O que faz o som de guitarra? (ensaio/vídeo)

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# fev/22


Essa história é muito velha, mas nunca custa aprofundar o conhecimento, e ver novos ensaios sobre o tema. Achei bem relevante, e que endossa algumas coisas que já tinha como base.



Lelo Mig
Membro
# fev/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

Sensacional!!

Como o mais massacrado e espancado defensor de que madeira não significa porra nenhuma em instrumento elétrico* deste Fórum vou ficar só aguardando os Terra Planistas...oops, os Terra Madeiristas...hehehe.

Afinal, este foi um experimento científico bastante verossímil.

(*) Com relação a timbre, deixemos claro. Enquanto estética, ergonomia, tocabilidade, durabilidade e etc., sou defensor de boas madeiras.


Obs: E aí Ismah? Andou sumido. Pensei que tinha virado estatística da Covid. Tudo certinho com vc?

Ismah
Veterano
# fev/22 · Editado por: Ismah
· votar


O bom é que da dúvida nasce a ciência. Mas o tio aí se puxou. É quase um TCC sobre madeiras e guitarras... Coisas boas que a pandemia deve ter trazido...
Vale o investimento em uma boa madeira, nobre de preferência? Continuo dizendo o mesmo de anos atrás: com certeza, mas não pelos motivos sonoros alegados, e sim pelas propriedades técnicas, que se traduzem em robustez do instrumento.

Quase tudo certo, como comentei em raros momentos que apareço aqui, a pandemia foi um corredor polonês... E entre essa bagunça toda, fiquei sem computador - que a essa altura do campeonato é dispensável - e sem tempo... Consequência do sumiço...

makumbator
Moderador
# fev/22
· votar


Lelo Mig
Ismah

Isso só confirma os testes anteriores. tone wood em instrumento sólido elétrico é bullshit.

Obviamente que pode-se alegar que um instrumento de madeira excelente é mais bonito que de outros materiais (e se a madeira estiver verde o instrumento pode se alterar de forma a prejudicar a tocabilidade, como desnivelar fretes, impedir uma ação adequada das cordas, afinação ruim, etc...).

Já há anos eu gostaria de poder comprar baixos elétricos todos de fibra de carbono, mas como a procura é pequena, os preços são exorbitantes e a disponibilidade as opções diminutas. No fundo é só por isso que compro instrumento elétrico sólido de madeira.

Ismah

Bom te ver de novo, mas já te revi em um outro tópico não faz muito tempo né?

BrotherCrow
Membro Novato
# fev/22
· votar


Cara, eu tenho várias guitarras e estou sempre modificando elas, então já tive várias vezes os mesmos captadores em guitarras diferentes. Por exemplo, quando coloquei Seymour Duncan na minha Epiphone, botei os captadores da Epiphone numa Shelter; quando botei Tex Mex numa tele mexicana, botei os caps da Fender numa Grote, e assim por diante.

E o que eu percebi é que captador é o que mais faz diferença. A característica do captador permanece, desde que esteja tudo reguladinho. O resto é detalhe mínimo, que você corrige com equalização.

Fora isso, acho que quanto mais próximo do fim da cadeia um fator estiver, mais ele vai influenciar. Por isso altofalante faz uma diferença monstruosa. Tenta botar um simulador de acústico no fim da tua pedalboard pra você ver a merda que fica.

Tocabilidade é outro papo. A guitarra mais gostosa de tocar que eu tenho em casa é a minha D'Angelico Atlantic. Se eu estou tocando coisa fácil, não sinto muita diferença entre ela e uma Shelter (o som sai beleza). Mas se for pra algo que eu tenho dificuldade, tudo é mais fácil numa guitarra boa, e aí entra tonewood, ferragem, regulagem, etc.

Reinaldo Figueiredo
Membro Novato
# fev/22
· votar


E o que eu percebi é que captador é o que mais faz diferença.

Eu também acredito muito nisso, de acordo com a minha experiência.


Fora isso, acho que quanto mais próximo do fim da cadeia um fator estiver, mais ele vai influenciar.

Este é um ponto de vista que nunca tive e achei muito interessante! Vou começar a observar sob esta ótica para ver se faz sentido para mim, mas gostei muito! Obrigado!

