Como solar pensando como uma jazzista!

    Autor Mensagem
    Praxis
    Veterano
    # out/04 · Editado por: Praxis


    “A idéia de solar a partir de uma escala é errada”, afirma Scofield. “É como colocar o carro na frente dos bois. Uma escala pode ser tecnicamente apropriada para uma tonalidade, mas a maioria dos grandes músicos não usam escalas para improvisar, e os músicos de jazz nunca as usaram. A improvisação vem da melodia, não das escalas.”

    Alguem ae tem a Guitar Player nº 84 ??!

    KISS
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Praxis

    Num tenho a Guitar Player
    mas pra solar pensando como um, só sendo um jazzista!
    é necessário estudar e ouvir jazz

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Praxis
    Eu concordo com isso (embora ainda não use completamente, pois me apoio em escalas). Inclusive já rolou uns posts por aqui sobre um jazzista brasileiro que tinha criado um método de improvisação em que não importavam as escalas. Teria que usar a busca pra encontrar isso...
    Mas, acho a idéia é essa mesmo: o principal é ter a noção da melodia e da sonoridade que você quer criar, independente de shapes e escalas. Porém, não quero dizer que o caminho é abandonar o estudo das escalas! Pelo contrário, acho que conhecendo as escalas, suas sonoridades e aplicações, vai tornar mais fácil essa busca pela sonoridade desejada. E isso não se aplica só ao jazz.

    gustavo macaco
    Veterano
    # out/04
    · votar


    eu so uso penta é isso ai

    Alexandre Souza
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Putz esse lance é fantástico cara, mas é muito foda de conseguir, pq vc teria que saber exatamente o som de cada casa, de cada nota...
    O jazzista cria o improviso na cabeça e transfere para a guitarra pq ele sabe exatamente quais as notas da frase que ele criou na mente e onde fica cada uma, putz me embolei todo... é foda até de tentar explicar...
    Mas eu uso escalas, pricipamente as pentas...

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Na verdade esses jazzistas fodões improvisam usando as 12 notas, eles nao pensam em nada, só improvisam usando o ouvido, e isso com o tempo fica melhor

    naka
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Ta voce pode comecar a improvisar sem pensar em escalas e acordes , mas nao pense que esse pessoal do jazz nao estudou meticulosamente o campo harmonico...
    nao é tao simples assim ! o cara tem 1 vivencia enorme , o ato de taca 1 arpejo em tal acorde é algo natural.

    Pessoal iniciante le essas coisas e vao tenta improvisar sem nem saber onde ele comeca e termina a frase :/

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # out/04
    · votar


    naka
    É o que eu falei no meu post. Acho o ideal é usar isso como raciocínio, mas ter o conhecimento das escalas para usá-las como ferramenta.

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # out/04
    · votar


    eh... não eh pra qualquer um !

    SsubwooferR
    Veterano
    # out/04
    · votar


    uma escalinha de blues com bastante slide e hammer, dá um jazzinho mais ou menos.. eu axo..

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # out/04
    · votar


    SsubwooferR
    Aconselho a adicionar um monte de cromatismos.

    naka
    Veterano
    # out/04
    · votar


    jazz é muita tetrade + cromatismo + quartas

    LOW Fl
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Praxis
    Esqueca de usar padroes e use solucoes. Palavras tambem do Scofield.

    E por ai o caminho.E em parte o que Alexandre Souza falou. Voce tocar o que pensa, a melodia na sua cabeca, e nao ficar preso a caminhos tracados por shapes no braco.

    Sincero
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Uma vez um musico me falou que vc deve pensar o improviso e transferir o q vc pensou pra guitarra, pois o pensamento é mais rápid do que a mão. Alguem aqui consegue fazer isso?

    Praxis
    Veterano
    # out/04
    · votar


    cara a melhor maneira eh como muitos falam por ae, mas que eu aprndi com o Vai, que eh de pensar uma melodia na cabeça e passar para a guita, vc começa com coisas simples, e depois vai criando coisas mais complexas... dominar requer muita pratica e treino, mas nada eh impossivel, eu mesmo tiro musica assim, geralmente eu tiro sem escutar a musica, soh de lembrar eu vou tentando encontrar as notas!

    cefas
    Veterano
    # out/04
    · votar


    e verdade.... mas tem q ser ninja...

    spy2k
    Veterano
    # out/04
    · votar


    transferir a melodia da cabeça pro braço é muito legal !
    e treina o ouvido tb..eu adoro fazer isso..

    eu acho que é assim q eles improvisam:

    "Tom?"
    "Lá Maior"
    "Beleza"

    uma troca de palavras e pronto...
    vai se virando... encaixa aqui ... encaixa ali... vai sentindo... misturando... deve ser assim...

    BRNz
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Jazzista nao pensa... Jazzista toca...

    parece propaganda de sabao em poh mais acho q funciona assim mesmo... naum tem como o cara fica pensando no que ta fazendo qdo ele nao tah fazendo nada padrao... nunca exprementei, mas acho q se pergunta prum cara desses o q ele tocou, ele vai dize... sei lah...

