Motivos pra tocar - Uma fórmula pra ajudar no solo

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# abr/04 · Editado por: LeandroP


Uma das coisas que ajuda a incrementar um solo e deixá-lo mais melodioso são os Motivos Melódicos ou apenas Motivo.

É quase uma regra que para se solar tem que ter um bom motivo.

Acertar na mosca com uma seqüência de frases enlouquecedoras é quase que o objetivo de muitos por aqui, seja ele guitarrista, baixista, etc.

Motivos melódicos são uma seqüência de notas obedecendo uma certa regra (e o melhor, quem cria elas é você mesmo) de intervalos.

Pra aquecer as turbinas vamos pegar o campo harmônico de Dó pra começar:

C7M, Dm7, Em7, F7M, G7, Am7, Bm7(b5)

Vou usar neste exemplo motivos com os intervalos na seguinte seqüência: 5ª, 3ª, 4ª, 5ª, 4ª, 3ª, 2ª e T... respeitando as categorias de cada acorde: maior e menor.

Primeiro compasso: C7M e Dm7
.
.

e----3-----3----------------5-----5--------------------
B------5-6---6-5-3------------6-8---8-6-5--------------
G------------------5----------------------7------------
D------------------------------------------------------
A-------C7M----------------------Dm7-------------------
E------------------------------------------------------

.
.
Segundo compasso: Em7 e F7M
.
.

e----7------7-----------------8-------8----------------
B------8-10---10-8-6------------10-12---12-10-8--------
G--------------------9--------------------------10-----
D------------------------------------------------------
A--------Em7-------------------------F7M---------------
E------------------------------------------------------

.
.
O terceiro compasso: G7 e Am7
.
.

e--10-------10-----------------12-------12-------------
B-----12-13----13-12-10-----------13-15----15-13-12----
G-----------------------12--------------------------14-
D------------------------------------------------------
A--------G7----------------------------Am7-------------
E------------------------------------------------------

.
.
E pra finalizar um Bm7(b5) e C7M
.
.

e--13-------13---------------15-------15----------22---
B-----15-17----17-15-13---------17-18----18-17-15------
G-----------------------16-----------------------------
D------------------------------------------------------
A------Bm7(b5)----------------------C7M----------------
E------------------------------------------------------

.
.
Observe nas músicas que você goste onde o artista usa um motivo. Aplique em outras tonalidades, use a sua criatividade e tenha sempre um bom motivo pra tocar

:)

canilupi
Veterano
# abr/04
· votar


Opa , grande Madruga , style issu,
mas ali nu C7M onde tem um 2 , nao seria 3?
fika estranho o 2 o.0

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


canilupi

he he é verdade... é que penso em intervalos e tava na minha cabeça a segunda, por isso coloquei 2 (essa desculpa foi a melhor que enconrei he he). Vou editar he he he

canilupi
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci
he he
no 2ºcompasso tb madruga ve ali :]

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


canilupi

ONDE?

canilupi
Veterano
# abr/04
· votar


o 6 ali nu Em7 , nao?:(

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


canilupi

Nessa eu te peguei he he he

O Em7 é Frígio. Tem na sua formação um b9 que é a nota Fá.

Agora fica mais claro os modos gregos. Veja como soa diferente este Em7 e cai certinho no C.H. de Dó

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


A seguinte progressão pode usar destes motivos (além de muitos outros):

| Em7 | Dm7 | C7M | G7(9) | C7M |
.
.

e--7------7------------5-----5-------------------------
B----8-10---10-8-6-------6-8---8-6-5-------------------
G------------------9-----------------7-----------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E---Em7----------------Dm7-----------------------------

.
.

e--3-----3-------------1-----1-------------------------
B----5-6---6-5-3---------3-5---5-3-1-------------------
G----------------5-------------------4-2-4-------------
D------------------------------------------3-2---------
A------------------------------------------------------
E------C7M------------G7(9)------------------C7M-------

.
.
Bem melódico, além de ser um bom exercício pra abertura de dedos e golpe de vista.

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Pode fazer a base da progressão acima usando power-chords também.

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Um outro exemplo usando uma frase de Highway Star do Deep Purple:
.
.

e------------------------------------------------------
B---b13--10------------b15--12-------------------------
G-----------12-10--------------14-12-------------------
D-----------------12-----------------14----------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

.
.
.
Um outro exemplo numa frase de resolução em G, C, D e G novamente:
.
.

e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D-------------5-4---7--5~~~~~~-------------------------
A-------5-3-7-----5------------------------------------
E---3-7------------------------~-----------------------


canilupi
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci
O Em7 é Frígio. Tem na sua formação um b9 que é a nota Fá.

xiii lah vem vc falando essas coisas , cara , isso pra mim eh grego he he he
, nao intendu nada :( o.0

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


canilupi

Mi Frígio é uma escala de mi, baseada na escala de dó.

