Minha ajuda para quem quer começar a estudar! (Direcionado a auto didatas)

Autor Mensagem
lucasczmendes
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: lucasczmendes


Bom, vamos lá.

Toco violão a alguns anos, e decidi começar a tocar guitarra. Posso afirmar que, com certeza, a pior coisa de aprender um novo instrumento é: VOCÊ PRECISA DE ALGUÉM QUE TE AJUDE.

E não, você não vai encontrar ninguém que te ajude de GRAÇA. Fui claro? Vou ser um pouco mais: se você quiser ser melhor que todos, tenha condições de bancar seus estudos. Não tem? Bom amigo, sinto muito...

A algumas semanas abri um tópico perguntando: "Tópico para estudo de guitarra?". Ele foi fechado, e eu precisava da resposta desse tópico URGENTEMENTE. (Muito triste e chato isso).

Enfim, esse fórum é um dos poucos lugares da internet onde você pode achar alguém que te ajude sem estar "diretamente" te cobrando algo, embora em quase todos os tópicos tenha alguém indicando algum curso ou algum professor.

Enfim, eu percebi que eu aprendo muito mais assistindo um vídeo de 5 minutos do Nando Moura do que assistindo vídeos de 1 hora de outros professores (que estão loucos pelo dinheiro das visualizações) no Youtube. Por quê? Simples, ninguém vai te dar nada de graça, amigo! Ninguém vai pegar na sua mão e dizer: "Vamos, eu vou fazer o possível para te ajudar!". Os sites estão preocupados em vender seus produtos, os canais no YouTube... Putz, esses são um COMPLETO LIXO. Muitos dos que fingem te ajudar, na verdade só estão tentando divulgar material de estudo pago.

Daí você encontra um ÓTIMO vídeo e fica com aquele "gostinho de quero mais" na mente. Putz, o cara é fantástico, me fez entender tudo facilmente! Serio? Agora você vai assistir os segundos finais do vídeos e ver o mesmo cara dizer: "Se você quiser continuar estudando com esse curso, entre no nosso site e compre o nosso pacote de vídeos aulas! Fique tranquilo, você só vai precisar vender o seu fígado para conseguir pagar. Mas o curso é fantástico, é claro!".

Enfim, você é iniciante e quer ser auto-didata? Releia tudo o que escrevi acima. Duro, né? Pois é, o mercado da música é extremamente capitalista e vulgar, é um mercado horrível, então pense muito bem antes de participar desse mercado, mesmo que seja apenas contratando um professor!

Minha experiência com professores: Toquei violão seriamente por alguns anos. Sempre fiz aula. Quando comecei, era legal, aprendi os acordes maiores, menos, com sétima, alguns ritmos, aprendi a dedilhar muito bem. Meu professor começou a cifrar algumas músicas, enfim. Quase 2 anos se passaram nisso. A menos de 1 mês comprei a minha guitarra, e putz! O que diabos é teoria musical? Formação de Acordes? Campo Harmônico? Que inferno é tudo isso? COMO ASSIM EU NÃO SEI TOCAR NADA? Eu paguei aulas durante 2 anos para merda nenhuma?! Mas, espera, eu sei tocar a introdução de Sweet Child O Mine! Como assim saber disso não significa absolutamente nada? É difícil aprender a tocar esses acordes com sétima, sabia?

OBS.: Não venha me dizer que não são todos os professores que são assim. A GRANDE MAIORIA É ASSIM.

Enfim, se você leu até aqui, é porque você realmente está interessado. Deixe-me te contar a verdade dos fatos: esse fórum não vai te ajudar, grupos no facebook não vão te ajudar (porque eles não existem), vídeo aulas no YouTube não vão acabar com seu problema. Você não tem como ter um bom (bom = caro) professor? Vou te dar algumas dica de como prosseguir.

Como ser um músico sem ter dinheiro para pagar um professor de vergonha:

1: Por que você quer tocar guitarra/violão?
Encontre o que te motiva. E esse motivo terá que ser FORTE. Porque você vai pensar em desistir uma, duas, mil, milhões de vezes! E esse motivo vai ter que ser sempre eficiente para que você continue a prosseguir na vida de músico.

2: Não seja um "tocador".
Tenha em mente que se você vai comprar um instrumento e aprender músicas nele, você precisa ser um músico, e não um TOCADOR. A diferença? O músico é inteligente, sábio, experto, experiente. O tocador é só um cara que pega um instrumento para se amostrar para os amiguinhos e dizer: "Olha, eu sei tocar aquela música idiota do Luan Santana". Prefere ser alguém respeitável, ou um idiota que faz sucesso na roda de amiguinhos burros? (não estou sendo ignorante, é só uma dura verdade)

3: Escolha MUITO BEM SEU INSTRUMENTO.
Eu decidi começar pelo violão porque ele é mais barato, amo o violão, mas também amo a guitarra. Vamos colocar em dados.
Violão: R$ 200 para ter um violão iniciante (inciante mesmo), porém completo e que não vai te fazer sentir falta de nada!
Guitarra: no mínimo R$ 1000 para ter uma guitarra que não te faça ficar na mão. 300 num amplificador muito básico, 400 numa guitarra bem iniciante, no mínimo 300 num pedal ou pedaleira.

OBS.: Vai precisar de mais uns 300 para capa (ou case para guitarra), palhetas, afinadores, fones de ouvido para a guitarra, cabos, encordoamento, etc. Vale lembrar que tudo para guitarra custa mais caro! O Case para guitarra é no mínimo 400...

