Dúvidas sobre partitura

Autor Mensagem
nIgHtWoLf
Veterano
# mar/03


1. Tem partituras que vem dizendo assim, por exemplo: Semínima=76. Mas em uma música onde o valor do metronomo da unidade de tempo não é informado, como eu irei saber o valor exato da unidade de tempo, para tocar a música com exatidão ?

2. Na partitura, os termos Andante, Fuga, Acelerando, tem um valor pré-estabelecido no metrônomo ?

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/03
· votar


postem aê pessoal.

Slashinhu
Veterano
# mar/03
· votar


xiii maninhu....teorica n eh comigo..toca entaum pioro!

raphaeldg
Veterano
# mar/03
· votar


1. Vc manja que o denominador da fração, no começo da partitura representa a unidade de tempo? Tipo 1=Semibreve, 2=Mínima, 4=Semínima, etc.
Então, é só vê esse numero que a nota correspondente será a unidade de tempo, pela qual vc deve basear o metrônomo.
2. Esses termos servem para dar maior charme à música, e cabe à você definir como usá-los, mas o ideal é que você escute a música para ter uma base de como ela deve ser executada.

Espero ter ajudado. Qq coisa tamus aí!!!

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/03
· votar


Eu manjo que o denominador da fração indica a unidade de tempo. Mas por exemplo, quando um cara tinha uma partitura do Mozart, onde não tinha determinado o valor do metrônomo da unidade de tempo, e esse cara nunca tinha ouvido essa música antes, como esse cara iria tocar a música exatamente como Mozart, já que a partitura mesmo sem ouvir a música pode ser tocada igual ao autor?

Johnny
Veterano
# mar/03
· votar


Se é 76 = semínima então vc pode ajustar o metrônomo para 76 batidas por minuto e cada batida será o tempo correspondente a uma semínima independente do tipo de compasso e da unidade de tempo dele.

Os termos Alegro, Alegreto, Largo, Presto, Fuga,...... não são só para dar charme. Eles indicam uma faixa de andamento e também diz um pouco a respeito da dinâmica da peça.

Fazendo um resumo do resumo....

Largo 40 - 60 bpm
Larghetto 66 - 66 bpm
Adagio 66 - 76 bpm
Andante 76 - 108 bpm
Moderato 108 - 120 bpm
Allegro 120 - 168 bpm
Presto 168 - 200 bpm

A Fuga pode ser tão rápida como o Presto, mas é a dinâmica que os diferenciam, e assim ocorre com os outros andamentos.

joao balao
Veterano
# mar/03
· votar


ah, só pra adicionar, acelerando, significa que é pra vc ir aumentando a velocidade gradativamente naquele trecho (meio óbvio pelo nome). e Ritardando é o contrário. existem outros termos além desses que significam a mesma coisa.

Johnny
Veterano
# mar/03
· votar


Existem também os ornamentos: Trinados, Mordentes, Gliçandos, apojiaturas, Liagados, ..... Cara! TEm muita coisa. Partitura exige um conhecimento profundo em teora musical.

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/03
· votar


Vcs não intenderam direito minha dúvida, leiam com ateção.

Eu tenho a partitura de uma música. Nela só ta dizendo o compasso, no caso 2/4. Mas nessa partitura NÃO é informado o valor do metronomo da unidade de tempo, e também NÃO são informados esses termos como trinados, alegro, etc. Como eu irei tocar essa música igual ao autor, sendo que eu nunca ouvi essa música e 'nessa música NÃO é informado o valor do metronomo da unidade de tempo, e também NÃO são informados esses termos como alegro, andante, etc ?

joao balao
Veterano
# mar/03
· votar


nIgHtWoLf, a gente respondeu sua dúvida nº 2.

Ngm
Veterano
# mar/03
· votar


Se vc não conhece a música, e nem tem na partitura o bpm, vc simplesmente vai ter q adivinhar... ou tocar como vc achar melhor.

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/03
· votar


A dúvida num foi respondida, tem alguem que entenda que podia explicar corretamente ?

ThE_WhO
Veterano
# mar/03
· votar


ouve a porra da musica e copia... num tem erro porra! para de frescura! ou toca como achar melhor...

joao balao
Veterano
# mar/03
· votar


nIgHtWoLf, olha a sua pergunta número 2 e olha a resposta do johnny! vou até copiar e colar procê:


2. Na partitura, os termos Andante, Fuga, Acelerando, tem um valor pré-estabelecido no metrônomo ?

Largo 40 - 60 bpm
Larghetto 66 - 66 bpm
Adagio 66 - 76 bpm
Andante 76 - 108 bpm
Moderato 108 - 120 bpm
Allegro 120 - 168 bpm
Presto 168 - 200 bpm

ThE_WhO
Veterano
# mar/03
· votar


Eh a um q ele quer saber caralh.o!

joao balao
Veterano
# mar/03
· votar


ThE_WhO vc tá meio nervoso hoje hein? toma um suco de maracujá cara...

