Quanto você estaria disposto a pagar em uma guitarra?

Autor Mensagem
RDNeto
Membro Novato
# dez/16


Sou novato no fórum e um iniciante na guitarra, sou Engenheiro Mecânico e nas minhas pesquisas sobre guitarras me deparei com muitos aqui do fórum falando sobre a qualidade de equipamentos "nacionais" que vem da China, alguns na parte de timbre, outros de qualidade mesmo, como pintura mal feita.
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o valor de uma guitarra 100% nacional, com madeira, mão de obra, parte elétrica, fabricação... Tudo nacional!
Sabemos que o nosso país não é nenhuma maravilha para o empreendedor que queira abrir uma indústria, mas fica no sonho de Engenheiro, que um dia pode se tornar uma realidade.

PERGUNTA
1 - Valor aceitável para uma guitarra Stratocaster de entrada, intermediária e Top de linha.
2 - O que cada guitarra deve ter para se diferenciar nas categorias de entrada, intermediaria e Top.

Desde já agradeço a opinião de cada membro! Obrigado!

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/16
· votar


RDNeto
guitarra de entrada - até 1,5k
intermediaria - de 1,5k até uns 4k
top de linha acima de 4k até o infinito HEAUHEAUEHAUH

cara, varias coisas contam pra uma guitarra ser de entrada ou top de linha, mas a escolha de madeiras, qualidade do hardware (captadores, ponte, tarraxa) isso não quer dizer que uma guitarra de 1k seja ruim e que uma de 10k seja boa, só quer dizer que em uma visão de "mercado" seja isso
(lembrando que uma fender de 4k nunca sera uma top de linha, a questão é que com 4k tu compra uma guitarra otima com um luthier ou de uma marca mais "honesta", resumindo, com 4k tu monta uma puta guitarra sem marca)

RDNeto
Membro Novato
# dez/16
· votar


The Man Who Sold The World

Entendi sua colocação, obrigado pela resposta!

JJJ
Veterano
# dez/16
· votar


no meu entendimento, um valor "razoável" seria:

entrada até 1000
intermediaria até 2000
muito boa até 3000
top - aí o limite é o bolso do sujeito

O mínimo que se espera de uma marca decente é que mesmo as guitarras mais simples tenham componentes decentes, com resistência mecânica, que não quebrem a toa e tal, que sejam afináveis e que não tenham problemas grotescos como braços de madeira verde, peças desalinhadas, etc.

Outra coisa absolutamente necessária (ainda mais hoje em dia!) e que deve valer pra todos os modelos é honestidade e transparência: a guitarra baratinha é de compensado? tudo bem... mas as especificações devem ser claras quanto a isso... Alder é alder, ash é ash, mogno é mogno e assim por diante.

As guitarras mais caras devem ser mais caras por ter TODOS os componentes à altura: parte elétrica e ferragens de marca e montadas/soldadas com esmero, madeira selecionada, acabamento impecável, etc.

Se quiser alguma opinião mais específica, fique à vontade pra perguntar.

E boa sorte!

Amago
Membro Novato
# dez/16
· votar


2000 e meu máximo

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Bem, isso é relativo...

- Madeira e corte- temos madeiras com preços de alguns reais o metro, como o Pinus, até madeiras com alto valor comercial como o Ébano, Mogno Africano (comprei uma peça para um amigo moveleiro por 300, o que joga o preço do m³ para uns 40mil)... E claro o corte da madeira influencia no preço: bordo (maple) comum tem um preço, flamed outro, quilt outro, tiger stripes outro, burl outro... E a avaliação é bem subjetiva...

- Hardware e elétrica - a menos que fabrique também (haja grana para investimento), precisa comprar e está sujeito aos preços praticados por eles... Só aqui os preços variam, e se cai numa malha de preferências, sem ter como avaliar técnicamente. Exemplo uma ponte flutuante da Schaller, a menos cara é 300~400 dólares, o que dá uns 1500 reais de cara, sem frete, sem impostos, e comissões...

- Oferta vs procura - se o teu negócio vier a acontecer, e a demanda for maior que a capacidade de produção, a tendência é dele valorizar no preço...

- Renome - Ozzy desafinando é Ozzy, eu sou um cara qualquer... Ou seja, tem peso maior a obra de um luthier famoso, que de um cara anônimo, sem relação nenhuma com a qualidade direta do produto...

