Dúvida - Tecnica de guitarra para base

    Autor Mensagem
    asdsadas
    Veterano
    # mar/16


    Olá pessoal, gostaria de tirar uma duvida, sempre vejo muitos guitarrista fazendo uns licks quando tocam uma base, meio que com a intenção de complementar a base, Keith Richards e David Gilmour fazem isso muito, até peguei esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=T3CHT7rQQVc para tomar como exemplo oque estou tentado falar. Gimour toca os acordes da base de Breathe, que são Em e A, e depois antes de repetir a sequencia ele manda alguns licks meio que pra complementar a base, para não deixar ela muito monótoma. Acho essa técnica muito genial e gostaria de aprender melhor ela, alguém saberia se isso tem algum nome específico? Ou se seriam apenas licks aleatórios hahaha Gostaria de saber se alguém poderia me explicar melhor sobre isso (:

    Obrigado desde já.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Na guitarra não sei o nome, nas teclas chamam de ponte entre os acordes, por servir pra ligar eles. Tecnicamente acho que se chama harmonização em passagem (tenho algum relapso de en passant, mas posso estar confundindo).

    Quem manda muito bem nisso é o Izzy Stradlin.

    Eu gosto disso (maldito tecladista), por exemplo Pelados em Santos (Mamonas Assassinas):


    A progressão é D Bm G A


    ↓ ↓ ↑ ↑ ↓ ↑
    |1 e 2 e 3 e 4 |
    |D
    |D D4 D D9 X |

    |1 e 2 e 3 e 4 |
    |Bm
    |Bm B9 B7(9) X |

    |1 e 2 e 3 e 4 |
    |G X |

    |1 e 2 e 3 e 4 |
    |A (toca o riff) |

    Riff
    e-------5-----
    B-0h5h7---7-5\- e cai pra D, com a batida de novo

    Se quiser, faça o slide até a casa 3, e é só apoiar os dedos pra formar o acorde.


    asdsadas
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Que exemplo legal cara, adoro a harmonização dessa musica, faz muito mais sentido agora hahahah isso parece ser bem coisa de tecladista mesmo, mas obrigado pela dica, vou dar uma procurada! (:

    asdsadas
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    up!!!

    Wade
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Eu acho que não tem segredo específico. É só ter uma boa noção de escalas, harmonização e construção de acordes. O mesmo que se usa pra improvisar bem. Depois é só usar a imaginação e improvisar pequenos licks que caibam ali no espaço entre os acordes, tanto no tom quanto no tempo.

    phelpsst
    Membro Novato
    # mar/16 · Editado por: phelpsst
    · votar


    Bom eu conheço isso aí simplesmente como frase ou fraseado na guitarra, mas dependendo da intenção e estilo a mesma técnica baseada primeiramente nos acordes e depois partindo para uma escala adequada, você cria essas frases e em alguns casos criamos o que chamamos de riff. Mas sempre parta dessa ordem, analise os acordes, tendo em mente: teoria dos campos harmônicos. E depois parta para a região da escala no braço da guitarra ou violão que você quer executar, criar, ou tirar, a frase ou riff, tendo em mente: teoria dos intervalos, formação de escalas, e as vezes você vai ter que estudar também modos gregos, e outras escalas e campos harmônicos mais incomuns e é claro não pode esquecer as pentatônicas e as blue note. Fiz o resumo do resumo. Só mais um conselho, se você está iniciando, sem querer de subestimar, pois você pode começar nesse nível também porque não, eu comecei de forma mais louca, mais cara Pink Floyd não é nível básico mesmo sendo Rock Progressivo e não Metal Progressivo, não tem quase diferença nenhuma pra mim em nível de dificuldade, se você estudar 5 anos de teoria musical e analisar certas músicas de todos os estilos musicais vai notar que você aprendeu um monte de regra que a maioria dos bons compositores costumam em algum momento da música quebrar essas regras, e no progressivo é a coisa mais louca e genial que já vi, basicamente essas regras no progressivo depois que a composição está terminada você pode detectar nas piores músicas de progressivo acho que 3% ou 2% de regras, e nas melhores, aquelas de 20 a 30 minutos de duração de apenas uma música, simplesmente não existe regra nenhuma, se você perguntar o cara o porque ele fez isso ele vai te responder:"A música é minha e eu faço o que eu quiser nela...!" é basicamente isso. Mas é claro que os músicos de progressivo normalmente sãos que mais estudam teoria afundo, mas como o Michael Romeo do Symphony X disse na sua vídeo aula:"Eu fiz também aulas de música clássica, mas acho que era disciplina demais para mim, eu me sinto mais a vontade com o progressivo..." Entendeu? Ele toca música clássica nos solos mas não usa regras, ele faz o que vier na cabeça e grava.

