Notas da escala, notas fora ou dentro

Autor Mensagem
TappingBOY
Veterano
# fev/10 · Editado por: TappingBOY


Reformulando a pergunta.

Tipo se eu vi que da pra solar na penta de Am, eu posso usar essas notas que estão com a bolinha vermelha ou mais ??

http://img294.imageshack.us/img294/7829/notascpia.jpg


http://img237.imageshack.us/img237/1962/notass.jpg

TappingBOY
Veterano
# fev/10
· votar


up

mjcmello
Veterano
# fev/10
· votar


Não entendi bem sua pergunta, mas se o tom é Am vc pode usar sim a penta de Am que é a que está no primeiro desenho que vc mandou.

TappingBOY
Veterano
# fev/10
· votar


vÊ agora a pergunta

YuriXD
Veterano
# fev/10
· votar


as bolinhas vermelhas são as notas que você deve usar

Tomaz.
Veterano
# fev/10
· votar


Sei lá, continuei não entendendo. Mas as notas vermelhas são as que você pode usar.

Carregando
Veterano
# fev/10
· votar


TappingBOY

pode usar mais, porqe essa é uma escala pentatonica, e na diatonica tem mas 2 notas, e tem a menor harmonica, que usa outra nota.. e assim vai..

da uma estudada nessas escalas que tu vai percebe

Caio Gomes
Veterano
# fev/10
· votar


TappingBOY

Existem cincos 'shapes' (modelos/padrões) para escalas pentatônicas. No caso, a pentatônica menor de Am. Pode, sim, utilizar outras notas para esta tonalidade, mas ai utilizaria outro modelo.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Use também o F, o B e o G#, mas com cuidado.

TappingBOY
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
por que com cuidado ?, por que estão fora da escala ??

Se tivesse em G poderia usar ?

LeandroP
Moderador
# fev/10
· votar


Algumas escalas de Lá menor:

A, B, C, D, E, F, G e A = menor natural - eólio

A, B, C, D, E, F#, G e A = dórico

A, Bb, C, D, E, F, G e A = frígio

A, B, C, D, E, F, G# e A = menor harmônica

A, B, C, D, E, F#, G# e A = menor melódica

As escalas acima são todas menores, e estão todas no tom de Lá, tonalidade menor.

TappingBOY
Veterano
# fev/10
· votar


LeandroP
sim mas essas notas estão dentro ?? e podem ser usadas ?

Carregando
Veterano
# fev/10
· votar


TappingBOY

sim mas essas notas estão dentro ?? e podem ser usadas ?



é

TappingBOY
Veterano
# fev/10
· votar


Carregando
hm...então assim pode fugir da penta, apenas procurando as notas que estão dentro do tom ? =D

Skider
Veterano
# fev/10
· votar


TappingBOY
Depende da situaçao Irmao;
Falando curto e grosso, de modo rápido e pratico, a penta menor serve pra faciltiar sua vida, excluindo a 2ª e 6ª que "normalmente" não soam bem em acordes menores; Mas, voce pode tocar outras notas de outras escalas menores da tonalidade A; como o Lenadrop postou ai; Mas, vc tem que filtrar o que cai bem ou não...
Como por exemplo, o acorde G está dentro do campo harmonico de Am, num momento que a música estiver no acorde G, si vc respousar sobre a nota G# que está na Menor harmonica de A, nao vai soar legal... a nao ser que vc queira dar esssa intencao de "desafinado";

Foi mal si eu estiver errado.. poise nao sei escrever muito bem falando de teoria...

TappingBOY
Veterano
# fev/10
· votar


Skider
e qual seria a escala ''' completa '' ?

Tomaz.
Veterano
# fev/10
· votar


Como assim escala completa? É o que ele falou... Depende da música e da situação. Não tem como te dizer pra usar tal escala sempre, porque pode ter músicas em que vai soar mal.

TappingBOY
Veterano
# fev/10
· votar


Tomaz.
entendi.

Carregando
Veterano
# fev/10 · Editado por: Carregando
· votar


TappingBOY

mas a escala que cai mas "perfeitamente" é a penta mesmo..

e tu pode misturar as proprias pentas mesmo

LeandroP
Moderador
# fev/10 · Editado por: LeandroP
· votar


Agora, se você quiser uma nota fora, mas que soa muito bem, toque o intervalo de 4a aumentada. No caso de Lá menor a 4a aumentada (#4) é a nota D# (a famosa blue-note).

Este intervalo é o mais tenso da uma escala, porque divide ela exatamente ao meio. A escala possui 6 tons e o intervalo de 4a aumentada possui 3, sendo um trítono (3 tons).

Outro intervalo que soa tenso é aquele que está em um semitom de um dos graus do acorde (Iº, IIIº, Vº), e deve ser evitado.

Por exemplo, a nota F da escala de Lá menor está em um semitom da 5a - tenso. Já a nota F# está em um tom (escala dórico) - plano. A nota G# da escala Lá menor harmônica, embora faça parte da escala também gera uma tensão por estar em um semitom do Iº grau do acorde Am. A nota G está em um tom, com sonoridade mais plana.

Por isso a pentatônica é a escala mais fácil de tocar e mais legal de usar (na minha opinião), porque ela tira justamente as duas notas da escala que geram tensão, formando a pentatônica - escala de 5 notas. 7 - 2 = 5.

Vendo a pentatônica a partir das tríades (acordes de 3 notas) também funciona, adicionando mais 2 notas legais à tríade --> 3 + 2 = 5.

TappingBOY
Veterano
# fev/10
· votar


LeandroP
Eu so entendo metade do que tu fala...

