Motivos pra tocar - Uma fórmula pra ajudar no solo

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


Já que falamos no modo lídio, um motivo que criei e se baseia num som nordestino, que usa muito esta escala. As vezes substitui a 7M por 7 mesmo, sendo uma mistura do modo Mixolídio com o modo Lídio, gerando uma escala que pode assumir dois nomes: Mixolídio#4 ou Lídiob7.

O exemplo está em Lá(#4) e Ré(#4) (os dois lídios) e Mi7 (mixolídio):
.
.
e-----9-11-9-12----12-11-12------9-11-9-12--12-9------------
B---10-----------10--------10--10---------------12-10-8-----
G--9------------9-------------9------------------------11-9-
D-----------------------------------------------------------
A-----------------------------------------------------------
E--Lá Lídiob7-----------------------------------------------

.
.

e------------------------------------------------------
B------10--10--------12--12----------------------------
G----11--13--11/---13--14--13-----------12---14~~~~~~~-
D--12------------14----------------13-11--11-----------
A-------------------------------/12--------------------
E--Ré Lídiob7-/--Mi--Mixolídio-/-Lá-Lidiob7------------


Gabriel_Bp
Veterano
# mai/04
· votar


acho que lídio dominante é um modo da escala Menor Harmônica não é? me corrijam se eu estiver errado.

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


Gabriel_Bp

Está certo. Pra ser mais preciso é o IVº grau.

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


Experimente fazer este motivos acima em uma levada nordestina, mas bem pesado. Não sei já perceberam o que produz a mistura do heavy metal com frevo.... é um metal bem cabra da peste!

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


Existe neste exemplo um trítono entre a tônica e a quarta aumentada, que dá o clima nordestino.

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


inthelight

Este seu nick é uma referência ao Led Zeppelin?

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


Não tem nada "técnico". É pegar e fazer lento mesmo. O que soa bem lento vai soar bem rápido. E a demonstração é melódica. Cada um pode colocar bends & ligados na hora que quiser.

Leandro
Veterano
# mai/04
· votar


LeandroPanucci
Edita e coloca como link pro site aí, hehe.
Spam na hora certa é válido. XD

LeandroP
Moderador
# mai/04 · Editado por: LeandroP
· votar


Leandro

Como assim?

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# jun/04
· votar


Merece um Kaiser

UP

LeandroP
Moderador
# jun/04
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell

Ôpa... manda aê!!! Mas só bebo se estiver gelada he he he!

LeandroP
Moderador
# jun/04
· votar


Leandro

Ah... bends & ligados né?!... Agora que eu fui entender (spam) he he he he... preciso definitivamente parar com a bebida!!!

Giovani Dal Mas
Veterano
# jun/04
· votar


USAR Em7 Frígio numa musica em C !!!
Isso q muda em vez de usar a escala de Em normal !!!
Ta aí a diferenca ... to sacando ... falei contigo no outro topico de MODOR GREGOS !!!

Valeu ... é mto interessante e sempre fecha !!!
-----------------
Um motivo bem ao estilo Iron Maiden

Em, C, D são os acordes. O Tom é Em-G, onde:

Em = Iº grau -> eólio
C = bVIº grau -> lídio
D = bVIIº grau -> mixolídio

O IRON NUNCA USOU ISSO CARA . TU DEVE TÁ VIAJANDO !!! HAUHAUA

E é isso aí ... o PANUCCI é o SATÃ em pessoa !!!

Giovani Dal Mas
Veterano
# jun/04
· votar


Em FEAR OF THE DARK isso é muito explícito.
Nem vou fazer a TAB que tá na lata e todos conhecem !!!

Leandro
Veterano
# jun/04
· votar


LeandroPanucci
Precisa mesmo, hehe.
Aliás, como faz pra colocar links em palavras?
Só sei q tem a ver com [url], mas como faz exatamente eu não sei, hehe.

Giovani Dal Mas
Veterano
# jun/04
· votar


Mto interessante tmb ... uso mto isso !!!

Mas não sabia q se chamava "MOTIVO" !!!

Giovani Dal Mas
Veterano
# jun/04
· votar


Leandro

<a href="http://www.www.www>LINK</a>

Isso aí de ciam fica assim (sem os espaços):

a href="http://xxx.xxx.xxx">LINK</a
< >

Coloquei em 2 linhas p/ vc visualizar ... mas os <> ficam na linha acima!
Entendeu ?

Giovani Dal Mas
Veterano
# jun/04
· votar


PUTZ !!!

LeandroP
Moderador
# jun/04
· votar


Giovani Dal Mas


Em = Iº grau -> eólio
C = bVIº grau -> lídio
D = bVIIº grau -> mixolídio
O IRON NUNCA USOU ISSO CARA . TU DEVE TÁ VIAJANDO !!! HAUHAUA


Wasting Love... friend!!!

Fábio Lyrio
Veterano
# jun/04
· votar


LeandroPanucci

A escala Mixolídia #4 que todo mundo gosta de chamar Lídia dominante (Lídia b7) não seria meio incorreto dizer isso? A Lídia é uma escala do tipo tônica, quer dizer, tem sétima maior, então não ela não é dominante...
As escalas mixolídias são dominantes por causa da sétima menor. Vc não acha que chamar esta escala de Lídia dominante (Lidia b7) seria o msm que chamar a Mixolídia de Jônia dominante??? Esclarece aí pra mim... vlw!