Tenho uma Ibanez EDR470EX feita de luthite (basicamente fibra de carbono com outros materiais) e ela não perde nada para outras guitarras de madeira que tenho como uma Fender American Deluxe, claro, cada uma com sua característica sonora mas com qualidade timbrística superior! Ela está equipada com um Tone Zone (Dimarzio) no braço e um Invader (Seymour Duncan) na ponte. Deixo um vídeo com esta Ibanez para que ouçam. Se alguém quiser ouvir mais, tem outros vídeos com ela no meu canal.




foca2
Membro Novato
# fev/22
· votar


BrotherCrow
Fora isso, acho que quanto mais próximo do fim da cadeia um fator estiver, mais ele vai influenciar. Por isso altofalante faz uma diferença monstruosa. Tenta botar um simulador de acústico no fim da tua pedalboard pra você ver a merda que fica.


Realmente. Alto falante e posição do microfone faz mais diferença que o resto.

Reinaldo Figueiredo
Deixo um vídeo com esta Ibanez para que ouçam.


Timbraço!! Muito bom. Essa loja é a Serenata? Poxa saudades de ir lá hehe.

Reinaldo Figueiredo
Membro Novato
# fev/22
· votar


Timbraço!! Muito bom. Essa loja é a Serenata? Poxa saudades de ir lá hehe.


Obrigado, amigo! Tenho muito carinho com o meu timbre e fico feliz que goste, embora a captação do áudio neste vídeo não ajude muito... hehe

E sim, é a Serenata do centro de BH!

krixzy
Veterano
# fev/22
· votar


Eu não acredito mais nessa história de que madeira influencia no timbre faz tempo, tanto que resolvi "customizar" minha Memphis MG32 usando peças que eu já tinha aqui, estou deixando ela com 2 humbunkers e ponte fixa, em breve vou trocar todos os trates e mudar o raio da escala, estou curtindo de mais o som

Grimc
Veterano
# fev/22 · Editado por: Grimc
· votar


Eu literalmente vim aqui só postar esse video. Mas você foi 12 horas mais rápido

Nunca fez muito sentido pra mim esse rolê da madeira. Mesmo num violão, é praticamente senso comum que a madeira do tampo, isso é, a parte do instrumento que de fato amplifica a vibração das cordas, é a madeira que mais influencia no timbre. A guitarra não é amplificada pela vibração do tampo, e sim pelo efeito eletromagnético dos captadores. Quanto mais eu estudei engenharia, menos a importância da escolha de madeira (para o timbre) fez sentido pra mim. Por causa disso, meu fator primário na preferência de madeira de guitarra ja faz um tempo que passou a ser conforto, madeiras leves, etc.

Paulo Heineken
Veterano
# fev/22
· votar


Lelo Mig
não se sinta só, apanho muito com isso tb...hahahahahaha

Ningen
Veterano
# fev/22
· votar


Sensacional!!!

Rachei aqui quando ele testou a "air guitar" kkkkkkkkk MEMA COISA! kkkk

Ramsay
Veterano
# fev/22 · Editado por: Ramsay
· votar


Reinaldo Figueiredo
Eu tb possuo uma Ibanez EDR470EX de cor roxa metálica, já testei nela captadores Dimarzio Fred e D-Activator e mesmo assim nunca gostei do som que acho abafado e sem vida. Por isso ela repousa, sem uso, guardada na caixa de papelão original.

Quanto ao seu vídeo, não ouvi nenhum timbraço, até pelo contrário, achei o som da sua EDR470EX um tanto abafado e que quase some diante do som do saxofone que aparece com muito mais presença.

JJJ
Veterano
# fev/22
· votar


Uma das coisas que ele falou é muito importante com relação a testes de madeira: a posição do captador em relação às cordas. É bem difícil que duas guitarras mantenham exatamente a mesma posição da captação, nos eixos X, Y e Z.

Em alguns testes por aí, o sujeito troca a madeira da guitarra, mas o captador fica ligeiramente mais alto ou mais baixo. Ferrou, vai dar diferença mesmo. Ou ainda pode ficar um teco mais pra frente ou pra trás, ou deslocado perpendicularmente às cordas. Danou-se, vai dar diferença. E ele acaba atribuindo isso à madeira...

