Melhor opção pra ouvir o som pelo fone de ouvido

    Autor Mensagem
    Mr.Guliarte
    Membro Novato
    # abr/20


    Olá!

    Eu sou totalmente iniciante no ramo musical, e estava querendo aproveitar este tempo de quarentena pra finalmente ter meu primeiro contato com guitarra.

    O problema: os vizinhos aqui não são muito fãs de rockeiros. Então, estava procurando um instrumento que me permitisse ouvir apenas pelo fone de ouvido.

    Daí, encontrei duas opções: comprar um pré-amplificador com saída USB e conectá-lo ao computador (e conectar a guitarra ao pré-amplificador), ou comprar um amplificador com saída pra fone de ouvido (e conectar a guitarra direto no amplificador).

    Dentre essas opções...quais vocês sugerem? Ou sugerem alguma outra? rs

    Ahh, e aproveito pra pedir sugestões de pré-amplificadores (ou amplificadores, a depender da sugestão), caso tenham alguma!

    Muito obrigado!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Mr.Guliarte
    O problema: os vizinhos aqui não são muito fãs de rockeiros.
    Hehe ninguém é. Eu sou "rockeiro", sou guitarrista e mesmo assim não tenho saco pra ouvir outros músicos ensaiando.

    Daí, encontrei duas opções: comprar um pré-amplificador com saída USB e conectá-lo ao computador (e conectar a guitarra ao pré-amplificador)
    Acho que você quer dizer interface USB, não?

    ou comprar um amplificador com saída pra fone de ouvido (e conectar a guitarra direto no amplificador).
    Se for esse o caso, certifique-se que o a saída pra fone tem uma boa emulação de altofalante, senão vai ser um zumbido só.

    Dentre essas opções...quais vocês sugerem? Ou sugerem alguma outra? rs
    Tem opções tipo Vox Amplug, que ligam a guitarra direto no fone. Eu pessoalmente acho bem legal. Ou você pode pegar uma pedaleira com boas simulações de amplificador (a maioria das pedaleiras modernas dá conta, a Zoom G1XOn é boa e barata).

    Ahh, e aproveito pra pedir sugestões de pré-amplificadores (ou amplificadores, a depender da sugestão), caso tenham alguma!
    Depende de quanto quer gastar. Vai desde um Joyo JA 03 de cenzão até um Kemper de 15 mil.

    Mr.Guliarte
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    BrotherCrow

    Hehe ninguém é. Eu sou "rockeiro", sou guitarrista e mesmo assim não tenho saco pra ouvir outros músicos ensaiando.

    hahah, siim, justíssimo! Acho tão justo que quero justamente não dar dor de cabeça pra ninguém kk

    Acho que você quer dizer interface USB, não?

    Cara, pra ser bem sincero, foi a opção que eu encontrei nesse artigo aqui (item 3):

    https://pt.m.wikihow.com/Conectar-uma-Guitarra-num-Notebook

    Se for esse o caso, certifique-se que o a saída pra fone tem uma boa emulação de altofalante, senão vai ser um zumbido só.

    Ah, entendi! Tocar com zumbido deve ser horrível kk. Obrigado pela dica!

    Tem opções tipo Vox Amplug, que ligam a guitarra direto no fone. Eu pessoalmente acho bem legal. Ou você pode pegar uma pedaleira com boas simulações de amplificador (a maioria das pedaleiras modernas dá conta, a Zoom G1XOn é boa e barata).

    Caraca, eu pesquisei um pouco sobre esse Vox Amplug e achei MUITO legal (apesar de um pouquinho caro)! Será que é o suficiente pra quem está começando?

    Depende de quanto quer gastar. Vai desde um Joyo JA 03 de cenzão até um Kemper de 15 mil.

    Bom, me parece que o Amplug dispensa um amp...mas se eu for escolher amp, é na casa dos mais baratos mesmo (pode ser um pouco mais que 100, mas não muito kkk)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Mr.Guliarte
    Tenho um VOX Amplig Bass e é ótimo.
    Recomendo.
    Esse aqui é cópia:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1126979327-mini-amplificador-j oyo-tube-drive-nf-garantia-_JM#position=7&type=item&tracking_id=ff8b01 5d-968f-4fc5-8043-a4b2723f993f

    Migs Kriston
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Cara. Eu tenho uma Zoom G1Xon e no fone fica muito boa. Vale a pena dar uma testada.

