Dúvidas - Partitura (Beeeem Iniciante)

    Autor Mensagem
    Mad_LSO
    Veterano
    # nov/10


    Falae pessoal. Peguei a 3ª ed. do livro de teoria músical do Bohumil Med e comecei a estudar por conta.

    Já nas primeiras aulas eu fiquei com dúvidas.

    1 - As claves dão a nota de cada linha e espaço nas pautas. Mas, no braço da guitarra, como eu descubro em qual oitava está a nota?

    2 - Se tem uma pauta em 4/4 quer dizer que em cada compasso eu tenho 4 Semínimas certo? Na relação com o metrônomo cada "pi" é um compasso ou cada "pi" é uma semínima?
    Ou seja, a cada "pi" eu dou quatro toques nas cordas ou eu dou um toque por "pi"?

    3 - Como eu descubro a frequencia que o metrônomo de que estar para estudar uma partitura?

    4 - No caso de tons e semitons ele fala de # e ##, bem como b e bb. No caso o sustenido eleva meio tom e o sustenido dobrado 1 tom. Ou seja, no caso do ## eu passaria simplesmente passaria de Dó para Ré ou tem mais alguma coisa que precisa ser levada em consideração?

    Pergunto isso porque no caso de ## ou bb eles ficarão na mesma linha/espaço da nota de tom anterior, isso tem alguma coisa a ver com a oitava da nota em ##/bb ou não?

    5 - Pra quem nunca estudou teoria, esse material é avançado ou já é um bom começo? Tem algum outro que vocês me indicam antes de ler esse? No caso, o be-a-bá da música?!

    Espero ter sido claro nas perguntas.

    Vlw.

    Mad_LSO
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Caraca, que coisa irritante, eu escrevi muito "no caso".

    heheheh...

    Mas aí, no caso. :P

    hirovm
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Pra começa teoria cho mais facil pegar escalas e tablaturas,mas vai de vc

    Mad_LSO
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Pra começa teoria cho mais facil pegar escalas e tablaturas,mas vai de vc

    Eu achei que seria melhor aprender a teoria antes de passar a praticar com as escalas, pra saber como elas são feitas e tudo mais... aquelas paradas de quinta justa, terceira maior e essas coisas.

    Mas já que tocamos no assunto eu já procurei algumas escalas na net, achei escalas que pegam o braço inteiro e escalas e escalas que pegam só da casa 6 à 7.

    Exemplos:
    escala no braço inteiro: *****************************************

    Escalas em algumas casas: http://www.cifraclub.com.br/contrib/img/cursos/curso-de-violao-guitarr a13_image46_1135256481.gif

    Por que tanta diferença?

    Ah, e existe algum outro nome para escala Maior?

    Mad_LSO
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Alguém ae?

    Mad_LSO
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bom pessoal...

    Peguei o Guitar Pro 5.2 pra ver se me ajudava um pouco. Então vou começar a pegar a teoria do livro e aplicar no GP, pois é difícil entender alguma coisa escrita sem escutar o som que aquilo provoca.

    Com isso eu meio que sano minhas duas primeiras dúvidas.

    Queria que o pessoal respondesse as outras, obrigado.

    Magrinho123
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Magrinho123
    · votar


    Mad_LSO
    O outro nome para escalas maiores é escala diatônica, porque na verdade vc faz 2 escalas maiores, ou seja: - diatônica - duas tônicas, uma é uma oitava acima da outra, veja:


    e----------------------------------------2--3***-------
    B----------------------------------3--5----------------
    G-------------------------2--4--5----------------------
    D----------------2--4--5**-----------------------------
    A-------2--3--5----------------------------------------
    E-3*--5------------------------------------------------


    * = Sol
    Aqui fica a "primeira" escala que vc tá fazendo, terminando antes do próximo sol

    ** = Sol
    Aqui começa a segunda escala de sol, uma oitava acima da anterior

    *** = Sol
    Esta aqui é a terçeira oitava de sol que nós fazemos só pra ficar mais bonitinha a escala.

    Mad_LSO
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Mad_LSO
    · votar


    O outro nome para escalas maiores é escala diatônica, porque na verdade vc faz 2 escalas maiores, ou seja: - diatônica - duas tônicas, uma é uma oitava acima da outra, veja:


    e----------------------------------------2--3***-------
    B-----------------------------------3--5----------------
    G--------------------------2--4 --5----------------------
    D----------------2--4--5**-----------------------------
    A--------2--3--5----------------------------------------
    E-3*- -5------------------------------------------------


    * = Sol
    Aqui fica a "primeira" escala que vc tá fazendo, terminando antes do próximo sol

    ** = Sol
    Aqui começa a segunda escala de sol, uma oitava acima da anterior

    *** = Sol
    Esta aqui é a terçeira oitava de sol que nós fazemos só pra ficar mais bonitinha a escala.


    Saquei, isso é o que chamam de shape?