Agora eu sempre fico intrigado com uma coisa, como aqueles caras, petrucci, vai, satriani, michael romeo, edv, entre outros...eles tão na casa 6 por ai '' passeando no braço da guitarra '' e do nada vão pra casa 15,16,12 sei la por ai, e fica lindo sei la oO

LeandroP
Moderador
# fev/10
· votar


TappingBOY
Eu so entendo metade do que tu fala...

Se entendeu a metade tá bom. É um bom passo pra entender o porque o cara toca numa região e "do nada" vai pro fim do braço. Pra simplificar, o que você toca até a 12a casa, pode repetir depois da 12a casa.

TappingBOY
Veterano
# fev/10 · Editado por: TappingBOY
· votar


LeandroP
Sim disso eu sei, mas por que fica tão assim, combina sei la oO

Tipo o petrucci, ele ta todo feeliguento nas casa antes da 12, e depois da 12 ele fica fritando e tudo fica dentro do tom, com a notas 3 por corda, ali ele usa necessariamente uma escala ? ou sai caçando as notas, mesma coisa com o tapping com arpejos, eu fico meio hora entendo por que aquele tapping com arpejo se encaixo perfeitamente, principalmente com o tapping de sea of lies.

Valeu =D




TappingBOY
Veterano
# fev/10
· votar


up

TappingBOY
Veterano
# fev/10
· votar


up

LeandroP
Moderador
# fev/10 · Editado por: LeandroP
· votar


TappingBOY

Não conheço a música que você se refere.

3 notas por corda numa escala diatônica é muito comum. Você toca 3 notas de uma escala numa corda e continua com mais 3 notas da escala na corda seguinte. Por exemplo a escala de Lá menor partindo da corda Lá, casa 12: A, B, C - D, E, F - G, A, B, etc...

Este é um shape da escala de Lá menor. Você não precisa necessariamente tocar a escala partindo da sua tônica. Então desloque o desenho (shape) partindo da 3a nota da escala por exemplo. Misturando os dois shapes vizinhos você encontra as notas que poderão ser utilizadas no tapping.


ESCALA DE LÁ MENOR NATURAL - EÓLIO
.
shape partindo shape partindo
da 1a nota da 3a nota
e-------------------------------------
B--13--15--17-------------17--18--20--
G--12--14--16-------------16--17--19--
D--12--14--15-------------15--17--19--
A--12--14--15-------------15--17--19--
E-------------------------------------



As notas do arpejo são as mesmas notas do acorde e por isso casam perfeitamente com a harmonia.
O acorde pode ser feito de várias formas em diferentes regiões do braço. Visualizar os acordes em todas as regiões facilita a escolha das notas que compõem o arpejo com taping.



e--**-------------------------**-------------------------
B--17--10h13p10---**----------17--10h13p10----**---------
G-----------------17--12h14~------------------17--12h14~-
D--------------------------------------------------------
A--------------------------------------------------------
E--------------------------------------------------------
Am7



Arpejo com taping em Am7, onde as notas que tem sobre elas o sinal "**" é martelada com taping.

As letras "h" e "p" representam ligaduras
(hamer-on e pull-off).

TappingBOY
Veterano
# fev/10
· votar


Hum... a penta é uma escala didatonica pois possui 2 notas por corda certo ? Eu tava vendo a penta de 3 notas por corda, ela não continua sendo didatonica né ? pois possui mais de 2 notas por corda, mas esse nota extra que é adicionado na corda ja existe na penta so que em outro corda certo né ? então nos poderiamos fazer um arpejos utilizando as nota da penta ? tipo

**
e-----------------**--5h8-10------------------------------
B---------------5-10------------------------------------
G-----------7-------------------------------------------
D--------5----------------------------------------------
A-----8-------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


E assim utilizando esse arpejo na casa 17 pois não é Am da penta ? tipo joga varios desenhos que temos antes da 12 e jogar depois da 12 no mesmo tom.

De Ros
Veterano
# fev/10
· votar


TappingBOY

Velho, deixa eu te fazer uma pergunta.

Tu sabe o que são intervalos e como identifica-los?

Skider
Veterano
# fev/10
· votar


TappingBOY
VC ta mistarando tudo filhão;
Escalas Diatônicas tem 7 notas, contendo no contexto da escala semitons separados por 2 ou 3 tons... Tipo, A escala Maior e relativa Menor propriamente ditas, sao escalas diatonicas por conter este formato;
Pentas com 2 notas por corda ou 3 notas por corda, continuam sendo a mesmo Pentas, mas com desenhos diferentes no braço;
Não existe uma escala "completa", existe varios modelos de escalas que surge a partir de uma Tónica... Pensando em "escala completa", seria de C a C com todos os acidentes;
E sim, todos os solos seguem uma ou varias escalas buscadas dentro do campo harmonico da musica em questão.. o que pode existir fora disso é o cromatismo, que nao segue um padrao, mas nao deixa de "ser uma escala"...

Toda essa harmonia que vc ver dentro dos solos do pretrucci, vai, etc... é um conjunto de varias coisas que começou a partir de uma nota tônica....

como o Panuci disse... Depois da 12ª casa, as escalas se repetem; ou seja, ele está usando o mesmo padrao, mas buscanda notas mais agudas;

Existe o racicinio da tensão... Algumas notas ou lick provocam um tensão sobre uma segunda nota ou lick... Ai gera um especie de Pergunta/Respota, como eu gosto de chamar...
Tudo Dentro de uma harmonia...

Se eu tiver errado algo, por favor corrijam... espero ter ajudado... abçs

TappingBOY
Veterano
# fev/10
· votar


De Ros
mais o menos.

Skider
hm... to maluco então ja =D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Notas da escala, notas fora ou dentro