Olhem o comentário de uma jazzista

Autor Mensagem
Marisco
Veterano
# jul/04
· votar

charles parker se guiavam apenas pelo ouvido

Fala sério neh. Eu li numa entrevista do própio Charlie Parker em que ele disse que num período de 3 ou 4 anos ele estudou em média 15 horas por dia...

Me desculpem, mas pra mim o cara que diz que estudo é desnecessário, é ignorante.

É muito fácil dizer que não precisa estudar, é só tocar com a alma e tal. Mas daí o cara improvisa 2 minutos e já começa a ficar repetitivo...

O estudo de escalas é fundamental porque dá muitos recursos tanto na hora de um improviso como para composição.

Bico
Veterano
# jul/04
· votar

Tava demorando pra alguém aparecer menosprezando quem não estuda teoria...

Penso q há dois jeitos de se fazer música:
- o teorico
- e o intuitivo
Cabe à pessoa perceber qual traz resultados de maneira mais eficiente.

No meu caso, o intuitivo é q funciona, mas conheço gente q só faz algo analizando a teoria. Ainda pretendo aprender teoria, pois, penso q o ideal seria unir os dois jeitos. Assim, seria possível compor intuitivamente mas recorrendo à teoria p/ perceber q há mais opções do q havia-se pensado.

forge
Veterano
# jul/04
· votar

como diria caetano, isso é "lindo"... tocar sem se preocupar com a teoria, só colocando as notas que vc quer, totalmente free... realmente eu sonho em tocar assim

DimebagDarrel
Veterano
# jul/04
· votar

Ele dise que os maiores improvisadores como coltrane, charles parker se guiavam apenas pelo ouvido e nao ligam pra escalas e modos, em que nota estavam tocando e disse tambem que achou que ele perdeu o 30 anos da sua vida estudando teorias, modos, etc.

Não conheço o sujeito nem o seu trabalho, mas concordo com o que ele fala em parte.
Vejo aqui no fórum a garotada cuspindo teoria demais, cheio de regrinhas, pode isso , não aquilo, tá no campo harmônico, é emprestimo modal, etc....

Quem faz música, não pensa desta maneira. Fico achando graça quando vejo um cara de uma revista de guitarra analisando o solo do Van Halen, Putz. O Van Halen não pensou nunca que a nota que ele tava tocando pertencia ao intervao X do modo grego Y do campo harmônico Z e empréstimo modal K.

Façam música, e deixem que colunistas descubram qual foi o método e justifiquem a inclusão das notas no solo. Afinal de contas eles ganham prá isso (se é que ganham alguma coisa).

É claro que o básico é necessário:
Como se forma um acorde;
Escalas Maior,menor e pentatônica;
E um pouquinho de harmonia funcional.

O resto é feeling, e para feeling não existe fórmula.

DimebagDarrel
Veterano
# jul/04
· votar

Bico

Se só a teoria fizesse a melhor música, então o computador seria o maior compositor de todos os tempos. Pois bastaria para ele, ser programado para unir notas e acordes de acordo com padrões e intervalos definidos.

DimebagDarrel
Veterano
# jul/04
· votar

É muito fácil dizer que não precisa estudar, é só tocar com a alma e tal. Mas daí o cara improvisa 2 minutos e já começa a ficar repetitivo...

Para um cara que é repetitivo em apenas 2 minutos de solo improvisado, não há teoria que consiga torná-lo um bom músico.
A teoria pode ajudar a vc ser um músico completo e a poder evoluir.
Não existe maneira da teoria lhe transformar em um bom músico se vc não possui afinidades naturais com a música (ou não descobriu ainda por outro caminho, que a possui).

kaskudo
Veterano
# jul/04
· votar

coltrane, bird, hendrix, ...
eles não improvisavam notas, improvisavam sequencias, estas experimentadas antes! se alguem me mostrar um gênio que improvisa notas, eu como as válvulas do meu ampi!!! improviso se faz de clichês, de coisas que já se testou em ensaios....

carolguitar
Veterano
# jul/04 · Editado por: Moderador
· votar

Cara conheço caras que tocam jazz muito bem e tal e todos eles sacam teoria e são --formados--,mas eles tem ondas de dizer que saem do tom para causar uma__tensão__na musica e tal e-- etc --e dizem que ,meus ouvidos que ñao estão acostumados a sonoridade do jazz..

kaskudo
Veterano
# jul/04 · Editado por: kaskudo
· votar

carolguitar
eu gosto da mistura, rock&jazz, rock&funk, rock&classica, rock&forró...

jeff beck
santana
stanley jordan
spin doctors
robertinho de recife
e por aí....

carolguitar
Veterano
# jul/04
· votar

robertinho do recife???????
Que carniça é essa????
rock E forro?????
o looco"""""

carolguitar
Veterano
# jul/04
· votar

SOULFACE

Lá vem vc{{{

teoria (contra ou a favor?????)

kaskudo
Veterano
# jul/04
· votar

carolguitar
pesquise e verá que é um grande guitarrista, brasileiro e nordestino!!!!
use o kazaa e depois poste sua opinião...

kaskudo
Veterano
# jul/04
· votar

carolguitar
vai no google e busque "rapsodia rock"

ele gravou "as bachianas" de villa-lobbos na guita...

