Por que a virtuosidade não me atrai mais?

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# nov/15
· votar


MMI

Exato! Concordo em número e grau.

Apenas quis frisar que esta capacidade "técnico motora" que alguns poucos possuem, é uma aptidão* que vai além do "eu quero tocar assim".

(*) Não defino aptidão como "dom". Dom, têm um caráter "sobrenatural", mistico, divino. Aptidão, é mais "científico". É um conjunto de características físicas, motoras e cognitivas (genética, biotipo, musculares, percepção, etc.) que fazem, em conjunto com a disciplina e dedicação, que algumas coisas sejam mais fáceis para uns do que para outros.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/15
· votar


Fui pesquisar pra conhecer esse Michael Angelo Batio, fiquei muito impressionado com o que ele faz na guitarra. Mas pra mim foi mais atração do circo de Soleil, junto com a galera do globo da morte, acrobatas,etc do que musica.
Nada contra o que ele faz, acho importante ter desenvolvedores e pesquisadores de técnica, mas não é musica.

marcelosz
Membro Novato
# nov/15
· votar


Luiz_RibeiroSP
Nada contra o que ele faz, acho importante ter desenvolvedores e pesquisadores de técnica, mas não é musica.
+1

Jube
Veterano
# nov/15
· votar


Galera, só uma pitaco na direção da bagunça...

Alguns estão colocando Técnica, Feeling e Virtuose na mesma sacola... e isso é um engano!

Virtuose, independente de "gosto x não gosto" é uma qualidade de poucos. É um talento conseguido a custa de aptidão, dedicação e disciplina, que torna alguns aptos a dominar, realizar e executar técnicas de nível elevado e complexas para a grande maioria.

Gilmour, exemplo citado acima, possui bom nível em algumas técnicas, como bends e vibratos mas não é um virtuose.

Eu não gosto de Michael Angelo Batio, mas ele é um virtuoso.

Infelizmente, por mais que alguns insistam em discordar, para fazer o que ele faz, não basta querer, não basta estudar 25 horas por dia, não basta ter a disciplina de um monge tibetano... é preciso mais que isso. Isso é "consolo" de livrinho de auto ajuda, de querer é poder... mas a vida real vai além disso e alguns possuem sim uma "capacidade" maior que os outros. Aposto um milhão que de cada 1000, mesmo querendo, 990 não serão capazes de fazer o que ele faz tecnicamente.

Eu gosto? Não.... acho um chato dukaraleo com músicas horrorosas. Mas o meu "não gostar", não tira a "genialidade" técnica do cara!
Abraço!


Eu acredito que tem gente que nasce com um certo talento para certas coisas, mas é desculpa esfarrapada para explicar suas frustrações ou falta de disciplina semelhante aos que dizem que não são inteligentes para se graduar em tal coisa, não são pré dispostos a fazer academia e definir o corpo, não sabe desenhar, não tem raciocínio lógico, não passará em concurso público, não tem coordenação para dirigir e milhões de outras.
Mais ou menos isso aqui.

Até que a vida chega com uma experiência que geralmente é ruim e você se vê obrigado a "adquirir o talento" para sobreviver e descobre que vai mais longe do que imaginava, não tá escrito no livro de auto ajuda, ta marcado na cicatriz de muita gente.

FELIZ NATAL
Veterano
# nov/15
· votar


Sei lá, acho que tem muito musico preguiçõso e incompetente se esconde detrás do filin, pra justificar ausencia de tecnica, de estudo, de preparo, de dedicação sendo desonesto consigo mesmo.

Ah, prefiro Gilmour

continuem dissertando rumo a Plutão

FELIZ NATAL
Veterano
# nov/15
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/60497/#1387398

Drinho
Veterano
# nov/15 · Editado por: Drinho
· votar


Edu Ardanuy

Como pude esquecer de citá-lo.....

Um cara extremamente gentil, amável e simples do qual tive a felicidade de conhecer e bater um papo rapido que realmente toca guitarra em alto nível também....