- Detalhes - Quanto mais fino o acabamento, mais trabalhoso ele é, e geralmente exige mão de obra mais qualificada. Logo, mais custo. Exclusividade também tem seu preço! Normalmente quantias menores de um produto, custam mais por unidade, do que uma grande quantia. Para o vendedor é mais negócio ter um lucro imediato menor, do que arriscar a ter um lucro menor a longo prazo, que pode não vir... Famoso "não trocar o certo pelo incerto"...

Sendo um pouco mais objetivo, pensando em valor de material+mão de obra...
Creio que com 5mil se faça uma excelente guitarra, que salvo fatalidades, pode durar muitas vezes mais que o dono. Com 2mil já se faz uma guitarra que não difere tanto da 5mil - a ponto de não se diferenciar quem é quem num teste sonoro, mas que pode apresentar alguns defeitos e/ou problemas a longo prazo por uso e desgaste...
Por isso que as marcas mantém linhas diversas, pois se está sujeito ao preço que o cliente se dispõe a pagar. Se ninguém compra, se diminui o preço. Se as vendas aumentam se mantém, se não, se reduz ainda mais...

Mui se fala em "se valorizar", o que é bem relativo... No mercado nacional 1500 é um preço alto, representando quase 200% do salário mensal, quando 450 dolares é um valor de cerca de 25% do salário base nos EUA.

RDNeto
Membro Novato
# dez/16
· votar


Um planejamento bem definido e uma boa qualidade produto e talvez um preço aceitável e sendo honesto como o amigo JJJ falou é o começo de tudo.

Ismah Gostei da sua explicação, o que estou fazendo é sendo curioso e tentando obter dados que possam ajudar num planejamento para se saber se é viável ou não, mas gostei da sua explicação.

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


A parte da engenharia tu já sabe, próximo passo é economia e empreendedorismo. Se for pra fabricar alguma coisa atrelado a música, tem meu apoio. :)

Luis A.
Membro Novato
# dez/16
· votar


Guitarra de entrada ate 1000???

Me deem exemplos de guitarra de entrada pra vcs, pq algo do nível de uma epi special pra mim deveria chegar nem a 500...

Vcs estariam dispostos a dar 1k ou 1,5k numa guitarra de um fabricante desconhecido, q usa 100% de matéria prima nacional, sabendo q aqui não existem todos componentes tradicionais, e conhecendo o histórico das empresas nacionais???? E ainda por cima num modelo para iniciante???

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Luis A.
Vcs estariam dispostos a dar 1k ou 1,5k numa guitarra de um fabricante desconhecido, q usa 100% de matéria prima nacional, sabendo q aqui não existem todos componentes tradicionais, e conhecendo o histórico das empresas nacionais???? E ainda por cima num modelo para iniciante???

não sei como a epi special poderia ser muito melhor que isso...

modelos de entrada da squier e epiphone (special) são comparáveis aos modelos semelhantes da tagima ou seizi, por exemplo

Lelo Mig
Membro
# dez/16
· votar


Não vejo o mercado dessa forma... não mais!

Hoje, após ver tanta gente séria no ramo musical (sim, existe gente séria no Brasil), falir, dar errado, fracassar, ou se manter apenas "por amor", penso que o buraco é mais embaixo.

O brasil é terceiro mundo... pobre prá caralho e sem cultura. A matemática é simples.

- Se você ganha 5 mil por mês (limpo), compra uma guitarra de 5 K em 5x de 1, brincando. Ou uma de 10 K, em 10 x de 1... dinheiro de pinga!

- Compra a sonhada Gibson Les Paul 1959 de 60 mil reais, porque consegue juntar uma grana para tal.

Essa é a realidade de quantos brasileiros? E destes, quantos tocam guitarra?

Com 1,5 mil de salário, pagando buzão, comida, estudando a noite, ajudando em casa, e etc., neguinho vai comprar uma guitarra de quanto?

500 contos? E tá caro! E essa é a grande massa de guitarristas iniciantes brasileiros.