Soulface
Veterano
# jul/04
· votar

carolguitar
Vc expôs a sua opinião, e eu coloquei a minha. Nada demais nisso.
Eu não sou nenhum fã de jazz. Mas reconheço a sua qualidade e complexidade. A profundeza q existe nesse estilo tão rico.

kaskudo
Veterano
# jul/04
· votar

jazz não é um ritmo. é um estilo de se tocar.

sem extremismo, mas é impossível ficar sem bater o pé ouvindo um bebop....

Bico
Veterano
# jul/04
· votar

Se só a teoria fizesse a melhor música, então o computador seria o maior compositor de todos os tempos. Pois bastaria para ele, ser programado para unir notas e acordes de acordo com padrões e intervalos definidos.

DimebagDarrel
Concordo!

maggie
Veterana
# jul/04
· votar

Por isso eu gosto de jazz.

Mas daí a dizer que de nada valeram os estudos é demais.

Sincero
Veterano
# jul/04
· votar

Falar que pra tocar Jazz vc não tem q saber teoria tá falando merda. Eu to estudando q nem um louco pra entender a linguagem do Jazz.

JazzMaster
Veterano
# jul/04
· votar

maggie
Mas daí a dizer que de nada valeram os estudos é demais.

Naum acho que ele tenha dito que não valeram nada os estudos,(jah li site inteiro), acho que oq ele disse eh q se vc quer tocar, no lugar de ficar estudando milhares de regras, vale mais a pena vc desenvolver o ouvido, o instinto e se descobrir no instrumento,sem regras, sem amarras...
Se naum tivesse valido absolutamente nada o cara tinha dado um tiro na cabeça, pq jogar 30 anos fora eh fogo,.....

Ngm
Veterano
# jul/04
· votar

Eu acho que a teoria é importante, mas pra te ajudar a achar onde está aquele acorde/nota/sequência que você quer. Se de repente você pensou em uma nota que não está de acordo com as regras, mas que ficou legal, não tem por que mudar. A teoria tem que trabalhar em função da música. Se você tiver a manha de achar essas notas sem a ajuda da teoria, então você não precisa estudá-la. Eu acho que é isso que esses caras querem dizer.

maggie
Veterana
# jul/04
· votar

JazzMaster
Naum acho que ele tenha dito que não valeram nada os estudos,(jah li site inteiro), acho que oq ele disse eh q se vc quer tocar, no lugar de ficar estudando milhares de regras, vale mais a pena vc desenvolver o ouvido, o instinto e se descobrir no instrumento,sem regras, sem amarras...
Se naum tivesse valido absolutamente nada o cara tinha dado um tiro na cabeça, pq jogar 30 anos fora eh fogo,.....

Isso isso isso.
:)

JazzMaster
Veterano
# jul/04
· votar

inthelight
O Mozart escrevia musicas enqunto conversava com alguem, pra poder ocupar o lado racional e deixar o lado criativo compor sozinho...
isso é serio? onde vc viu? (naum q eu esteja duvidando)

Foi mal num tinha visto sua pergunta, me falaram isso num papo de butequim, mas foi uma pessoa de mta, mas mta cultura msm, que escuta musica classica a mto tempo, que é meu professor na faculdade, jah escreveu artigos sobre filosofia e arte , e eu confio no que ele disse...

guitartrek
Veterano
# jul/04
· votar

Li o artigo, nota 10 prá ele.

Estudo teoria, conheço shapes de escalas e sei como usá-los.
No momento do improviso, visualizo os shapes sobre o braço e passeio sobre eles.
Mas já deu prá perceber que se na hora de improvisar eu começar a improvisar pensando em teoria, não sai nada, é como se eu me desligasse do meu lado instintivo/musical, e ficasse usando meu lado lógico, o qual não tem musicalidade nenhuma, a única coisa que este lado pode me oferecer são alguns licks memorizados que eu possa usar e a informação dos shapes de escalas.
A beleza do solo não sai deste lado lógico do cerébro de maneira alguma.
Sem querer ser poético, mas se a gente não aprende a lidar com este nosso outro lado instintivo que é onde reside nossa musicalidade, podemos passar anos estudando, e ainda assim não chegamos a nada.
Estudar teoria pra saber qual escala escolher e visualizar os shapes sobre o braço, etc, é importante, mas pensar em teoria no momento em que estiver improvisando nos afasta de nosso lado musical, e ai, a gente não consegue criar nada com conteudo, só um monte de notas soltas que não dizem nada.

Nem tanto ao Sul nem tanto ao Norte.

Não podemos abandonar a teoria por completo, mas não podemos deixar que ela invada nosso lado instintivo/musical.

