captação ativa?

Autor Mensagem
superdrive
Veterano
# abr/04


Eu gostaria de saber sobre captação ativa: quais os prós e contras? Ouvi falar que tem uma bateria? É fácil de ser encontrata? Quanto custa essa bateria?

GuitarHouse
Veterano
# abr/04
· votar


superdrive
É bateria 9v normal....


O objetivo principal de usar-se um captador ativo ou um captador passivo com pré-amplificador é o mesmo. A idéia é proporcionar na saída do baixo um nível alto e em baixa impedância, com 3 objetivos básicos:

- Fazer com que a impedância de entrada do amplificador tenha menos efeito no resultado sonoro final;
- Diminuir o efeito da capacitância dos cabos, que ocasiona um corte de agudos no caso dos baixos passivos;
- Diminuir a captação de ruídos através do cabo que liga o baixo ao amplificador, já que o sinal em baixa impedância torna-se menos susceptível a isso.

Isso é alcançado portanto através de um pré-amplificador, que possui uma entrada de alta impedância onde o captador é conectado e uma saída em baixa impedância, que é conectada ao amplificador. Nos 2 casos (captador ativo e captador passivo + pré) o arranjo é o mesmo. A diferença fica única e exclusivamente na localização do pré: no caso do captador ativo este pré é acondicionado dentro do próprio captador, e no caso do captador passivo + pré o mesmo é acondicionado na cavidade elétrica do instrumento. Cada arranjo possui, como seria de se esperar, vantagens e desvantagens, que dependendo do cuidado no projeto e na construção podem trazer bons e maus resultados, em ambos os casos. Essas vantagens e desvantagens são listadas a seguir:

3.2.1. Captador ativo

Vantagem
- Uma vez que o pré fica dentro do captador, é mais fácil controlar a captação de ruídos, sendo mais fácil obter-se desta forma um captador bastante silencioso

Desvantagens
- Necessita obrigatoriamente da existência de baterias para funcionar, ou seja, se as baterias falham, o captador pára de funcionar
- Não permite que seja projetado um pré com características especiais de som para o captador, pois a única maneira de alterar o som é através de controles de tom
- Não permite que sejam alterados os arranjos de conexão das bobinas do captador (série/paralelo, single coil, defasadores, etc.), comuns em diversos instrumentos.

3.2.2. Captador passivo + pré-amplificador

Desvantagem
- É mais propenso à captação de ruídos do que o captador ativo, necessitando desta forma de cuidado extra para garantir uma operação silenciosa

Vantagens
- Pode funcionar sem baterias
- Permite várias formas de conexão das bobinas (humbucking, single coil, série/paralelo, defasadas, etc.)
- Permite que a resposta do captador seja alterada através das características do pré utilizado

Nós da D'Alegria acreditamos que o sistema de captador passivo com pré oferece mais flexibilidade, pois pudemos investir nossos esforços no projeto e na construção de um pré exclusivo de alta qualidade. Acreditamos que este tipo de arranjo garante mais flexibilidade ao instrumento e mais "naturalidade" ao som.

+++

Fonte:
http://www.geocities.com/rwerneck/dalegria/port/faq.html

superdrive
Veterano
# abr/04
· votar


GuitarHouse, valeu pelas explicações, mas ainda tenho algumas dúvidas: com captação ativa diminui-se a microfonia do amp quando ligado o som sujo e não se está tocando a guitarra?

Captadores ativos não possuem um som meio "computadorizado"?
Uma Les Paul com captação ativa consegue reproduzir sons vintage, tipo Led, The Who, ACDC etc.......????????

Bug
Veterano
# abr/04
· votar


Ouvi falar que tem uma bateria? É fácil de ser encontrata? Quanto custa essa bateria?
É uma bateria comum, exatamente igual a que você usa nos pedais.


Captadores ativos não possuem um som meio "computadorizado"?
Uma Les Paul com captação ativa consegue reproduzir sons vintage, tipo Led, The Who, ACDC etc.......????????

O som não é 'computadorizado' não. Os caras do metallica usam captadores EMG ativos, o Zakk Wylde (guitarrista do Ozzy) usa captadores ativos. Só pra citar 2 exemplos bem conhecidos...