Agora, com relação ao material dos carrinhos, eu achei que deu diferença... E isso corrobora testes que eu mesmo fiz. Latão, aço, liga vagaba ou plásticos, osso, etc em pontes, blocos, carrinhos, nuts... Nisso eu acredito que haja diferença sim. Menos que os captadores, claro, mas dá diferença. O mesmo com relação à parte elétrica (isso ele mesmo observou no vídeo).

Ou seja: muita coisa gera alguma diferença, mas madeira, definitivamente, tá lááááá no final da lista.

Reinaldo Figueiredo
Membro Novato
# fev/22
· votar


Quanto ao seu vídeo, não ouvi nenhum timbraço, até pelo contrário, achei o som da sua EDR470EX um tanto abafado e que quase some diante do som do saxofone que aparece com muito mais presença.


Não julgo vc pois o som não é realmente tão fiel uma vez que foi pobremente captado pela câmera. A partir do que ouvimos ali, cabe a cada um gostar ou não, e isso eu não discuto com ninguém... gostou? Ótimo! Não gostou? Ótimo também!

foca2
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: foca2
· votar


Ramsay
Quanto ao seu vídeo, não ouvi nenhum timbraço, até pelo contrário, achei o som da sua EDR470EX um tanto abafado e que quase some diante do som do saxofone que aparece com muito mais presença.


Eu curti. Posta um timbre seu aí pra gente comparar.

foca2
Membro Novato
# fev/22
· votar


JJJ
Em alguns testes por aí, o sujeito troca a madeira da guitarra, mas o captador fica ligeiramente mais alto ou mais baixo. Ferrou, vai dar diferença mesmo. Ou ainda pode ficar um teco mais pra frente ou pra trás, ou deslocado perpendicularmente às cordas. Danou-se, vai dar diferença. E ele acaba atribuindo isso à madeira...


Total... posição afeta demais. Tem um baixo da Gibson que permite "deslizar" o captador e cada posição parece ser um instrumento totalmente diferente, algumas notas soando mais altas que outras, harmônicos sumindo dependendo da posição.

Agora, com relação ao material dos carrinhos, eu achei que deu diferença... E isso corrobora testes que eu mesmo fiz. Latão, aço, liga vagaba ou plásticos, osso, etc em pontes, blocos, carrinhos, nuts... Nisso eu acredito que haja diferença sim. Menos que os captadores, claro, mas dá diferença. O mesmo com relação à parte elétrica (isso ele mesmo observou no vídeo).


Percebi algo parecido depois que instalei saddles GraphTech. Curiosamente o som ficou mais brilhante. Chuto que alguns materiais tem absorção maior que outros.

Ramsay
Veterano
# fev/22 · Editado por: Ramsay
· votar


Posto aqui umas fotos da minha Ibanez EDR470 que é feita de Luthite que é um tipo de MDF metido a besta, mas que em termos sonoros é fraco, tanto que essa foi a única guitarra que a Ibanez lançou com esse material.
https://imgur.com/k9tnqYj
https://imgur.com/vhUjiuV
Talvez se ela usasse outro tipo de madeira o som seria aceitável.
Ou pode ser que o erro seja de projeto.
A guitarra é praticamente nova, sem uso, conforme disse antes, já testei captadores Dimarzio nela e o som pouco ou quase nada melhorou.

krixzy
Veterano
# fev/22 · Editado por: krixzy
· votar


Ramsay
Aconselho você a testar coisas diferentes se o timbre da sua guitarra não está te agradando, se você esquecer essa ideia de que madeira interfere no timbre você vai conseguir resolver esse problema mais fácil. Do jeito que você parece acreditar fortemente que madeira influencia, pode ser que até mesmo psicologicamente você já defina como ruim tudo que não for de madeira sem precisar ouvir.

já testei nela captadores Dimarzio Fred e D-Activator e mesmo assim nunca gostei do som que acho abafado e sem vida.

Se o problema é falta de agudos, talvez um simples eq já resolva, agora faz sentido os captadores que você colocou nela não resolver esse problema, eles tem baixo nível de agudos, são caps bem equilibrados, se você quer mais agudos e brilho teria que usar um captador que tenha mais agudos e menos graves.