Enfim, escolha o que FAÇA VOCÊ SE SENTIR BEM. Não escolha o que sua mãe gosta, o que sua namorada acha bonito ou bla bla. Sinta-se bem com o que vai trocar pelo seu dinheiro.

4: Dê seus primeiros passos segundo o que te agrada.

4.1- Aprenda a segurar seu instrumento. Conheça toda a sua anatomia (suas partes), entenda como ele funciona completamente! Entenda a função de cada parte, conheça bem as maneiras de manusear.

4.2- Aprenda a sua primeira música. Assista o vídeo "Como tocar sua primeira música na guitarra ou violão" no canal do Cifra Club.

4.3- Aprenda aquela música PREFERIDA, é isso que vai te fazer pensar: 'Vai valer a pena". Isso vai te motivar, animar, fazer você se sentir bem com a jornada que vai seguir.

4.4- Comece a entender a música e o seu instrumento.

5. Entenda a música.
Agora que você já deu seus primeiros passos, procure os seus tópicos de estudo. É, essa é a parte mais perturbadora para todo iniciante! É exatamente por causa disso que estou escrevendo esse tópico gigante.
Você simplesmente não vai encontrar. Sim, simples assim. Nada vai te ajuda. Aliás, vai te ajudar sim! SE VOCÊ PAGAR UM PROFESSOR, VOCÊ NÃO VAI TER TRABALHO NENHUM EM ENCONTRAR ESSES TÓPICOS.

Enfim, eu vou tentar passar tópicos que os ajudem. Achei esse cronograma num tópico bastante antigo aqui do fórum. É o máximo que posso fazer "de graça"!

Módulo Básico 1:
1- Fundamentos da guitarra
2- Notas no braço do instrumento
3- Tom e Semitom
4- Acidentes Musicais
5- Partitura x Tablatura
6- Termos Técnicos da Guitarra
7- Técnica de Mão Direita - palhetada alternada
8- Postura e Técnica de Mão Esquerda
9- Escala Pentatônica:
• Formação
• Padrões
• Licks
• Aplicação Prática
10-Harmonia Básica / Dicionário Básico de Acordes
11- Seqüências Harmônicas (Aplicação)
12- Blues Playing
13- Teoria Elementar / Leitura Rítmica e Melódica
14- Repertório com aplicação dos itens acima mencionados (vários estilos: Rock, Pop, Funk, Blues, Country, Jazz, etc...).

Módulo Básico 2:
1- Técnica II:
• Ligadura
• Independência dos dedos
• Cromáticos
• Cordas Adjacentes
2- Escala Pentatônica II:
• Padrões
• Licks
• Pentatônica Blues
• Improvisação / Blues Playing
3- Visualizando as oitavas em todas as regiões (preparação para o “Sistema 5”)
4- Harmonia Básica II (harmonizando em diferentes regiões)
5- Teoria Elementar II / Leitura rítmica e melódica
6- Repertório com aplicação dos itens acima mencionados (vários estilos: Rock, Pop, Funk, Blues, Country, Jazz, etc.)

Módulo 1
1- Escalas Maiores e Relativas Menores:
• Formação
• Ciclo de 5as e 4as
• Armadura de Clave
• Digitações Tradicionais / 3 Notas por Corda
• Técnica / padrões
• Licks
• Aplicação prática / improvisação
2- Harmonia (Sistema 5):
• Escala X Acorde
• Dicionário de Acordes em 5 regiões
• Análise de Tonalidades Maiores e menores (seqüências diatônicas)
3- Teoria Elementar / Leitura Rítmica e Melódica
4- Repertório com aplicação dos itens acima mencionados (vários estilos: Rock, Pop, Funk, Blues, Country, Jazz, etc.)

Módulo 2
1- Intervalos:
• Formação
• Intervalos simples / Compostos / Harmônicos / Melódicos
• Inversão de Intervalos
• Localização Geométrica dos Intervalos
• Técnica utilizando intervalos / padrões
• Aplicação prática
2- Tríades:
• Formação
• Tríades Maiores, menores, aumentadas e diminutas
• Inversões
• Tríades Fechadas
• Tríades Abertas
• Técnica utilizando tríades (palhetada alternada, sweep picking)
• Arpejos (fechados, abertos, com saltos)
• Licks / Aplicação Prática
3- Campo Harmônico Maior (Triádico):
• Formação
• Tríades Fechadas / Tríades Abertas (campo harmônico nos modelos de E, D e A / campo harmônico por região)
4- Aplicação Prática
5- Repertório com aplicação dos itens acima mencionados (vários estilos: Rock, Pop, Funk, Blues, Country, Jazz, etc...).

Módulo 3
1- Revisão:
• Digitações: Tradicionais e 3 notas por corda
• Técnica para escalas maiores / menores / intervalos
• Sistema 5 (Tríades e Tétrades)
2- Campo Harmônico Maior (Tétrades):
• Formação
• Acordes
• Arpejos
3- Conceito Modal:
• Formação dos Modos Gerados no Campo Harmônico Maior
• Análise comparativa entre os modos
4- Modo Jônio:
• Intervalos
• Nota característica
• Avoid Note
• Acordes Modais / Blocos Modais
• Soluções para Improvisação (escala maior, pentatônicas, tríades, tétrades)
• Licks
• Aplicação prática / improvisação sobre playbacks modais
5- Idem para modos Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio
6- Leitura Rítmica e Melódica
7- Repertório com aplicação dos itens acima mencionados (vários estilos: Rock, Pop, Funk, Blues, Country, Jazz, etc...).