Drinho
Veterano
# nov/15 · Editado por: Drinho
· votar


Uma mera brincadeira, aquecimento mesmo, do Nuno numa guitarra ele faz um som com começo, meio e fim e que tem algo para contar e mostrar. Já gravei com um outro que esse sim, é um virtuoso da guitarra nacional, esse também tem algo para mostrar quando faz um solo (tá bom, falo quem foi: Edu Ardanuy).


Por isso que fui logo falando que ontem eu estava chato. Não tive coragem nem de pegar na guitarra (no segredo do meu quarto mesmo), para não passar vergonha de mim mesmo. Me desculpe, mas nesse vídeo não me contou nada, não passou emoção, deu uma acelerada que para mim só mostrou que ele sabe acelerar e despejar notas.

Esta sensação é a mais pesada mesmo.....

Você não liga pro que o cara toca ou pro que ele faz em termos físicos.... não faz diferença....

Mas fica embasbacado em ouvir o sujeito tocar e fica se perguntando... KCT COMO DIABOS ELE FEZ ISSO? COMO ELE PENSOU NISSO? DAONDE VEIO ISSO? COMO QUE PODE SOAR ASSIM?

Ai depois você pega a sua guitarra, pra ajudar você já tá de saco cheio de você mesmo faz tempo e fica deprimido kkkkkkkkkkkkkkk

Ningen
Veterano
# nov/15
· votar


Sei lá, acho que tem muito musico preguiçõso e incompetente se esconde detrás do filin, pra justificar ausencia de tecnica, de estudo, de preparo, de dedicação sendo desonesto consigo mesmo.

Sei lá, acho que tem muito músico presunçoso e egocêntrico que se esconde atrás de técnicas, pra justificar a ausência do que dizer... que coloca a guitarra ou qualquer outro instrumento à frente da música, da mensagem, do ouvinte... Sendo desonesto com a música e com o mundo.

Masturbação musical...

Drinho
Veterano
# nov/15
· votar


Sei lá, acho que tem muito musico preguiçõso e incompetente se esconde detrás do filin, pra justificar ausencia de tecnica, de estudo, de preparo, de dedicação sendo desonesto consigo mesmo.


rapaz....

dominar todos os recursos técnicos conhecidos da guitarra até hoje é brincadeirinha de muleque chupador de chupeta perto de compor e arranjar a banda de apenas uma das milhares de músicas maravilhosas do eric clapton.....

eu domino todos os recursos do instrumento?
não....
tenho este objetivo?
embora todo dia a noite eu pratique algumas horas para melhorar minha técnica minha evolução não me impressiona não me felicita e acredito que as pessoas não estão muito preocupadas com o quanto eu toco, exceto alguns guitarristas de inicio que se impressionam e isso é normal, daqui a pouco eles se enchem também....
se você acha isso aí, embora seja a sua opinião e eu devo respeitar, aceite meu conselho.... você pode estudar todas as tecnicas, todos os modos, todos os conceitos harmonicos....
você praticamente está condenado a fazer uma musica de merda e se você nao estudar também....

fazer música para emocionar é uma tarefa dificil e requer elementos que a ciência só explica depois que a música tá pronta....

Rednef2
Veterano
# nov/15 · Editado por: Rednef2
· votar


Jube
Discordo. Se fosse só questão de "treinar até sangrar" todos nós seriamos geniais.
Por que até hoje não apareceu outro Beethoven? Outro Mozart? Outro Paganinni? Outro Jason Becker? Outro Malmsteen? Outro Freddie Mercury? e etc...

Por que não vemos vários Messi's, Pelé's, Neymar's, Ronaldos, C. Ronaldos?
Por que não vemos todo ano surgindo filosofos que influenciam um pensamento inteiro de uma civilização?

Por que não vemos em todos os times um Michael Jordan?

A questão não é apenas "treinar pra chegar lá"?. Poderia me explicar por que são tão poucos o numero de "genios"?


Eu concordo com Lelo. Essa coisa de dizer que é questão de treino, é papo de gente que não quer reconhecer suas dificuldades. Ao inves disso, não seria mais proveitoso nós trabalharmos em cima do que temos facilidade?

