Tendinite, ajuda com diametro de cordas (a velha polêmica) e videos

    Autor Mensagem
    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # out/16


    Fala moçada, é o seguinte:

    Como sabem toco guitarra há mais ou menos ano e meio, de modo que posso dizer que sou pra lá de iniciante ainda, apesar de beirar os 40 anos de idade.

    Comecei com cordas diâmetro 010 Ernie Ball na minha Epiphone LP Standard Plustop Pro. Adorava o estalado delas, mas achei que duravam pouco (3 meses, no máximo).

    Daí, buscando maior durabilidade, testei a Elixir, também 010. Evidentemente que durou muito mais (mais de 6 meses), porém achei elas mais duras pra tocar e o som em pouco tempo ficava ligeiramente pior (menos "estalado") que as Ernie Balls.

    Resolvi então voltar pra Ernie Ball 010 por conta própria, já que não tinha mudado o calibre e não precisaria - em tese - mexer no tensor.

    Só que aí, pra minha surpresa, na terceira vez que toquei estourei a mizinha. Fiquei puto da cara e, como já tinha colocado 011 na minha guitarra alternativa (Shelter Strato), com bons resultados (apesar de muito mais pesada a pegada), resolvi colocar 011 na LP também. Sempre Ernie Ball...

    Mandei no meu luthier pra regular tensor, oitavas e trocar as cordas.

    O resultado não ficou exatamente ruim, mas não gostei do timbre que a LP ficou: ficou um som meio "gordo" e um pouco menos estalado e definido do que quando usava Ernie Ball ou mesmo Elixir 010 (não sei até que ponto eu que estava acostumado com o som "rascante" das cordas 010).

    Mas o principal é a pegada: as cordas ficaram muito mais duras pro meu gosto e, se facilitou a palhetada para bases, dificultou tanto os bends nos solos que alguns licks mais "blueseiros" cheios de bends eu simplesmente desisto de treinar, porque não consigo fazer com as repetições necessárias, porque arrebenta as pontas dos dedos rapidinho.

    Ainda, eu já tenho tendinite nos dois pulsos (de digitação) e morro de medo de ter nos dedos. Ocorre que de uns tempos pra cá tenho sentido dor na junta do meio do terceiro dedo, justamente o dos bends, sempre que faço um treino mais longo. E essa dor tem durado cada vez mais tempo, a ponto de ter dias que eu tenho vontade de tocar mas prefiro não forçar. Ou então, se toco, substituo bends por ligados, slides, etc.

    Também, não uso "drop" nas afinações (afino sempre em A-440), porque uso o pitch shifter da pedaleira quando quero baixar a afinação; assim, não teria necessidade de calibres mais altos para manter a tensão quando baixasse a afinação das cordas.

    Então a primeira pergunta é: diante disso tudo, é válido eu voltar as cordas pra 010, ou esta dor e essa dificuldade nos bends/vibratos passará com o tempo?

    Dois:

    Vendo alguns vídeos no youtube (abaixo) descobri que tem vários guitarristas que não enxergam problema nenhum em utilizar cordas 009, ou até 008, e que essa história de cordas mais finas dar "menos som"/ corda mais grossa dar "mais som" é a mais pura lenda de internet.

    Pergunto: teria problemas de sonoridade em tentar usar 009 na minha Les Paul e/ou na minha strato?

    Pergunto porque estou muito propenso a voltar pra 010 Ernie Ball na minha LP e tentar baixar "2" calibres, pra 009, na minha strato, apesar da menor resistência/durabilidade das cordas (ciente de que o prejú pode aumentar, rsrs). E se eu gostar do resultado na minha strato, baixar também pra 009 na minha LP.

    O que acham? Desde já agradeço todas as opiniões. Seguem os vídeos, inclusive um excelente de nosso grande amigo Marcos De Ros:





    Jube
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Cara,
    a corda influência sim, mas a maior influência no som vem do próprio amplificador e pedais, mete uma 09 e compense na equalização do seu equipamento. Assim você economiza bastante esforço nos dedos.

    Raphael F. Silva
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    Não sou muito experiente, mas tenho pra mim que não existe uma regra!
    Vai do que cada guitarrista necessita pra se sentir confortável!

    Eu, particularmente, utilizo da seguinte forma:
    0.9 pra guitarra afinada em E padrão.
    0.11 pra guitarra afinada em D.
    0.12 pra afinação em C.

    Não gostei de 0.12 pra afinação em B, então investi em uma guitarra de 7 cordas, esta com cordas 0.9.

    Atualmente tenho essas 4 guitarras, e com essas configurações de cordas e afinação!

    Isso porque, á uns anos atrás, eu fazia vídeos para youtube com covers diversos, de várias afinações diferentes, e não dispenso Floyd em uma guitarra!

    Por ser um saco ficar alterando afinação de guitarra com floyd, acabei tendo várias guitarras, com afinações diferentes!

    Espero que ajude no raciocínio!

    Lembrando que não é regra!
    Abração!