Módulo 4
1- Pentatônica m6 / Pentatônica M7:
• Formação / Intervalos
• Digitações
• Padrões / Licks
• Aplicação Prática (playbacks)
2- Inversões das Tétrades do Campo Harmônico Maior
3- Escala Menor Harmônica:
• Histórico / Formação
• Digitações: tradicional (sistema 5) / 3 Notas por Corda
• Padrões
• Licks
• Aplicação Prática (Playbacks)
• Vamp, seqüências tonais, II V I menor
4- Campo Harmônico Menor Harmônico:
• Formação
• Acordes gerados
• Arpejos gerados
• Modos gerados / análise
• Simetria diminutos / aumentados
• Aplicação prática
5- Teoria elementar (compassos compostos / quiálteras nos compassos simples e compostos)
6- Leitura
7- Repertório com aplicação dos itens acima mencionados (vários estilos: Rock, Pop, Funk, Blues, Country, Jazz, etc.)

Módulo 5
1- Harmonia Funcional
2- Estudo do II V I Maior e menor
3- II V I estruturais (acordes x escalas)
4- Escala menor Melódica:
• Histórico / formação
• Digitações: tradicional (sistema 5) / 3 notas por corda
• Aplicação prática
5- Campo Harmônico Menor Melódico:
• Formação
• Acordes gerados
• Arpejos gerados
• Modos gerados / análise
• Aplicação prática
6- Resolução do Trítono
7- Acorde Dominante x Dominante Alterado
8- Estudo específico sobre Mixo 4#, Lócrio 9 e Alt. 7
9- Dicionário de Acordes Dominantes
10- II V I: Aplicação prática / lines
11- Sub V (acorde substituto do V° grau)
12- Subdominantes menores (substituições)
13- Dom Dim:
• Formação
• Digitações
• Acordes gerados / simetrias
• Aplicação prática
14- Repertório com aplicação dos itens acima mencionados (vários estilos: Rock, Pop, Funk, Blues, Country, Jazz, etc.).

Módulos 6, 7 e 8:
Especialização em Rock, Jazz ou Fusão.

Esse é o cronograma de um tal de "IG&T" (Instituto de Guitarra e Tecnologia)

6. Agora, vamos ser músicos!
Aprendeu a teoria, a prática e agora já aranha o básico do básico da música? Você vai conseguir trilhar o seu caminho sozinho! Com um pouco de dificuldade, mas vai! Você vai ter mais facilidade de decidir "o que estudar" ou "o que fazer da minha vida agora". Faça seu reportório! Ensaie com seus amigos, faça amigos que também sejam músicos! Trilhe o seu próprio caminho na música.
Quando eu chegar nessa parte, vou apenas continuar aprendendo, pois toco por gosto e paixão, não quero ser cantor, não quero sucesso, não quero dinheiro, enfim, essa foi minha escolha que fiz a quase 6 anos atrás.

7- Obrigado por ter lido até aqui.
Eu fiz o melhor que pude para os inciantes que encontram esse fórum! Não tenho intenção de arrancar teu dinheiro, diferente da maioria dos outros membros. Não quero desestimular ninguém com minha "realidade nua e crua". Apenas quero ajudar e compartilhar O QUE NINGUÉM MAIS DIZ!
Você não vai encontrar nenhum outro tópico com essas palavras, nenhum professor vai te dizer isso, ninguém vai te ajudar de forma 100%($) satisfatória. Sabe por que? Porque você, se for auto didata, NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR UM BOM PROFESSOR (ou talvez não tão bom assim..)

Enfim, é muito triste para mim saber que um fórum com tantos membros tem pouquíssimo conteúdo organizado para ajudar os outros. Os comentários dos tópicos aqui do fórum são vergonhosos.. Ninguém ajuda ninguém de verdade aqui, só escrevem umas frases incompletas e postam alguma dica qualquer mal explicada!

Espero que eu tenha ajudado e obrigado pela paciência de ler tudo o que escrevi!

EDIT 1:

-Bom site para estudo de Teoria Musical, que esqueci de citar: http://www.descomplicandoamusica.com/
-Bom site indicado no post: http://www.deniswarren.com/
-Para quem entende Inglês (não é o meu caso) : http://www.justinguitar.com/
-Site indicado, porém que eu não indico a iniciante: http://michaelmachado.com.br/

lucasczmendes
Membro Novato
# dez/16
· votar


OBS.: A única forma de aprender os tópicos dados é pegar um pouco de informação em cada fonte! Um pouco no site, um pouco num vídeo de um, um pouco no vídeo de outro, enfim, sair catando informações até juntar tudo e ter o conteúdo completo na cabeça!
Horrível, né? Eu sei.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/16 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