Dimazio Fred = Bass 5.0, Mid 6.0, Treble 5.5
https://www.dimarzio.com/pickups/medium-power/fred

D ACTIVATOR = Bass 6.0, Mid 6.0, Treble 6.5
https://www.dimarzio.com/pickups/high-power/d-activator-bridge

Você pode tentar captadores com esse tipo de EQ:

https://www.dimarzio.com/pickups/high-power/super-2

https://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1695-distortion



A guitarra inteira em si nem é o fator principal no timbre, os itens mais importantes começam do final da cadeira pro inicio, alto falantes, construção do gabinete se é 1x12, 2x12, ou 4x12, amplificador e só então a guitarra, começando pelos captadores.

É difícil pra alguns que acredita fortemente que o principal no timbre é a guitarra, se você tiver oportunidade pode fazer o teste, se você ligar uma guitarra barata de iniciante em um bom amplificador com uma boa caixa ela vai soar muito bem, mas se você ligar uma guitarra, pode ser a mais top que você conseguir, em um amp meia boca com uma caixa ruim, o som vai sair um lixo total.

Hoje em dia só compro guitarra pela qualidade da construção em relação a afinação, estabilidade e conforto, quando penso em timbre penso no que realmente importa, amplificador + caixa.

Espero poder te ajudar com essas dicas, boa sorte!

Delson
Veterano
# fev/22
· votar


A ferida foi aberta novamente.

Grimc
Veterano
# fev/22 · Editado por: Grimc
· votar


Quanto ao seu vídeo, não ouvi nenhum timbraço, até pelo contrário, achei o som da sua EDR470EX um tanto abafado e que quase some diante do som do saxofone que aparece com muito mais presença.

Aí entra muito a questão do gosto pessoal, considerando a qualidade da gravação que ta comprometendo muito, achei o timbre da guitarra fodão pra caramba.

Tem um bróder meu que tem uma dessas, com um par de EMG 81/85... Toca um thrashzão nervoso. A gente ta gravando um album de thrash com elementos de darksynth e ele praticamente só ta usando essa

Grimc
Veterano
# fev/22 · Editado por: Grimc
· votar


Percebi algo parecido depois que instalei saddles GraphTech. Curiosamente o som ficou mais brilhante. Chuto que alguns materiais tem absorção maior que outros.

Faz muito mais sentido pra mim, algo como as ferragens que estão em contato direto com as cordas terem alguma influência no timbre do que a madeira do corpo que não exerce muita influência sobre o sistema cordas-elétrico-captador que é o que se está amplificando. Tudo bem, pode ser que madeiras diferentes ressoem harmonicamente com as cordas, possivelmente cancelando certos overtones, ou até mesmo que as dilatações naturais da madeira em resposta à diferenças de temperatura e pressão modifique milimetricamente a altura ou inclinação dos captadores, mas essa diferença seria extremamente sutil e facilmente mascarada pelas inumeras equalizações e distorções de sinal que existem na cadeia.

Seria interessante ter algum tipo de dado menos subjetivo do que a audição do ouvinte pra fazer essa análise. Talvez gravar um sinal cru (direto na placa) com essas diferentes configurações e tirar um fourrier das ondas de sinal pra comparar os overtones

Ramsay
Veterano
# fev/22 · Editado por: Ramsay
· votar


A guitarra inteira em si nem é o fator principal no timbre, os itens mais importantes começam do final da cadeira pro inicio, alto falantes, construção do gabinete se é 1x12, 2x12, ou 4x12, amplificador e só então a guitarra, começando pelos captadores.

krixzy
Amplificação e alto falantes não é o problema pq eu só uso amps valvulados e falantes Celestion Vintage 30 e Eminence Patriot.
O problema não é falta de agudos e sim falta de presença no som, ou seja, essa guitarra pra ritmo até vai bem, mas, pra solos não, além de ter pouco sustain.
Achei interessante esse captador Malagoli Distortion cujo link vc postou.


Aí entra muito a questão do gosto pessoal, considerando a qualidade da gravação que ta comprometendo muito, achei o timbre da guitarra fodão pra caramba.

Tem um bróder meu que tem uma dessas, com um par de EMG 81/85... Toca um thrashzão nervoso. A gente ta gravando um album de thrash com elementos de darksynth e ele praticamente só ta usando essa


Grimc
Se a qualidade da gravação comprometeu o som da guitarra teria que comprometer também o som do saxofone, mas, não foi o que aconteceu uma vez que o som do saxofone é límpido e claro e quase que engole o som da guitarra.

