Autor |
Mensagem |
LeandroP Moderador |
# abr/04 · Editado por: LeandroP
Uma das coisas que ajuda a incrementar um solo e deixá-lo mais melodioso são os Motivos Melódicos ou apenas Motivo.
É quase uma regra que para se solar tem que ter um bom motivo.
Acertar na mosca com uma seqüência de frases enlouquecedoras é quase que o objetivo de muitos por aqui, seja ele guitarrista, baixista, etc.
Motivos melódicos são uma seqüência de notas obedecendo uma certa regra (e o melhor, quem cria elas é você mesmo) de intervalos.
Pra aquecer as turbinas vamos pegar o campo harmônico de Dó pra começar:
C7M, Dm7, Em7, F7M, G7, Am7, Bm7(b5)
Vou usar neste exemplo motivos com os intervalos na seguinte seqüência: 5ª, 3ª, 4ª, 5ª, 4ª, 3ª, 2ª e T... respeitando as categorias de cada acorde: maior e menor.
Primeiro compasso: C7M e Dm7
.
.
e----3-----3----------------5-----5--------------------
B------5-6---6-5-3------------6-8---8-6-5--------------
G------------------5----------------------7------------
D------------------------------------------------------
A-------C7M----------------------Dm7-------------------
E------------------------------------------------------
.
.
Segundo compasso: Em7 e F7M
.
.
e----7------7-----------------8-------8----------------
B------8-10---10-8-6------------10-12---12-10-8--------
G--------------------9--------------------------10-----
D------------------------------------------------------
A--------Em7-------------------------F7M---------------
E------------------------------------------------------
.
.
O terceiro compasso: G7 e Am7
.
.
e--10-------10-----------------12-------12-------------
B-----12-13----13-12-10-----------13-15----15-13-12----
G-----------------------12--------------------------14-
D------------------------------------------------------
A--------G7----------------------------Am7-------------
E------------------------------------------------------
.
.
E pra finalizar um Bm7(b5) e C7M
.
.
e--13-------13---------------15-------15----------22---
B-----15-17----17-15-13---------17-18----18-17-15------
G-----------------------16-----------------------------
D------------------------------------------------------
A------Bm7(b5)----------------------C7M----------------
E------------------------------------------------------
.
.
Observe nas músicas que você goste onde o artista usa um motivo. Aplique em outras tonalidades, use a sua criatividade e tenha sempre um bom motivo pra tocar
:)
|
canilupi Veterano |
# abr/04
· votar
Opa , grande Madruga , style issu,
mas ali nu C7M onde tem um 2 , nao seria 3?
fika estranho o 2 o.0
|
LeandroP Moderador |
# abr/04
· votar
canilupi
he he é verdade... é que penso em intervalos e tava na minha cabeça a segunda, por isso coloquei 2 (essa desculpa foi a melhor que enconrei he he). Vou editar he he he
|
canilupi Veterano |
# abr/04
· votar
LeandroPanucci
he he
no 2ºcompasso tb madruga ve ali :]
|
LeandroP Moderador |
# abr/04
· votar
canilupi
ONDE?
|
canilupi Veterano |
# abr/04
· votar
o 6 ali nu Em7 , nao?:(
|
LeandroP Moderador |
# abr/04
· votar
canilupi
Nessa eu te peguei he he he
O Em7 é Frígio. Tem na sua formação um b9 que é a nota Fá.
Agora fica mais claro os modos gregos. Veja como soa diferente este Em7 e cai certinho no C.H. de Dó
|
LeandroP Moderador |
# abr/04
· votar
A seguinte progressão pode usar destes motivos (além de muitos outros):
| Em7 | Dm7 | C7M | G7(9) | C7M |
.
.
e--7------7------------5-----5-------------------------
B----8-10---10-8-6-------6-8---8-6-5-------------------
G------------------9-----------------7-----------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E---Em7----------------Dm7-----------------------------
.
.
e--3-----3-------------1-----1-------------------------
B----5-6---6-5-3---------3-5---5-3-1-------------------
G----------------5-------------------4-2-4-------------
D------------------------------------------3-2---------
A------------------------------------------------------
E------C7M------------G7(9)------------------C7M-------
.
.
Bem melódico, além de ser um bom exercício pra abertura de dedos e golpe de vista.
|
LeandroP Moderador |
# abr/04
· votar
Pode fazer a base da progressão acima usando power-chords também.
|
LeandroP Moderador |
# abr/04
· votar
Um outro exemplo usando uma frase de Highway Star do Deep Purple:
.
.
e------------------------------------------------------
B---b13--10------------b15--12-------------------------
G-----------12-10--------------14-12-------------------
D-----------------12-----------------14----------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
.
.
.
Um outro exemplo numa frase de resolução em G, C, D e G novamente:
.
.
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D-------------5-4---7--5~~~~~~-------------------------
A-------5-3-7-----5------------------------------------
E---3-7------------------------~-----------------------
|
canilupi Veterano |
# abr/04
· votar
LeandroPanucci
O Em7 é Frígio. Tem na sua formação um b9 que é a nota Fá.
xiii lah vem vc falando essas coisas , cara , isso pra mim eh grego he he he
, nao intendu nada :( o.0
|
LeandroP Moderador |
# abr/04
· votar
canilupi
Mi Frígio é uma escala de mi, baseada na escala de dó.
