Olhem o comentário de uma jazzista

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nIgHtWoLf
Veterano
# jul/04


Teve um workshop aqui na minha cidade com o guitarrista Emilio Cantini http://www.emiliocantini.hpg.com.br. Ele dise que os maiores improvisadores como coltrane, charles parker se guiavam apenas pelo ouvido e nao ligam pra escalas e modos, em que nota estavam tocando e disse tambem que achou que ele perdeu o 30 anos da sua vida estudando teorias, modos, etc. Ai ele passou um exercício pra gente usar todas as notas musicais e se soltar. Vc toca todas as notas sem ordem e sem sequencia, qualquer sequencia de notas, durante 10 min, ai vc depois bota uma batera, um acorde, e vc vai improvisando livremente. Ele disse que com o tempo a gente é capaz de improvisar qualquer música sem pensar , apenas usando o ouvido. o que vc acham? quando ele disse isso eu achei ele meio louco, pois após 30 anos de estudos ele disse que hoje chegou a conclusão de que isso não serviu pra muito coisa

Irmão_Mais_Novo_Do_Trancudo_Bass
Veterano
# jul/04
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nIgHtWoLf
Esse link tá indo pra home da hpg...

Digao
Veterano
# jul/04
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e como o pessoal fala aqui,...

Jazz e foda... quem toca jazz e foda...

Mas quem gosta mesmo e toca... nao percebe isso.. e puro ouvido...

nIgHtWoLf
Veterano
# jul/04
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http://www.geocities.com/emiliocantini/menu.html

Stratomania
Veterano
# jul/04
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é alma... num exciste teoria pra quem dedilha com a alma... mas é mais fácil esutdar... são poucos os escolhidos pra fazer a alma tocar bem...

nIgHtWoLf
Veterano
# jul/04
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Stratomania

Ele disse que qualquer um com a prática dos dedos livre pode improvisar bem sem pensar em nada

nIgHtWoLf
Veterano
# jul/04
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http://www.geocities.com/emiliocantini/improvisaGestual.html

the_paranoid
Veterano
# jul/04
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ele perdeu o 30 anos da sua vida estudando teorias, modos, etc

se fudeu

JazzMaster
Veterano
# jul/04
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Improvisação Gestual significa, na pratica, "conversar" com o lado direito do cérebro, relaxar as áreas que você já domina e com as quais se sente confortável, e trabalhar o lado instintivo e intuitivo do cérebro

O Mozart escrevia musicas enqunto conversava com alguem, pra poder ocupar o lado racional e deixar o lado criativo compor sozinho...

nIgHtWoLf
Gostei mto do assunto ,acho q vou marcar uma aula com esse professor..

Ngm
Veterano
# jul/04
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Ow, muito legal... quem me dera conseguir fazer isso.

Zeve
Veterano
# jul/04 · Editado por: Zeve
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muito bonito, poético, etc e tal, mas eh meio fácil para esse professor defender toda essa liberdade quando ele já tem esses 30 anos de estudos como suporte né? Com tudo isso acumulado no subconsciente eh fácil se "libertar"
O estudo teórico não eh uma amarra, eh como uma escora, um alicerce. Sobre ele vc se apóia pra então se "libertar". Pelo menos eu acho esse o caminho de melhor custo/benefício

stratopeido
Veterano
# jul/04
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concordo com o zerva

inthelight
Veterano
# jul/04
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O Mozart escrevia musicas enqunto conversava com alguem, pra poder ocupar o lado racional e deixar o lado criativo compor sozinho...
isso é serio? onde vc viu? (naum q eu esteja duvidando)

inthelight
Veterano
# jul/04
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nIgHtWoLf
o site naum tá entrando

crau
Veterano
# jul/04
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Tecninca e Teoria TT(Se completam)
mas ate o rafael bittencourt falou que
o cara ta tocando e nao fica pensando,
vai pra zorra ficar tocando e pensando
isso e pra maluco, vc ouve primeiro e
o dedo segue, é estranho mais é assim que acontece
Ele estudou 30 anos pra perceber isso
eu estudei 3 e já sabia
Se fude... mesmo.!!!!!

nIgHtWoLf
Veterano
# jul/04
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http://www.emiliocantini.hpg.ig.com.br/

Bico
Veterano
# jul/04
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Eu não esperei 30 anos de estudo pra perceber q teoria (PRA MIM, pelo menos) é muito inútil. Eu até discuti muito num tópico sobre "é essencial saber q nota estou tocando" sobre isso!