    Casper
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Pocket POD é bem bacana.

    https://line6.com/pocket-pod/

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    ou comprar um amplificador com saída pra fone de ouvido (e conectar a guitarra direto no amplificador).

    Essa opção é interessante caso você queira mais pra frente tocar sem estar preso a um computador, fazer shows, etc, mas amps bons normalmente não são muito baratos, então depende basicamente do quanto você quer gastar.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Da maneira como eu vejo, orçamento é a questão mais importante.

    Sobre o Vox Amplug: é bem legal, eu tenho quatro hehehe (Classic Rock, AC30, Blues e Bass). O problema dele é que só serve pra tocar no fone e mais nada. Quando você evoluir pra tocar em público, ou com banda, ou simplesmente quiser fazer um som pra tua mina, ele não serve pra nada.

    Pedaleiras têm essa vantagem: servem pra você tocar em fone por enquanto, mas também servem pra outras coisas: quando você comprar um amp, pode ligar a pedaleira nele. Algumas pedaleiras também funcionam como interface pra gravação no computador. E a pedaleira vai te dar todos os sons e efeitos que você precisa. É o que eu recomendaria pra um iniciante.

    Como eu disse, a Zoom G1XOn é boa e barata, mas a Zoom G1X Four é consideravelmente melhor e não é tão mais cara. A POD "feijão" que o Casper recomendou também é legal.

    Numa escala menor ainda, tem pedais de preamp com simulação de falante pra usar com fone. A Donner tem uma série deles. Eu tenho o Donner Green Land, que faz simulação de Fender e de Marshall, e ainda tem reverb. O som dele no fone não é tão bom assim (é razoável), mas no amp soa muito bem.

    Sobre amps com saída pra fone, aí é pau pra toda obra. Serve pra tocar com fone, sem fone, gravar, alguns são interface, etc. O melhor exemplo dentro de um orçamento razoável é o Boss Katana. Um Katana de 50 Watts resolve basicamente tudo que um guitarrista precisa. Mas é um pouco caro. Se dinheiro não for problema, vai de Kemper e provavelmente não vai precisar de mais nada pelos próximos vinte anos (o que é bom, porque você vai passar vinte anos pagando prestação do Kemper hehehe).

    Strato_Gab
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Se vc comprar um adaptador P10/P2, consegue ligar os fones direto na saída do pedal/pedaleira. Não precisa nem passar pelo amp. E da mesma forma, vc pode ligar na saída do amp.

    Eu tenho um amp da Borne, da linha Vorax. Ele vem com entrada auxiliar, aí vc pode plugar se celular, ou PC nele. Dessa forma vc pode rodar uma backingtrack + guitarra nos falantes dele e sai tudo no fone. É legal pra evitar encher o saco dos outros.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    BrotherCrow
    A saída dele pode ser ligada a um amplificador sem problemas - já fiz isso com o meu VOX Amplug Bass.
    A grande vantagem desses dispositivos é que são bem pequenos e fáceis de carregar, e pode-se ligar um MP3 à ele para tocar junto.
    Abç

    Filippo14
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Mr.Guliarte

    Eu faria diferente dos demais. Já que você falou que tem um computador, eu pegaria uma interface de áudio e baixaria grátis uma DAW barata e usaria uma simulação de amp gratuita. Mesma qualidade dessas que Você encontra por ai e de quebra consegue ja gravar com uma qualidade legal. O maior diferencial para mim hoje em músicos é quem manja de gravar e afins. Tocar ao vivo com banda é muuuuuuito mais complexo e remoto que gravar sozinho e virar um "one man band".

    Pegaria uma Behringer ou scarlet da vida e seria feliz assim. Acho que seria uma forma mais educativa e moderna de aprender a tocar guitarra.