    E quanto às escalas que pegam o braço inteiro?

    Eu andei dando uma olhada e vi que tem uma fórmula para achar qualquer escala maior, que é T T s T T T s onde T = Tom e s = semitom.

    Aí se eu pegar a escala de Dó eu acho quem ela é composta por Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó... se eu achar todas essas notas no braço da guitarra, eu achei a escala de dó no braço inteiro, estou certo?

    De Ros
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Mad_LSO

    "1 - As claves dão a nota de cada linha e espaço nas pautas. Mas, no braço da guitarra, como eu descubro em qual oitava está a nota?"

    O Sol da segunda linha da clave de sol é o sol da terceira corda solta. Ignore o fato de que o violão/guitarra são instrumentos transpositores.

    "2 - Se tem uma pauta em 4/4 quer dizer que em cada compasso eu tenho 4 Semínimas certo? Na relação com o metrônomo cada "pi" é um compasso ou cada "pi" é uma semínima?
    Ou seja, a cada "pi" eu dou quatro toques nas cordas ou eu dou um toque por "pi"?
    "

    Cada "pi" é uma seminima. Ou seja, um toque por "pi", se tu estiver tocando seminimas. 4 toques se tu tiver tocando semicolcheias.

    "3 - Como eu descubro a frequencia que o metrônomo de que estar para estudar uma partitura?"

    Não entendi.

    "
    4 - No caso de tons e semitons ele fala de # e ##, bem como b e bb. No caso o sustenido eleva meio tom e o sustenido dobrado 1 tom. Ou seja, no caso do ## eu passaria simplesmente passaria de Dó para Ré ou tem mais alguma coisa que precisa ser levada em consideração?

    Pergunto isso porque no caso de ## ou bb eles ficarão na mesma linha/espaço da nota de tom anterior, isso tem alguma coisa a ver com a oitava da nota em ##/bb ou não?
    "

    Dó dobrado sustenido, na prática, tem o mesmo som de um Ré.

    "5 - Pra quem nunca estudou teoria, esse material é avançado ou já é um bom começo? Tem algum outro que vocês me indicam antes de ler esse? No caso, o be-a-bá da música?!"

    Aulas. Com uma simples aula, tu teria tirado todas essas duvidas e aprendido muito mais coisas!


    Magrinho123

    "O outro nome para escalas maiores é escala diatônica, porque na verdade vc faz 2 escalas maiores, ou seja: - diatônica - duas tônicas, uma é uma oitava acima da outra, veja:"

    Não tenho ideia de onde tu aprendeu isso, mas a informação não procede.

    Por isso sempre recomendo aulas com alguém capacitado...

    Abraços!

    Mad_LSO
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    De Ros

    Valeu pela ajuda velho.

    No caso da 3ª pergunta o que eu quis dizer foi, se eu colocar o metrônomo muito rápido, a leitura vai ser rápida, se eu colocar o metrônomo lento, a leitura vai ser lenta.

    Queria saber como eu descubro a frequência do metrônomo pra cada partitura.

    A não ser que isso não tenha nada a ver...

    No mais, eu já to pesquisando pra ver se acho um bom professor de guitarra.

    Abraços.
    Vlw de novo.

    makumbator
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    Mad_LSO
    Queria saber como eu descubro a frequência do metrônomo pra cada partitura.


    Há duas maneiras:

    Vem escrito o número exato de batidas por minuto(por exemplo, semínima=78 bpm)

    Em música anterior à invenção do metrônomo(o primeiro modelo foi criado na época do Beethoven, que foi inclusive um dos pioneiros em seu uso) há termos que determinam o caráter e andamento da peça(em música erudita muito do caráter está relacionado à velocidade da mesma). Há vários termos: Largo, grave, adágio, moderato, vivace, allegro, presto, etc... são normalmente italianos, mas também há em alemão ou em qualquer língua que o compositor quiser marcar. Pode-s ecombinar termos,por exemplo: Allegro moderato, Andante maestoso, etc...

    Se me lembro bem o próprio livro do Bohumil explica de maneira bem básica quanto cada uma dos termos principais significa em termos de velocidade, mas observe que não são valores absolutos, há uma certa liberdade em função de aspectos subjetivos(época histórica, região do compositor, o compositor propriamente dito, uma variação de preferência do executante, etc...)

    Mad_LSO
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Makumbador

    Fera (y)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas - Partitura (Beeeem Iniciante)