A escala de Mi natural tem a nota Fá#, e o Mi Frígio tem a nota Fá, porque ela é construída a partir da terceira nota da escala de Dó.

Muriciobr
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci
Eu pensei: "Me dê motivos....." e vc fez. Parabéns esse tópico vai ser de grande ajuda pro pessoal. Parada obrigatório no Fórum

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


Oba, chegando em casa vou testar.

gustavo macaco
Veterano
# abr/04
· votar


eu não manjo isspo de ir trocando o tom da escala conforme muda os acordes da progressão

tipo o que eu faço é pegar o CH da base e solar usando a penta M ou m desse tom (so manjo de penta por ennquanto)

isso ta errado?

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


gustavo macaco

Não está errado. Explore muito este lado também. Mas ñunca deixe de conhecer melhor os outros caminhos. Motivos é uma fórmula pra se fazer melodias. Dê mais uma aprofundada nisto:)

nothing else matters
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci
e ae?blz cara?
ficw manero essa progrressao doida ae,..vc q "criou"?

gustavo macaco
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci

claro, vou estudar sim velhinho valeu

Muriciobr
Veterano
# abr/04
· votar


A nota Fá natural em G7 indica escala mixolídia, certo?

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Muriciobr

Isso mesmo. Em alguns casos os modos desta foram destacados em relação a sua formação.

Repare no compasso de que tem o Fá. Ao invés de fazer uma quarta justa o que fiz foi uma quarta aumentada. Isto deixa bem característico o modo Lídio.

No compasso que se refere ao Bm7(b5) a formação também é diferente. A terça menor e a quinta diminuta aparece descaradamente.

Então a idéia é esta: trabalhar cada acorde separadamente. Os motivos não tem que necessariamente serem repetitivos. Pode pegar um pra um acorde, um pra outro... mas ter um bom vocabulário de motivos.

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


nothing else matters

Esta eu fiz pra exemplificar, experimente outros intervalos.

No solo da música Mr. Crowley em que tem um dueto de guitarras em Ré menor, Randy Rhoads usa um motivo melódico:
.
.

e------------------------------5-6-8-6-5-----6-5-------
B-----5-6-8-6-5------6-5-----8-----------8-6-----------
G---7-----------7--------------------------------------
D-----------------8------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Não coloquei as dinâmicas e os trinados na tab acima porque é só o motivo que está sendo abordado.

slashroots
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci Ow será q vc poderia me mandar esses exemplos pelo guitar pro?Vlws

Mamonas
Veterano
# abr/04
· votar


canilupi: " O Em7 é Frígio. Tem na sua formação um b9 que é a nota Fá.

xiii lah vem vc falando essas coisas , cara , isso pra mim eh grego he he he "
---> Não é Grego é eclesiastico! ( será alguem vai entender essa piada pseudo-engraçadinha?)

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Mamonas

he he he bem sacado he he he... se fu*** Canilupi... madruga é a vovózinha!

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


Um motivo bem ao estilo Iron Maiden

Em, C, D são os acordes. O Tom é Em-G, onde:

Em = Iº grau -> eólio
C = bVIº grau -> lídio
D = bVIIº grau -> mixolídio

.
.

e---------------------------------------7--------------
B----8---10------5---7-----7---8-7--------10-8-7h8p7---
G--9---9----9--5---5--5--7---7-----7-9---------------5-
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

.
.
3x

junioruespi
Veterano
# mai/04
· votar


Neste exemplo do iron maiden, da p vc explica detalhadamente o que significa esses graus q vc colocou...Por exemplo EM = 1°grau????

junioruespi
Veterano
# mai/04
· votar


LeandroPanucci

Posta + sequencias ...

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


junioruespi

Estamos falando do tom de Mi menor, então o Em é o Iº grau e obviamente os outros mudam também. É como num jogo onde se move pedras.

O Dó, dentro do tom de Sol Maior é IVº grau - lídio

Dentro do campo harmônico de Mi menor (relativo de Sol) passa a ser bVIº grau - também lídio.

thifm
Veterano
# mai/04
· votar


LeandroPanucci
Sempre destruindo com seus tópicos!!! Parabéns por mais esta iniciativa!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Motivos pra tocar - Uma fórmula pra ajudar no solo