Alguns problemas com afinação de notas

    Autor Mensagem
    LuizDomingues
    Membro Novato
    # mai/20


    Olá pessoal. Então, tenho 2 guitarras, uma Les Paul Stringberg e uma Superstrato Tagima Vulcan Special... Tenho um tipo de problema com ambas, afinação de algumas oitavas.
    Já troquei as cordas muitas vezes em ambas e sempre quando troco, tento afinar a corda G que sempre fica bem acima da afinação só que nunca adianta e a corda fica assim até estourar... Só que recentemente, troquei todas as cordas da Les Paul e a E (6) só que tive com as cordas problemas de afinação também... A E (6) da Tagima fica acima da afinação, mesmo na nota A do 5 traste. E na Les Paul na corda D, qualquer traste que aperte ela soa desafinada como aquele som de vai e vem (quando se toca acorde com corda desafinada), porém no afinador de vibração (esqueci de falar que uso afinador de celular), ela sempre está afinada.
    Outro detalhe, em ambas guitarras a corda G em sua oitava está acima da afinação e não importa o quanto eu mexa nos carrinhos ela não afina.

    Bom, me desculpem pelo texto meio longo, e desde já, agradeço.

    Ismah
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Parece haver uma série de problemas, e talvez causados por sua inabilidade ou falta de prática. A melhor dica é levar a um profissional.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Afine de ouvido usando o acorde Lá sustenido maior COM PESTANA NA 6a CASA.
    Monta o acorde, vai batendo uma corda de cada vez. A corda que soar mal tu ajusta, daí repete o processo.
    Depois, tira harmônico na sétima casa e compara com a casa 2 da corda de baixo.

    A corda Sol pode ser difícil de afinar solta de ouvido e o mizão as vezes engana o afinador.

    LuizDomingues
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Então, eu usei os dois afinadores ao mesmo tempo... Na oitava da corda D está bem afinado enquanto nesses trastes soa desafinado... Talvez seja também problema no tensor, se for então o único jeito é levar para um profissional...

    LuizDomingues
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Parece haver uma série de problemas, e talvez causados por sua inabilidade ou falta de prática. A melhor dica é levar a um profissional.
    De fato, não faz muito tempo que comecei a mexer com essas coisas...

    Ismah
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    acabaramosnicks
    tira harmônico na sétima casa e compara com a casa 2 da corda de baixo

    É mais fácil de comparar o harmônico da casa 5, com o harmônico da casa 7 logo abaixo. São da mesma altura.

    mathmsilva
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Mano, procura um luthier, se não tiver segurança para procurar o problema.
    Pode ser erro de construção (posição dos trastes), regulagem dos carrinhos da ponte, braço... sei lá...
    Melhor que um profissional veja o geral das guitas.

    mathmsilva
    Membro Novato
    # mai/20 · Editado por: mathmsilva
    · votar


    Mano, procura um luthier, se não tiver segurança para procurar o problema.
    Pode ser erro de construção (posição dos trastes), regulagem dos carrinhos da ponte, braço... sei lá...
    Melhor que um profissional veja o geral das guitas.

    LuizDomingues
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Mano, procura um luthier, se não tiver segurança para procurar o problema.
    Vou ter que ficar com as guitarras assim mesmo pelo menos por enquanto...

    kiridu
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Cara, começa comprando cordas decentes, depois na hora de pôr nas tarraxas deixa uma folga, não estica completamente as cordas. No afinador do cifra club tem uma função pras cordas de guitarra e violão, você poem a corda e vai indo, porém esse app é legal pq avisa se você estiver fazendo merda e quase estourando a corda

    LuizDomingues
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Bom gente, depois de belas mexidas na Tagima troquei os carrinhos (para os antigos) e consegui afinar certinho... Já a Les Paul, a oitava da corda G continua desafinada e na nota G da corda D está afinado, só que tem uma vibração estranha o que, creio eu, faça ela parecer desafinada... Vou trocar a corda para ver no que dá...

    Horyon
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Tagima troquei os carrinhos (para os antigos)

    Você não mencionou isso quando abriu o tópico, que havia alterado a estrututura inicia da guitarra, por conta própria.

    Acho que ficar trocando de corda não vai adiantar. Para ajudar o pessoal a te ajudar acho que precisa começar pelo início: colocar fotos dos trastes, do NUT, das tarraxas e da ponte, fazer a medição com uma regra de precisão das distâncias: NUT até 12º traste e 12º traste até o sandle da ponte.

    São muitos fartores que podem gerar esta desafinação, partindo de problemas congenitos, até alterações feitas por você mesmo (ou mesmo a forma como você toca).

    LuizDomingues
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Acho que ficar trocando de corda não vai adiantar. Para ajudar o pessoal a te ajudar acho que precisa começar pelo início: colocar fotos dos trastes, do NUT, das tarraxas e da ponte, fazer a medição com uma regra de precisão das distâncias: NUT até 12º traste e 12º traste até o sandle da ponte.

    Bom, pra mim funcionou, tanto a troca dos carrinhos da Tagima, pois agora está afinadinha, tanto a troca da corda... A corda, creio eu, estava com defeito, já que quando troquei, ficou bom o som... A única coisa agora que tenho problema é a corda G da Les Paul, que andei observando e também está desafinada em outros trastes (desde o 1 traste)...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguns problemas com afinação de notas