    Abraço

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    A saída dele pode ser ligada a um amplificador sem problemas - já fiz isso com o meu VOX Amplug Bass.
    Poder pode, mas tende a ficar uma porcaria porque você tá colocando dois preamps sobrepostos que nem sempre vão casar bem. O que eu já fiz e deu razoavelmente certo foi ligar na entrada auxiliar de um amp, como se fosse um mp3 player.

    Filippo14
    Já que você falou que tem um computador, eu pegaria uma interface de áudio e baixaria grátis uma DAW barata e usaria uma simulação de amp gratuita.
    Eu concordo, mas acho que depender do computador faz a pessoa praticar menos, porque aí rola aquela preguiça de iniciar tudo pra tocar. Eu uso bastante simulação no computador e até no celular, mas prefiro ter um ampzinho por perto que não dependa de configurar nada, que seja só ligar e tocar.

    O que é foda é que eu estou sem muita noção dos preços das coisas no Brasil. A maioria das coisas que eu normalmente recomendaria subiu muito. Não acredito que um Blackstar Fly 3 tá quase mil reais!

    lamas92
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Mr.Guliarte
    Pessoalmente eu gosto de "sentir" o som, se é que me entende. Então fones de ouvido, pra mim, não funcionam.
    Se esse for o seu caminho, ok.

    Mas se estiver aberto a mais uma ideia, amplis de baixa potência são outra opção.
    Moro em apartamento e incomodar não é uma opção.
    Então até o começo do ano tive um cubo Onerr 20FX, pequeno, que comprei por 200 pratas no OLX, e que me atendia perfeitamente.
    Esse modelo específico tinha como vantagem, além da baixa potência, do clean e do distortion, mais alguns efeitos de preset que davam pra brincar (reverb, trêmolo, delay, fuzz), combinados ou não.

    Essas caixas, se esgoelar no volume, vão falar alto mesmo para um apartamento, mas se usar com moderação, além de ter a saída de fone que vc procura caso ainda assim prefira, ainda te servirão pra tocar em algum lugar, caso tenha essa possibilidade.

    Pode ser outro caminho pra vc.

    O bacana mesmo é um Yamaha THR ou um Katana Air, ambos já com BT, mas beiram os 500 Trumps...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    BrotherCrow
    Bom... Liguei-o num amp de baixo, sem nada, exceto ele... Funcionou bem.
    Abç

    Mr.Guliarte
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Caraaca

    Estou adorando as dicas galera! Estou vendo que são muitas opções diferentes, e vários prós e contra envolvidos. Estou anotando e vou pesquisar sobre cada uma delas, podem acreditar rs

    De fato, como alguns comentaram, preço é uma variável importante. Na verdade, passando rápido por todas as dicas, já vi que menos de 500 reais eu não vou gastar (independente da opção). Somando ao preço da guitarra, já vi que vou ter que enfiar fundo a mão no bolso. Mas não gostaria de ir muuito além dessa faixa de preço!

    No fim, acho que irei escolher algo que não seja tão caro e seja confortável/descomplicado para iniciantes.

    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    BrotherCrow
    Poder pode, mas tende a ficar uma porcaria porque você tá colocando dois preamps sobrepostos que nem sempre vão casar bem.

    Isso é frescura, e uma das falácias mais comuns do universo das 6 cordas...
    Um pedal de drive e booster, essencialmente também é um pré-amp, se ligar ela a um power, tá feito...
    Já vi nego usando os loopers com 3 drives, em um power valvulado... Conversando, disse que o próximo passo era criar stereo...
    Obviamente, nem todos os pedais funcionam tão bem nessa função. Alguns que imitam amps, como os Boss FBM-1 e Boss FDR-1 funcionam muito bem.

    O uso mais comum é usar pedaleiras, que em geral oferecem simulações de pré-amps (literalmente) e pedais. Ao usar no input, pode acabar soando exagerado (raro) se usar uma simulação de Fender em cima de um Fender. Aí é preciso achar o meio termo, usar o loop ou áudio-input.
    De qualquer forma, deixando o tone stack o mais neutro possível - isso depende de cada amp, e não necessariamente é no flat - fica ótimo...