    The Painkiller
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Quando vc está dividindo o trabalho com outro guitarrista, ou um tecladista, é fácil. Legal mesmo é fazer isso e dar conta completa do serviço. Ouça a raiz da raiz do blues, e entenderá o que eu digo.
    Outro exemplo: Rhandy Rhoads.

    phelpsst
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Mas The Painkiller Rhandy Rhoads é um dos maiores guitarristas da história do Rock, é bastante complicado começar por aí, não seria melhor começar por John Mayer ou Eric Clapton, não que seja tão fácil tocar igual, eu acho que é até impossível, mas é menas notas entende, os caras fazem coisas de arrepiar com poucas notas. A não ser que o amigo asdsadas não seja iniciante, talvez vale apena mesmo partir para o que ele já citou ou como você exemplificou Rhandy Rhoads.

    asdsadas
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    phelpsst Já ouvi todos esses músicos que me aconselharam cara, m4 considero um guitarrista intermediário, por isso sai a procura dessa técnica de riff, e citei o Keith Richards e o David Gilmour exatamente porque dentre vários guitarrista eu percebo que eles tem uma boa noção desses licks para base.

    phelpsst
    Membro Novato
    # mar/16 · Editado por: phelpsst
    · votar


    Agora assim eu me orientei aqui, é que mesmo eu sendo professor, eu vou acabar falando bobagem se eu não souber o nível da pessoa que tá pedindo uma dica, mas então tranquilo, nesse caso aí então eu recomendo exatamente esses guitarristas excelentes que você já está estudando mas que são antigos por que o difícil e novo para elas na época , hoje para nós seria intermediário e já manjadíssimo de ver em todo lugar vários guitarristas tocando da frente pra trás e de trás pra frente esses licks incríveis mas já muito divulgados. Mas tem coisa antiga mas simples ainda mas vai do teu gosto nesse caso. Eu tenho um defeito de tentar agradar sem querer, demais meus alunos, para não velos desmotivados e abandonando o sonho de ser guitarrista, e mesmo assim isso acontece muito não só comigo mas com muito professor melhor que eu, muito aluno desanima fácil, principalmente quando agente tem que convencer eles que não é pra tirar solo de música nenhuma tocando naquela velocidade da luz que o guitarrista da música toca na CD, tem que ler as notas da partitura devagar e memorizando devagar e depois de tudo memorizado tocar bem devagar usando o metrônomo e ir aumentando a velocidade aos poucos, e aí as caras que os alunos fazem nessa hora são quase todas iguais, desânimo evidente, e só querem ficar tocando música famosa, por falar de teoria musical os alunos pensam que eu acabei de xingá-los ou ameacei matá-los, cortar em pedaços e guardar na geladeira....

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Wade
    ter uma boa noção de escalas, harmonização e construção de acordes.

    Na verdade isso é algo bem complicado... Por exemplo, existe a técnica de down e up side, onde se toca uma frase meio tom abaixo ou acima. E isso encaixa! (Créditos ao Rafa Schüller).

    tito lemos
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Ismah

    (tenho algum relapso de en passant, mas posso estar confundindo).

    En Passant é jogada de xadrez cara! kkkkkkk deves ter muita informação no cérebro e estás misturando as ideias.

    Wade
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Mas não precisa estar aprofundo pra conseguir começar a fazer isso que ele quer.

    Saber uns 2 desenhos de diatônica maior, diatônica menor (natural e melódica) e pentatônica já vai ter material mental suficiente pra encaixar uns licks bacanudos entre os acordes.

    Obviamente, quanto mais se aprofundar em harmonização, mais avançados e ousados serão esses licks.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    tito lemos

    Então tu sabe o que significa kkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida - Tecnica de guitarra para base