[]s

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


GuitarHouse, creio que você está equivoczado em alguns pontos, a saber:

1) Não permite que seja projetado um pré com características especiais de som para o captador, pois a única maneira de alterar o som é através de controles de tom - Isso não é verdade pois existem vários prés feitos para captadores ativos, sendo que alguns deles funcionam tanto para ativos quanto para passivos e outros somente para ativos.
2) Não permite que sejam alterados os arranjos de conexão das bobinas do captador (série/paralelo, single coil, defasadores, etc.), comuns em diversos instrumentos.
- Isso também não é verdade pois existem vários modelos de humbuckers ativos splitáveis (que podem ser defasados) assim como existem modelos de humbuckers passivos que não podem.

superdrive, a única diferença entre captadores passivos e ativos é que os ativos têm menos voltas de bobina do que os passivos, gerando um sinal menor, e um pré-amplificador interno que amplifica esse sinal menor do captador alimentado por uma bateria de 9V, mas de resto eles são a mesma coisa (magnetos com bobinas enroladas que geram um campo magnético), funcionam da mesma forma e podem ser ligados da mesma forma, embora ligações em paralelo fiquem de modo geral ruins tanto em passivos quanto em ativos. Os ativos de modo geral têm menos ruídos e maior saída mas o timbre é algo particular de cada modelos. Quanto à bateria de 9V para ela acabar durante um show (dura de 1.200h a 3.000h) será necessário que o instrumento apresente algum problema de fuga de corrente ou que você tenha vacilado muito em não ter trocado a bateria antes pois muito antes de ela acabar o seu instrumento dará o sinal com alterações de timbre e de saída. Eu tenho um instrumento com o set EMG DG20 do David Gilmour que tem 3 captadores ativos e dois prés e a bateria costuma durar perto de um ano.

GuitarHouse
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO
ah...eu ia colocar minhas ideias na cabeça, que eram mais simples(porem corretas) e nem constava esses "erros"

No caso, achei esse texto, pensei estar completo e certo e postei.

:)

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


GuitarHouse, agora você já sabe que não pode confiar em tudo o que lê, e olhe que esses "erros" são extremamente primários e vindos de quem realmente não conhece o assunto, como ficou claro.

GuitarHouse
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO
ja tinha ouvido falar desses instrumentos D´Alegria...sei la, parecia confiavel...hhehe

Magno Vilhena
Veterano
# abr/04
· votar


GuitarHouse
Cara, nunca vi tanta coisa errada no mesmo texto!!! De onde você tirou isso???

GuitarHouse
Veterano
# abr/04
· votar


Magno Vilhena
tem a fonte..
po, realmente tava bem diferente do que eu ja conhecia, mas achei q era algo mais...

Homem Cueca
Veterano
# abr/04
· votar


o captador ativo possui um pré-amplificador embutido nele........

Magno Vilhena
Veterano
# abr/04
· votar


GuitarHouse
Esse pessoal alegre aí gosta de falar difícil para tentar enrolar os outros mas não sabem nada. O que a ligação do captador tem a ver com ele ser ativo ou não? E esse papo de bateria acabar no meio do show é bobagem. Se acabar é porque o dono é pão duro e não trocou a bateria na hora que tinha que trocar. Eu já li batatadas bem piores deles num outro site.

superdrive
Veterano
# abr/04
· votar


Essa bateria é a mesma de pedais? Qto custa? É preciso uma para cada captador? Dura no máximo 3 hs mesmo?

Leandro
Veterano
# abr/04
· votar


superdrive
Sim, eh a mesma. Custa acho que no máximo uns 8 ou 9 reais...
(mas não sei, faz tempo que não compro pq roubei um monte da empresa onde eu trabalhava =P)

E a duração eh só um pouco maior do q o q vc falou... de "mil e duzentas" a "três mil" horas =]

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


superdrive, quem te falou essa sandice? A bateria é 9V, é uma para rodo o sistema e dependendo do sistema pode durar entre 1200h e 3000h.

superdrive
Veterano
# abr/04
· votar


De 1.200 a 3.000 hs. É tempo pra caramba.

O negócio é o seguinte: tenho uma Epiphone Les Paul Standart e tô afim de trocar por uma LP Zakk Wylde da mesma marca.

O que vcs acham? a Zakk é bem melhor do que a Standart? Vale a pena?

