Praqm vem com baboseiras de tecnica x feeling

Autor Mensagem
yvo
Veterano
# abr/04


Aqui um texto pra vocês refletirem e pararem de achar que técnica e feeling são opostos, ou que um é melhor que o outro:

"Parece uma guerra. De um lado, os guitarristas técnicos, que se trancam no quarto e estudam escalas, arpejos e solos horas e horas por dia; do outro, os que dizem exercitar o feeling, tocando apenas o que gostam e de qualquer jeito, sem se inportar com teoria. Afinal de contas, qual das duas aborgadens é correta? Ambas podem estar certas ou erradas, depende da mentalidade do músico.
Em primeiro lugar, técnica e feeling não são qualidades antagônicas. É possível ter as duas coisas quando você toca. Para isso, é necessário um meio-termo, um equilíbrio, que se consegue trabalhando a sua maneira de pensar. Se você passa 12 horas por dia estudando teoria musical e escalas na velocidade da luz com o pensamento de impressionar outras pessoas, esqueçã. Arte não é isso. "Se um músico adquiriu muito conhecimento, mas não tem imaginação, ele não toca nada", disse certa vez John McLaughlin, um exemplo de guitarrista técnico que sabe como aproveitar suas qualidades. Procure estudar teoria e técnica para aplicá-las musicalmente e nunca faça uma base, solo, riff ou frase com a simples intenção de deixar seu público ou amigos boquiabertos. Utilize a destreza para fazê-los se emocionar, seja com mil notas ou apenas uma, procurando ser você mesmo.
Por outro lado, há aqueles que acham que é possível tocar com feling sem dedicação total à guitarra e à música. Acreditam que tudo cai docéu e que aquele bend mal entonado que tocaram no último show faz parte da "emoção do momento". Quanto mais ferramentas o guitarrista tiver na ponta dos dedos, mais opções e condições de terá de expressar o que sente, independentemente da simplicidade ou complexidade de sua música. "Gosto tanto de escutar Keith Richards quanto John McLaughlin. Se é bom, é bom" disse Zakk Wylde em matéria nesta edição. Você pode considerar a música dos Stones mais simples do que a da Mahavishnu Orchestra, mas podemos garantir que Richards ama e se dedica tanto à música quanto McLaughin e, cada um à sua maneira, consegue emocionar seu público.
Por isso, virtuosismo não é o objetivo final. Os guitarristas virtuosos selecionados para a matéria de capa deste mês se expressam com musicalidade. Aproveite estas idéias para criar suas próprias frases, que, com certeza, serão as que mostrarão quem você é como guitarrista."

Revista Guitar Player nº96

ziotti
Veterano
# abr/04
· votar


kra essa é uma discussão que nunca acabara, sempre tera os kras que gostam de tocar na velocidade da luz e sempre tera os kras que dizem que o que importa é o feeling....

Jean
Veterano
# abr/04
· votar


Pqp p**** mas até quando,po é phoda.

Dogs2
Veterano
# abr/04
· votar


Ahhhhhhh essa discussão de novo...

De um lado, os guitarristas técnicos, que se trancam no quarto e estudam escalas, arpejos e solos horas e horas por dia; do outro, os que dizem exercitar o feeling, tocando apenas o que gostam e de qualquer jeito, sem se inportar com teoria.

O Eddie Van Halen não sabia nada de teoria e era técnico.

