O terrorismo das Pontes Flutuantes Baratas/licensed

Autor Mensagem
jonomaia
Veterano
# jan/17


fala pessoal.
perdão pela bizarrice do título e do tópico.
tenho uma duvida (tem vem se tornando um desconforto recentemente) no que diz respeito a guitarras com ponte flutuante.
to na busca pela compra da minha primeira guitarra com floyd e como não n tenho grana pra bancar uma mais cara, venho lendo muitos foruns americanos e reviews sobre algumas guitarras que tenho interesse (jackson js32 dinky e Ltd m100 fm).

uma coisa que tem se repetido muitas vezes na maiorias dos tópicos gringos é o pessoal fazendo um terrorismo monstruoso sobre essas guitarras por utilizarem pontes floyd rose licensed.
"desafinam demais", "vai ser muita dor de cabeça", "se quer ter uma guitarra com floyd rose vai ter que pagar mais" "não vale a pena, é de baixa qualidade" - entre outros

o que acho engraçado é que vejo meu amigo tocar há anos em uma tagima signature com floyd licensed e ele, mesmo usando e abusando desta, nunca parece ter tido problema ou nunca vi sua guitarra desafinando em meio a um ensaio. (com excessão do dia que ele caiu em cima da guitarra e a ponte voou e a alavanca entortou) E ele mesmo, quando perguntei, disse que nunca teve problemas.

gostaria de ouvir de vocês se essas guitarras com floyd licensed na casa dos 2200 como é o caso da jackson e ltd que citei realmente são tão ruins assim como fazem parecer. nunca toquei em nenhuma delas, mas pela qualidade da minha jackson atual (sem floyd e muito mais barata), duvido um pouco que seja tãããão problematicas assim :/

e vocês, o q acham? porque essa visão na maior parte do tempo circunda tanto essas malditas pontes?

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


jonomaia

O que muda, no meu entendimento, é a forma como são fabricadas e a qualidade dos materiais que são utilizados.

Um dos pontos que considero crítico neste tipo de ponte é no eixo da sua movimentação, que está nos pivôs (parafusos que são presos ao corpo onde a ponte se equilibra). Em decorrência da tensão aplicada neste ponto e o atrito decorrente da movimentação, pode deformar a base da ponte e os pivôs, causando uma instabilidade na afinação.

Por serem baratas em seu custo de fabricação, este detalhe pode não ter a devida atenção. Não é impossível fabricar uma ponte que seja resistente neste aspecto, porém isso acaba elevando o seu custo. E devido a fabricação dessas pontes serem em outros países, a conversão da moeda e os intermediários entre o produto na fábrica e o consumidor final acaba levando o preço às alturas.

Em alguns casos você pode ter uma ponte de baixo custo e obter um bom desempenho com ela. No entanto, eu vejo isso mais como um fator "sorte" mesmo.

jonomaia
Veterano
# jan/17
· votar


sabe me dizer alguma das marcas que costumam ter mais qualidade nos produtos low end? a Tagima que citei no caso pode ser o fato de ser nacional, então, por um produto de relativamente mais qualidade custe o mesmo tanto?
gostaria muito de ter uma guitarra com ponte flutuante, mas "haja dinheiro !" pra ter uma com mais qualidade... assim como comprar uma ponte separadamente

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


jonomaia
Os fóruns gringos (e o FCC) estão certos.
O seu amigo é apenas a exceção que confirma a regra...
Abç

Iversonfr
Veterano
# jan/17 · Editado por: Iversonfr
· votar


LeandroP

Perfeito. O maior problema de ponte barata é geralmente na faca com o pivô. geralmente a faca acaba amassando mais fácil por ser de aço de menor qualidade, ficando meio arredondado e por consequência, a ponte não volta para o mesmo lugar ficando fora de afinação. Mesmo em pontes de qualidade isso é uma coisa que deve ser cuidado constantemente. Sempre a cada umas 3 trocas de cordas dou uma olhada pra ver se está tudo OK.

Seguem algumas fotos do Google para ajudar a entender onde geralmente dá problema em ponte barata:

Foto 1
Foto 2
Foto 3
Foto 4

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


Iversonfr
Isso denota o material de má qualidade desses dispositivos...
Abç

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Seria por isso o sistema ZR da Ibanez o mais eficiente?

JJJ
Veterano
# jan/17 · Editado por: JJJ
· votar


Eu só fui ter uma guitarra com floyd agora, depois de burro velho. Desmontei, limpei, entendi, remontei, ajustei e funciona de boa, não desafina nem pelo karo-alho. E a guitarra custou bem menos de mil reais (mas era usada, ok...) e a Floyd não é a original.

Portanto, não me parece razoável dizer que só a Floyd Rose original top mega blaster é que funciona e as outras são todas umas merdas...