E aqui, eu sinceramente DUVIDO que alguém faça uma guitarra neste preço melhor que uma Giannini, Eagle, Strinberg, e etc.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Lelo Mig
E aqui, eu sinceramente DUVIDO que alguém faça uma guitarra neste preço melhor que uma Giannini, Eagle, Strinberg, e etc.

não tem jeito, por 500 pila tem que ser as chinezinha memo kkk

Daí quando o cara Com 1,5 mil de salário, pagando buzão, comida, estudando a noite, ajudando em casa junta grana pra comprar uma guitarra de tipo 1.5k, ele quer qualidade. Se ele compra uma brasileira e fica frustrado com algum problema da guitarra, algum ponto de má qualidade, ou a empresa reoslve o problema, ou o cara tem que meter o pau na empresa mesmo. Pisou na bola, tá fora.
Cabe à empresa tomar medidas e ter um plano de ação pra quando isso acontecer, e isso vai acontecer...
nem com 6sigma a gente chega em 0 falha, até boeing despenca, até missão da NASA da errado.

vintage_man
Membro Novato
# dez/16
· votar


Olá amigo,
Como engenheiro, você deve saber que só há um meio para conseguir ter sucesso na internet indústria... Produção em escala....

Por isso, se não tiver muito capital para investir, eu sinceramente lhe aconselharia a pensar em criar uma marca de boutique, procurar ser um luthier diferenciado... Onde você irá poder cobrar por um produto especial, customizado...

Vejo muito mais chances de sucesso nesse ramo, do que tentar chegar com uma marca nova, sem experiência no ramo para bater de frente com grandes da indústria.... Pois dificilmente vai conseguir montar uma guitarra com preço competitivo... Lembre de todos os impostos ainda, comissões de vendas, etc....

Abs

RDNeto
Membro Novato
# dez/16
· votar


Luis A.
Vcs estariam dispostos a dar 1k ou 1,5k numa guitarra de um fabricante desconhecido, q usa 100% de matéria prima nacional, sabendo q aqui não existem todos componentes tradicionais, e conhecendo o histórico das empresas nacionais???? E ainda por cima num modelo para iniciante???

Uma marca nacional que por ventura tivesse componentes compatíveis com a categoria de entrada por um preço justo creio que valeria a pena. Seria muito bom para todos nós que varias marcar surgissem por mês, a concorrência leva a melhorias. Você está certo na sua colocação que um preço como esse pode ficar fora do orçamento para muitos brasileiros, como falou o amigo Lelo Mig, não existe mesmo como competir com essas empresas que ele citou no quesito preço, mas será que uma Tagima New T635 (olhei no site do fabricante) poderia custar mais de 1500,00 (preço que recebi de uma loja de instrumentos da minha cidade) e também sendo fabricada na China (não sei se é fabricada na China, estou apenas achando)?
acabaramosnicks Não tem jeito mesmo, Cada produto tem atende a um público, não existe possibilidade de competir nesse segmento.

vintage_man
Não estou cogitando entrar num mercado tão complicado como é o de instrumentos musicais, estou aqui apenas discutindo e observando a opinião daqueles que consomem esse serviço.

Obrigado pelas opiniões de vocês isso enriquece o debate, não estou querendo fazer uma marca do nada, não sou representante de nenhuma empresa, apenas um curioso que gosta de saber a opinião e debater.

LóesGenteBoa
Membro Novato
# dez/16
· votar


Compra uma Squier by Fender, não vai se arrepender.

RDNeto
Membro Novato
# dez/16
· votar


LóesGenteBoa

Obrigado pela recomendação! Mas gostaria de saber a sua opinião (apenas para debater) sobres as perguntas no inicio do tópico.

Luis A.
Membro Novato
# dez/16
· votar


RDNeto

Pois é cara.... todo fabricante nacional ja descobriu q é mais viável fabricar na China do q aqui.... Da msm forma todos guitarristas brasileiro reconhecem q guitarras chinesas são muito superiores às nossas (fabricadas em série)

Talvez vc não conheça o histórico de incompetência dos fabricantes nacionais.... Nem o perfil do guitarrista brasileiro, como o Lelo Mig descreveu

Vc daria 1500 numa guitarra, sabendo q os chineses fazem uma igual ou melhor por 500??? Eu quase te dou certeza de q se vc pesquisar bem, vc encontra uma Strato do msm nível dessa Tagima q vc citou por um preço bem abaixo de 1k, talvez até feita na msm fabrica la na china...

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


PERGUNTA
1 - Valor aceitável para uma guitarra Stratocaster de entrada, intermediária e Top de linha.
2 - O que cada guitarra deve ter para se diferenciar nas categorias de entrada, intermediaria e Top.