Fim de papo

felipe_hendrix
Veterano
# abr/04
· votar


sempre tera os kras que gostam de tocar na velocidade da luz e sempre tera os kras que dizem que o que importa é o feeling....

mas o q ele quis dizer é q num é só pq o cara toca rapido q ele num tem feeling e q nem sempre o mais rápido é melhor...

bugwugbaby
Veterano
# abr/04
· votar


eddie van halen antes de tocar guitarra tocava piano... dizer que ele não sabia nda de teoria, sem comentários.. e os solos em andamentos "do capeta"?? é pura emoção?? caiu do céu q ele toca aquilo de qualquer jeito né... vai ve se os guitarristas saem tocar por aí sem saber teoria... só os punks mesmo...

bugwugbaby
Veterano
# abr/04
· votar


eddie van halen antes de tocar guitarra tocava piano... dizer que ele não sabia nda de teoria, sem comentários.. e os solos em andamentos "do capeta"?? é pura emoção?? caiu do céu q ele toca aquilo de qualquer jeito né... vai ve se os guitarristas saem tocar por aí sem saber teoria... só os punks mesmo...

Comanche
Veterano
# abr/04
· votar


Aposto que vai ter neguin falando que a revista foi imparcial, ou vai questionar a qualidade duvidosa das materias da revista.

Jean
Veterano
# abr/04
· votar


bugwugbaby
acho melhor vc quando se referir aos punk o bom éguardar esse tipo de comentario pq senão vc vai causar briga principalmente comigo

Dogs2
Veterano
# abr/04
· votar


bugwugbaby
eddie van halen antes de tocar guitarra tocava piano... dizer que ele não sabia nda de teoria, sem comentários.. e os solos em andamentos "do capeta"?? é pura emoção?? caiu do céu q ele toca aquilo de qualquer jeito né... vai ve se os guitarristas saem tocar por aí sem saber teoria... só os punks mesmo...

Você pensa que piano é igual guitarra?
Os métodos são diferentes. Ele sabe de partitura, mas não sabe que nota é em cada casa e essas coisas. Ele disse que só sabe de uma escala e usa uns cormatismos e tappings nela.

Leandro
Veterano
# abr/04
· votar


Dogs2
Sem comentários... Desiste, cara... Não tem como fazer músicas como a do Eddie sem saber teoria....

Leandro
Veterano
# abr/04
· votar


A propósito... achei muito bom o texto que o yvo postou. =)

the_paranoid
Veterano
# abr/04
· votar


"Gosto tanto de escutar Keith Richards quanto John McLaughlin. Se é bom, é bom"

discordo... se eh bom, eh bom pra vc...

questionando a teoria ou tecnica agora... existem as escalas, e existe aquilo "oq podemos ou devemos fazer". por exemplo, se um cara toca fora da tonalidade esta errado, eh uma merda etc... sim, mas se seguimos uma pre-escolha, acabamos ficando limitados... tb naum quero dizer q tenhamos q fugir os tons, mas sei lah, eh bm estranho ter a matematica como logica na musica sendo q sempre falam em feeling, sendo q vc sempre segue uma mesma logica...
sim, tm os cromatismos e tal, mas sao mt menos seguidos, e ateh realmente provocam uma sensação menos "melodica".

HARD_ROCKEIRO
Veterano
# abr/04
· votar


galera, relaxem a cabeça... quem quiser ser fritador, seja! quem quiser ser punk, seja! eu mesmo me amarro em técnica e quero ter uma técnica mto boa, mas ao mesmo tempo curto coisas como Ryan Adams e Offspring. Claro q eu curto mto os fritadores tb. Consigo curtir coisas taum contraditórias pq o q vale no final mesmo é a musica. Tanto é q eu prefiro ouvir um CD do Kiss q do Francesco Fareri!

Jean
Veterano
# abr/04
· votar


HARD_ROCKEIRO
é isso ae cara.

yvo
Veterano
# abr/04
· votar


the_paranoid

Sobre essa questao de tocar fora da tonalidade, pra mim a musica eh do cara e o cara faz o que quiser com ela, se achar que ficou bom.. o fim justifica os meios..

bocao
Veterano
# abr/04
· votar


Os guitarristas virtuosos selecionados para a matéria de capa deste mês se expressam com musicalidade

Com certeza o Malmsteen não estava na capa, então.

yvo
Veterano
# abr/04
· votar


HARD_ROCKEIRO

Francisco Fareri se encaixa perfeitamente no texto.. treina treina soh pra mostrar que eh bom, pq akilo que ele toca nao eh musica...