Claro que tem ponte ruim. E claro que, se for tipo Floyd, a ruindade fica mais evidente, porque, sem dúvida nenhuma, é um sistema mais complicado que os tipos tradicionais de ponte. Mas a "peça" fundamental continua sendo aquela que segura a palheta...

JoeCruzGuitar
Veterano
# jan/17
· votar


O segredo de uma boa regulagem em floyd rose esta nas molas e não nos parafusos dos saddles.

Recomendo sempre a compra boas molas, por exemplo, da Gotoh.

Outro ponto critico que já citaram, são os pivos e o facão, mas se o uso não for tão radical (estilo dive bomb evh ou vai), acho que com boas molas e uma regulagem decente dá para usar a ponte floyd, mesmo das mais baratas, sem ter grande dor de cabeça com afinação a todo momento que for pegar o instrumento para tocar.

Um exemplo desta regulagem que citei, imaginem que acabei de afinar a guitarra.

Pouco tempo depois, sem nem tocar, vou checar a afinação e o pitch das cordas esta acima.

Geralmente vamos nos parafusos traseiros da floyd e fazemos o ajuste, mas depois de tocar um pouco, voce percebe que a afinação esta acima novamente.

Regula mais uma vez e percebe pouco depois que novamente esta acima, e por ai vai, até um ponto em que a rosca dos saddles não tem mais curso e você tem que desafrouxar o nut e regular nas tarrachas.

Mas vai voltar a desafinar, pode ter certeza.

Regulando pelas molas , dá para equilibrar melhor a tensão e o problema some.

Se a afinação está puxando para cima, basta soltar o parafuso das molas até bater a afinação. Quando estabilizar, ai geralmente a afinação não foge muito daquele range, deixando o ajuste fino nos parafusos do saddle disponivel para você subir ou baixar um pouquinho, sem ficar mais naquele loop infinito de regulagem.

Se a afinação esta abaixo da nota, basta apertar o parafuso das molas.

JoeCruzGuitar
Veterano
# jan/17 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


E não sei por qual motivo raramente se ve este tipo de dica.

Acho que a galera, mesmo os mais experientes, teve é pouco contato com este tipo de sistema e ai não vivenciou o suficiente para sacar como regular.

É o mesmo principio de uma regulagem para B Bender, afinal, são molas também.

LeandroP
Moderador
# jan/17 · Editado por: LeandroP
· votar


jonomaia

Infelizmente eu não posso te dizer. Tô bem por fora.

Iversonfr

Exatamente! Ótima ilustração!

O aço com menos carbono (aço SAE 1020) é fácil de usinar e relativamente mais barato que os aços mais duros, com mais carbono. O ideal é um aço com mais carbono (aço SAE 1050). O problema é que quanto mais duro, mais difícil a usinagem da peça (geometria, furos, roscas, solda, etc.). Essa nomenclatura SAE indica o percentual de carbono no aço.

O acabamento também precisa ser resistente, sobretudo nesses pontos. Existe um tipo de banho que considero o ideal, que é o banho de titânio. Este banho eleva bastante a resistência ao atrito. Ele tem um aspecto amarelado e você já deve ter visto alguma broca, serra ou pontas de mini-retífica com este banho.

imagem - banho de titânio

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Ismah
Seria por isso o sistema ZR da Ibanez o mais eficiente?


Sem sombra de dúvidas! O sistema de "flutuação" está em um mancal.

Algo me diz que esta ponte pode ser utilizada por destros e conhotos.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


LeandroP
O sistema de "flutuação" está em um mancal.

Está em dois :P

Lelo Mig
Membro
# jan/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Apenas um "adendo", porque me parece que alguns não estão informados:

Floyd Rose é uma marca!

Schaeller e Gotoh, entre outras, também fabricam ótimas pontes flutuantes.

Desta feita, o problema não é a ponte e sim os fabricantes.

harlero rock
Membro Novato
# jan/17
· votar


em comparação com edge 3 da ibanez, alguem sabe dizer quais linhas gotoh e floyd sao melhores ou piores?

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Lelo Mig

Eu penso o contrário... O problema não é a marca, é a qualidade do produto... hehehe

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Ismah
Está em dois :P

Bem observado!

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/17
· votar


De Floyd Rose não tenho experiência, mas a minha Gretsch tem uma Bigsby Licensed. Posso dizer que nunca deu grandes problemas, mas quando peguei uma Country Gentleman com o Bigsby oficial senti uma diferença considerável na resposta aos movimentos (não tanto na estabilidade da afinação).

Iversonfr
Veterano
# jan/17
· votar


harlero rock

Já que você está vendo coisa top, procura EGS Tremolo, Super-Vee, Kahler etc. Essa EGS ainda quero colocar numa guita minha, parece ser muito massa. Tem uma outra que não estou lembrando o nome...

