levei a um luthier mas não achei a causa do trastejo

Autor Mensagem
RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


acabaramosnicks
vou tentar especificar mais o caso de cada uma das minhas 3 filhas de modo breve kkk. minha strato condor gastou os trastes com o tempo de uso, ent levei p regular. a guitarra foi bem mal tratada e trabalho bem mal feito, ent ela trasteja ate hj. minha les paul começou a trastejar de março p cá, ent só levei nesse ultimo luthier q tive mais confiança pq ele tem mt cuidado msm q n tenha ficado sem os trastejos.a v eu levei a um outro antes de levar a esse da les paul, mas esse foi o infeliz q me falou p tocar leve kkk. no reumo n depende da forma como toco, pq todas trastejam com qualquer força q eu use e elas tem padroes de cordas ruins em comum, sendo sol re e la.eu quero aprender a regular sozinho, mas n me meto a mexer em tensor e retificar trastes sem ter 200% de ctz q sei oq to fazendo, e infelizmente n to cm tempo esse ano pois é meu ano de formatura. mas eu quero mt aprender sim, afinal eu sei como meu instrumento se comporta melhor doq ngm

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Tensor não é bixo de 7 cabeças não, tem gente que quando vai falar de mexer no tensor parece que tá fazendo um manual pra desarmar bomba nuclear heuaheuaheuaheu
É só não ficar girando a chavinha como se fosse um volante de carro na hora de estacionar, tenha paciência (raro hoje em dia) e cuidado que dá tudo certo.
Agora, mexer com trastes é mais embaçado, eu também não tentaria mexer e não aconselho que o faça.
Logo o Bertola te indica alguém que saiba o que está fazendo, fique tranquilo. Aliás, acho que ele mesmo é do RJ também.

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


acabaramosnicks
só quero poder tocar minhas guitarras sem ter q me preocupar com problemas heheh. minha lp é mt especial p mim, rola valor emocional e o som dela tbm é mt bom. arrisco a dizer q é a nivel de gibsons, mas numa falecida tanglewood.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


RafaelC666
Não conheço nenhum luthier no Recreio dos Bandeirantes...
Abç

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vc é de onde? a propósito, o projeto de pedal fuzz é seu? o fuzz do bertola. eu tava pretendendo montar aquele pedal agr nas ferias

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


RafaelC666
Sim, sou eu mesmo. Tem 2 projetos: Bertola's MiniFuzz e SuperFuzz. Fico feliz que você faça...
Sou de Niterói.
Abç

ejames
Membro Novato
# jul/17 · Editado por: ejames
· votar


Cara, o que eu ainda quero entender é como você saiu do luthier com a guitarra trastejando. Você não testou antes de levar para casa? Mais ainda, como que alguém que se diz luthier deixa sair de sua loja uma guitarra trastejando até com corda solta e você continua dizendo que o cara é bom?

Só para esclarecer isso: trastejamento é quando a corda encosta em algum traste, impedindo ela de vibrar como deveria e provocando ruídos. Isso pode acontecer pelo nut ou ponte estarem baixos demais, pode acontecer por trastes desnivelados, pode acontecer pelo braço estar torto ou por uma junção desses fatores. Se isso tudo foi regulado, simplesmente não é para acontecer. Não tem mistério, é algo que você descobre por eliminação. A corda deve encostar apenas no traste correspondente da casa que você quer tocar e em mais nada, você consegue ver isso simplesmente pressionando e olhando no braço.

Você costuma tocar com cordas oxidadas? Isso destrói os trastes, pois as cordas ficam ásperas e criam atrito. Trastes desgastados só se resolve com retífica ou, em casos mais graves, a troca deles. Mas isso ainda não explicaria o trastejamento com cordas soltas, já que você disse que as cordas estão altas.

Quando puder, mande fotos da ação das cordas no primeiro e últimos trastes e a gravação. Só tem duas opções: ou você tá relatando algo errado para a gente, ou o luthier não fez nada correto.

makumbator
Moderador
# jul/17
· votar


ejames
Cara, o que eu ainda quero entender é como você saiu do luthier com a guitarra trastejando. Você não testou antes de levar para casa?

Pois é, também eu perguntei isso antes pra ele. Não entendo como seria possível a guitarra estar ok na oficina (testando antes de pegar o instrumento de volta) e completamente horrível em casa. Ou ele não testou ou não sei como seria possível tal cenário.

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


ejames
minhas cordas só ficam um pouco oxidadas na ponte onde apoio minha mao. fora isso elas brilham ate o dia em q estouram. uso ernie ball rock n roll 010 na lp. power slinky 011 na v por conta da treta do braço la e 010 regular slinky na strato, e nenhuma tem corda ruim, cuido mt delas p q tudo esteja certinho sempre. sou mt perfeccionista kkk. eu vou tentar mandar foto da ação das cordas, só n se choquem pq elas estão mt altas kkkk.

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


makumbator
eu testei la e ficamos umas 2 hrs regulando altura de corda e tensor ate que numa posição ficasse com menos trastejo, mas no final das contas eu que n tinha como ficar mais na oficina dele devido aos meus horarios

ejames
Membro Novato
# jul/17
· votar


RafaelC666
e ficamos umas 2 hrs regulando altura de corda e tensor ate que numa posição ficasse com menos trastejo

E esse luthier disse que simplesmente não sabia a causa? Não apontou nada que poderia ser?

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


perdoem minha falta de entendimento. como vcs mandam fotos diretamente por aqui? eu sou novo no forum e n aprendi certas coisas ainda rsrs

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


ejames
disse q se eu procurar problemas na guitarra, terá em qualquer uma. e o braço trabalha mt rapido, mas essa ultima frase ele n falou, eu q percebi qnd foi mexido.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Só rola se postar o link...