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Cara, dor nas pontas dos dedos é normal, nas articulaões é um mau sinal. A dor piorou com o tempo, e vc as vezes deixa de tocar ou deixa de fazer bend, troque logo as cordas!

    thiago stteffen
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Minha vintage veio com 0.10, acho confortável, apesar de achar as vezes meio "mole demais".

    Acho q tem mta coisa q teorizamos aqui e na prática não fazem tanta diferença assim. Tipo, acho que pra corda até é verdade vc falar da tocabilidade, cordas mais grossas ficam um tico mais duro pra tocar mesmo, agora o som em si, acredito q não altera TANTO assim.

    To usando Daddario, vamos ver a durabilidade e por qto tempo as cordas mantem o som. Abrs.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    0.9 é corda pra maricas!!! To de zueira irmão!

    Faz alguns anos que só uso 0.10 (creio que uns 10 anos) então nem lembro como é a pegada de uma guitarra com corda 0.9 (todos do meu círculo de amigos que tocam usam 0.10 também).

    Você é um cara bem esclarecido quanto o que quer, tente as 0.9 e seja feliz. Até porque é melhor tocar confortavelmente com 0.9 do que não tocar nada...

    DoisUm
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Se a dor que você sente for na carne, na ponta dos dedos, pode ser apenas falta de costume. Agora, se é nos músculos seria bom procurar um médico.

    A grande diferença das cordas 0.11 pras mais finas é que a corda G costuma ser encapada, e isso faz MUITA diferença na hora de fazer bends.
    Já tentou abaixar 1/2 tom ou até mesmo 1 tom na afinaçao?

    Jio-kun
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Uso 0.08 na minha SG... Ninguém que toca nela diz que falta peso ou "corpo" no som...

    Raphael F. Silva
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Jio-kun
    Caramba! eu nunca tive a oportunidade de ver um encordoamento 0.8!

    Tenho pra mim que, 0.9 em afinação padrão ( E ) é o ideal para a maioria das pessoas! Tendo exceções, pra galera que tem uma pegada mais pesada, por exemplo!

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # out/16 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    Durante muitos anos usei 0.09 para tudo que é tipo de guitarra, e geralmente com a afinação standard.

    Quando voltei treinar com alguma frequencia, fui ficando incomodado com a moleza das guitarras, com algum tempo passei todas elas para 0.10.

    Hoje em dia, para mim 0.10 é o default, o padrão, saca ?

    Tendo isto como base, guitarras com escala do comprimento padrão Gibson ficam mais molengas para tocar, do que guitarras com padrão Fender.

    Consigo me adaptar bem a ambas, atualmente meu set tem (lp, 335, superstrat, strato e telecaster), quase que uma de cada modelo mais "classico".

    A LP e a 335, aceitariam bem um calibre 0.11, minha LP tinha 0.11 e era uma manteiga para tocar, troquei por 0.10 pq sempre compro caixas deste calibre e era mais pratico no meu caso manter tudo igual.

    A respeito do que voce esta sentindo com o calibre maior na sua LP, a principio diria ser apenas questão de treinar.

    Se você não é o cara que passa 12horas dia com o instrumento em mãos, não acredito que seja um caso forte de adquirir tendinite ou algo do tipo.

    Faça alongamento antes e depois e toque com o instrumento, com algum tempo você acostumará.

    Se esta muito encucado com o assunto, simplesmente volte para 0.10 e já elvis.

    brunoeZ
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: brunoeZ
    · votar


    E o encordoamento 0.9-46, híbrido, alguém já usou?? Acho que vou colocar esse, não consigo fazer bends confortavelmente nas 5 primeiras casas com 0.10, talvez, eu seja meio molenga ^.^

    LeandroP
    Moderador
    # out/16
    · votar


    Não acho que seja lenda a diferença no som entre encordoamentos leves, médios e pesados. Posso estar enganado, mas penso que se tem mais massa vibrando, maior é a amplitude.

    Por conta de eu ter quebrado meu dedo recentemente, eu também baixei de 0,010" pra 0,009" no encordoamento da minha guitarra. E não com muita propriedade posso dizer que notei algo sim, mas pode ser alguma sugestão do meu subconsciente, talvez. Se tivesse baixado direto pra 0,008" pudesse perceber uma diferença mais clara. Mas eu não quero fazer isso. Não gosto de tocar com 0,009", principalmente acordes, baixar pra 0,008" seria uma tortura maior pra mim.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    LeandroP
    Não acho que seja lenda a diferença no som entre encordoamentos

    Sim, tem diferença de timbre entre um encordoamento e outro, tanto para diferentes diâmetros como para diferentes marcas e tipo round, nickel plated, etc. E sim, é perceptível a diferença.
    A diferença é perceprível mas é pequena, eu não ligaria muito para isso.

    brunoeZ
    E o encordoamento 0.9-46, híbrido, alguém já usou?? Acho que vou colocar esse, não consigo fazer bends confortavelmente nas 5 primeiras casas com 0.10, talvez, eu seja meio molenga ^.^

    Compre hibrido e seja feliz. Eu usava 0.11 em E na minha Ibanez. Fiquei um tempo parado, e voltei pra 0.10. Hoje uso híbrido, 0.10 em baixo, 0.52 em cima, acho sensacional esse lance de encordoamentos hibridos.

