O que faz uma guitarra ser boa? O que faz uma guitarra ser ruim?

    Autor Mensagem
    freddiebr
    Veterano
    # mar/10


    Então essa é uma pergunta simples ( ou não) .
    Eu ja cansei de ler as pessoas falando que tal guitarra e um lixo, outra e a deusas das guitarras, outra e mais ou menos. Então defina o que faz uma guitarra ser boa e ser fisicamente ruim ( Não levando em consideração o timbre final e sim o que a compõe).
    Qualquer um aqui sabe que a qualidade da guitarra e formada pela qualidade da madeira, dos captadores, da ferragem ( Ponte, Tarraxas, cordas, trastes. etc ) .Porem há guitarras com a mesmos tipo de madeira, ou que usam os mesmos captadores etc, é considerada ruim e a outra é considerada muito boa.

    Dê sua opinião.

    Abraços e obrigado.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Uma boa guitarra tem que ser afinada, manter a afinação, possibilitar a regulagem de ação das cordas que você quiser, não comprometer a sua técnica e ser durável.

    GuitarHome
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    freddiebr
    Cara temos um tópico recente do MauricioBahia sobre isso que gerou 15 páginas sobre esse assunto:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/225211/p14

    Da uma lida lá, leia o ponto de vista de cada membro e forme o seu.
    Abç.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    GuitarHome: Cara temos um tópico recente do MauricioBahia sobre isso que gerou 15 páginas sobre esse assunto:

    E não há uma definição concreta para o assunto. Aliás, estou tentando resumir o tópico num artigo, mas tá difícil. Esse ano sai!

    Abs

    GuitarHome
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    MauricioBahia
    Aliás, estou tentando resumir o tópico num artigo, mas tá difícil. Esse ano sai!

    Opa maneiro! Vai ficar bacana cara.
    Abraço.

    freddiebr
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Valew. Eu pesquisei não tinha achado nenhum tópico, deve que foi pois pesquisei sobre guitarra boa.

    Maxximo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    freddiebr

    Cara existem infinitas variáveis pra tornar uma guitarra boa ou ruin... Dentre elas:

    O tipo de madeira utilizada, além do tratamento da madeira, o que interfere bastante na sonoridade da guitarra;
    Os captadores, a qualidade, a ressonancia, e a forma deles, é umas das principais formas de mostrar o som da guitarra;
    A eficácia do braço, pois com um braço de baixa qualidade ele irá se curvar facilmente;
    A ponte, o tipo dela muda bastante o som dela (fixa, semi-móvel ou móvel)... mais detalhadamente a qualidade da ponte, por exemplo uma floyd rose normal e uma gotoh, a gotoh vc pode segurar a guitarra pela alavanca que ela nem se quer desafina;
    A versatilidade do "leque" de sons que os captadores podem reprduzir, como uam guitarra de 2 humbuckers e 1 single terá um som bem diferente de uma que possui 3 singles ou somente 2 humbuckers;
    As tarraxas, que a qualidade delas permitem q voce "abuse" mais da sua guitarra sem que desafine ou prejudique alguma coisa na sonoridade e no fisico da sua guitarra.

    Estes são alguns fatores da guitarra em si. porém os pedais/pedaleiras que você usa e o amplificador também interferem bastante no som que você irá fazer, exemplo: não adianta vc ter uma fender americana Eric Clapton e la vai cassetada, se vc tem um amplificador sheldon e tal... o som vai sair horrivel de qualquer jeito.

    Bom esse são uns fatores básicos, qualquer dúvida a mais vc pode me contatar que eu do um apoio pra vc ^^

    Espero ter ajudado, abraçs

    Gambá do Rock
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    freddiebr
    O que faz uma guitarra ser boa? O que faz uma guitarra ser ruim?

    Da madeira escolhida às cordas, simplesmente TUDO!

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Os pontos positivos, pra mim:

    • afinação correta (ajustadinha);
    • timbre agradável (independente da hardware/madeira);
    • braço confortável (shape adequado à minha mão);
    • beleza (é fundamental).

    Se estes 4 itens me agradarem, essa guitarra é uma guitarra boa pra mim, independente do preço, que é um fator que eu não entro no mérito pois cada um cobra o quanto quiser.

