levei a um luthier mas não achei a causa do trastejo

Autor Mensagem
RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ismah
n desconsidero erros. afinal como dito por outro la em cima, errar é humano, mas ciente disso deve ser procurada uma solução

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Comece a revisar então...

Entrega a guitarra pra outra pessoa menos violenta tocar. Trasteja?

MEDE a ponte, o nut, e o braço... Está torto, ou está tudo ok?
O nut, segue o raio da escala? Eu fiz o primeiro nut reto, que na escala curva, deixo as primeiras e últimas cordas muito altas, como toco sempre com capo nessa guitarra, não deu diferença. Agora, sem capo, é notável a desafinação, principalmente no bordão.

Estás usando que corda? 006 em B "fumol" sub-baixo-barítono from hell, vai trastejar de qualquer maneira. Não tem o que fazer, se precisaria quebrar as leis da física pra ser diferente, afinações graves pedem cordas grossas e uma delicadeza para tocar.

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ismah
com essa guitarra é padrão. a v ta em Eb. eu entreguei a guitarra na mao dos meus professores que tocam mais leve que eu. tudo no mesmo resultado

MatheusMX
Veterano
# jul/17 · Editado por: MatheusMX
· votar


Antes de abrirem a imagem: cuidado, imagens fortes!
Maluco do céu! Ce ta querendo tocar é berimbau HAUSEHueaHSUehAUSEhasUe

acabaramosnicks

Sério que achou tão alto assim?
Todas as minhas guitarras (strats e LPs) estão nesse nível também, rs.
edit: usando cordas 0.12

boblau
Veterano
# jul/17
· votar


RafaelC666

RafaelC666
Ok, agora deu para ter uma noção que tá alta sim. Isso tá com cara de tensor mal regulado.

Pressione a mizona no primeiro traste e no último, depois veja como fica no décimo segundo traste. Deve ficar um espaço bem pequeno entre a corda e o traste, coisa de menos de 1mm. Se não ficar espaço nenhum, o tensor precisa ser afrouxado. Se ficar mais do que isso, o tensor precisa ser apertado.

ejames
e se eu te disser q tem um mini espaço s, de provavelmente 1 mm ?


Provavelmente não é certeza.

Coloque um capotraste na casa 1 e aperte com o dedo a mizona na última casa. Passe uma palheta de 0,3 mm por baixo da mizona no oitavo traste. Se mexer a corda, precisa soltar tensor. Se passar folgado teria que apertar tensor. Passe em todas as cordas, uma a uma. Se tiver variação de corda a corda, o problema é mais grave com o braço. Depois, retire o capotraste e regule a altura da corda pelos saddles para que embaixo da mizona passe uma palheta de 1,6 mm. Regule assim corda a corda.

Depois disso bem feito, revise todas as medidas. se ainda trastejar muito (trastejar sempre trasteja um pouco), pode ser um problema de alinhamento do braço em relação ao corpo da guitarra. Se for braço colado, é trampo para luthier bom, se for parafusado, aí dá para fazer umas gambiarras em casa mesmo.

Delson
Veterano
# jul/17
· votar


Posta foto da ponte

Lelo Mig
Membro
# jul/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


RafaelC666

Cara, vou desprezar tudo que os amigos acima disseram, ainda que tenham falado coisas corretas e sensatas, mas vou começar do zero...

Um Luthier que não sabe a causa do problema? Não quero ser injusto, mas com relação a trastejamento me parece improvável que um "Luhier de verdade" dê uma respostas destas, e te explico o porque:

- Existem um número X de causas que podem levar ao trastejamento, as vezes a somatória delas. Como em várias ciências o profissional trabalha pela eliminação. Se o Luthier não é capaz de cumprir este processo... acho que algo esta errado na formação dele. Uma coisa é ele não poder arrumar ou dizer que não compensa. Mas não saber o porque?

Espero que ele não tenha cobrado por não dar diagnóstico algum.

Não fica inventando moda, chutando aleatoriamente, apertando e soltando tensor e etc. Procure outro profissional.

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


boblau
n arrisco. melhor levar a um bom luthier, o problema é achar um que seja de fato mt bom, e o braço da minha filhota é colado. ja o braço das outras duas é bolt-on.