lucasczmendes

Li até o final, ficou grande sim heheheh.
Velho, quem ensina musica cobra porque professor de musica é profissão, e ele para aprender também investiu(pagou).
-se você quiser aprender a fazer instalação elétrica vai precisar pagar um professor.
-se quiser aprender judô, vai ter que pagar um professor.
- se quiser aprender (coloque aqui), vai ter que apar um professor. Com a musica não é diferente.
Tem gente que gosta de ser tocador, não há nada de errado, se a musica for hobby. eu mesmo gosto de tocar poque me divirto, fiz um ano de aulas, não gostei da metodologia e aprendi muito menos do que eu esperava. Vou assim que possível procurar outro professor mas assim mesmo ajudou.
O fórum tem muito material, a internet tem videos, quando comecei tinha só umas revistinhas nas bancas ensinando musicas do raul seixas e legião urbana. Assim mesmo foram úteis porque aprendíamos os acordes básicos. Como peguei essa época nem tenho como reclamar de hoje.
Quer aprender uma musica do AC/DC? tem tab e aulas no YT. Quer aprender teoria, idem. Alem, é claro de livros.
Musica não é fácil, ter bom conhecimento teórico não garante que você faça musicas excelentes, porque musica é arte. Não é porque fez faculdade de musica que vai ser tornar um Mozzart, não é porque fez escola de artes que vai se tornar um Picasso. Deixa o tempo correr e aprenda o máximo que puder, tem 17 anos.
Instrumento é caro sim, esse governo é uma porcaria, arranca dinheiro de imposto até de um morador de rua que comprou um pão com o pouco que conseguiu catando latinha na rua. Infelizmente somos roubados, e realmente precisa de uma guitarra de 1000R$ para ter algo que se chame de instrumento. Mas ao menos não se é obrigado a começar com Tonantes, e Gianninis porcas. Ou seja, melhorou mas foi pouco.
Fiz textão tmb :)

lucasczmendes
Membro Novato
# dez/16
· votar


Tem gente que gosta de ser tocador, não há nada de errado, se a musica for hobby. eu mesmo gosto de tocar poque me divirto, fiz um ano de aulas, não gostei da metodologia e aprendi muito menos do que eu esperava. Vou assim que possivel procurar outro professor mas assim mesmo ajudou.

É verdade que há muito material, mas a grande maioria é ineficiente. Você provavelmente não percebe isso, porque já tem experiência e tempo! Mas antes de nós, candidatos a auto didatas não passamos muito tempo apanhando com o "material" da internet, não poderemos pensar o mesmo que você. Alunos de ensino Médio sempre dizem que os assuntos do Ensino Fundamental é fácil, mas não era quando estavam lá também!

Eu tenho 17 anos, mas estou iniciando uma faculdade de Medicina, estudo de manhã, de tarde, e em alguns períodos estagiarei além das cargas extras de aulas práticas. Eu tenho 300 informações na minha cabeça de inúmeras coisas diferentes. E sempre que tento aprender algo a mais de música, putz... só informações desconexas e que não fazem sentido nenhum. Pode até ter material, mas material não aplicado não vale, só me estressa e decepciona.

lucasczmendes
Membro Novato
# dez/16
· votar


Luiz_RibeiroSP

Ah, obrigado por ter lido até o final!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/16
· votar


lucasczmendes

Alem dos compromissos acadêmicos, aprender musica sozinho, com material disperso, sem saber como organizar os estudos, não tem como aprender. Não achei os materiais ineficientes pois aprendi com eles. Talvez você tivesse muitas expectativas em relação ao conteúdo, e mesmo se pegar todas as videos aulas do IGT e Souza Lima, seria muito pouco provável aprender sozinho. Nem tudo se aprender por conta, se fosse assim faculdades, cursos técnicos e profissionalizantes ja estariam extintos ha 30 anos, com a invenção do VHS. Estes materiais que estão disponíveis são complementos de uma formação. Como falei, vai levando, cada dia aprende um pouco. Quando não puder não deu, faça depois. A não ser que você faça como o Aristeu que tocou com o Roberto Carlos e largue a medicina pra ser musico. Neste caso vai precisar de dedicação para uma boa formação profissional, como qualquer outro profissional faz.

lucasczmendes
Membro Novato
# dez/16
· votar


Luiz_RibeiroSP

Fácil falar isso para quem tem tempo e dinheiro para professor! Prefiro seguir os exemplos de grandes mestres auto didatas e continuar na minha carreira maravilhosa e promissora.

LeandroP
Moderador
# dez/16
· votar


Eu sou autodidata não por opção, porque se eu tivesse uma oportunidade eu abraçaria. Na época em que comecei também era através de cifras, cópia de cópia de alguma revista gringa. Não havia revistas como Guitar Player ou Cover Guitarra. Era sempre muito difícil encontrar material e ainda assim organizar as informações. Isso deixou muitas lacunas no meu aprendizado, até que pude adquirir um único livro que reorganizou meus conhecimentos, encheu as lacunas vazias e hoje, apesar de autodidata, me considero capaz de lecionar teoria, harmonia e domino algumas técnicas, mesmo não tendo nenhuma formação acadêmica ou algum mestre (pelo contrário, tenho muitos mestres).

Hoje temos à disposição na Internet um excelente material gratuito, blogs que abordam pautas simples e mais complexas, como de um colega do fórum Jabijirous: http://michaelmachado.com.br/

Quanto ao professor cobrar por aula, nada mais justo. Mas ele pode também dar algumas aulas gratuitas se for da vontade dele, nada mais digno também.

lucasczmendes
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: lucasczmendes
· votar


Quanto ao professor cobrar por aula, nada mais justo. Mas ele pode também dar algumas aulas gratuitas se for da vontade dele, nada mais digno também.

Não é questão de cobrar aula ou não! É questão de "qual aula vai ser dada", de como ela aula vai ser dada, de quem vai dar essa aula. Eu não tenho nada contra um professor! Eu mesmo seria um professor se tivesse tempo.