Veja Allan Holdsworth... o cara disse certa vez que quando está em casa, toca a guitarra dele no maximo 40 minutos. E é um monstro. Tem gente que passa 14 horas e não faz metade do que ele faz.

O saudoso Paco de Lucia havia dito que quando estava de férias, ele nem sequer tocava no violão.
Marty Friedman meses atrás afirmou que passa longos periodos sem tocar guitarra.
E ainda assim, a galera que passa horas e horas diarias tocando, não chega no nivel desses caras.

Mas... a questão não era só treinar?

Julia Hardy
Veterano
# nov/15
· votar


mordekinhas

O problema é com você, não com o virtuosismo. O Dave Murray é tão criativo quanto o estilo permite. Na verdade, não tem como ser muito criativo quando a maioria das músicas são praticamente iguais.

alan.bassplayer
Membro Novato
# nov/15
· votar


Rednef2
Convivo com um número razoável de instrumentistas, assim com muitos aqui no fórum, e baseado em percepções tenho a seguinte linha de raciocínio:
Treino e estudo são importantes? Sim, muito importantes.
Para que? Para executar com segurança aquilo que momento e o sentimento pedem (seja algo complexo oou simples).
Tempo de treino e estudo é parâmetro? NÃO, de jeito nenhum. Muitas pessoas desenvolvem com 30 minutos de estudo diário aquilo que outros precisam de horas e horas para desenvolver.
Conheço músicos que treinam pouco e são muito melhores do que músicos que treinam muito mais. Aí já entra em algo que chamo de facilidade em aprender música, que na minha opinião é um dom.

Lelo Mig
Membro
# nov/15
· votar


Jube

Respeito.... mas não concordo.

Essa questão de "Talento vs Perseverança", "Eu vim de baixo olha onde cheguei", "Sopa de pedras", e etc... deixou de satisfazer algumas questões há muitos anos.

Prá ser sincero, tô bem cansado desse discurso "motivacional empresarial".....

Acho que é um discurso forjado por gente vaidosa e egocêntrica... que serve para frustrar pessoas, culpando-as por suas limitações, ao invés de motiva-las.

Mas é questão de opinião

Jube
Veterano
# nov/15 · Editado por: Jube
· votar


Rednef2
Discordo. Se fosse só questão de "treinar até sangrar" todos nós seriamos geniais.
Por que até hoje não apareceu outro Beethoven? Outro Mozart? Outro Paganinni? Outro Jason Becker? Outro Malmsteen? Outro Freddie Mercury? e etc...

Por que não vemos vários Messi's, Pelé's, Neymar's, Ronaldos, C. Ronaldos?
Por que não vemos todo ano surgindo filosofos que influenciam um pensamento inteiro de uma civilização?

Por que não vemos em todos os times um Michael Jordan?

A questão não é apenas "treinar pra chegar lá"?. Poderia me explicar por que são tão poucos o numero de "genios"?


Eu concordo com Lelo. Essa coisa de dizer que é questão de treino, é papo de gente que não quer reconhecer suas dificuldades. Ao inves disso, não seria mais proveitoso nós trabalharmos em cima do que temos facilidade?

Veja Allan Holdsworth... o cara disse certa vez que quando está em casa, toca a guitarra dele no maximo 40 minutos. E é um monstro. Tem gente que passa 14 horas e não faz metade do que ele faz.

O saudoso Paco de Lucia havia dito que quando estava de férias, ele nem sequer tocava no violão.
Marty Friedman meses atrás afirmou que passa longos periodos sem tocar guitarra.
E ainda assim, a galera que passa horas e horas diarias tocando, não chega no nivel desses caras.

Mas... a questão não era só treinar?


Provavelmente não poderei sair de casa por uns dias com medo de ser assassinado, mas vou falar mesmo assim. Existem muitos gênios anônimos, a gente fica com esse pensamento de que "nunca vai surgir alguem como fulano" mas existem milhares até melhores que eles e estão apagados em meio a tantos outros iguais, quando resolvi dar uma aventurada em soundtracks hollydianos, vi muitos caras feras, mas feras mesmo, porém, sem tanto destaque e um dos motivos para isso, acredito que seja a própria globalização e seu excesso de informação. Tem tantos mas tantos bons compositores no soundcloud que uma vida inteira ouvindo músicas não seria o suficiente para ouvir todas as obras e o mesmo vale para qualquer área.

