Sweep, algumas dúvidas...

Autor Mensagem
HYp0tH3ticaL_THe0rY
Veterano
# ago/04 · Editado por: HYp0tH3ticaL_THe0rY
· votar


a ideia eh mais ou menos deixar a palheta cair , um UNICO movimento , isso eh importante ... c uma velocidade so , tipo qnd vc tocar uma corda vc naum vai PARAR o seu braco , o movimento eh continuo ... coordenar as duas maos eh a parte dificil ... e sim , vc tira os dedos , principalmente em arpejos q vc naum quer q as cordas fiquem soado ate pq acho q vc quer pegar guitarra um dia , e se vc botar distorcao e fazer isso vai ficar uma cagada so. O fato de vc treinar no violao naum atrapalha tanto assim , eh mais questao de costume , vc conseguindo fazer no violao , passa pra guitarra isso c certa facilidade ... e o sweep tem uma peculiridade boba , mas q nunca ng tinha parado pra pensar eu acho , ou pelo menos ng tornou essa ideia popular nem se aprofundou tanto nela quanto frank gambale ... primeiro tem q esclarecer q dentro do sweep rola palhetada alternada TAMBEM , por exemplo ... se vc toca na corda MI e LA

^ v ^ ^ v ^
A--------2-4-5-----------
E--2-4-5-----------------

deu pra sacar o sentido da palheta ? vc aproveita , ja q voce esta indo pra corda de baixo vc aproveita ja a palhetada pra baixo , em um unico movimento , tem q ter cuidado pras notas em cordas diferentes naum soarem junto neste caso ... mas veja tambem q rola palhetada em sentidos diferentes dentro disso. E agora a ideia do gambale , uma coisa besta ... q eh ... se vc esta indo em uma direcao , vc tem q ter um numero IMPAR de notas pra continuar , e pra mudar vc tem q ter um numero PAR ... entao exercicio 1234 NAUM da certo c sweep ... vc tem q fazer 123 ! olha so como fica

^ v ^ ^ v ^ ^ v ^ ^ v ^ ^ v ^ ^ v v ^ v v ^ v ...
e---------------------------------5-6------------------
B---------------------------5-6-7-----7-6-5------------
G---------------------5-6-7-----------------7-6-5------
D---------------5-6-7-----------------------------...--
A---------5-6-7----------------------------------------
E---5-6-7----------------------------------------------

viu ? quando voce esta indo pra baixo eh necessario , pra continuar descendo no braco da guitarra , ter um numero impar , pra vc sempre se deparar com uma palhetada pra baixo qnd for mudar de corda ! qnd vc chega na primeira , e precisa voltar , o numero de notas tem q ser PAR pra vc poder terminar tendo uma palhetada pra cima e denovo aproveitar o movimento , dessa vez subindo o braco da guitarra fazendo um numero impar de notas por corda ...

espero ter ajudado ae !

Carlos Eduardo Goldani
Veterano
# ago/04
· votar


Resposta para pergunta 1:
Rigidez da mão que palheta é prejudicial!
Procure manter uma posição mais ou menos fixa do braço e trabalhe com movimentos do pulso e flexibilidade dos dedos que seguram a palheta. Nada de rigidez!!!

Resposta para pergunta 2:
Tu precisa verificar se a tua palheta forma ângulo em relação às cordas. Inclinações acentuadas podem causar travamento e complicações quando tu executar o movimento de retorno do arpejo. Não precisa manter a 90º, pois um pouco de inclinação promove um certo conforto facilitando este trabalho da mão da pelheta.

Resposta para pergunta 3:
Para que o resultado seja semelhante aos arpejos a la Malmsteen ou Frank Gambale é bom tirar os dedos, ou seja, tocar uma nota por vez, sendo que quando for tocar a nota seguinte, tirar o dedo da nota anterior. Isso, além de dar aquela cor melódica característica dos arpejos, dará boa mobilidade aos dedos.

Resposta para pergunta 4:
Se tu procura um bom resultado a nível de palhetada, pode fazer só o Sweep 1234. Isso pq tu vais encontrar várias literaturas sobre arpejo em que seus autores os executam de maneira bastante própria. Na minha opinião, se tu queres fazer um bom conciliamento da palhetada sweep com arpejos que passam por todas as cordas, procure material do Frank Gambale.

Resposta para pergunta 5:
Claro que não!!! O que pode acontecer é que quando tu passar a estudar com guitarra tu encontrarás mais facilidade para execução dos exercícios e solos.

Só gostaria de ressaltar que minhas respostas foram todas baseadas em experiência pessoal, portanto não as considerem verdades absolutas. Para sabermos se algo terá um resultado X ou Y devemos averiguar e tirar conclusões próprias.

Adrianodevil
Veterano
# ago/04
· votar


Cleber

heheheeh é eu modifiquei... A música é sua né? Tipow sem remorsos de eu ter destruido sua música né? eheheh... Vc toka muito bem cara parabéns... =)

Adrianodevil
Veterano
# ago/04
· votar


Aew galera valews por ressucitarem este tópico hehehe... Eu segui algumas dicas que em deram aqui e agora to bem melhorzim... EU peguei tbm a video aula de sweep do Marisco e dei uma mudada aqui pra adaptar pro meu violão e tá dando pra treinar de boa...
Eu não toko porra nenhuma mas posso dizer que descobri o verdadeiro segredo do sweep hehehe é o segredo pra dominar qualquer técnia >> TREINO!!
Eu msmo fui respondendo as perguntas que fiz com esse tópico, tipo vc vai descobrindo e tentando corrigir e acertar...
Muito obrigado pelas dicas galera, foram de extrema importância para o meu treino =P

VAlews...

Philipius
Veterano
# ago/04
· votar


Gostei desse sweepzinho! hehehe
To esquentando minha mão aqui à 200bpm! hehehe

Fazia tempo que eu não malhava! =)

paulgilbert
Veterano
# ago/04
· votar


Gm
f
d
c#

soh pega a triade desses acordes, q eh o acorde da primiera msg

Sanctum Metal
Veterano
# mar/05
· votar


Revivendo o tópico para esclarecer uma dúvida:
Inclinações acentuadas podem causar travamento e complicações quando tu executar o movimento de retorno do arpejo
Essas inclinações têm como referência o eixo do braço da guitarra ou das minhas pernas? Porque em relação ao braço da guitara eu não tenho inclinação, mas em relação às minhas pernas eu uso uma inclinaçãozinha da ponta da palheta para cima quando estou descendo e para baixo quando estou subindo. É por isso que eu não consigo fazer sweep?

jhon mcdonald
Veterano
# mar/05
· votar


bah!! esses sweep são muito dificil de aprender.
eu até desisti d tenta aprende isso
vou envestir em outras tecnicas em q eu consiga fazer ou se não toca igual o steve morse só com alternada.

Mikuin
Veterano
# mar/05
· votar


Como chamaa musica q tem esse sweep?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sweep, algumas dúvidas...