Tecniforte High x Tecniforte Animal : Qual a diferença de timbre ?

Autor Mensagem
NeoRamza
Veterano
# mar/17
· votar


Fiz uma gravação bem porca, usando celular e mesmo assim dá pra notar alguma diferença:

https://www.dropbox.com/s/o8571axdk6rnh2n/cable%20edited.mp3?dl=0

O primeiro som é com cabo tecniforte, o segundo é com o santo ângelo. Nessa gravação dá pra perceber diferença bem clara de timbre. Porém na gravação os dois parecem ter o mesmo volume, enquanto ao vivo o volume do sto angelo é maior. Eu acho que o microfone ou o programa do celular deve fazer alguma compressão ou normalização. Dessa maneira ficou parecendo é que na verdade o sto angelo é que tem pouco grave, o que até pode ser verdade, mas posso afirmar que o sto angelo tem mais agudos. Novamente, não quero entrar na questão de qual tem melhor timbre, até porque isso é subjetivo, mas dá pra afirmar que tem sim muita diferença. Mas claro, pode ser que o meu cabo veio com defeito. Agora o que não tem o que discutir é a respeito da construção e ruídos, onde o tecniforte é muuuuito superior, e isso não é subjetivo.

NeoRamza
Veterano
# mar/17
· votar


Ismah
Os cabos mais baratos sempre vão favorecer mais os agudos? Não por serem baratos, mas por serem mais finos.

Então isso explica. Eu costumava achar que o cabo mais grosso favorecia todas as frequência aumentando (ou deixando de diminuir) tanto frequências mais graves quanto mais agudas. Vejo que estava enganado. Valeu pela explicação.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/17 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


NeoRamza
Claro que você tem que fazer uma gravação melhor, mas realmente deu pra notar uma diferença bem grande. Mas talvez não seja exatamente o que você está pensando (que o st angelo tem mais agudos). Me parece mais um caso de que o segundo é que não mostra certas frequências, pois me parece na verdade estar bem "magro" (sem corpo). Lembrando que tem vários pontos chaves dentro das frequências consideradas graves, agudos, médios: tanto que temos os high and low mdis nos EQs da vida, por ex.

NeoRamza
Veterano
# mar/17
· votar


Rei Arthur Pendragon Eu também pensei que poderia ser isso, apenas uma impressão de ter menos agudos por na verdade ter mais graves. Mas o que explicaria a diferença de volume? Só se o amplificador tende a amplificar mais sinais agudos do que os graves, aí tendo mais graves e menos agudos o volume poderia ficar menor. Isso poderia explicar talvez...

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/17 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


NeoRamza
Cara, se quiser tirar a pulga de trás da orelha te recomendo ir a algum desses estúdios de ensaio que também grave. Pode ser um desses pequenos estúdios de ensaio, desde que tenha uma mesinha e uns monitores de áudio. Liga direto na mesa com esses cabos e mais um outro de qualidade razoável, pra ficar de comparativo.

PS: Se tiver uma boa pedaleira, desliga as simulações e usa um bom fone em casa mesmo. Também recomendo pegar mais um cabo pra comparar. E sim, os amplificadores (e os simuladores que os imitam) geralmente tendem a realçar determinadas frequências e cortar outras.

NeoRamza
Veterano
# mar/17
· votar


Rei Arthur Pendragon
Não tenho pedaleira nem pedais, só o amp valvulado. Posso tentar com o amplitube. Também comparei com um terceiro cabo da sto angelo, mas mais antigo, e os dois soam iguais pra mim.