1.
entrada: no máx 700$
intermediária: é esperado de 1.3k até uns 3k
top: de 3k ao infinito

pessoalmente eu acho estúpido pagar mais que 6k numa guita, mano, é muita grana pra uma guitarra... é só uma guitarra, entende? só pra ter uma idéia de quanto dinheiro é: (link)


2.
entrada:
tem que segurar a afinação e não pode ficar trastejando, é o suficiente

intermediário:
boas madeiras, boas ferragens, boa construção

top:
boas madeiras, boas ferragens, boa construção, bons caps

RDNeto
Membro Novato
# dez/16
· votar


Luis A.
Concordo com você, sei que China é lider em baixo custo e já possui experiencia em fabricação me massa de vários equipamentos para tudo no mundo, porém sou um entusiasta e gosto de saber que aquele equipamento foi feito por uma empresa nacional, trabalhadores brasileiros, me sinto parte da cadeia de empregos, entende o quero dizer? Mas concordo com você em tudo o que você falou.

acabaramosnicks
Obrigado pela sua contribuição e opinião, gostei do exemplo kkkkkkk

Jube
Veterano
# dez/16
· votar


1.
entrada: no máx 700$
intermediária: é esperado de 1.3k até uns 3k
top: de 3k ao infinito
pessoalmente eu acho estúpido pagar mais que 6k numa guita, mano, é muita grana pra uma guitarra... é só uma guitarra, entende? só pra ter uma idéia de quanto dinheiro é: (link)

2.
entrada:
tem que segurar a afinação e não pode ficar trastejando, é o suficiente
intermediário:
boas madeiras, boas ferragens, boa construção
top:
boas madeiras, boas ferragens, boa construção, bons caps


Concordo com a opinião do acabaramosnicks.

Também acho difícil entrar com uma marca no Brasil em um segmento tão fraco. Para a pessoa tomar a decisão de comprar um instrumento, ela já precisa de um certo nível cultural que o Brasil em geral não tem.

Para competir com as marcas concorrentes, acredito que precisaria de um capital enorme para produzir, investir em propagandas, workshops, parcerias com as lojas.

Não tenho uma visão muito otimista nesse mercado, mas se curtir de paixão, por que não?

Lelo Mig
Membro
# dez/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Luis A.

Eu estive olhando, de curioso, outro dia guitarras baratas (de 100 - 150 dólares) no Alliexpress e tem tanta opção que se for peneirar prá valer fica um dia todo.

Uma guitarrinha destas, chega aqui com taxa, imposto, frete e o escambal, por menos de 1 mil reais, e o acabamento me pareceu bem melhor que as guitarras brasucas deste valor.

Exemplo:

https://pt.aliexpress.com/item/Electric-guitar-new-st-guitar-left-hand -white-color-guitar-in-china/32693318524.html?spm=2114.30010508.3.193. JIKjRe&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_1_116_10065_117_10068_1 14_115_113_10000009_10084_10083_10080_10082_10081_10060_10061_10062_10 056_10055_10054_10059_10099_10078_10079_427_426_10103_10073_10102_1009 6_10052_10107_10050_10106_10051,searchweb201603_3,afswitch_2_afChannel &btsid=e7dad1a4-d5e7-4a83-9716-45f878e9afd7


Se comprar aqueles Kits, então,....aí que sai baratinho.

Luis A.
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Luis A.
· votar


Lelo Mig

O única problema neste caso é q nao dá pra testar...

Outra coisa q eu fico me perguntando é se a Tagima consegue vender seus modelos de mais de 5k, se essas guitarras ficam encalhadas no estoque ou se são feitas apenas por encomendas de algum louco muito fan de glam/metal/cristão..... tem q ter muita fé.....

Luke_Page
Membro Novato
# dez/16
· votar


Strato de entrada- Até 1000
Exemplo: SX SsT57/Sst62 (pra quem tá começando ou vc faz um super upgrade nela)

Strato Intermediária- 1000 a 3800
Exemplo- Squier Standard e Classic Vibe 50s/60s (te atenderiam bem)

Strato top- 3800 a 7500
Exemplo- Fender Standard, Fender Deluxe Roadhouse, 50s/60s/70s Stratocaster

Strato super top- 7500 pra cima
Exemplo- Fender AM Standard, Deluxe, Elite, Custom, Fender Custom Shop.

RDNeto
Membro Novato
# dez/16
· votar


Luis A.
Outra coisa q eu fico me perguntando é se a Tagima consegue vender seus modelos de mais de 5k, se essas guitarras ficam encalhadas no estoque ou se são feitas apenas por encomendas de algum louco muito fan de glam/metal/cristão..... tem q ter muita fé.....

Verdade kkkkk

Luke_Page Bons exemplos.

