aldo landi Veterano |
# jan/05
· votar
nIgHtWoLf
o cara contou uma verdade parcial. Não pensamos em escalas, mas estudamos politonalismo e Slominsky. O Charlie Parker, O Coltrane, Eu e todos os envolvidos com jazz. Houveram aqueles que preferiram seguir sua própria linha de raciocínio e se deram bem, por exemplo, Joe Pass. O cara do workshop cita os transformadores do sistema. Transformaram a partir do que ouviam e está na biografia deles. Ouviam música erudita. Procuravam como fazer aquilo dentro da música popular, em especial , o jazz de seua época.
Charlie Parker estudou e aplicou o politonalismo, advindo das relações com o trítono. Quando estava pronto foi pra rua e detonou,quer dizer, já não pensava mais nas escalas, como eu próprio, apenas ouvia e sabia que ia dar certo. O Coltrane estudou as relações dos Dítonos. Vou transcrever aqui o que está na capa do vinil Giant Steps de 1957/58:
Enfim acerca de seu novo trabalho Coltrane diz: Tenho trabalhdo com progressões em terças e ligados os elementos melódicos por quartas e meios tons.
É isso. Ou vc acha que enquanto todos dormiam eles dormiam também...
Melhor investigar mais a fundo.
Vou citar o Hermeto Paschoal numa entrevista pra TVE SP
"-Desconfiem das escolas.Dos professores, idem, com raras excessões".
|