Sou guitarrista e tenho uma duvida extrema sobre partitura vale a pena aprender?

Autor Mensagem
Matheus Vengeance
Veterano
# dez/10


tipo não quero ser músico que por exemplo pra tocar nun programa do jo ou algum programa q os caras sao mitos da partitura e talz.. eu tenho uma duvida q muitos vao fazer piadinha mas tem a mesma duvida

VALE A PENA APRENDER PARTITURA?

isso vai me ajudar no desempenho na guitarra? na criatividade dos meus solos? numa gravação no estudio , pegar musicas e talz

tipo aki do lado da minha casa tem uma escola de musica muito conceituada e que ela tem cursos tecnicos e talz.. ai tipo como ja sei teoria bastantes escalas e talz são 3 aulas por semana 150 reais

poderia pegar 2 aulas pra aprendizado de partitura e 1 de tecnicas mesmo

e ja tenho bastante tecnica so q vou pegar um professor muito melhor que eu formado em musica a 29 anos com mais experiencia ele pode me ensinar novas e tal

eae? oq vcs acham

ou eu pego mando o maluco me da 2 aulas tecnicas e 1 de teoria?

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/10
· votar


Está longe de ser essencial, porém é interessante. Mas, é o tipo de conhecimento que demanda que vc esteja sempre praticando. Pq pra esquecer e "enferrujar" é rapidinho.

Matheus Vengeance
Veterano
# dez/10
· votar


Está longe de ser essencial, porém é interessante. Mas, é o tipo de conhecimento que demanda que vc esteja sempre praticando. Pq pra esquecer e "enferrujar" é rapidinho.



hum

Matheus Vengeance
Veterano
# dez/10
· votar


ee q to entrando nun conservatorio de musica cara

toco de 8 a 12 horas por dia nao pq to de ferias mas to assim a uns 5 meses :x

e qndo n to tocando to vendo musica to aki no forum to vendo video to vendo historia de instrumentos e tal

pscb
Veterano
# dez/10
· votar


Matheus Vengeance

Estudar violão erudito é uma alternativa que torna a partitura 100% útil. Em guitarra é mais complicado.

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/10
· votar


isso vai me ajudar no desempenho na guitarra?
Dentro do que eu entendi com o que vc quis dizer com desempenho, não.

na criatividade dos meus solos?
Não

numa gravação no estudio
Se for gravar com tua banda, dificilmente vai precisar. Se for um lance profissional, tipo ser contratado pra gravar com alguém, aí já é bem provável.

pegar musicas e talz
Nisso pode ajudar, sim.

Matheus Vengeance
Veterano
# dez/10
· votar


tipo ta ligado pscb eu to querendo fazer uma parada alternativa pra minha banda

ta ligado afterlife do avenged sevenfold? ou ate a nightmare com uns intros com instrumentos diferentes tipo violino orgão piano e tal e qndo conseguisse grana fazer um cd tipo symphony and metallica

sera q ajudaria algo?

GuiMolusco
Veterano
# dez/10
· votar


toco de 8 a 12 horas por dia nao pq to de ferias mas to assim a uns 5 meses :x
dedica umas 2 horas diarias do seu tempo só pra partitura, principalmente leitura e vc vai ter um bom resultado
parece meio óbvio, mas eu fiz isso e funciona msm

DraKo
Veterano
# dez/10
· votar


Cara não é obrigatorio mais é bom eu sei ler mais pra falar a verdade as unicas vezes que eu exercito é tocando violão classico, pra guitara é um pouco inutil nunca precisei (ate o GP passa pra tablatura)

Galattico
Veterano
# dez/10 · Editado por: Galattico
· votar


Cara eu tambem aprendo violão erudito e guitarra

a Partitura é muito legal, pois alem dela mostrar as notas mostra tambem o tempo, algo que a tablatura nao faz...