BorderLand
Membro Novato
# jan/17
· votar


Tive uma TaCHIna E2, do Edu Ardanuy. A ponte era da Tagima mesmo, era horrível, mandei pra um luthier e ela voltou perfeita, maaaasss, passaram os meses, ela logo foi ficando frouxa e deu pau de novo, troquei a guitarra pra uma com ponte fixa e nunca mais devo voltar pra flutuante.

Peças de instrumento que são fundamentais e extremamente usadas, vale a pena ter uma de boa qualidade, se não paga-se o triplo em remendos.

harlero rock
Membro Novato
# jan/17
· votar


legal valew

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


É o tipo de ponte que podemos dizer que é "8 ou 80".

Ou é boa ou não presta!

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Eu vou fabricar em uma escala pequena pontes pra guitarra em aço inox e latão. Penso em um modelo de tremolo simples e outra opção com apoio em mancais. Esta segunda opção tem um fator negativo que seria o proprietário ter que fazer uma cavidade no corpo da guitarra, parecido com as flutuantes tipo Floyd Rose, porque os mancais certamente vão elevar a altura da ponte.

Em breve vocês verão a minha ideia materializada. Vou fabricar pontes nacionais com qualidade das importadas de respeito, com um preço competitivo. Porém, cada ponte terá uma atenção especial, porque não pretendo seriar, ou fazer uma escala muito grande, já que sou pequeno.

Iversonfr
Veterano
# jan/17
· votar


LeandroP

Uiaaaa! Faz uma no estilo da Strandberg EGS que comentei que você terá um cliente de cobaia =)

https://reverb.com/item/1698354-strandberg-egs-tremolo

jonomaia
Veterano
# jan/17
· votar


Já ouviram falar das Edge Zero II? Estava dando uma lida e parece ter tido uma boa recepção em comparação com a maioria das pontes baratas.
O que não entendi muito bem é a diferença quando se remove as molas do "zero point". As Ibanez 370fmz vem equipadas com esse sistema. Possui até uma rosquinha pra ajustar a tensao das molas aberto na parte de trás para se regular direto, sem a necessidade de chaves. Pelo preço dessas guitarras, parece ter tido uma relativa aceitaçao por aí.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Já tentei várias vezes, mas não consigo entender como que funciona esse sistema aí... Me parece que é mola contra mola, sendo que as cordas ficam como passivas na história, ou ao menos representam tração insignificante.

Iversonfr
Veterano
# jan/17
· votar


Ismah
mas não consigo entender como que funciona esse sistema aí

Veja esses videos pra ver se ajuda:

https://m.youtube.com/watch?v=bzY6VX_8cMU

https://m.youtube.com/watch?v=ynRwCBd56Ko

https://m.youtube.com/watch?v=RRaDTkgeOL8

Peter Leth
Veterano
# jan/17
· votar


Já tive um Cort x11 made in Indonésia que o Floyd se comportava muito bem. Devo ter usado ela por uns 3 anos antes de vender, e a ponte estava firme e forte no quesito estabilidade, porém um dos parafusos de ajuste de oitava deu uma leve espanada, coisa fácil de resolver.
Tive um Ibanez RG350MZ com a ponte edge zero-II. Uma das melhores pontes em guitarras intermediárias que já ví! Totalmente estável quando regulada e não mostrava sinais de desgaste das lâminas.
Hoje tenho uma LTD MH-1000 FR com Floyd Rose 1000, supostamente feitos com a mesma especificação das Floyd originais alemãs. Não tenho como compará-las as alemãs, pois nunca tive uma. Até o momento não apresenta nenhuma sinal de problemas ou desgaste das laminas, porém a pintura Black Nickel está totalmente desbotada devido ao suor e contato com a mão. Não sei se isso aconteceria com uma Floyd alemã ou uma Gotoh.
No mais, eu acredito que não precisa ser uma Floyd original, Schaller ou Gotoh para funcionar bem, porém para durar pra vida toda, só essas mesmo.

renatocaster
Moderador
# jan/17
· votar


Cara, floyd rose barata é o terror mesmo! Já sofri muito com uma Washburn Koreana dos anos 90 que eu tive. Aquela ponte "stock" era tão horrível que abdiquei do seu uso com o trêmolo.

Acho que a melhor opção de ponte FR em guitarras mais baratas são as da Ibanez mesmo. Edge Zero, Edge I, II e III...Mas até onde sei, essas pontes não são comercializadas de forma avulsa.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


renatocaster
até onde sei, essas pontes não são comercializadas de forma avulsa.

Pois é... Bem difícil achar. eBay pintou ultimamente alguma coisa, mas sempre em anúncios diversos, ou de cópias. Mas deve existir uma loja de "Ibanez parts", porque acidentes acontecem e se precisa de reposição....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O terrorismo das Pontes Flutuantes Baratas/licensed