ThE_WhO
Veterano
# mar/03
· votar


po cara, postar5 sem prestar atenção no que jah foi postado dah raiva..... o fórum fica chato.... repetitivo....

Johnny
Veterano
# mar/03
· votar


Pois é nIgHtWoLf..

Dae fica difícil mesmo! Se naum tem nada fica difícil, dae é um arranjo mal feito! Acho que vc teria que procurar um outro arranjo ou então ouvir a música. Ainda tem outra opção: Vc poderia dizer pra galera ae do forum qual é a peça! Vai que alguém conhece!

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/03
· votar


Johnny

Vc quer dizer então que nas partituras de confiança sempre tem esses lances de tempo do metronomo, andante, etc '??

The_Who

Vc ta nervoso hein, frescura nada, a partitura foi feita para se tocar perfeitamente sem ouvir a música, e vc diz que é frescura, se liga meu !!!

ThE_WhO
Veterano
# mar/03
· votar


nIgHtWoLf

a partitura bem feita, se num tah completa se vira cara

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/03
· votar


Eu disse isso porque nas partituras antigas num tinha o tempo do metronomo, dai eu perguntei como os caras, sem ter ouvido a música, a tocam perfeitamente, ai vc vem cheio de graça. Eu acho que as partituras que não tem o tempo do metronomo é normal, aí eu to perguntando no johnny, que é experiente, se toda partitura oficial contem esse valor.

ThE_WhO
Veterano
# mar/03
· votar


se num tivesse como eh q iriam adivinhar a velocidade da musica? num tem como, tem q escolher o melhor jeito.
eu toco bateria e vejo isso sempre....

Johnny
Veterano
# mar/03
· votar


nIgHtWoLf Alguns arranjos mostram o andamento das duas maneiras, mas a mais comum é utilizando aqueles termos (Andante, alegro, ...). É a forma mais comum! Não existe uma forma oficial. Eu acho melhor utilizando aqueles termos, pois eles não nos dizem somente o andamaneto, mas um pouco da dinamica e das características da música.

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/03
· votar


Vc poderia me dizer a relação completa dos termos e seu tempo no metronomo, ou algum site que contenham esses valores?

Johnny
Veterano
# mar/03
· votar


Cara é muito vasto esse campo, mas vou tentar ajudar.

Normalmente aparecem duas palavras (ex: Andantino Afetuoso).
A Primeira indica o Andamento e a Segunda indica a Expressão.

ANDAMENTOS:
ANAMENTOS LENTOS(40-72):

Grave (40) - muito devagar, sério, pesado.
Largo (44-48) - muito vagaroso
Lento (50-54) - devagar
Adagio (54-58) - calmo e vagaroso
Larghetto (60-63) - menos lento que o largo
Lentissimo, Adagissimo, Larghissimo - O mais devagar possível

ANDAMENTOS MÉDIOS (72-120)

Andante (63-72) - andamento pausado como de quem passeia.
Andantino (69-80) - um pouco mais rápido que o andante.
Sostenuto (76-84)
Commodo (80)
Maestoso (84-88)
Moderato (88-92) - moderadamente
Allegretto (104-108) - razoavelmente depressa, mas mais devagar que o allegro.
Animato (120)
Con Moto (120)

ANDAMENTOS RÁPIDOS (120-208)

Allegro (132) - depressa, rápido.
Vivace (160) - com vivacida, vivo, ligeiro
Vivo (160)
Presto (184) - muito depressa, veloz
Prestissimo (208) - rapidissimo
Alegrissimo, Vivacissimo - o mais rápido possivel.

EXPRESSÕES:

Addolorato - doloroso, triste
Affabile - carinhoso
Affettuoso - terno, meigo
Agevole - agil
Agitado
Allegramente - alegre
Amabile - amável
Amoroso
Animato - animado
Appassionato - apaixonado
Ardito - com ardor
Brillante - brilhante
Brioso - com brio
Burlesco - comico
Burlescamente - comicamente
Caldamente - com emoção
Calmato - com calma
Calmo
Calore, Caloroso - com calor
Cantabile - cantando
Cantando, Cantado - cantado
Capriccioso - caprichoso
Comodo
Con abbandono
Con alegrezza
Con anima - com alma
Con bravura
Con brio
Con calma
Con calore
Con delicatezza
Con desiderio - com desejo
Con dolore
Con duolo - com tristeza
Con eleganza - com elegancia
Con elevazione - com nobreza
Con espressione - com expressão
Con fuoco - com fogo
Con grazia - graciosamente
Con gusto - com gosto

entre outros! Páginas da internet não conseguem cobrir todo o volume da teoria musical. Acho que vc teria que arranjar um bom livro de teoria.