é muito melhor aprender musicas na partitura, muito melhor que tablatura


eu te aconselhava aprender pois é um conhecimento a +
ja pensou voce detonando na guitarra ai o cara te mostra uma partitura e voce nao sabe ler, que bosta!!


e com o tempo que voce se dedica se treinar firme e pra valer se tornara um otimo guitarrista.

GuiMolusco
Veterano
# dez/10
· votar


Galattico
sem conta q sabendo partitura, fica mt melhor pra compor!

mr.moretti
Veterano
# dez/10
· votar


Matheus Vengeance

Cara, aprende partitura pois vai ser mto útil pra vc. Ela torna tudo muito praticoe vc vai pegar mais estudos e músicas com mais facilidade.

Abç

Matheus Vengeance
Veterano
# dez/10
· votar


ok entao as aulas começam dia 2 de fevereiro vo me matricular :)

De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


Matheus Vengeance

VALE A PENA APRENDER PARTITURA?

Sim.

elyts
Veterano
# dez/10
· votar


sempre vale aprender algo na música

Jafet
Veterano
# dez/10
· votar


Queridos amigos guitarristas, tenho o direito de discordar??

Já eu acho que não vale a pena!! Pq?

vamos lá! Partitura foi criada quando não tinha como gravar as músicas e precisava anotar o tempo, como faria isso?? como saberíamos o tempo da música escrita no papel?? Isso!! A partitura! Hoje que podemos gravar essas músicas não precisa de algo que marque o tempo, a não ser que vc vá fazer algum trabalho musical que vc nem ensaie e nem conheça a música, quem faz isso hoje??? eu não sei, geralmente a pessoa ouve a música que vai tocar e ensaia essa música e ouve de novo e etc...

E pq as partituras não se acabam? pq existem os defensores do clássico, do vintage e etc...

Algo mais avançado já deveria ter sido criando, não com a simplicidade da tablatura e nem a complicação de uma partitura... mas não evolue a liguagem das partituras, continuam desenhos entricados em linhas sobre linhas, e cada linha é uma nota e cada espaço tbm e tem os acidentes, tudo desenhado e demorado e etc etc

Bom, isso é o que eu acho, mas é claro que De Ros vai aparecer aqui falando algo e dando exemplos perfeitos que todos vão apoiar ele e positivar e eu serei negativado.. .ehehehheheeheheh
e dependendo do que ele fale até eu vou positivar ele tbm !! :P
e quem sabe me negativar... :(

felipelfln
Veterano
# dez/10
· votar


Jafet

Mas mesmo as tablaturas tem marcação de tempo. Preste atenção em cima delas, algumas vezes tem q e q e q e q q e h... Isso é o tempo.. Eu acho as tabs muito masi simples e eficientes para BAIXO, VIOLÃO e GUITARRA, mas a partitura é universal e seja você guitarrista ou flautista vc vai entender e fica mais fácil transcrever uma música de um instrumento pra outro. Senão imagina se existisse uma escrita para cada instrumento.. Seria um inferno! Eu posso dizer isso porque trabalhei no mínimo um ano com partitura quando tocava violoncelo e enche o saco, mas até aprendi, dava até pra solfejar(acho que é isso), mas pena que era clave de Fá e não pude aproveitar muito pra guitarra, que é clave de Sol... Até ajuda, mas confunde... A não ser que a leitura da partitura seja fluente a tablatura é a melhor escrita pra guitarra, mas se quiser ser compositor e coisas mais assim....

De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


Jafet

Uhauhauhauhauh! Não vou dar exemplo nenhum e defendo o teu direito a pensar assim!

Até porque tem um detalhe - quanto mais gente pensar assim, mais eu ganho dinheiro fazendo trabalhos que pessoas que não sabem ler não podem fazer, uhauhauhauhauhauhauah!!

Abração! E viva o não saber!!!

kiki
Moderador
# dez/10
· votar


Jafet
pq as partituras não se acabam? pq existem os defensores do clássico, do vintage e etc...
voce tem todo o direito de discordar e de por sua opinião, mas essa frase especificamente acho que voce viajou gigantescamente.

