percam, tu vai estar firme para fazer a galera voltar no tempo.
Velho, improvisar sem fundo nenhum, sem base nenhuma, nada mesmo, só o metrônomo mesmo.

makumbator
Moderador
# mar/16 · Editado por: makumbator
· votar


kinhoBram

Apesar do solo ser improvisado, em geral já ficou esquematizado quanto tempo(em compassos) será o solo. Com isso basta ter sensibilidade para toda a banda saber quando vai terminar o improviso. É uma questão de definir e sentir a estrutura da música enquanto se toca. Isso se adquire com ensaio com a banda e isolado. Todo o grupo tem que conhecer bem a estrutura da música e ter o entrosamento entre os integrantes.

No caso de solos sem um espaço em compassos já predefinidos (num lance mais jam bem livre) o ideal seria combinar uma convenção melódica para o solista fazer de forma a "avisar" os demais membros que o momento de retomar a estrutura da música está chegando. Basta fazer isso e olhar para os companheiros deixando clara a finalização do improviso. Obviamente isso precisa ser bem ensaiado. Não pode ser feito de maneira desleixada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a banda com apenas uma guitarra