O problema está nas propagandas idiotas que esses tais professores fazem. Eles divulgam uma única aula gratuita maravilhosa para que você se sinta tentado a pagar um curso caríssimo, e isso é uma coisa que, pra mim, é extremamente idiota! Se quer que alguém compre seu curso, é só dizer: ESTOU VENDENDO A DROGA DE UM CURSO, COMPREM, POR FAVOR. Além do mais, do que adianta essas vídeo aulas feitas por ai nesses canais? O único canal que tem um pouco de qualidade é do Cifra Club. A maioria esmagadora dos canais fazem uma coisa que parece meio um "dane-se quem vai assistir essa merda". Os professores ensinam como se tivessem comigo ovo estragado no almoço e estivessem com dor de barriga. Seria melhor que não tivesse essas drogas de vídeos aulas! Não sei para que fazer uma vídeo aula que vai te deixar mais confuso do que estava quando não sabia de nada. Você vê as aulas e se pergunta: "ham?". Os professores dizem qualquer coisa sobre qualquer coisa e pronto, tá feita a aula e tá ganha a grana da monetização. E isso não vale apenas para cursos gratuitos! Cursos pagos muitas vezes são assim.

A situação é diferente para quem tem dinheiro suficiente para pagar aquele bom professor particular, que merece o que ganha, porque sabe e gosto do que ensina. O cara atencioso que vê você, auxilia você, etc. Isso é uma situação completamente diferente.

Não falei que o professor não merece o que ganha, muito pelo contrário! Falei que a grande parte do material gratuito da internet é uma completa bosta, e que se você quiser um bom material, tem que procurar um bom professor. Leiam o que eu digitei com atenção, para não comentarem coisas que eu não disse.

LeandroP
Moderador
# dez/16
· votar


lucasczmendes
O problema está nas propagandas idiotas que esses tais professores fazem. Eles divulgam uma única aula gratuita maravilhosa para que você se sinta tentado a pagar um curso caríssimo, e isso é uma coisa que, pra mim, é extremamente idiota!

Eu vi algumas coisas assim e não curti também. Não sei muito a respeito de como funciona. Mas tem gente boa com um material legal. É que em meio a tantas bobagens na internet tem que ir filtrando.

Ismah
Veterano
# dez/16 · Editado por: Ismah
· votar


Parei de ler no terceiro parágrafo... Sua revolta é contra o sistema, o capitalismo diz: vamos lucrar uns sobre os outros. IT'S THE LAW !

80% da consultoria que eu presto, é aqui, gratuitamente. Não porque os 20% me mantém, mas porque ela funciona como propaganda, do meu trabalho como roadie, como técnico. Posso citar como referência o fórum, que passou a ser um certo diário.

É sim um hábito brasileiro, reter conhecimento. Algumas perguntas que faço a marcas, as vezes até bobas sobre um circuito, não são respondidas no país, ao contrário do exterior, onde tendem a informar além do que preciso, e a resolver os problemas.

Um professor de música, depende das aulas para viver. O preço das aulas, varia com base em oferta e procura - pra mim isso também ocorre. Hoje estou com uma banda com certo destaque regional, isso fez meu cachê subir em 40%, desde que comecei a me envolver com workshops em uma cidade maior, mais precisamente na cidade do De Ros, eu fiquei mais conhecido, e estão aparecendo trabalhos.

Gostaria de que enumerasse porque deve haver ensino gratuito. Quero dizer, até há, projetos sociais etc, mas quem detém conhecimento, precisa de uma fonte de renda, e quando essa fonte de renda passa a ser o conhecimento detido, o chamamos essa pessoas de professor.

Há sim uma onda enorme de cursos miraculosos invadindo o face, em todas as áreas. Aparece cada figura que eu morro de dar risada.

Nessas o Nando Moura é só mais um. Ele é um cara que ou o método dele não ensina nada, ou ele não funcionou com a maioria que conheço. As polêmicas que ele gera, são muitas vezes até com sentido, e são bem rentávei$$ para ele, mas no fundo, são picuinha...

Ao observar o clã que segue o Nando, e basicamente se resume a adolescentes e jovens, que estão na fase de se rebelar contra tudo e todos, e tendem a cair nas graças do rock e metal... Faz parte da vida de todo mundo isso, mas o problema está a partir do momento que isso começa a afetar a vida. Em tempos de facebook, onde só se sabe quantos gostam de algo que foi postado, mas não se faz ideia de quantos odiaram, as coisas complicam mais...

Acho que o Nando comete um erro na forma de se expressar para esse público. Nem tudo se resolve na ponta de faca, um péssimo hábito, são as várias piadas internas Sinceramente, se quer dizer algo, não faça com meias palavras, e nem é preciso usar tom de voz assim para lidar. Ele passa a impressão de que fala "cuspindo autoridade", mas se esquece que estamos inseridos num sistema, e somos subordinados a boa vontade de algumas pessoas. Trate bem e obtenha o que deseja, trate mal e queime no inferno.

Pessoalmente, se uma pessoa qualquer que seja, tratasse assim comigo, como ele grava alguns vídeos, alguns anos atrás ia ter "pé na porta e chute na cara", e se facilitar um butterfly nas costelas - ERA MEU TEMPO DE JOVEM REBELADO CONTRA TUDO! Hoje eu me limitaria ao silêncio...

Mas, como desde os tempos da escola, briga, agressividade e barraco renderam público... Então eu não tiro a razão d'ele estar lucrando com isso, apesar de não ver como algo benéfico...

Aqui, podemos iniciar um novo capítulo... O fácil acesso as informações, foi visto por oportunistas, de falarem qualquer bobagem e obter lucro. Nessas, voltamos ao ponto de que tem muito curso fabuloso sendo vendido.