HARD_ROCKEIRO
Veterano
# abr/04
· votar


bocao

é exatamente ele q estava na capa, e acho super justo isso!

yvo
Veterano
# abr/04
· votar


Francesco, quer dizer5

Jean
Veterano
# abr/04
· votar


vejo q essa vida de compositor de metal é dificil mesmo,ou se fazem complicada.

HARD_ROCKEIRO
Veterano
# abr/04
· votar


yvo

q o Fareri é técnico é... mas o q ele faz não é musica. Já ouvi "musicas" dele e sinceramente achei uma merda.

bocao
Veterano
# abr/04
· votar


q o Fareri é técnico é... mas o q ele faz não é musica. Já ouvi "musicas" dele e sinceramente achei uma merda.

A mesma coisa o Malmsteen.

HARD_ROCKEIRO
Veterano
# abr/04 · Editado por: HARD_ROCKEIRO
· votar


bocao

já vi q isso vai dar discussão, pois para mim independente do Malmsteen ser virtuose ou fritador, faz um puta dum som! Naum vou nem alongar esse assunto, só te dou o toque de ouvir as músicas dele: "Heaven Tonight", "Fire and Ice" e "Seventh Sign".

Dogs2
Veterano
# abr/04
· votar


Leandro
Sem comentários... Desiste, cara... Não tem como fazer músicas como a do Eddie sem saber teoria....

Tá, então eu vou confiar em vocês, não na entrevista que ele concedeu pra Mtv.
Beleza, ele sabe.

Leandro
Veterano
# abr/04
· votar


bocao
Tb não curto ficar ouvindo nenhum dos dois =P
Admiro os dois pela técnica, mas tem poucas músicas deles q consigo ouvir inteiras... Mas o Malmsteen é menos ruim, ainda tem músicas boas como Fire And Ice (q eh bem loka, ateh) e Arpeggios From Hell...
Mas o Fareri jah eh um caso crítico mesmo... ateh hj só ouvi uma música legalzinha dele =P... pior q perdi ela quando formatei o pc e não lembro o nome...

Leandro
Veterano
# abr/04
· votar


Dogs2
Muita gente fez isso nakela época... Depois do sucesso do punk... era moda dizer que não se manjava nada de teoria... O Slash, por exemplo, tb jah falou isso...

Dog
Veterano
# abr/04
· votar


Leandro
O Slash, por exemplo, tb jah falou isso...

Você acha que ele manja?
Eu acho que ele sabe muito de escalas e improvisação.

crowley666
Veterano
# abr/04
· votar


Jean
acho melhor vc quando se referir aos punk o bom éguardar esse tipo de comentario pq senão vc vai causar briga principalmente comigo
ah sim, pq vc ouve blink e blik eh punk, assim como b5 eh metal

the_paranoid
discordo... se eh bom, eh bom pra vc...
qm eh vc para descordar do senhor urso?

bocao
lá vem vc criticando malmsteen, vc já ouviu blitzkrieg? me fala q isso num tem feeling, o gordo usou ateh mesmo penta no solo!

"feeling eh uma palavra inventada por pessoas q não conseguem tocar rápido"

bocao
Veterano
# abr/04
· votar


HARD_ROCKEIRO
Eu estava só brincando. Eu estava só vendo se alguém ia defender o cara, eheheheh. Mas falando sério, eu ouvi umas 3 músicas só do Malmsteen e não gostei nada. Não é minha praia. Outra música que todo mundo fala bem e eu odiei foi For The Love Of God, do Vai.

Leandro
Eu nem sei os nomes das músicas que eu ouvi, eu só lembro que eu tinha um clipe dele que era ridículo. Ele metia fogo na guitarra no final...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Praqm vem com baboseiras de tecnica x feeling