Notas fora de afinação ao longo da 6a corda e com som de "sino"

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # jun/10


    Pois é. Pude reparar que ultimamente minha stratinho ta assim. Mesmo com a E grave afinada, as outras notas ao longo da escala estão fora de afinação, algumas beirando quase meio tom fora de afinação. E além disso, um som - que não chega a ser um trastejo, mas é bem incomum - se assemelhando a um sino, e com pouco sustain nessas notas.

    O que pode ser? Altura dos trastes, angulação do braço(empenado, será?)? Regulagem das oitavas?

    Se não for algo fácil de resolver, vou acabar mandando pra um luthier mesmo. Até porque a minha pão-durice pra luthier que resultou nisso!

    L.K.R
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Acho que uma simples regulagem de oitavas..

    Konrad
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    janick

    Cordas velhas? Afinação de oitavas? Braço empenado?

    Troque as cordas e tente regular as oitavas você mesmo..... dê uma olhada no braço, talvez esteja empenado.

    Dá uma ajeitada no tensor.... você acha bons tutoriais por ai.

    Abç

    janick
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Konrad
    As cordas nem velhas tão, D'addario, um mes e pouco de uso. O braço parece não estar empenado, mas tenho receio que esteja. Sempre que troquei o calibre das cordas, só regulava no tensor, mal mexia nos saddles da ponte. E mexia um pouco nas molas também, mas nada mais. Foi um pouco de irresponsabilidade.

    To achando que vo comprar um jogo de Elixir e esperar minha encomenda da GFS chegar

    Dai mando pra regulagem!

    janick
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    E outra... meu pedido da GFS ainda ta aberto. Qual o melhor tremolo de 2 pivos sem locking nut?

    Wilkinson VS-100 ou Two-Point-Tremolo by Fender?

    GOREFESTA
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    janick

    Sempre que troquei o calibre das cordas, só regulava no tensor, mal mexia nos saddles da ponte. E mexia um pouco nas molas também, mas nada mais. Foi um pouco de irresponsabilidade.


    Estranho cara, se vc fazia a regulagem direito apos troca de calibre, não teria que empenar assim. Ah não ser que vc trocasse de 0.09 para 0.13 ou vice versa direto... os saddles são para regulagem de oitavas e altura das cordas
    As vezes os trates estão gastos, melhor levar para o luthier na minha opnião

    E outra... meu pedido da GFS ainda ta aberto. Qual o melhor tremolo de 2 pivos sem locking nut?

    Wilkinson VS-100 ou Two-Point-Tremolo by Fender?


    Sua ponte atual é aquela de 6 parafusos não? Se for, é provavel que na troca por uma wilkinson os furos do parafusos apareçam, coisa que poderia não acontecer em uma 2 point fender like

    janick
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    GOREFESTA
    Hm, pensei nisso também. Por isso que eu ainda estou na dúvida. Eu to vendo vários reviews de americanos no yotube e os caras juram de pé junto que a wilkinson da um sustain do capeta, que a outra não dá. Dai eu fico na dúvida!

    Então.. eu já troquei muito de .012 pra .009 hahaha tipo, sem noção mesmo. O meu medo é os trastes estarem MUITO gastos, porque segundo o curly se não me engano, fazer um refret numa guitarra é algo meio arriscado se não for bem feito.

    GOREFESTA
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    janick
    Eu to vendo vários reviews de americanos no yotube e os caras juram de pé junto que a wilkinson da um sustain do capeta, que a outra não dá. Dai eu fico na dúvida!

    Cara, esses reviews que vc viu da 2 point fender tremolo era da ponte da GFS? Pq, pelo o que eu lembro, a "versão GFS" é meio diferente da fender. Se vc esta na duvida (eu tbm estaria) vai pela parte logica, tente cotar com um luthier quanto ficaria para instalar, levando em conta que ele teria que "tapar" os buracos dos parafusos e dar um pequeno retoque na pintura, ja que tua guitarra é branca

    fazer um refret numa guitarra é algo meio arriscado se não for bem feito.

    Qualquer coisa que envolva o braço da guitarra, ja me da um frio na espinha. Ve direito isso ai

    janick
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    GOREFESTA
    Mas a 2 point americana também precisa tapar. Só não precisa do acabamento, mas precisa tapar. Bem, eu vou olhar aqui como fica! hehehe

    Pensar bem!