LeandroP
Moderador
# jun/04 · Editado por: LeandroP
· votar


Fábio Lyrio

Não, o lídio não é do tipo tônica e sim subdominante. Então é correto eu dar dois nomes: Lídiob7 ou Mixolídio#4.

A Lídia é uma escala do tipo tônica, quer dizer, tem sétima maior, então não ela não é dominante...

É verdade, mas quando se torna b7 este conceito cai por terra.

Pegue sobre a tonalidade de Dó, um acorde Gsus4. O que ele parece mais (sonoridade) : um dominante um um subdominante?

Apesar de G ser um acorde dominante, neste caso (pra eu que não tenho formação acadêmica) soa mais como subdominante, e pode substituir um Fá ou um Ré menor.

É essas loucuras que me fascina na música.

Lídia dominante (Lidia b7) seria o msm que chamar a Mixolídia de Jônia dominante???

he he he... vc é engraçado he he he!

:)

LeandroP
Moderador
# jun/04
· votar


Fábio Lyrio

O que caracteriza mais o modo Lídio é a #4 e não o 7M...

... talvez por isso que seja a mesma que o Mixolídio#4.

Fábio Lyrio
Veterano
# jun/04
· votar


Sempre vi como vc disse, até dar uma viajada (em busca de uns midis) num site aí, me deparei com isso, vai lá depois comenta, flw?

http://www.conradopaulino.com.br/lessons/2002_03.htm#6

LeandroP
Moderador
# jun/04
· votar


Fábio Lyrio

Eu não sei de onde ele tirou essa idéia de que não é mais correto chamar de lídiob7. O modo lídio pode (não é, mas pode) exercer uma função tônica, assim como o mixolídio assume este papel em blues e outras músicas feitas só com dominantes. Eu respeito muito o Conrado Paulino e já aprendi muita coisa com ele, mas acho que a afirmação que ele fez é só um ponto de vista dele, assim como muitos que exploram a harmonia tem suas visões (graças a Deus, pelo menos as coisas soam diferentes).

E você? Qual é a "sua" opinião sobre lídiob7 e mixolídio#4?

O que caracteriza o mixolídio é a 7ª menor.

O que caracteriza o lídio é a 4ª aumentada.

Quem é o quê, afinal?

Fábio Lyrio
Veterano
# jun/04
· votar


Panucci

Veja bem, estudo e continuo estudando tudo que posso, mas as vezes a gente se pedara com opnioes adversas, tenho um conceito formado, mas gostaria de saber opniao de pessoas que manjam bem, no seu caso, ví que dá bastante dicas ai, tem uma boa opniao formada etc etc... Lembra do caso E#? Comecei a repensar e executando uma partitura aki, quando vi aqueles #'s na clave comecei a encarar com outros olhos... O que te perguntei, foi justamente a opniao do paulinho, que considero expert, mas, sempre pensei de outra forma, veja bem, como no caso dos E/B #'s... ainda me pego escrevendo errado... Mas me abriu a mente. Vejo vc como uma cara que tem boas opnioes, e é isso que faço, sugo as info msm! hehehehehe...

LeandroP
Moderador
# jun/04
· votar


Fábio Lyrio

A harmonia tem muitas portas e isso que a torna a coisa mais excitante na hora de estudar. E como havia dito, é bom mesmo as coisas serem diferentes e oferecer diversos pontos de vista, só assim que a individualidade de cada um fica estampada. Tem uma frase do Raul Seixas que gosto muito e diz que não importa o sotaque e sim o jeito de fazer.

E tu acha que eu também não saio pegando uma coisa aqui e ali. Sou autodidata e se não for desta forma, eu não sei como. O negócio não tem dono e está disperso... tem que pegar mesmo:)

Giovani Dal Mas
Veterano
# jun/04
· votar


LeandroPanucci
Wasting Love... friend!!!

Eu sei ... eu ironizei pois eles usam isso sempre ... mas vc num intendeu !!!

FALOU

LeandroP
Moderador
# jun/04
· votar


Giovani Dal Mas

[modo Jaiminho do Chaves] É que eu quero evitar a fadiga! [/modo Jaiminho do Chaves]

he he he

Giovani Dal Mas
Veterano
# jun/04
· votar


LeandroPanucci

SOAH ... algo de novo por aí ???
Tô fazendo um som em Fá ... botei 3 e 4 vozes em partes do Refrão, vai ficar show de bola, me emocionei !!!

R_ZAKK WYLDE
Veterano
# jun/04
· votar


LeandroPanucci

Cara muito foda sua inciativa d colocar esses tipos d explicaçoes jah q vc manja ensinar os outros, parabens!!!!!

Na minha opniao o forum serve p/ esse tipo d coisa nao para comparar guitarristas ou marcas com outros e sim para esclarecer duvidas dos q nao possuem conhecimentos de algumas coisas

BRIGADÃO e PARABENS!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Motivos pra tocar - Uma fórmula pra ajudar no solo