E tb acho pouco provável, que a guitarra do seu brother seja do mesmo modelo que a minha. deve algum outro modelo da Ibanez que é parecido só na aparência.

Grimc
Veterano
# fev/22 · Editado por: Grimc
· votar


Se a qualidade da gravação comprometeu o som da guitarra teria que comprometer também o som do saxofone, mas, não foi o que aconteceu uma vez que o som do saxofone é límpido e claro e quase que engole o som da guitarra.

E tb acho pouco provável, que a guitarra do seu brother seja do mesmo modelo que a minha. deve algum outro modelo da Ibanez que é parecido só na aparência.


Sobre não ter comprometido o som do saxofone, considerando que isso é som de câmera, faz muito sentido ter captado melhor o saxofone do que a guita, dependendo da posição da câmera ou simplesmente das frequências que se destacam mais no mic.

É uma EDR 470EX, que é do mesmo material. Cheguei a tocar nela, é extremamente leve inclusive. Unica mudança que ele fez foi trocar os captadores "designed by EMG" por EMGs de verdade. Ficou um sonzão. Até onde eu sei ele comprou na gringa por míseros 50 dólares, os caps foram mais caros que a guita

BrotherCrow
Membro Novato
# fev/22
· votar


foca2
Reinaldo Figueiredo
Ramsay
Calma galera, o que aconteceu aí é que esse Ramsay é o Ramsay Bolton, e ele não curtiu ser devorado pelos próprios cachorros no Game of Thrones.

Brincadeiras à parte, gostei do timbre, mas concordo que o sax sobressaiu totalmente. Talvez seja limitação da gravação mesmo.

Grimc
Veterano
# fev/22
· votar




Acho valido postar esse cara tambem, que fez uma guitarra usando epoxi e canudinho usado.

krixzy
Veterano
# fev/22
· votar


Ramsay
O problema não é falta de agudos e sim falta de presença no som

Mais é ai que está a questão, as frequências que dão presença na guitarra principalmente numa mix são as médio agudas e agudas, se você sente falta disso então provavelmente você está com falta dessas frequências

Experimenta aumentar as frequências entre 2,5k e 5K, e ver se melhora, você pode testar isso antes do drive ou depois, das duas formas dão resultados diferentes no timbre final, se você testar isso posta aqui o resultado pra gente ter o feedback se funcionou pra você.

Outro detalhe, vi pelas fotos que ela tem 22 trastes correto? Guitarras com 22 trastes tem um som mais grave no captador do braço em relação as guitarras de 24, isso é normal mesmo, se o problema pra você for nos solos que geralmente a gente usa o do braço, ai é questão da configuração da guitarra mesmo, mas nada que não dê pra ajudar dando uma cortada nos graves

Ramsay
Veterano
# fev/22 · Editado por: Ramsay
· votar


É uma EDR 470EX, que é do mesmo material. Cheguei a tocar nela, é extremamente leve inclusive. Unica mudança que ele fez foi trocar os captadores "designed by EMG" por EMGs de verdade. Ficou um sonzão. Até onde eu sei ele comprou na gringa por míseros 50 dólares, os caps foram mais caros que a guita

Grimc
Eu não acho a minha EDR 470 tão leve assim, mas tenho outras guitarras com captadores EMG ativos e elas tem o som animal.
Agora nessa guitarra eu jamais poria captadores EMG autênticos.
E acho que 50 dólares tá de bom tamanho pro som que essa guitarra tem, afinal trata-se de uma guitarra de madeira aglomerada.

krixzy
Veterano
# fev/22
· votar


Outro projeto que achei super interessante pelo resultado e o que ele usou pra construir:


https://www.youtube.com/watch?v=--_C6X2f3xU&ab_channel=LuthieriadePobr e

krixzy
Veterano
# fev/22
· votar


Ramsay
tenho outras guitarras com captadores EMG ativos e elas tem o som animal.
Agora nessa guitarra eu jamais poria captadores EMG autênticos


Eu aproveitava que já tem ai e colocava só pra testar kkkk... Não custa nada

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que faz o som de guitarra? (ensaio/vídeo)