    André Perucci
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    freddiebr
    Valew. Eu pesquisei não tinha achado nenhum tópico, deve que foi pois pesquisei sobre guitarra boa.

    guitarra boa?

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/1913/

    caxx
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Simplesmente uma palavrinha que muitos guitarman passam a vida
    toda procurando...""""TIMBRE""""
    O resto se ajeita....

    pscb
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: pscb
    · votar


    freddiebr

    Além do valor material, existe o valor da marca.

    Um dia, comentei com um músico experiente sobre uma Tagima só com peças top e perguntei o que ele achava. Ele disse "essas peças ficarão melhor em qualquer outra guitarra". Também disse "sempre será uma Tagima".

    Outro dia, comentei na loja que buscava um instrumento de alto nível. Perguntei sobre as Gibson LP Studio, e o vendedor falou "com uma Gibson, até te olham diferente". Claro, vendedor fala qualquer coisa, mas creio que muitos aqui do fórum pensem que "Gibson é Gibson", mesmo que seja o modelo mais simples.

    Uma Tagima top é agredida sem nem mesmo o cidadão conhecer. E uma Gibson "mais simples", é só elogios (concordo, mas o preço de R$5000,00 não equivale ao modelo).

    Por fim, uma guitarra fica boa se tiver valor de revenda. Eu discordo, mas parece que a guitarra melhora se for possível revender. Para que gastar R$5000,00 numa N Zaganin se posso gastar R$4000,00 numa Gibson Studio usada e revendê-la depois pelo mesmo preço? Eu prefiro uma Zaganin pra vida toda, mas "valor de revenda" é o item que mais vejo quando o assunto é "é boa essa guitarra?".

    fernandobf
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    cara....cada um tem um gosto...se vc gostou da guita, abraça e toca, mesmo q seja uma tonante....se mais pra frente vc não tiver mais gostando, comprar outra q venha a agradar


    Costa 85

    perfect...eu não vendo nem uma tonante minha....

    erick_guitar
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: erick_guitar
    · votar


    freddiebr

    Cara na minha opinião é isso que o Bahia falou:


    - afinação correta (ajustadinha);
    - timbre agradável (independente da hardware/madeira);
    - braço confortável (shape adequado à minha mão);
    - beleza (é fundamental).


    Acrescentando, todos um dia querem ter uma fender ou gibson e concerteza essas guitarras por si só são boas, mas existem guitarras de outras marcas também que não deixam de ser boas, vai muito da regulagem da guitarra em primeiro lugar, tem que estár muito bem regulada por um luthier, depois vem o timbre, o guitarrista tem que saber timbrar um timbre bonito e agradavel, o ampli e os pedais são um complemento para poder deixar melhor ainda a guitara, e por fim e mais importante na minha opinião é o GUITARRISTA o poder está nas mãos dele! :D

    Abraço Brother!

    ohm777
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Putz denovo não... mais um tópico desse!
    Usa a busca cara, além do tópico do bahia, tem o do pentablues tb.

    freddiebr
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Vou mudar um pouquinho a pergunta, em ordem de importância, o que é mais importante numa guitarra ( sim eu sei que o conjunto todo é importante, mas...) o que faz ela ser o que é, o que faz o timbre dela. Em ordem decrescente de importância.
    exemplo:

    1-Captadores.
    2-Madeira.
    3-Ponte.
    4-Tarraxa.
    5-Parte elétrica.

    Respondendo a isso vocês estarão ajudando não só eu, mas muitos usuários que pretende dar um up na guita.
    Como minha área de atuação e informática rsrs, eu acredito que instrumentos igualmente tem parte mais importantes e outras nas quais se pode economizar um pouco mais, por isso eu pergunto coisas como essas 8D.

    nichendrix
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    freddiebr

    O que faz uma guitarra ser boa???

    É o dono.

    É ele quem toca, é ele quem sabe o que agrada a ele ou o que ele quer do instrumento, logo o que faz ela ser boa ou ruim é ele.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que faz uma guitarra ser boa? O que faz uma guitarra ser ruim?