    Curly
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    janick

    penso q o problema da mi deva ser corda velha ou ajuste de 8a

    quanto a vs100, ela tem um design melhor que a fender pivotada, resolve o problema da alavanca bamba. quanto a sonoridade eu tenho a impressão ao contrário, da fender soar um pouco melhor mas não tenho certeza de nada... não acredito muito em maior sustain da vs100

    as ponte vintage da gfs são equivalentes às distribuídas aqui pela condor. já os clones da vs100 nunca peguei, pelas fotos a minha impressão é que se equivalem à vs50, já que a alavanca não tem a rosca interna

    quanto ao refret leva lá no beggiato, ele mede a altura do traste com o paquímetro eletrônico e te fala quantas retificações ainda aguenta. ele não faz o serviço sem necessidade de jeito nenhum, nem que vc peça !

    janick
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Curly
    Hm entendi! E outra, lembrei de um outro tópico seu ou do Panucci, de muito tempo já Curly, que tu falava de umas "modificações" na strat como roller nut, passar grafite no nut, usar abaixadores tipo "roller" também, posicionamento das molas, e pensei, uma boa regulagem mais esses "detalhes" deixariam ela mais estável? Ou realmente uma tarracha com trava seria mais interessante? Sobre ponte de 2 pivôs, to meio com receio de furar a madeira e deixar aqueles 6 furinhos "de gambiarra" na guitarra. Consegui pegar apenas o cap, o pot de 500 alpha, o straplock e o uns parafusos porque o limite diario do meu cartão foi pro saco. Dai eu to pensando aqui... que que tu acha? Pra deixar ela "virgem", mas mesmo assim estável, pra aguentar o tranco.

    Abçs!

    janick
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    ? então, sem trocar as tarrachas e ponte tem como melhorar a questão da afinação com regulagem e pequenos ajustes?

    ogner
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Cara, nao li tudo, apenas seu post inicial...QUal guitarra é? Aparentemente parece ser afinação de oitavas somente, se as cordas estiverem velhas, é bem complicado fazer esse ajuste..Nunca fica bom...Se não resolver, pode ser fretes mal colocados ou ainda falha na contrução não respeita as medidas padrão( muito normal em guitarras baratas) esse detalhe do sustein pode ser construção...

    Mas se ela estiver muito trempo sem regulagem, o ideal é dar uma geral nela....Regular tudo...

    então, sem trocar as tarrachas e ponte tem como melhorar a questão da afinação com regulagem e pequenos ajustes?

    Tem, uma boa regulagem geral...Bem feita...Se ainda assim não ficar bacana, ae tem que identificar onde é problema...Medidas trastes, etc...Mas trocar tarrachas ou ponte não melhora a entonação...Ajuda a segurar mais a afinação...

    De Ros
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    janick

    Isso costuma acontecer não com cordas velha, mas com cordas "antigas", tipo, mais de 6 meses na guitarra. Como não é o teu caso, não sei o que dizer.

    janick
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    ogner
    É uma Fender Roadhouse deluxe, que para ser muito sincera, por pão durice nunca foi regulada. Ela tem um sustain absurdo, mas nessa corda em especial e nessas casas, ta bem dizarro.

    Entendi. Mas sobre a afinação, to pensando em trocar o nut por graph tech, fazer uma retifica dos trastes, por um jogo de elixir e mandar regular. Isso fora a troca de captadores, escudo, pot de volume e strap lock(mas esses ultimos tem nada haver né! hehe)

    De Ros

    Pois é cara. Pode ser questão de regulagem cara? Ou das cordas usadas? Ou até desgaste do nut, por exemplo?

    Vou mandar pro luthier. Parece ser um problema pequeno, mas eu queria deixar ela impecável.

    ogner
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    janick

    Entendi. Mas sobre a afinação, to pensando em trocar o nut por graph tech, fazer uma retifica dos trastes, por um jogo de elixir e mandar regular. Isso fora a troca de captadores, escudo, pot de volume e strap lock(mas esses ultimos tem nada haver né! hehe)

    Se tratando desse modelo da Fender, acho que podemos descartar a má construção, hehehe!!! Regulagem, velho..Pô, faça um carinho na sua guita...Aproveita que vai dar uma mudada nela e faz isso mesmo, compra um jogo de cordas bacana e manda pra UM BOM luthier fazer o serviço, vc vai ver como ela vai voltar redondinha...
    Depois posta o resultado pra nóis aqui!!

    Konrad
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Konrad
    · votar


    janick
    ntão, sem trocar as tarrachas e ponte tem como melhorar a questão da afinação com regulagem e pequenos ajustes?

    Cara, eu tenho duas chinas aqui das quais não troquei nada. A única coisa que eu fiz para manter a afinação decente foi por molas a mais no trêmolo e dar um bom aperto nos parafusos das tarraxas.

    Como tu tem uma excelente guitarra, e está com esses problemas, eu acho que é questão de tomar vergonha na cara e:

    a- sentar e aprender a regular, com cordas novas, claro

    b- levar a um luthier, ouvir o que ele vai dizer e a partir de então tomar conta da bichinha.

    Eu iria na segunda, sem dúvida.

    =)

    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Notas fora de afinação ao longo da 6a corda e com som de "sino"