    Ismah
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    diante disso tudo, é válido eu voltar as cordas pra 010, ou esta dor e essa dificuldade nos bends/vibratos passará com o tempo?

    É válido tudo que te for confortável.

    teria problemas de sonoridade em tentar usar 009 na minha Les Paul e/ou na minha strato?

    Eu uso 009 em Standart E na LP, quando elas saem da LP, vão pro violão chinfrim que tenho aqui. Na strato, vai 011 em Standart D.

    Sonoramente, realmente sinto uma leve diferença, nada que refazer a equalização não mude. Os bônus foram maiores que esse ônus:

    - Bends de 3m
    - Vibratos mais intensos
    - Mais estabilidade na afinação (mesmo com uso de alavanca pra vibrato)
    - Ação mais baixa
    - Mais velocidade

    pra 009, na minha strato, apesar da menor resistência/durabilidade das cordas

    A menos que tu use palhetas de inox, e palhete como um lenhador racha lenha, isso é lenda...

    LeandroP
    Posso estar enganado, mas penso que se tem mais massa vibrando, maior é a amplitude.

    Há de concordar que a dinâmica da palhetada influi... Cordas mais grossas tem mais volume de saída com força X aplicada, que cordas finas com a mesma força X. Se aproximar o captador, ou usar um booster, terá o mesmo efeito...

    Keith Young
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    Cara, esse negócio de corda mais pesada dá mais som é balela, como o próprio Silas fala no vídeo.

    Sobre os diâmetros de cordas, use o que for confortável... Já usei 011 em E e hoje uso 009 em E, meus dedos agradecem... Quando fui passar de 010 pra 009 enfrentei um preconceito comigo mesmo, pq tinha essa coisa na cabeça que tinha que usar corda pesada.

    A dica é experiente todos os diâmetros de corda e encontre o que fica mais confortável pra vc.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Fala galera, valeu pelas dicas. Li todas e foram muito instrutivas.

    Só que acho que ninguém assistiu os vídeos do De Ros e do outro cara, rsrs...

    Infelizmente ontem fui tocar na minha strato com 011 e novamente senti dor na articulação média do dedo 3, a ponto de ter de parar de dar bends.

    Decidi que na próxima troca de cordas vou voltar minha LP pra 010 Ernie Ball e a strato irei passar pra 009, pra fazer o teste. Se curtir posteriormente arriscarei também na LP.

    Também, decididamente não gostei da minha LP com som "gordo" de 011, embora tenha gostado do som do encordoamento 011 na strato.

    Eu acho (e apenas acho) que para compensar a menor massa das cordas vibrando junto ao captador basta regular subir os volumes e reequalizar o som, ou, na pior das hipóteses, regular a altura dos captadores. Mas como disse, vou fazer o teste ainda.

    Abraços

    Insufferable Bear
    Membro
    # out/16
    · votar


    As cordas mais grossas estão mais distantes do modelo físico ideal, de cordas infinitamente finas, então tem a vibração mais caótica e produz harmônicos menos afinados e tem um timbre mais complexo. Mas a diferença é ínfima, e como já disseram, pedais, captadores e amplificadores anulam essa diferença.

    Não acho que a amplitude inicial muda também, mas por ter mais massa, a corda armazena mais energia, então as notas duram mais tempo (mais sustain), daí dá essa impressão, mas a amplitude inicial depende mesmo é da mão do guitarrista.

    Acho que nada disso compensa pra trocar de diâmetro se seu conforto e performance diminui, essas duas coisas deveriam ser prioridade pra todo guitarrista.

    Calime
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    Vá de 010 e sussegue o facho, hahahahahahaha...na moral, existem diferenças, mas se foder fisicamente por conta de espessura de corda? Tô fora!

    Jio-kun
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Esqueci de citar que o Tony Iommi também usava .008 nas guitarras dele... E a guitarra dele tbm nunca soou sem peso.

    Trabalho o dia todo digitando. Se eu abrir espaço pra esforçar mais ainda as minhas mãos eu tô ferrado.

    É questão de testar e ver se te convém, com o equipo que você tem e tal, timbrar com paciência...

    E mais, esse mito de que calibres leves estouram fácil também é balela, pelo menos pra mim... Meus encordoamentos nunca duraram menos que 3 meses e nunca tive muito cuidado com eles, de ficar limpando toda hora nem nada. Apesar que eu tbm não suo muito nas mãos...

    Raphael F. Silva

    Aqui em SP capital tá ficando mais difícil de achar, mas se procurar, tem pra comprar sim. D'Addario, Ernie Ball Extra Slinky, até NIG...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tendinite, ajuda com diametro de cordas (a velha polêmica) e videos