O ideal é que no momento da improvisação, usassemos a teoria como uma estrada, sobre a qual nosso instinto musical que é a peça principal da estoria toda deve caminhar.

claretimus
Veterano
# jul/04
· votar

aí vai a minha opinião :

a teoria, tanto na música como em qualquer coisa na vida, serve pra gente aprender, entender, explicar :)

vc nao precisa saber teoria pra tocar bem, eu admito isso...mas quando vc quiser se comunicar com alguem e expor toda a sua arte e talvez até ensinar, vc só vai conseguir isso de uma maneira eficaz com o apoio teorico. Pois estes são os fundamentos que regem a coisa como um todo.

É claro que vc não precisa saber q nota esta tocando na hora q está solando, isso é tudo muito de momento, intuitivo, pessoal, sonoro...MAS, se vc quiser explicar pra um aluno, ou até mesmo entender o que vc fez naquela parte do solo que criou aquela sonoridade vc vai ter q buscar fundamentos teoricos para a sua explicação.

O que seria do mundo sem teoria? O que seria de Mozart, Beethoven se não existisse a partitura? (ou melhor, o q seria da gente q nao ia ter acesso às musicas deles hehe)

pegaram a ideia? valew;...

(ahh, sem contar q o aprendizado é facilitado pela teoria, o real aprendizado é claro, pq tem cara q se ilude achando q teoria é dificil e q fácil é aprender de qualquer jeito, quando na verdade quase sempre o cara desenvolve várias limitações :)

claretimus
Veterano
# jul/04 · Editado por: claretimus
· votar

matemática é mais ou menos assim....

vc sabe q se vc tem duas guitarras, e seu amigo uma, vc tem mais guitarras q ele...

vc nao precisa saber as teorias matemáticas da soma pra saber isso...

agora, se vc tem 2 guitarras e o seu amigo diz pra vc que ele tem 23 vezes o numero de guitarras q vc tem...vc pode ir pela intuição de somar "2" vinte e trez vezes (SIM, ISSO VC FARIA SE DESCONHECESSE AS TEORIAS MATEMÁTICAS, o problema é q a multiplicação ja ta imbutida na nossa cabeça: viu como é importante?) ou vc poderia (se conhecesse a teoria da multiplicação) fazer 2x23
entenderam galera o q eu quis dizer?

Bráulio Bosi
Veterano
# jul/04 · Editado por: Bráulio Bosi
· votar

Aquilo que o Zeve falou ali em cima é o mais correto, depois que o cara toca tem 30 anos o kra vai conhecer os sons da guitarra de cabeça pra baixo, e que ele conheceu os sons atravez das escalas e dos modos gregos e tudo mais, quando e em que intervalo vai dar uma certa tensão na música, com estudo é uma forma de você encurtar espaços, do tipo, ao invés do kra ficar treinando anos o ouvido pra dar uma tensão de jazz, já tem lá a escala menor armônica que se encaixa muito bem, e que quando não vem nada na cabeça dele pra fazer, ele vai poder ter ela como um recurso que não vai falhar nunca!

Ah tah, devemos considerar também que a teoria veio pra explicar a prática, e não a prática veio pra explicar a teoria...

niredsystalaringologista
Veterano
# jul/04 · Editado por: niredsystalaringologista
· votar

eu tento fazer isso q o jazzista faloiu a um tempão. ate descobri algumas escalas sozinho, mas acho meus solos apesar de o tom muito repetitivos,. acho q tenho q estudar mais teoria para os solos sairem melhor

fugindo do assunto totalmente insanamente e naumseipqmente
www.sepultura.com.br

tem um video do massacration nesse site.

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar

Eu aproveito tudo que eu posso aprender com música, indepndente do que vou tocar. Se sem estudar a pessoa pode fazer coisas fantásticas, imaginem estudando...

O gostoso da música, além de ouvir e tocar, é estudar também.

DimebagDarrel
Veterano
# jul/04
· votar

claretimus
matemática é mais ou menos assim....

vc sabe q se vc tem duas guitarras, e seu amigo uma, vc tem mais guitarras q ele...

vc nao precisa saber as teorias matemáticas da soma pra saber isso...

agora, se vc tem 2 guitarras e o seu amigo diz pra vc que ele tem 23 vezes o numero de guitarras q vc tem...vc pode ir pela intuição de somar "2" vinte e trez vezes (SIM, ISSO VC FARIA SE DESCONHECESSE AS TEORIAS MATEMÁTICAS, o problema é q a multiplicação ja ta imbutida na nossa cabeça: viu como é importante?) ou vc poderia (se conhecesse a teoria da multiplicação) fazer 2x23
entenderam galera o q eu quis dizer?

Realmente, que comparação absurda. Estou atônito.

mr bean
Veterano
# jul/04
· votar

é uma coisa engraçada. quando eu era mais novo e ficava comprando revistas de guitarra (guitar player e guitar class) ficava lendo os comentarios dos caras sobre as transcriçoes. e sempre tinha um q falava: "o fulano usou uma escala x mas usou essa nota q nao faz parte da escala x isso pq ele passa a usar a escala y e assim ele interliga as escalas com essa nota..." e por ai ia. e como ja disseram se vc foi virtuoso vc pode fazer qualquer coisa usando a intuição na guitarra pq vai vim um q estudou a vida toda musica e falar tudo o q vc fez....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Olhem o comentário de uma jazzista