Um caso recente, é de um músico, que criou um "curso" de luthieria de guitarra... Cara, "músico, tem que tocar e cheirar droga" (Lisciel Franco)
Que diabos de experiência o cara tem pra falar de luthieria?

E assim vai... Ainda no Nando, ele faz muita crítica fora da área dele...
Política? Que diabos o cara sabe de política...?

Mas segue o baile... Já escrevi meia página...

EDIT: E sobre seu choro do tópico, volta-se a questão de que não é assim que o mundo funciona. O fórum tem regras, e é preciso segui-las.

Ismah
Veterano
# dez/16 · Editado por: Ismah
· votar


É pertinente...
https://www.youtube.com/watch?v=hbJvuG-adIc

https://youtu.be/QT10aBJtXek

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/16
· votar


lucasczmendes
Vai no Justin Guitar. É bem didático, super direto e, por experiência, posso te dizer que nada do que ele ensina é perda de tempo. E é grátis.
http://www.justinguitar.com/

w3s1eyB
Membro Novato
# dez/16
· votar


lucasczmendes
Se o problema é esse...
Vamos, eu vou fazer o possível para te ajudar!
https://www.facebook.com/wesley.braz.526
me add no facebook, o q eu puder passar de conhecimento eu passo, e garanto não vou cobrar um tustão...
quem quiser add aí fique a vontade
não li o tópico todo, mas outra hora eu leio kkkk

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/16
· votar


lucasczmendes
E tenta ser mais específico nas tuas dúvidas. Em um tópico você pediu um programa completo e gratuito pra estudar guitarra; em outro você pediu as digitações de todas as escalas. É muito vago. Peça coisas mais pontuais e tenho certeza que o pessoal vai te ajudar.

renatocaster
Moderador
# dez/16
· votar


O site do Denis Warren é ótimo, muito material bom para estudo. Até pouco tempo atrás ele era nosso colega aqui de fórum também, mas parou de postar por aqui.

http://www.deniswarren.com/

JJJ
Veterano
# dez/16
· votar


Cara, na boa... tem uma monteira de coisa no seu textão. Coisas que eu concordo e coisas que eu discordo.

Vou me limitar apenas a alguns comentários rápidos:

1) ninguém é obrigado a ensinar nada a ninguém (a menos que seja um professor e seja pago por isso) - as pessoas tem que pagar as contas, alimentar os filhos, morar, comer, se vestir... e não há nada de errado nisso;

2) ainda assim, este fórum (e outros) tem, sim, uma cacetada de tópicos úteis onde muita gente aprendeu muita coisa (mas tem que garimpar, é óbvio, porque tem um monte de conversas paralelas e outros assuntos mais bobos misturados);

3) lamba os beiços e dê graças aos céus por ter nascido numa época em que existe uma quantidade de informação IMENSA e GRATUITA. Quando eu tinha a sua idade era MUITO, MAS MUITO, MAS MUUUITOOOOO mais difícil achar QUALQUER coisa, MESMO PAGANDO...

Lelo Mig
Membro
# dez/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Hoje em dia, com ou sem professor, pagando caro ou de graça.....Só não aprende quem não quer!!

Tenho 54 anos meu querido, vivi uma outra geração, e se têm uma coisa que posso afirmar com propriedade, é que nunca em tempo algum a informação esteve tão democratizada como hoje.

Têm muita porcaria? Sim, mas têm muita gente séria, competente e bem intencionada ensinando o que há de melhor, dando dicas valiosas e experiências, totalmente free. Basta procurar e selecionar.

Vocês têm acesso direto a músicos, hoje em dia, que no meu tempo só viamos no poster da Guitar Player.

Mais que isso? Só se o Petrucci ou o Govan tocar a campainha da sua casa e falar:

"querido, vim te ensinar tudo que sei, de graça, e ainda trouxe uma cesta de café da manhã prá você! Me dá um beijo?"

krixzy
Veterano
# dez/16
· votar


Cara, aprender guitarra, ou qualquer outra coisa na vida, depender de um professor só depende de você, muitos não conseguem sem pagar um professor, outros são completamente autodidata e tocam tão bem quanto os que pagaram aulas, tudo depende da capacidade de cada um.

tiagoolicheski
Membro Novato
# dez/16
· votar


[EDITADO PELA MODERAÇÃO]

3. É proibido!

3.1. Qualquer tipo de comercialização no fórum;

3.2. Flood e Spam;

3.4. Fazer propaganda de outros sites;

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

denisb411
Membro Novato
# dez/16
· votar


Bom... Acho que esse é o tópico ideal pra eu falar um pouco da minha experiencia com guitarra e violão.

Primeiramente, estou amando música! Tipo, teórico mesmo sabe. Reproduzir algo que você sente tanto prazer em ouvir, é ótimo!

Começou esse ano, lá pra fevereiro ou março, não lembro, quando me decidi a pegar pela primeira vez um instrumento pra tocar (que no caso foi guitarra (sim, comecei com guitarra invés de violão, sozinho)).
Comecei assistindo videos de iniciantes no youtube, como por exemplo, uma série de videos que o youtuber Jasiel Calixto está fazendo. Muito bom professor! Ele é mais famoso pelo canal de skate dele que costumo acompanhar, mas esse cara realmente me conquistou na música também.Deixei de lado o canal do cifra club porque é muita coisa pra quem está começando! São assuntos básicos, mas não são tipo.. os básicos dos básicos!