Vi em algum lugar stevie vai falando que passava o dia todo tocando mas também não da para acreditar tudo o que dizem. O que se mais vê, são pessoas que não inventam mas aumentam, a média peniana é de 13cm, mas todo mundo tem uma pirocona de 23cm, a média de consumo de vários carros não tão novos é de uns 7km/l no alcool, mas todo mundo ta fazendo 15km/l na cidade e em trânsito intenso.

Aí o cara pega seu instrumento, estuda meia duzia de exercícios e fica frustrado culpando a falta de aptidão, claro que existe pessoas com mais facilidade que com menos tempo vão dominar mais do que você que gasta mais horas, mas você consegue também. Todo mundo aprende a dirigir, uma tarefa arduosa e que requer uns anos para você ter dominio. Eu sempre tive uma imensa dificuldade com o volante, me dei mal em todos os testes, tinha muito medo do carro, até sonhava que perdia o controle dele e anos depois tenho sangue frio para desviar de uma kombi que caiu do guincho em minha direção.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


MMI
Soultunes
Lelo Mig

Bem a respeito do vídeo... É um dos caras mais estudados na guitarra que conheço, e o que quis mostrar foi o que ele disse: música não tem regras! ;)

Nem todos vão conseguir ver, mas...

www.facebook.com/612840312074237/videos/1054798537878410/

MMI
Veterano
# nov/15
· votar


Ismah

Boa! Aí ele tocou música!

Só uma coisa. Para ele não empresto nenhuma guitarra, não adianta pedir. Essa brincadeira de forçar o braço e o corpo aí, se fizer aqui toma uma mãozada. kkkkkkk

FELIZ NATAL
Veterano
# nov/15
· votar


Existem muitos gênios anônimos, a gente fica com esse pensamento de que "nunca vai surgir alguem como fulano" mas existem milhares até melhores que eles e estão apagados em meio a tantos outros iguais

[2]

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


MMI

Cara eu já questionei isso, e a resposta foi comum: vício!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/15
· votar


erico.ascencao
Eu nunca fui um cara técnico, e no começo do meu aprendizado de guitarra eu ficava chateado por não conseguir tocar aquelas coisas tecnicamente fuderosas. Com o tempo, o meu gosto pela música prevaleceu e eu encontrei o meu nicho no mundo guitarrístico. Continuo não sendo um shredder, mas as pessoas que eu conheço me vêm como aquele cara que toca legal e tem uma boa noção de música, percepção, sensibilidade e feeling; coisa que me deixa muito contente.


Identifiquei-me.

Drinho
Veterano
# nov/15
· votar


Ismah

Esse rapaz é seu conhecido?

mateusstarling
Veterano
# nov/15
· votar


Eu escrevi sobre isso essa semana no meu blog. Vou reproduzir aqui:
Normalmente começamos a tocar por uma ligação emocional e auditiva com a música.
Claro que algumas pessoas entram nessa pela estética glamourosa de segurar um instrumento, mas normalmente o que nos prende é o som, a ligação emocional/espiritual que temos com a música.
Em contra partida, começamos a estudar e, cada vez nos meter no nosso mundo, que se distancia daquele apego inicial, começamos a buscar o que é mais difícil, mais impressionante, o que vai nos colocar num andar acima do resto.
Claro que com o refinamento vamos nos moldando e, muitas vezes, não compactuando com o mesmo gosto popular, mas o meu ponto é outro.
Nunca podemos perder a ligação emocional com a música, muitas vezes estamos preocupados com a técnica, em estudar o que é mais difícil e não necessariamente estudar o que é mais proficiente ou musical.
Acredito que o segredo esteja em encontrar o equilíbrio, não necessariamente o mais difícil, mas aquilo que vai te ajudar a alcançar o objetivo musical que você deseja, talvez seja algo simples, talvez complexo, mas o importante é que no final vire música.