A escala de Mi natural tem a nota Fá#, e o Mi Frígio tem a nota Fá, porque ela é construída a partir da terceira nota da escala de Dó.
|
Muriciobr Veterano |
# abr/04
· votar
LeandroPanucci
Eu pensei: "Me dê motivos....." e vc fez. Parabéns esse tópico vai ser de grande ajuda pro pessoal. Parada obrigatório no Fórum
|
maggie Veterana |
# abr/04
· votar
Oba, chegando em casa vou testar.
|
gustavo macaco Veterano |
# abr/04
· votar
eu não manjo isspo de ir trocando o tom da escala conforme muda os acordes da progressão
tipo o que eu faço é pegar o CH da base e solar usando a penta M ou m desse tom (so manjo de penta por ennquanto)
isso ta errado?
|
LeandroP Moderador |
# abr/04
· votar
gustavo macaco
Não está errado. Explore muito este lado também. Mas ñunca deixe de conhecer melhor os outros caminhos. Motivos é uma fórmula pra se fazer melodias. Dê mais uma aprofundada nisto:)
|
nothing else matters Veterano |
# abr/04
· votar
LeandroPanucci
e ae?blz cara?
ficw manero essa progrressao doida ae,..vc q "criou"?
|
gustavo macaco Veterano |
# abr/04
· votar
LeandroPanucci
claro, vou estudar sim velhinho valeu
|
Muriciobr Veterano |
# abr/04
· votar
A nota Fá natural em G7 indica escala mixolídia, certo?
|
LeandroP Moderador |
# abr/04
· votar
Muriciobr
Isso mesmo. Em alguns casos os modos desta foram destacados em relação a sua formação.
Repare no compasso de que tem o Fá. Ao invés de fazer uma quarta justa o que fiz foi uma quarta aumentada. Isto deixa bem característico o modo Lídio.
No compasso que se refere ao Bm7(b5) a formação também é diferente. A terça menor e a quinta diminuta aparece descaradamente.
Então a idéia é esta: trabalhar cada acorde separadamente. Os motivos não tem que necessariamente serem repetitivos. Pode pegar um pra um acorde, um pra outro... mas ter um bom vocabulário de motivos.
|
LeandroP Moderador |
# abr/04
· votar
nothing else matters
Esta eu fiz pra exemplificar, experimente outros intervalos.
No solo da música Mr. Crowley em que tem um dueto de guitarras em Ré menor, Randy Rhoads usa um motivo melódico:
.
.
e------------------------------5-6-8-6-5-----6-5-------
B-----5-6-8-6-5------6-5-----8-----------8-6-----------
G---7-----------7--------------------------------------
D-----------------8------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
|
LeandroP Moderador |
# abr/04
· votar
Não coloquei as dinâmicas e os trinados na tab acima porque é só o motivo que está sendo abordado.
|
slashroots Veterano |
# abr/04
· votar
LeandroPanucci Ow será q vc poderia me mandar esses exemplos pelo guitar pro?Vlws
|
Mamonas Veterano |
# abr/04
· votar
canilupi: " O Em7 é Frígio. Tem na sua formação um b9 que é a nota Fá.
xiii lah vem vc falando essas coisas , cara , isso pra mim eh grego he he he "
---> Não é Grego é eclesiastico! ( será alguem vai entender essa piada pseudo-engraçadinha?)
|
LeandroP Moderador |
# abr/04
· votar
Mamonas
he he he bem sacado he he he... se fu*** Canilupi... madruga é a vovózinha!
|
LeandroP Moderador |
# mai/04
· votar
Um motivo bem ao estilo Iron Maiden
Em, C, D são os acordes. O Tom é Em-G, onde:
Em = Iº grau -> eólio
C = bVIº grau -> lídio
D = bVIIº grau -> mixolídio
.
.
e---------------------------------------7--------------
B----8---10------5---7-----7---8-7--------10-8-7h8p7---
G--9---9----9--5---5--5--7---7-----7-9---------------5-
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
.
.
3x
|
junioruespi Veterano |
# mai/04
· votar
Neste exemplo do iron maiden, da p vc explica detalhadamente o que significa esses graus q vc colocou...Por exemplo EM = 1°grau????
|
junioruespi Veterano |
# mai/04
· votar
LeandroPanucci
Posta + sequencias ...
|
LeandroP Moderador |
# mai/04
· votar
junioruespi
Estamos falando do tom de Mi menor, então o Em é o Iº grau e obviamente os outros mudam também. É como num jogo onde se move pedras.
O Dó, dentro do tom de Sol Maior é IVº grau - lídio
Dentro do campo harmônico de Mi menor (relativo de Sol) passa a ser bVIº grau - também lídio.
|
thifm Veterano |
# mai/04
· votar
LeandroPanucci
Sempre destruindo com seus tópicos!!! Parabéns por mais esta iniciativa!!
|