Logo na hora que percebi a complexidade de como uma música é formada, ou seja, melodia, harmonia e ritmo, eu comecei a enxergar a música como algo tão complexo e bonito! Tipo, eu fico pensando, cara.. toda essa formação de notas e tempo casam de uma forma tão boa para o ouvido! E isso é tudo tão fundo!
Enfim, decidi pegar para estudar muito o teórico, e não é pq eu me vejo obrigado, é porque eu realmente amo ver o porque o que acontece nas coisas. Enquanto eu estou no onibus, ou até mesmo no trabalho, que eu não tenho o instrumento ao meu lado pra praticar, eu estou lendo alguma coisinha ou outra.

Todos os dias, sem exceção, eu dou uma lidazinha daqui e dali, vou montando conhecimento, ligando outros e poxa.. hoje em dia quem fala que não da pra aprender sem um professor... está com as idéias bem defasadas. Eu encontro de tudo na internet, sem exceção. Videos, livros, textos explicativos. Tudo!

Há muitos que explicam mal, claro, mas o que custa você perceber que está chato, parar de ler e ir procurar o mesmo assunto em outro lugar?
E ah, também não pense que ler só uma vez, de um lugar só, vc irá entender... É coisa de, ler, praticar, ler (de outra fonte), praticar novamente, ler, praticar, praticar, praticar até cansar! Cansou? Muda de assunto! Depois você volta! Só nunca pare de praticar!
Há tantos assuntos na música que você pode aprender em paralelo! Por exemplo, ritmo, campo harmônico, escalas, formação de acordes, arpejos... É obvio que se vc dominar muito em um assunto vai facilitar outro, mas namoral, eu não consigo ficar estacado em uma coisa só. Se eu paro de sentir aquele feel bom eu simplesmente paro e vou fazer algo que estou com vontade. Por exemplo, esses dias estou aprendendo dedilhado (sim, demorei muito pra começar algo que geralmente muitas pessoas começam logo no inicio) e bem, acontece que chegou um dia dessa semana que eu falei: "acho que já deu.. estou enjoado". Ai invés de dedilhado, eu peguei a palheta e comecei a fazer as mesma coisa, só que na palhetada (vejo mta necessidade de aprender palhetada com salto de cordas) e bem, o som saiu diferente apesar de eu tocas as mesmas notas. Isso já é uma coisa boa para me motivar a continuar aprendendo, porque qualquer mudançazinha que você faz no seu estilo de tocar, apesar de ser as mesmas notas, o som muda e casa muito com o ouvido dependendo da situação.

Atualmente eu estou estudando (essa semana, na guitarra) a ligação de shapes da escala natural, para executar improvisos no braço inteiro da guitarra. É complicado, mas sei que vou conseguir (já estou conseguindo moderadamente bem com os desenhos da pentatonica).

Bem, eu queria dizer o que eu aprendi nesses, não sei, 8 ou 9 meses, mas são muitas coisas, e nunca tive um professor. Amo conversar com uma pessoa ou outra para pedir opinião ou dicas de técnica. Amo discutir teoria com pessoas que gostam. Amo descobrir detalhes novos e entende-los.

Uma dica de um site que me ajudou muito na teoria? Acesse o site http://www.descomplicandoamusica.com/ e vai lendo de módulo por módulo. Não leia apenas uma vez, leia várias! Ficou em dúvida leia de novo. Não precisa ser no mesmo dia, o descanso é indispensável, mas leia novamente.

E bem... música não é só isso... Tem a parte do equipamento, que vc deve aprender também, indispensável. Entender o básico de como o som sai da corda da sua guitarra e toca no amplificador. Efeitos...
Pesquisar as melhores marcas e caracteristicas de cada uma... e por ai vai
Não sei se é porque eu entendo de eletronica que tenho mais facilidade em me interessar nessas coisas, mas na minha opnião, é essencial vc aprender a diferenciar o bom do ruim (pra não sair por ai sendo passado a perna, porque nego que quer aproveitar de vc, no brasil, é o que mais tem!)

Eu queria falar muita coisa ainda. Mas não curto mto ficar escrevendo textoes. Qualquer dúvida me perguntem, não sei, caso haja algum interesse em saber como está sendo minha evolução como um autodidata de plena década 2 do século XXI kkk

tiagoolicheski
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: tiagoolicheski
· votar


[EDITADO PELA MODERAÇÃO]

3. É proibido!

3.1. Qualquer tipo de comercialização no fórum;

3.2. Flood e Spam;

3.4. Fazer propaganda de outros sites;

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# dez/16
· votar


Putz, acabei de descobrir que o mundo não é justo...

Jovem, tem muita gente aqui, eu incluso, que quando começou na música nem pagando aprendia! Fiz dois anos de aula de contrabaixo na adolescência e nem escala pentatônica o incompetente do meu "professor" me passou.

Suma da ópera? Toquei a vida inteira sem saber o que estava fazendo, e fui estudar música com um professor decente 25 anos depois, já velho, pai de família, com zilhões de outras preocupações e muito, mas muito pouco tempo pra estudar.

Agora faço aulas com um cara cujos demais alunos em geral podiam ser meus filhos e que, pra cúmulo da vergonha, tocam bem mais que eu...

Youtube? Vídeo aula? Aulas por skype? Partitura? Tablatura? FCC? "Escola de Rock"? Professor a 200 contos por mês? Guitarra chinesa de 500 mangos? Pedaleira de 300 contos? Amplificador (bom!) por mil reais? Amigo, isso tudo na minha época era ficção científica da mais tresloucada!