Digamos vvvvvv.hospedeiro.com/NomeDoArquivo.XYZ

Recomendo o prntscr.com, que é onde menos tive problemas de arquivos deletados até hoje.

____________________

Fora isso, acho que tu está bastante equivocado, são certezas demais sobre algo que é falível... Uma coisa é fato: a guitarra/as está/ão desregulada/as...

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ismah
vc diz quanto ao trastejo?

ejames
Membro Novato
# jul/17
· votar


RafaelC666
como vcs mandam fotos diretamente por aqui?
Primeiro faça o upload em algum site, tipo o Imgur ou Pasteboard e depois mande o link aqui no fórum.

disse q se eu procurar problemas na guitarra, terá em qualquer uma.
E ele não soube apontar onde é esse tal problema?

e o braço trabalha mt rapido
Não entendi o que você quis dizer.

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


http://prntscr.com/fs3fn4
aqui é da 12ª casa. se quiserem mando das primeiras tbm. perdoem a qualidade da camera

ejames
Membro Novato
# jul/17
· votar


RafaelC666
Tenta tirar uma que consiga focar no braço todo, mostrando desde o primeiro até os últimos.

Nessa foto na verdade não me parece tão alta. Não está baixa, mas também não está alta...

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


ejames
a madeira do braço responde ao tensor mt rapido e bruscamente. digamos q eh bem sensivel

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


ejames
td bem

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


https://prnt.sc/fs3inp

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Antes de abrirem a imagem: cuidado, imagens fortes!
Maluco do céu! Ce ta querendo tocar é berimbau HAUSEHueaHSUehAUSEhasUe

Não to acreditando que com as cordas altas desse jeito tua guita ainda trasteja, não é possível, tem alguma coisa muito errada nessa história. Na verdade, com cordas altas demais fica até difícil de dar a entonação certinha na guita. Mesmo com a qualidade da imagem meio ruim, dá pra ver que os trastes estão em bom estado. Não faz sentido, tem alguma magia negra por trás disso, alguém fez macumba pra vc. Eu no seu lugar tentava regular por conta própria, não vai ficar 100% mas pode ficar melhor do que tá agora, e dependendo de como for depois manda de volta pro luthier depois de vc mesmo ter regulado a bagaça.

Manda uma foto do nut, só pra confirmar que ele não está parecendo um traste branco de tão baixo kkkkk

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


https://prnt.sc/fs3lrl

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


acabaramosnicks

n só trasteja, como na corda sol é um saco.

ejames
Membro Novato
# jul/17
· votar


RafaelC666
Ok, agora deu para ter uma noção que tá alta sim. Isso tá com cara de tensor mal regulado.

Pressione a mizona no primeiro traste e no último, depois veja como fica no décimo segundo traste. Deve ficar um espaço bem pequeno entre a corda e o traste, coisa de menos de 1mm. Se não ficar espaço nenhum, o tensor precisa ser afrouxado. Se ficar mais do que isso, o tensor precisa ser apertado.

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


ejames
e se eu te disser q tem um mini espaço s, de provavelmente 1 mm ?

ejames
Membro Novato
# jul/17
· votar


RafaelC666
e se eu te disser q tem um mini espaço s, de provavelmente 1 mm ?
Daí faz tudo menos sentido ainda, pois isso não justificaria esse trastejamento com corda solta.

Tem certeza que esse barulho de trastejamento não tá vindo da ponte, por algum carrinho solto, alguma corda mal colocada? Grave aqui ou no Soundcloud, se puder, mas antes se certifique disso.

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


ejames
vou verificar se tem o espaço nas cordas q trastejam, pq no caso a mizona n trasteja. se tiver, tento gravar e mandar

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


RafaelC666
vc diz quanto ao trastejo?

Eu digo quanto a tudo.

Tu tem certeza que sabe tocar, e que o problema não é pegada... Eu trabalho com um músico que toca MUITO forte, chega a ser agressivo e EU MESMO toquei forte por muitos anos, até me educar. Então definitivamente, não bate a conta... Não necessariamente tu tocar a muito tempo significa que tu toque bem, ou que toque certo... Eu toco a 16 anos, uns 14 anos depois descobri que toco um solo ERRADO...!

Tu tem certeza que o luthier é ponta firme, e então desconsidera que ele possa ter errado - coisa que ele próprio, não creio que faça - mas não fez nenhuma cobrança na hora H, mesmo confessa que sabe muito pouco disso... E ao contrário do que disseram acima, não acho que tu DEVA aprender luthieria básica, mas que tu POSSA aprender, e isso vá te servir muito...

Nada deu errado, mas ela não funciona como deveria... Meio contraditório não?

De resto, lamento, mas é difícil diagnóstico via internet.

RafaelC666
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ismah
eu costumava estourar cordas re e la com o tempo e mizinhas tbm. de um tempo p ca eu n tenho estourado mais nd e as cordas duram meses e em bom estado. n digo meio ano pq ai ja rola desgate de traste mas algo em torno de 3 meses em media. minha pegada evoluiu com essa merda toda rolando e eu asseguro q n é minha pegada que faz isso. pq se n, ela n trastejaria na mao de mais 3 pessoas q foram meus professores durante esse meu tempo. eu n vou dizer q o ultimo luthier delas foi a melhor coisa do mundo, pq eu tenho altas expectativas, mas se ele por acaso n tiver feito um trabalho tao bom e tenha restado algo, eu levo em outro luthier. mas tem q parar isso alguma hr. é de fato trastejo. todos q pegaram elas falaram a msm coisa, q era trastejo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a levei a um luthier mas não achei a causa do trastejo