Dúvidas sobre partitura

Autor Mensagem
rhoadsvsvai
Veterano
# jan/17
· votar


makumbator
LeandroP
entendi, muito obrigado, sanaram minha duvida.

e quanto a "existe algum método ou treino que acelere especificamente esse processo de automatização?"
existe? o que vocês indicam?

makumbator
Moderador
# jan/17 · Editado por: makumbator
· votar


rhoadsvsvai
e quanto a "existe algum método ou treino que acelere especificamente esse processo de automatização?"

Treino focado, e frequente. Analise os seus pontos fracos (é leitura de ritmo? clichês rítmicos visuais? Ler a altura das notas? acidentes e suas regras? executar as mudanças de tom? navegar corretamente pela estrutura da música? (fazendo os ritornellos, codas, casas de salto, etc...), ler dinâmica? Entender os demais sinais? ). Tenha atenção aos pontos que te trazem mais dificuldade.

Mas é trabalho duro. Não tem dica ou atalho.

Gabriel Medeiros
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Gabriel Medeiros
· votar


Olá eu toco violão e guitarra meus estudos são feitos por tablatura(very easy),no caso da partitura para um guitarrista é necessário aprender?

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/17
· votar


makumbator
entendi, pelo que você falou a leitura a primeira vista sempre esta num ponto tecnico um pouco abaixo do que o musico pode tocar quando toca livremente, eu acho que vou me inspirar no metodo suzuki, desenvolver um pouco mais minha técnica e fluidez no piano (tirando musicas com videos do synthesia no youtube hehehe) e ai começar a aprender partituras mais fáceis.

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/17
· votar


Gabriel Medeiros
A necessidade pra guitarrista depende do que você pretende ser como guitarrista.
Quer tocar um acdc com a banda cover? não! quer ser guigueiro? sim!

mas de qualquer forma aprender alguma coisa nova sempre vai te tornar melhor e te abrir outros caminhos.

makumbator
Moderador
# jan/17 · Editado por: makumbator
· votar


rhoadsvsvai
entendi, pelo que você falou a leitura a primeira vista sempre esta num ponto tecnico um pouco abaixo do que o musico pode tocar quando toca livremente,

Dá pra ler material que está no seu limite de técnica no instrumento. O que costuma acontecer é um provável aumento na taxa de erros, mas um bom leitor de música passa por cima disso e consegue tocar a parte mesmo assim (ainda que não saia com 100% de acerto em cada detalhe da escrita).

O que baliza o limite de leitura à primeira vista do músico é a técnica do mesmo no instrumento e sua técnica/prática de leitura.

Se o nível de leitura do músico for mais alto que sua técnica instrumental, (ou seja, ele tem capacidade de ler material mais avançado que realmente consegue executar), é perfeitamente possível nesse caso tocar lendo material no limite de técnica do executante.

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/17
· votar


makumbator
entendi! obrigado pelos esclarecimentos!

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Gabriel Medeiros

É bacana conhecer pelo menos as divisões básicas, como uma nota (uma batida) por tempo, duas notas por tempo, três notas por tempo (tercinas), quatro notas por tempo, etc... Praticar as escalas usando essas divisões abre um leque enorme de possibilidades sonoras, além das digitações dos padrões melódicos de escalas com as divisões acima. Acho que fica mais fácil assimilar esses conceitos utilizando as divisões (as figuras rítmicas) da partitura.

Gabriel Medeiros
Membro Novato
# jan/17
· votar


rhoadsvsvai
LeandroP

Obrigado, eu estudo pelo livro do Bohumil Med.

JoeCruzGuitar
Veterano
# jan/17
· votar


O livro do Nelson Farias eh legal, tem uma série de exercícios.
Recomendo para guitarristas

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvidas sobre partitura