Concordo com o jazzista!!!

inthelight
Veterano
# jul/04
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Bico
é...Mas tipo, eu sem escalas fico perdidão.A escala eh uma formula q eu sei q vai dar certo. Como que no meio de um solo eu vou tocar notas ao acaso sem saber se vai ou não "funcionar"? como se desenvolve isso?

nIgHtWoLf
Veterano
# jul/04
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inthelight

agora ta abrindo

Bico
Veterano
# jul/04
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Pra esclarecer: Eu não sou de improvisar e tal, meu negócio é compor. Pra criar um solo pra uma música, eu imagino mais ou menos o q quero e vou tentando reproduzir na guitarra, depois de algumas tentativas o resultado me agrada e eu gravo pra não perder.
Conheço gente q tb não usa nada de teoria e criar músicas incríveis. Depende da pessoa...

Como que no meio de um solo eu vou tocar notas ao acaso sem saber se vai ou não "funcionar"? como se desenvolve isso?

Escutando! Enquanto vc vai tocando, vc vai escutando e percebendo oq te agrada ou não.

nIgHtWoLf
Veterano
# jul/04
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Ele disse que estudando isso vc improvisa em qualquer base sem saber sequer os acordes dela, tipo ta tocando um Cm7, vc nao sabe que é, ai vc toca a nota E, vc sente que não soa bem, aí vc sobe ou desce um semiton que provavelmente vai soar bem, no caso se descer 1 semiton vai pra terça menor que faz parte do acorde, se vc por exemplo tocar g# aí vc escorrega o dedo aí cai pra g que vai soar bem, resumindo, vc pelo ouvido vai fazer frases que soem bem usando qualquer nota do brço da guitarra, mas ele disse que pra chegar num nível bom tem que praticar bastante

Bico
Veterano
# jul/04
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Eu ainda pretendo aprender teoria, pois nas horas de dúvida, creio q vai me ajudar muito, mas aconselho a quem é muito preso a ela, a tentar concentar-se no lado intuitivo, no ouvido mesmo...

inthelight
Veterano
# jul/04
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nIgHtWoLf
já abri o site

Bico
Sim, mas se eu toco uma nota q naum soa legal, já estraga um pouco o clima da música...Será q no fim das contas a nota q soa bem naum vai ser sempre a de alguma escala?

nIgHtWoLf
Veterano
# jul/04
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inthelight

Se a nota soar bem ela vai ta dentro de uma escala concerteza, agora vc fazer essa nota por uma escala, vc acaba ficando um pouco mecanico, pois vc provavelmete usara um shape, ja pelo lado intuitivo nao, vc tipo pensa um solo na cabeça e os dedos tocam instantaneamente

Bico
Veterano
# jul/04
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inthelight

Sim, mas se eu toco uma nota q naum soa legal, já estraga um pouco o clima da música...Será q no fim das contas a nota q soa bem naum vai ser sempre a de alguma escala?

É isso! Se vc toca uma nota q não soa legal, vc percebeu e então mude até soar legal!

inthelight
Veterano
# jul/04
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e então mude até soar legal!
jah tentei hehe... e geralmente demora muito até eu achar algo q preste, a naum ser q eu use escalas

nIgHtWoLf
sim, existe essa tendência, mas eu posso tocar sem me prender aos shapes, e tocar algo diferente...introduzindo outras notas e escalas exoticas. Mas acho q no fim das contas, isso é quase como tocar instintivamente. Talvez os dois jeitos levem a um mesmo lugar

Bico
Veterano
# jul/04
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Não tem muito mistério. Se vc é capaz de escutar músicas de bandas e dizer se aquilo te agrada ou não, pq vc não poderia fazer isso com o q vc toca?
O q percebo, é q muita gente tenta supervalorizar seu trabalho, pq não aceitam o fato de terem estudado muito teoria sendo q não é obrigatório. Toda vez q converso com alguém (a favor da teoria) sobre o assunto, tentam ridicularizar o que eu digo, por isso quase não me manifesto sobre o assunto, mas com o argumento do jazzista lá... Tenho minha defesa! Hehe.

Digao
Veterano
# jul/04
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Esse negocio de tocar instintivamente eh bem natural...

Se vc escuta uma musica e comeca a cantarolar um solo... e so saber transmitir isso pros dedos... dai q vem o estudo... vc sabe onde determinado som ou efeito esta...

LeandroP
Moderador
# jul/04
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Realmente esses mestres já não pensavam tanto em escalas e acordes... já iam de ouvido mesmo. Mas quanto tempo eles levaram pra reinar o ouvido??? E a habilidade técnica?

kaskudo
Veterano
# jul/04
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jazz=caos=imaginação=liberdade=foda-se-o-resto-do-mundo=alma-livre!!! num tem escola! se tem regras, então não é jazz!!!!!!!!

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