    Já usei o bass e a guitarra dessa maneira. O baixo o resultado é muito além do esperado, faz muita diferença para o som. O som só do baixo clean, não é o som mais legal.

    Mr.Guliarte

    Existem muitas opções, como deve ter observado. O mais importante é pensar em como estudar. Honestamente, pense em tocar junto.
    Hoje estou tentando buscar uma solução para isso, e não tenho encontrado um consenso que caiba no orçamento.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Ismah
    Isso é frescura, e uma das falácias mais comuns do universo das 6 cordas...
    Tem razão, falei errado mesmo. O problema não é serem dois preamps, o problema é que (no caso específico do Amplug) ele simula o som da caixa, o que faz sair com excesso de graves e compressão. Empilhar preamps funciona, mas empilhar cab sims, pelo menos pra mim, nunca deu muito certo.

    renatocaster
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    Para quem sugeriu multi efeitos para esse tipo de utilização que o autor do tópico mencionou, eu também tenho interesse. Algum de vcs conhecem bem essa NUX MG-200? Achei bem interessante.

    https://www.americanas.com.br/produto/21068212/pedaleira-nux-mg-200-pd 1028?pfm_carac=Pedais%20e%20Pedaleiras&pfm_index=10&pfm_page=category& pfm_pos=grid&pfm_type=vit_product_grid#&gid=1&pid=1

    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Os reviews parecem legais, mas 900 barões...

    renatocaster
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    Ismah

    Os reviews parecem legais, mas 900 barões...

    Achou cara? Em época de dólar alto, está tudo meio caro, não?

    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Olha, é um absurdo de cara na minha opinião... Em parte, sim pelo dólar, mas aí vejo muita vantagem em partir para o mercado de usadas, ou outra alternativa...

    Tem o barato do brinquedo novo, mas aí só vejo lógica se for numa troca...
    Vendo pelo lado prático... Já é difícil dar manutenção nas conhecidas, imagina nessas aí... Não sei nem se tem rede autorizada da marca no país...

    Imagino que tu tenha algum tipo de setup, então um simulador de caixa + uma mesa de som simples, tu faz muito mais e gasta uns 300 a menos tranquilamente.
    Fui pesquisar, pois não conheço... O Fire TAST achei por 228, o Furhmann CS01 tá por 400 pila... Uma Arcano Mini-M custa 219, faz chover pra cima...

    Aparece volta e meia uma POD HD usada pra 1k2~1k3...
    Boss aparecem dezenas... Da série ME, só simula uma caixa na saída, se deixar algo espetado na saída de fone (não me pergunte, é assim)...

    Aí vai contigo, mas eu não pagaria essa grana toda em algo exótico, que tem tudo pra ser um elefante branco caso não goste...

    renatocaster
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    Ismah

    Olha, é um absurdo de cara na minha opinião... Em parte, sim pelo dólar, mas aí vejo muita vantagem em partir para o mercado de usadas, ou outra alternativa...

    Entendi. Quais seriam as suas sugestões de usadas e/ou outras alternativas?

    Já é difícil dar manutenção nas conhecidas, imagina nessas aí... Não sei nem se tem rede autorizada da marca no país...

    Verdade, não havia pensado nisso. Mas essas multi-FX costumam dar algum tipo de defeito específico? A última que tive foi uma V-Amp 2, isso há muitos anos atrás. Estou meio defasado desse mercado de multi-FX.

    Imagino que tu tenha algum tipo de setup, então um simulador de caixa + uma mesa de som simples, tu faz muito mais e gasta uns 300 a menos tranquilamente.

    Na verdade não tenho setup nenhum no momento, apenas a guitarra. Ahn, e também tenho uma interface USB, aquele primeiro modelo da Fast Track. Só que eu queria uma multi efeitos para ter mais "liberdade", que me permitisse tocar e praticar sem necessariamente de ter que ligar o computador e abrir aquelas parafernálias todas de DAW, VST's, etc.