NeoRamza
Veterano
# mar/17
· votar


Gravei mais uma comparação, dessa vez usando o amplitube. Dessa vez a questão do volume ficou mais evidente:

St. Angelo Comum: https://www.dropbox.com/s/vovtz5oikgu88vp/st%20angelo.mp3?dl=0

Tecniforte Animal: https://www.dropbox.com/s/s163ngf93dnp6n9/tecniforte.mp3?dl=0

Não mudei absolutamente nada nas configurações, só troquei os cabos. Fiz questão de tocar bem forte nas cordas justamente pra não dar diferença por tocar mais fraco ou forte em uma ou outra gravação.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


NeoRamza

Não tu não está enganado. Mas isso nada tem a ver com os filtros que se formam. Ainda nos filtros é menos perceptível nos agudos, por vários fatores... O principal a se dizer seria mesmo a tendência a sobra de agudos em guitarra, em função natural e de harmônicos.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/17
· votar


NeoRamza
Que viagem, cara. Que eu me lembre, eu não notei essa queda violenta de volume. Só a de ruído. Mas pode ser que ele atenue mesmo alguma coisa. Chegando em casa acho que vou dar uma comparada tb para ver.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Injeta logo uma tensão conhecida e mede a queda de tensão doutro lado... Vais obter em dB a queda ao jogar os dados na fórmula 20 * Log( V' / V" ).

NeoRamza
Veterano
# mar/17
· votar


Rei Arthur Pendragon
Se puder fazer esse teste e postar aqui vou achar ótimo. Vai ajudar a esclarecer essa dúvida de se isso é característica desse cabo mesmo ou se o meu está com algum defeito de fabricação.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/17
· votar


NeoRamza
Blz, man. Vou ver se gravo um ex e jogo no soundcloud.

Buja
Veterano
# mar/17
· votar


Ismah
Injeta logo uma tensão conhecida e mede a queda de tensão doutro lado... Vais obter em dB a queda ao jogar os dados na fórmula 20 * Log( V' / V" ).


Vi uma coisa interessante nesse link:

http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/passa1e.html

No sistema eletrônico abaixo, temos: perda do microfone = -3.5 dB, ganho do pre-amplificador = 12.5 dB, perda do cabo = -6.5 dB e ganho do ( amplificador + alto-falante ) = 37.5 dB:

Mic -> Pre -> Cabo -> Amp

Calcular a amplificação total do sistema.

Resposta: explique o que tem a ver o cálculo abaixo com a propriedade do log de transformar produtos em somas:
amplificação total = -3.5 + 12.5 - 6.5 + 37.5 = 40 dB



Este "perda do cabo" se obtem atraves desta formula que voce postou ai?

NeoRamza
Veterano
# mar/17
· votar


Pessoal. O problema era de fato defeito de fabricação do cabo.

Na terça-feira eu havia passado um e-mail para a Tecniforte relatando o caso. Hoje, na sexta eles me responderam e disseram que realmente o cabo não deveria apresentar esta característica, e se propuseram a fazer a troca do cabo. Excelente atendimento. Mas como a loja já tinha se disposto a fazer a troca fui diretamente na loja pois seria mais rápido. Na loja pegamos outro cabo Animal e fizemos a comparação e o som estava completamente diferente. A troca foi feita e agora tá tudo certo.

Agora com o cabo animal funcionando perfeitamente ao comparar com o sto ângelo ninja a diferença é bem menor. O tecniforte animal se mostra com menos ruídos, mas em relação ao timbre a diferença é muito pequena, tendo o tecniforte um pouquinho a mais de agudos.

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


Buja

Eitcha... Acho que foi por isso que já ouvi algumas vezes que eu preciso ir pra faculdade hehehe

Faça a soma e veja que ela é linear, pois estamos com mesma unidade " dB ", não citado, mas creio ser mais precisamente em dBV.

-3.5 + 12.5 - 6.5 + 37.5 = 40 dB

A conta que eu citei seria para chegar aos ganhos/perdas em dB para potência... Muito cuidado! Ao tratar de tensão, se usa 10 * Log... Ao tratar de ganhos de potência, seja X W / Y W ou X V / Y V, se tem 20 * Log...

Não tenho tempo pra explicar mais, amanhã ou segunda faço isso (se lembrar). Mas aqui tem um norte...

http://www.sengpielaudio.com/calculator-db-volt.htm

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecniforte High x Tecniforte Animal : Qual a diferença de timbre ?