Ismah
Veterano
# nov/15 · Editado por: Ismah
· votar


Drinho

O rapaz a que se refere, é o Rafa Schuler?

Se sim, como o DeRos, ele é de Caxias do Sul/RS. A Dinamite Joe, gravou com ele e se apresentou com participação dele. Conversamos algumas vezes via alFace buk, u2b etc. Já acompanhava ele na antiga banda, a Lucille Band, que chegou a ir pra TV.

https://www.youtube.com/watch?v=OzNgSIXtfek
https://www.youtube.com/watch?v=XLvQlz3gHvM

MordecaiZ
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: MordecaiZ
· votar


Galera, aconteceu uma coisa terrível nesses últimos dias que está me fazendo querer rever e estudar a fundo tudo oque o meu querido professor me ensinou.

Infelizmente, nesse último domingo, dia 22, o meu grande professor Vinícius Assumpção foi vítima de um crime horrível. O seu irmão sobre efeito de drogas e bebida tirou a vida dele, de sua namorada, seu próprio pai e por fim tirou a própria vida.

Foi o pior dia da minha vida até agora! Não consigo acreditar que essa incrível pessoa se foi! Arrecém estava começando a vida, 21 anos! Era o seu sonho fazer licenciatura em música. Era uma pessoa tão boa.

Enfim, espero que esteja mostrando o seu talento musical lá com Deus!
Sou grato por tudo que ele me ensinou até agora!

Desculpem, tive que desabafar.

Obs: sou o mesmo autor do primeiro tópico, só estou em outra conta.

Soultunes
Membro
# nov/15
· votar


MordecaiZ

Cara, dificil dizer algo numa tragedia assim, mas infelizmente tenho ficado cada vez mais desacreditado da raça humana.

Não entendam meu comentário como algo de caracter religioso, mas não posso deixar de dizer que conheco um pouco a Biblia e os ensinamentos de Cristo e para uma pessoa com este tipo de crença como eu, o que resta é manter-se firme no proposito, na etica, no respeito e esperar pelo fim do mundo.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


MordecaiZ

É complicado, o mundo da música, infelizmente gira em cima da vida noturna, que é sempre bem mais complicado que a diurna, e casos assim se multiplicam nas esquinas...

Por aqui, num desentendimento de boteco a uns dois anos, meu então professor foi esfaqueado, junto com seu irmão, que veio a falecer.

Nenhum dos dois casos foi o primeiro, e quem dera se fosse o último... A vida há de seguir. Meus pesares a ti, e a família de seu professor.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


MordecaiZ
Lamento profundamente esse terrível acontecimento.
Concordo com as palavras do Ismah: "...A vida há de seguir..."
Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


MMI
Concordo em gênero número e grau com o que vc "postou" na página anterior.
Já assistí a um show do Nuno Mindelis e tenho discos dele aqui. O cara é um "monstro'!!!
PguitarMaxx
Mas é dificil dizer, SRV é considerado um virtuoso por muitos e não dominava super técnicas mirabolantes. Esse conceito sempre foi meio obscuro pra mim
Uma coisa nada tem à ver com a outra. Aliás, na minha opinião, o excesso dessas "técnicas mirabolantes", o "endeusamento" disso, levou a música em geral e o rock em particular a um "bêco sem saída"...
Abçs

Tiso
Veterano
# nov/15
· votar


Sei lá, acho que tem muito musico preguiçõso e incompetente se esconde detrás do filin, pra justificar ausencia de tecnica, de estudo, de preparo, de dedicação sendo desonesto consigo mesmo.

Eu. Minha velocidade não é boa e eu realmente não curto fritação desalmada, mas parei de mentir pra mim mesmo que a técnica é dispensável. Ela aumenta sua paleta de cores, digamos assim, aumentando seu vocabulário de expressão. E nem toda técnica apurada é fritação, vide Johnny Marr e Graham Coxon. Existem outros virtuosismos senão o arpejo ayrton senna.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que a virtuosidade não me atrai mais?