Matheus Vengeance
VALE A PENA APRENDER PARTITURA?
Sim.

Ela te ajuda a entender varias relações entre as escalas, e a compreender toda a matemática que existe pro tras da música.

engtmir
Veterano
# dez/10
· votar


kiki
Ela te ajuda a entender varias relações entre as escalas, e a compreender toda a matemática que existe pro tras da música.
Sensacional man!!!

Interessante que comecei a estudar partitura recentemente, e bem, ou eu sou burro ou sou cego, não vi matematica nenhuma, por enquanto... 0o

Abraços

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
· votar


Matheus Vengeance

A partitura ao meu ver a linguagem dos músicos. E como músico, você deve ser mais do que um guitarrista. Se pretende compor e tudo o mais, a partitura é essencial, inclusive para registrar suas músicas na biblioteca nacional, sem ter que ficar pagando um maestro para transcrever... Além disso a partitura tem uma marcação de tempo universal na música, que inclusive, todos os programas de edição de aúdio usam para montar o tempo do Midi... A própria tablatura usa a partitura integrada, para poder definir o rítmo...

Olha só, tudo que o Brasil não precisa, é de mais analfabetos, não seja mais um!

mendigo_desabrigado
Veterano
# dez/10
· votar


Jafet
Vou fazer uma "analogia".

Pra que eu vou escrever um livro, se eu posso ditá-lo? Vou abolir toda a linguagem escrita da face da terra, e vou obrigar tudo a se tornar "falado", já que o alfabeto é algo antiquado, que foi criado quando não se podia gravar as palavras oralmente, não é muito mais prático todos nós virarmos analfabetos? acaba até com o problema social da educação, menos necessidade de educação sobra mais infra estrutura para a diversão, não é mesmo? :D

Espero que vc tenha entendido a relação disso com as partituras e com o que vc disse.

RMafe
Veterano
# dez/10 · Editado por: RMafe
· votar


mas é claro que De Ros vai aparecer aqui falando algo e dando exemplos perfeitos que todos vão apoiar ele e positivar e eu serei negativado

Pow, isso que é vidência. Faz umas previsoes de 2011 pra galera cara.

Hammer
Veterano
# dez/10
· votar


Matheus Vengeance
cara minha singela opinião... partitura é muito chato de aprender e usar principalmente quando se aprende a tocar com cifras e tablatura... mas o crescimento musical que ela proporcional é fundamental... vou citar alguns beneficios que vejo na partitura:
1- a partitura é universal com ela vc conseguer compor para todos os instrumentos e náo só para guitarra...
2- a partitura é um metodo completo por excelencia.. ela informa o tempo, o ritmo e a tonalidade.
3- a teoria musical se torna muito mais facil de ser compreendida possuindo o conhecimento da partitura, ela informa a altura das notas e suas relações, ver um arpejo e compreende-lo é muito mais facil. A partitura trabalha com notas e não com numeros, isso faz ser possível a compreensão de determinada escala e suas interações.

Eu recomendo! É um sacrificio, porém os beneficios sáo enormes

Penta_Blues
Moderador
# dez/10
· votar


Boa noite!!!

Jafet
Queridos amigos guitarristas, tenho o direito de discordar??
Posso discordar de vc, e por isso mesmo vou defender sempre o direito de discordar...rs

pq as partituras não se acabam? pq existem os defensores do clássico, do vintage e etc...
Discordo, pois seguindo esta linha de raciocínio, acho que devemos acabar com a escrita de nossa língua, pois existem os "imortais" da Academia Brasileira de Letras para defende-la...