Bergmann
Veterano
# abr/04
· votar


Você pode dizer então que os captadores ativos tem o mesmo ganho (Os EMG 81 tem em média 400mV) com o som mais limpo?

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


superdrive, a Epiphone Zakk Wylde não vem com o set EMG 81 + 85 que ele usa originalmente mas sim com 2 EMG HZ.

Bergmann, os ativos têm ganho maior mas quanto ao som mais limpo a coisa não é bem assim, até porque esses humbuckers não foram feitos para som limpo e sim para funcionarem com distorção. O som limpo de todos os humbuckers que eu conheço é muito ruim.

superdrive
Veterano
# abr/04
· votar


Quer dizer que de Zakk Wylde a Epiphone só tem as cores?

Que foda!

Bug
Veterano
# abr/04 · Editado por: Bug
· votar


Quer dizer que de Zakk Wylde a Epiphone só tem as cores?
Exatamente. :(

Só as BullsEyes da Gibson...
As da epiphone são apenas standarts pintadas com caps emg + baratinhos :(

[]s

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


superdrive e Bug, sim, só tem a pintura igual. Os EMG-HZ são excelentes captadores PASSIVOS mais baratos do que os ativos mas não chegam a ser "baratinhos". O lance aí é que se é para ser Zakk Wylde tem que ser 81 + 85 ativo.

superdrive
Veterano
# abr/04
· votar


Corvo: Não são nem captadores ativos os da Epiphone?????????????????????????????????????

Rainmaker_Acid Rain
Veterano
# abr/04
· votar


superdrive

Naum

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


superdrive, não. São da linha HZ da EMG. São excelentes, mas são passivos. Só resta saber qual modelo de HZ são pois uma vez eu estava na Made In Brazil, em SP, e perguntei ao vendedor quais eram os modelos de HZ da Epiphone Zakk Wylde e ele só soube dizer que eram HZ, os "EMGs coreanos". O vendedor era tão ignorante que nem sabia que os HZ são americanos e feitos na mesma fábrica em Santa Rosa, CA, que os ativos.

superdrive
Veterano
# abr/04
· votar


Esse é o maior "estelionato" que eu já vi.

Pegam uma LP Standart, pintam de preto e branco, com captadores EMG "passivos", entitulam "Zakk Wylde", e quando vc percebe: NÃO TEM NADA A VER com as características do instrumento utilizado como paradigma!!!!!!!!!

Como é que pode?

Eu sei que pela enorme diferença de preço não dava para esperar muito, mas isso já é sacanagem.

Mesmo assim, vc já experimentou? O som é legal? Esses captadores, mesmo "passivos", são muito superior aos do modelo Standart?

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


superdrive, concordo com você quanto à guitara. Quanto aos captadores eles são muito bons mas não dá para saber qual tipo de EMG HZ equipa esse modelo. Conheço os modelos H1A, H3A e H3, sendo que os dois primeiros são idênticos de Alnico V mas o H1A tem bridge e neck com aqueles parafusinhos aparentes e o H3A é liso. O H3 é a versão do H3A de cerâmica, com timbragem mais moderna. O H1A e o H3A são nessa onda de humbucker vintage das Gibson normais. Existem o H4 e o H4A que são bem mais pancada mas ainda não conheço bem seus sons.

Fernando
Veterano
# abr/04
· votar


A Epi do Zacarias não é uma Std, é uma Custom. Mas mesmo assim a diferença de preço é brutal, vc paga uns 800 paus a mais só pela pintura. É melhor pegar uma Custom usada, manda pintar e ainda dá pra colocar EMGs ativos ehehe.

guitar rom
Veterano
# set/12
· votar


fala ai galera bls então eu vou pegar uns dois captadores ativos e queria tirar uma duvida , ouvi falar q captador ativo ñ pode ser usado em um amplificador normal q no meu caso o q tenho aq é um warm music bem ralel kkk sera q eu teria q pegar um outro ampli com saida para ativo
vlw

guitar rom
Veterano
# set/12
· votar


ninguem

AndreMagoo
Veterano
# set/12
· votar


O captador ativo funciona exatamente igual qualquer outro captador. Pode usá-lo normalmente como usaria um captador passivo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a captação ativa?