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


Lelo Mig
n fui cobrado

makumbator
Moderador
# jul/17
· votar


RafaelC666
n fui cobrado

Não foi cobrado pela "regulagem"? Mas ela não estava dentro do preço que você pagou peça tal retífica dos trastes? Ou o que você chamou de retífica de trastes foi apenas o luthier analisar/medir a uniformidade de altura de trastes e dizer que estava tudo ok?

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


retifica, ele alinhou a altura entre trastes pois alguns estavam um pouquinho mais altos q outros, ate pelo tempo q ela n vai a uma revisao geral acabou ocorrendo isso. fui cobrado pela regulagem geral q ja inclui a retifica

Jabijirous
Veterano
# jul/17
· votar


RafaelC666

Luthier no Recreio

https://www.facebook.com/lovattoluthier

Paul.Gilbert
Veterano
# jul/17
· votar


RafaelC666

Tem gente que tenta fazer uma retífica com uma régua de plástico e uma pedra de amolar e se intitula de Luthier. Eu concordo com os amigos que dizem que deve levar a algum outro profissional.

A retífica envolve uma série de processos e ferramentas específicas. Já vi alguns casos que tentou-se fazer de uma forma mais rudimentar, ou por exemplo, sem averiguar o alinhamento do braço sem as cordas e o resultado é uma aferição incorreta da altura dos trastes e por consequência, um "nivelamento" desnivelado.

Isso é apenas um dos fatores que podem ocasionar seu problema.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Se nivelar com o braço sem cordas, na hora que por tração o braço TENDE a ficar errado...

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


Paul.Gilbert
isso q complica mais o meu caso, pois esse ultimo luthier me explicou que n gosta de usar pedra de amolar pois fere o traste e ele usa uma lixa especifica que mencionou mas agr n lembro e eu uma regua de ferro. o foda eh n achar a causa do problema e isso ta me tirando do serio pois ja faz meio ano que isso começou e é um pesadelo sem fim

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ismah
ele fez tudo com cordas

Paul.Gilbert
Veterano
# jul/17
· votar


RafaelC666

Agora você queimou meu cérebro rs... Como se faz um nivelamento com cordas? Se isso for verdade e possível seu problema está aí cara, os trastes ficaram com certeza desiguais...

O nivelamento é feito sem cordas, mas com ajuste prévio do tensor(normalmente se alivia um pouco a fim de se compensar a falta das cordas) e uso de uma "régua de escala"(Régua de aço, nivelada) para garantir que o braço esteja reto durante o procedimento...

makumbator
Moderador
# jul/17
· votar


Paul.Gilbert

Acho que ele está chamando de nivelamento a regulagem do tensor enquanto você, eu e outros chamamos de nivelamento o trabalho de aferição e correção da altura dos trastes entre si ao longo da escala.

Obviamente não tem como corrigir os trastes com as cordas tensionadas. Não dá nem pra fazer uma medição com elas no instrumento. Já o braço dá pra medir e alterar a regulagem com ou sem cordas instaladas.

GuitarHome
Veterano
# jul/17
· votar


Eu trabalho com um músico que toca MUITO forte, chega a ser agressivo e EU MESMO toquei forte por muitos anos, até me educar.

Eu toco bem forte, tenho uma pegada bem forte, e não trastejo minhas guitarras. Inclusive uma das minhas guitarras é igual a dele. Tô achando que ou é um trastejamento normal, ou pode ser alguma outra coisa causando ressonância ou algo do tipo.

GuitarHome
Veterano
# jul/17 · Editado por: GuitarHome
· votar


Post duplo.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


GuitarHome
Não relacionado ao tópico, quero ver vc na próxima JAM. Eu já escutei vc tocando no passado quando não participava do fórum ainda, vc toca bem.

Delson
Veterano
# jul/17
· votar


Delson
Posta foto da ponte

De novo, posta foto da ponte.

Não é um fetiche por pontes tune-O-matic, mas é pra tirar a dúvida.

ejames
Membro Novato
# jul/17 · Editado por: ejames
· votar


RafaelC666, leva essa guitarra logo num outro luthier. Até agora não consegui entender o que esse cara fez ou deixou de fazer na tua guitarra - creio também que você possa estar nomeando algumas coisas erradas, pois cada hora você diz uma coisa diferente e tá difícil de compreender algumas partes do seu relato.

Resumindo tudo: guitarra regulada não é para trastejar nem ser desconfortável. Se ela está assim, o serviço não foi feito corretamente. Procure outro luthier e pronto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a levei a um luthier mas não achei a causa do trastejo