Cara, meu primeiro baixo foi um Tonante! O segundo, quando consegui juntar uns seis meses de salário-mínimo, foi um Giannini! Hoje você compra uma guitarra chinesinha bem da boa (mil vezes melhor que uma Tonante) com R$ 400,00!

Hoje em dia o cabra só não aprende se não quiser...

Vai estudar sua medicina, continue tocando seu instrumento e, antes de mais nada, aprenda de uma vez por todas a lição mais importante da vida: a ter paciência, consigo e com o mundo.

E essa também vai de graça: não, o mundo não é justo.

Abç

lucasczmendes
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: lucasczmendes
· votar


E tenta ser mais específico nas tuas dúvidas. Em um tópico você pediu um programa completo e gratuito pra estudar guitarra; em outro você pediu as digitações de todas as escalas. É muito vago. Peça coisas mais pontuais e tenho certeza que o pessoal vai te ajudar.

Eu pedi um lista de assuntos, não um curso. Apenas perguntei: "O que estudar?". Eu queria apenas que alguém me dissesse quais seriam os tópicos que eu preciso estudar, não pedi curso nenhum.

Aliás, eu não entendo porque é vago pedir os shapes de todas as escalas. Como vou estudar se não tenho os shapes para treinar? Não há esse material em nenhum outro lugar, então não é vago nem perda de tempo pedir esse material aqui.

lucasczmendes
Membro Novato
# dez/16
· votar


Parei de ler no terceiro parágrafo... Sua revolta é contra o sistema, o capitalismo diz: vamos lucrar uns sobre os outros. IT'S THE LAW !

É engraçado os comentários de vocês. Eu direcionei o tópico para quem vai aprender agora, daí vem um bando de marmanjo com anos de experiência querendo dar pitaque.

Eu não tenho revolta nenhuma, não tenho nada contra o sistema. Onde eu falei isso? Mas sim, o seu comentário me deixa revoltado. Afirmando que tenho oque não tenho e que penso de uma forma que eu não penso.

Eu apenas tentei ajudar e fazer o que vocês não fazem, mesmo podendo fazer, não fazem. Eu escrevi um tópico completo para ajuda de pessoas que não sabem o que fazer e fiz o melhor possível mesmo também sendo iniciante. Ao contrário de vocês, que só vêm aqui para criticar e escrever respostas mal elaboradas que não explicam nada.

Aliás, você sequer merece uma reposta só pelo falo de ter ousado falar sobre o Nando Moura. Se você acha que ele não entende nada de política, provavelmente ele entende muito mais que você. E isso aqui não é fórum para fazer essas críticas.

Não gostei do seu comentário, e nem de você.

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/16
· votar


lucasczmendes
Cara, você faz ideia do que são TODAS as escalas? Eu tenho o Incredible Scale Finder da Hal Leonard em casa, que tem mais de 1300 escalas, e mesmo isso não passa nem perto de abranger todas. São só as mais básicas.

lucasczmendes
Membro Novato
# dez/16
· votar


denisb411

Obrigado por dividir sua experiência sem criticar ninguém! Com certeza seu "textão" vai ajudar os INICIANTES que lerem esse post futuramente!

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# dez/16
· votar


BrotherCrow

Sem contar que existe muita gente sabida que diz - com boa chance de ter razão - que esse negócio de estudar "shape" de escala é a maior roubada pra quem está iniciando...

lucasczmendes
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: lucasczmendes
· votar


Essa reposta direciono a vários que responderam:


Eu não consigo entender porque esse pessoal do tempo do Rei Salomão quer dar pitaque aqui. É como dizer: "Você tem que ficar feliz em comer um pão estragado que vai te dar infecção intestinal porque tem gente que não tem NADA para comer!".

Em momento algum no meu post direcionei minhas palavras para quem tem experiência, em momento algum critiquei professores que cobram. Muito pelo contrário, eu disse que material bom e completo é APENAS COM PROFESSORES. Alguém prestou atenção nisso?

E daí que o seu tempo foi difícil? Pessoas que aprendem HOJE, NO SÉCULO XXI, não estão nem um pouco preocupadas em como foi antigamente. Para que eu quero me preocupar com problemas de 20 ou 30 anos atrás se eu não estou aprendendo guitarra ou violão a 20 ou 30 anos atrás? O que eu tenho que dizer para quem vai aprender hoje, é algo que se adapte ao que acontece HOJE, à realidade de HOJE. Não é porque sua vida foi difícil que a minha também vai ser!

Enfim, gostaria que comentassem minhas dicas, o cronograma que postei. a lista de passos para aprender a tocar o instrumento, e não a minha opinião pessoal. Isso é um fórum sobre MUSICA, então comentem sobre MUSICA. Não adianta comentar esse post com essas coisas que não têm nada a ver com o conteúdo original dele, vocês só estão prejudicando as pessoas que vão ler depois procurando ajuda! Não tenham esse comportamento só porque não gostaram do que eu disse.

lucasczmendes
Membro Novato
# dez/16
· votar


Sem contar que existe muita gente sabida que diz - com boa chance de ter razão - que esse negócio de estudar "shape" de escala é a maior roubada pra quem está iniciando...

Se me lembro bem, eu destaquei que TODOS eram os SHAPES e DETERMINADAS ESCALAS. Eu disse que precisava dos shapes das pentatonicas, naturais e modos gregos, e ainda destaquei que precisa dos shapes que vi nas aulas do Cifra Club, não pedi shapes de todas as escalas, jamais! Pedi TODOS os shapes das escalas que vi nos vídeos do Cifra Club.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Minha ajuda para quem quer começar a estudar! (Direcionado a auto didatas)