RDNeto
Membro Novato
# dez/16
· votar


Jube

Não só segmento de músicas (instrumentos) mas de várias coisas, tá bem ruim. Obrigado pela opinião

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Lelo Mig
linda guitarra...

Luis A.
eu também acho isso muito estranho... como que alguém compra isso? como que ainda está em linha?

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/16
· votar


Lelo Mig
- Se você ganha 5 mil por mês (limpo), compra uma guitarra de 5 K em 5x de 1, brincando. Ou uma de 10 K, em 10 x de 1... dinheiro de pinga!
hahahahahahhaha comecei a trampar com 13 anos, ganhando uns 400 mangos por mês, trabalhei por 2 anos pra comprar uma fender americana

acabaramosnicks
é só uma guitarra, entende?
pra quem não gosta de musica é mesmo
agora eu amo musica, pagaria o quanto pudesse em guitarras, amplificadores e coisas relacionadas

quando tinha uns 15/16 anos eu tinha uma fender americana que ralei pra comprar, meus pais nunca na vida teriam condição de me dar uma, apesar de terem me dado uma condor como primeira guitarra, o povo me azucrinava por gastar 7k na época por uma fender, mas vc tem que ver as coisas na visão de quem ama musica, eu não gastaria 100 k em um carro, pq não sou fanatico por carros, mas milhares por ai gastariam/gastam

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


The Man Who Sold The World
cara, eu gosto muito de guitarra, mas por mais que a guitarra como conceito possa ser muito foda principalmente pra quem toca e ama a guitarra, e por mais que vc possa amar muito o seu instrumento, aquela peça em particular, ainda assim uma guitarra é só uma guitarra, eu simplesmente não consigo enxergar nada que possa agregar valor a uma guitarra a ponto de ela custar mais que 5k~6k
cara, pensa bem... quanto custa uma peça de madeira boa, as ferragens, a mão de obra, etc, etc, etc... vc acha mesmo que uma guitarra pode valer mais que, digamos, os 7k da sua Fender? pra mim não vale

é difícil comparar com carros pq tem carro que vale 100k, tem carro que não vale mas custa. Fazendo uma analogia:
Dá uma olhada nessa guitarra: Gibson LP jimmi page number two, o cara tá cobrando 60 mil reais na guitarra. Cara, simplesmente não tem justificativa pra custar tudo isso.
Da mesma forma que este Ford T, que o cara tá pedindo mais de 100k não vale 100k.

Uma boa guitarra custa caro e há motivos pra isso, mas como assim custar mais que 10k? A mesma coisa vale pro carro... vc não acha mesmo que um BMW vale 100k? Claro que vale, existem motivos pra isso. Mas também acho meio idiota pagar mais de um milhão em um carro exótico. A menos que esse dinheiro não faça a menor diferença pra vc.

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/16
· votar


acabaramosnicks
eu sei que não cara, mas assim como tudo na vida, tu paga a satisfação de ter uma guitarra da marca x, que quem tu curte tambem usa
assim como se paga quando compra uma camisa da nike, ou um celular da apple
aprende um role cara: NADA vale o que custa, ainda mais no ramo de veiculos, pode ser que na sua visão um bmw vale 100k, mas custou no maximo 30 pra ser produzido, o resto é lucro, transporte e impostos

krixzy
Veterano
# dez/16
· votar


RDNeto

Se é 100% nacional o minimo que se espera é um valor menor que todas importadas, inclusive as chinesas vendidas aqui como produto nacional, então como base no salario mínimo, o justo pra mim seria:

Até 600 - entrada
600 a 1500 intermediária
1500 a 2500 nível profissional

Mais caro que isso vc pode até vender, basta inventar que construiu as guitarras com a madeira da arca de Noé ou qualquer outra historia do tipo e intitular como deluxe/custom etc... sempre tem louco pra comprar.


Se pensa em vender uma intermediária por 2500, já adianto que ninguém vai deixar de comprar uma vintage paradise que é confiável, pra comprar a de uma marca nacional inicialmente duvidosa.


Vender produto nacional com preço próximo a de produto importado, principalmente os mais conhecidos e confiáveis é um tiro no pé, ninguém vai comprar um produto só pq é nacional, todo mundo vai dar preferencia pelo melhor custo benefício e valor de revenda.

Agora se é possivel uma industria nacional trabalhar com esses preços, é outra história.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quanto você estaria disposto a pagar em uma guitarra?