Eu gosto muito do Bohumil Med, Teoria da Música; Quarta Edição Revista e Ampliada. É um com uma caoa verde!

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/17
· votar


---------------------------------------------------------------------- --------------------------]
up.
Eu sou guitarrista, nunca precisei de verdade partituras para o que toco na guitarra. mas ultimamente estou apaixonado por piano e percebo que pro caso do piano é a maneira mais direta de aprender musicas.

Eu sei ler o básico de partitura, porém como nunca tive o habito ou a necessidade eu tenho que contar bolinha por bolinha pra saber que nota é que nota, mas eu também sei que com a pratica se torna algo automático, inclusive quando mudei do guitar pro 5 pro 6 eu aprendi a ler e escrever de forma automática partitura de bateria.

O que eu gostaria de saber, principalmente de quem da aula de musica, é quanto tempo (sei q depende de pessoa pra pessoa mas quero saber em media) depois de ter aprendido a ler, que o aluno demora pra desenvolver a leitura automática? 3 meses 1 ano?

é só ir tentando decifrar as partituras da musicas e esperar o resultado, ou existe algum método ou treino que acelere especificamente esse processo de automatização?

makumbator
Moderador
# jan/17 · Editado por: makumbator
· votar


rhoadsvsvai

Sei que não é a resposta que você gostaria de ouvir, mas realmente não tem como precisar esse tipo de coisa. Obviamente que quanto mais conhecimento prévio a pessoa tiver sobre notação e música em geral melhor, e aliando isso à prática funciona bem.

Eu dou aula particular de leitura musical (tanto para quem quer melhorar para prestar uma prova ou para o dia a dia do músico mesmo). Tenho alunos que em 3 meses conseguem ler de primeira vista músicas simples (por simples entenda música bem abaixo do nível técnico máximo que o músico em questão consegue tocar e com escrita propriamente dita também não muito complexa).

Mas esses alunos já tem conhecimento prévio (alguns até conseguem ler "catando milho"). Entretanto, a maioria leva mais tempo pra ler bem. E pra mim "ler bem" não é estudar antes pra tocar, e sim tocar de cara mesmo (primeira vista de verdade) cometendo um número baixo de erros (e principalmente sem parar de ler mesmo ao se cometer alguma pequena falha).

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/17
· votar


makumbator
então, parece que é algo que leva anos pra desenvolver mesmo

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


rhoadsvsvai

Tem um modo bacana que utilizei pra assimilar melhor as notas na clave de sol, e que se aplica também a qualquer clave.

Um exemplo é pegar a nota Dó, localizada sobre a primeira linha suplementar inferior. As notas que estão nas linhas seguintes acima serão a 3a, a 5a e a 7a de Dó. Até que quando chega na oitava a nota Dó sai da linha e vai pro espaço, e o mesmo resultado se obtém a partir daí. As notas localizadas nos espaços seguintes corresponderão a 3a, a 5a e a 7a respectivamente.

Se funciona com o Dó, funciona com qualquer nota. Isso me ajudou a escrever os arpejos de tríades fechadas e naturalmente vai se tornando familiar, fazendo que você reconheça quando se trata de um arpejo ou de uma escala, facilitando inclusive a harmonização. É um truque que utilizei e que pra mim funcionou bem, embora como guitarrista dificilmente faço uso da partitura, só quando não quero perder alguma ideia ou estudar alguma coisa específica.

makumbator
Moderador
# jan/17 · Editado por: makumbator
· votar


rhoadsvsvai
então, parece que é algo que leva anos pra desenvolver mesmo

Leitura a primeira vista (de verdade) leva algum tempo pra se desenvolver (ainda mais se o material for complexo). E mesmo assim a gente ainda erra coisinhas aqui e ali (mas a prática te ensina a focar no todo e passar por cima desses erros pra não parar de tocar).

E se parar de praticar a qualidade começa a cair (os erros aumentam). Um dos grandes bloqueadores na leitura a primeira vista é a parte de técnica do instrumento te atrapalhar. Por exemplo, é preciso desenvolver uma digitação prática em tempo real.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvidas sobre partitura