    Claro que em alguns momentos eu vou usar tudo isso, para gravar, criar BT's, etc. Mas uma multi efeitos como interface USB praticamente eliminaria a necessidade da Fast Track. Certo?

    Uma Arcano Mini-M custa 219, faz chover pra cima...

    Achei essa Arcano Mini-M interessantíssima! Vou dar uma pesquisada melhor nela! Mas aí, nesse caso, qual seria o "setup"? Uma Arcano e um simulador de caixa?

    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    renatocaster
    essas multi-FX costumam dar algum tipo de defeito específico?

    Não precisa ser um defeito específico. Pode ser algo comum, como uma troca de display, ou encoder... São coisas que podem dar defeito até num equipamento da NASA. Obviamente, na NASA, em uma marca mais cara, é outro patamar, e é outro controle de qualidade...

    Quais seriam as suas sugestões de usadas e/ou outras alternativas?

    Já deixei opções lá em cima.

    uma multi efeitos como interface USB praticamente eliminaria a necessidade da Fast Track. Certo?

    Conforto custa caro. É indiscutível que um importado, mesmo um "simples" VW Golf GTi é um baita carro, e que oferece muito conforto frente ao que ele custa. Mesmo uma Mercedez-Benz ou BMW antiga, que já tem preço de popular zero. É indiscutível que é um carro extremamente confortável.
    Vai fazer qualquer manutenção, pra ver o tamanho do mastodonte albino que são... Os simples tri-cilíndricos, que surgiram de 2012 para cá, estão chegando agora a preços acessíveis. E continuam com uma manutenção muito específica, com mão de obra e peças, muito caras...

    O conceito é aplicado aqui... Eu estou sentindo falta dos efeitos, músicas complexas ou extensas, são maior saco pra tocar... Aí, ainda preciso re-aprender porque tenho que dar 5 movimentos, pra mudar de timbre... Muita mão! Tenho meu timbre e meu estilo, mas as vezes quero dar uma fugida disso aí...

    Quero (e muito) uma multiFX pra tocar no fone, mesmo que com qualidade aquém. Ando namorando as POD já tem tempo, exatamente pela praticidade: plugar guitarra, fone, note e tocar... E claro, a possibilidade de usar o baixo também, que estou empurrando com a barriga a muito tempo.
    Só que de momento, dadas as circunstâncias, preciso me contentar com a realidade, e com o que tenho...

    qual seria o "setup"? Uma Arcano e um simulador de caixa?

    Por aí...!
    Não necessariamente precisa ser APENAS o simulador de caixa, mas pode ser uma multiFX, com simulação do setup inteiro...
    Pessoalmente, tenho alguns pedais. Então o custo menor seria a simulação de caixa, e usar o que tenho... Foi por isso que citei como exemplo. Apesar que um pedal de distorção, fazendo a vez de pré-amp, e um simulador, já enganam direitinho...

    Também achei bastante legal o mixer. Como sabe, adoto política de não indicar marcas/produtos. Mas pontos fora da curva, precisam ser citados.
    Apesar de que, também é um mastodonte albino, só que com 1/4 do valor do outro, e um circuito quase todo analógico.

    O motivo principal de indicar, é que acredito que essa Arcano já disponha de reverb - nunca usei, conheci porque apareceu um boneco falando dela.
    O que é um diferencial brutal no fone... Em maior ou menor grau, todo ambiente tem reflexões e tem uma reverberação característica.

    Não importa se o músico gosta ou não de ambiência no som. O resultado final, precisa parecer um conjunto, e como um todo, deduz-se que esteja no mesmo ambiente. E todo ambiente, tem suas reflexões.

    Foi o diferencial número #1 que o Rocksmith 2014 me fez perceber. É MUITO mais legal tocar nele, do que tocar com um plug-in. E justamente porque indiferente aos efeitos, ele simula um ambiente. Com direito a ruídos de fundo. É preciso lembrar, que o objetivo do plug-in, em geral não é bem o mesmo. Apesar de haver possibilidades pós-mic, ele é voltado pra quem já toca...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Melhor opção pra ouvir o som pelo fone de ouvido