Não sou profundo conhecedor do assunto, mas a aplicação da partitura vai além do universo clássico, vintage, etc. Tanto que para ser registrada uma composição, esta deve possuir partitura.
Muita gente pode considerar desnecessário aprender a ler e escrever partituras; muita gente pode dizer que toca e não sente falta; muita gente pode justificar que muitos músicos excepcionais desconhecem teoria, mas para ser um músico completo no mais amplo sentido da palavra, é necessário aprender partitura, já que sem ela seu conhecimento pode ser vasto, mas sempre será incompleto.
Se seu conhecimento sem ela é ou não suficiente é outra história, mas é fato que sempre será incompleto.

Valeu!!!

pscb
Veterano
# dez/10
· votar


Jafet
a não ser que vc vá fazer algum trabalho musical que vc nem ensaie e nem conheça a música, quem faz isso hoje???

Eu toco todas as peças no violão clássico sem nunca tê-las ouvido anteriormente. Como eu faço isso? Pego a partitura, leio as notas, o tempo e o que mais estiver escrito ali, e toco.

Quando bate a curiosidade, vou no youtube ver se alguém já gravou. No rock/metal/blues é fácil ouvir a música gravada e sair tocando de ouvido. Mas no erudito, a partitura é essencial, pois não existe a gravação original e, ainda assim, a pauta mostra uma série de informações fundamentais para a boa interpretação.

De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


engtmir

Ah para, tu não vê matemática nos intervalos?
Que se 1+7=8 (a tonica, mais sete notas é uma oitava) então 2+7=9 (a nona é a mesma que a segunda) e assim sucessivamente?

Que para qualquer padrão numerico to pode fazer um padrão musical? Exemplo:

1 2 3, 2 3 4, 3 4 5, 4 5 6 etc...

C D E, D E F, E F G, F G A, etc..

Que a contagem de ritmo é pura matemática (numa seminima cabem duas colcheias ou três tercinas).

Velho, da para compor horrores de coisas pensando de maneira puramente matemática! Olha o exemplo tosquicimo:

Faço um acorde Maior. O proximo vai ser o quarto grau dele, volto para o primeiro e subo dois tons e repito tudo de novo. A parte B dessa música começa no quinto grau do primeiro acorde da parte A. Mas para diferenciar a harmonia, faço tonica, sétima bemolizada (aem do eolio) sexta bemolizada e volto para a sétima bemolizada. E antes que gritem Iron Maidem, o primeiro grau era maior, hehehe!

Ritmos? Que tal 3+3+2 (tango). Melodias? Sempre vou enfatizar as nonas e descansar nas terças, e sempre no terceiro acorde vou descansar nas quintas. E para a s partes mais rápidas, vou usar o padrão numérico acima!

Notou que eu não falei o nome de nenhuma nota? Só fiz relações matemáticas nessa composição?

Soma +1 em tudo que eu falei acima e tu faz uma música diferente...

Pelo menos para mim, a relação com matemática é óbvia e bem útil!!

E sério, não descrevi 10 por cento das relações matemáticas que ue vejo na música, mas cansei de escrever, hehehe!!!

engtmir
Veterano
# dez/10
· votar


De Ros
Poutz...

Descobri que não sou cego... ufa!

Eu sou é burro mesmo pqp ahuiehaihiueh

Mas valeu, é que to naquela fase de aprender onde fica cada nota na partitura :p
Um dia ainda te darei uma aulinha de musica (o q jamais fazer em uma guitarra)hai uhieuhaiuha

Abraços

mr.moretti
Veterano
# dez/10
· votar


Cara, eu acho que o pessoal que não sabe ler partitura superestima a dificuldade dessa leitura. Não é tão difícil, e repito: é muito útil.

felipelfln
Veterano
# dez/10
· votar


mendigo_desabrigado

Não é exatamente isso..

De Ros

Mas aí nessa matemática não é extamente necessário partitura, só um conhecimento de teoria musical e primeiro série...

A tablatura é melhor pra guitarra na minha opinião, mas para a música a partitura é perfeita...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sou guitarrista e tenho uma duvida extrema sobre partitura vale a pena aprender?