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # out/04
    · votar


    spy2k
    As músicas nesse estilo costumam ser cheias de modulações. Então, se os caras forem ficar se perguntando e respondendo sobre a tonalidade, iam acabar conversando mais do que tocando. Heheheh!

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # out/04
    · votar


    pra não me esticar muito sobre o assunto - e acabar arranjando confusão - como eu fiz em outro tópico sobre improvisação eu vo dizer o que eu já consegui... quando eu treinava os ouvidos furiosamente cantando escalas e acordes e o caral** a quatro teve um tempo que eu meio que conseguia prever a nota que eu queria tocar. agora com esse negócio de vestibular e estudar eu nem tenho tanto tempo assim pra mim praticar mas assim que isso acabar eu volto a estudar improvisação.

    Drinho
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Eu concordo... mas como eu naum tenho capacidade de achar as notas que soam bem, eu vou pela escala que facilita a minha vida =)

    niredsystalaringologista
    Veterano
    # out/04
    · votar


    hehe. todo mundo quer ser jazzista agora. eu queria muito aprender mas to sem tempo

    aldo landi
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Usar ou não escalas....

    Os músicos de swing ( dos anos 30 40 até hoje...) pensam na melodia propriamente dita. Os demais ampliaram os recursos.
    Em New York tem uma escola com o nome HARD BOP UNIVERSidade... só pra saber : a coisa é ciencia pra cacete. Não fiquem aí imaginando coisas.
    O que acontece é que já estudamos tanta escala que não necessitamos mais delas. O que temos são SISTEMAS. Por isso não abordamos a coisa como escalas. Uma vez entrevistando Scott Henderson para a Rock Brigade , um cara perguntou , onde ele usava a escala tal . ... Respondeu: " Isso é nome de antibiótico?"
    Qualquer cara que pegar as frases do C.Parker ou coltrane, verá as escalas. Como não usam se elas estão lá? Só acontecem ... não pensamos no nome , sabemos o sons de cada sistema. Se O cara diz que não necessita de escalas pra tocar mentiu. Quanto ao Scofield, consegui fazer o pior solo sobre Giant Steps que já ouví. Ele próprio admite.Existe quem toque jazz de orelha... de tanto ouvir de vivência , outros conhecem os sistemas.
    Sendo assim , os que acham que não usamos porra nenhuma só porque gringo safado gosta de esconder o que toca e sabe... e isso é notório nos works que fazem por aqui, digo :
    Explique como soa o BOP; o que compõe o estilo de fraseado.
    Explique como soa o cool; o que compõe o estilo de fraseado.
    Explique como soa o HArd bop; o que compõe o estilo de fraseado.

    Por exemplo , se vc não entende de ditonos não vai conseguir entender countdown ou o cd inteiro Giant Steps. Pode até improvisar sobre um ou dois chorus, mas, não vai ter assunto para 13 chorus completos que é a parte destinada ao solos na música.
    A música ocidental é toda baseada na escala pitagórica que mais tarde foi temperada . ... A música modal como conhecemos é prima da Música da Índia e é pura escala ( Tatas/Melas?Ragas) tem perto de 6.000 anos de existência....
    Posso dizer que não pensamos, ouvimos... dizer que não usamos é querer enganar a todos vocês. Cuidado com o que estão lendo.

    aldo landi
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: aldo landi
    · votar


    Agora que deixei minha opinião vou dar um exemplo prático do que quero dizer.
    A- Existe um tema , arrumadinho e escrito que todo mundo ensaiou ou lê
    b-Esse tema tem sua harmonia
    c-Quando findar o tema começam o solos
    d-Imagina que vc vai fazer o solo e o Hancock vai harmonizar
    e- Não sobrou a melodia, vc fará uma nova... (solo)
    f- imagine que resolvemos pressionar vc por cadências substitutas ( é o que acontece)
    g- Imagine que vc não possa advinhar e antecipar os acordes que iremos tocar.
    h- Imagine que não conheça o sistema; me diz: Como vc vai improvisar?
    i- quer dizer, olha quanta merda andam falando: não usa escalas , tem ouvido ruim, e não conhece sistemas (que não vou explicar por ser extenso e particular a cada estilo e é aula da pesada, portanto custa grana). Como é que vc vai acertar, Me diz Como?Só se o espírito santo tocar por vc.... aí não é vc tocando. É o espírito santo ....
    Vou dizer mais a vocês garotos:
    O Miles davis Mudou o som da banda dele com o Coltrane. Lá tocava um cara Cannonball ( alto sax). Esse cara era responsável pela cadeira de composição da universidade de Miami. O cara tinha salário, emprego, prestígio. Como a banda do Miles não dava Lucro ele havia voltado a dar aulas na universidade. Dois anos depois ele volta a Banda do Miles , licenciando-se da universidade. Sobe num palco (na rua 56-N.Y) e começa a tocar o tema. O Miles toca, O Coltrane toca e em seguida ele. Fica ruim e eele diz:" O que vocês estão tocando? Parece ser Blues , mas, não soa como blues...Sabem o que o que o Miles disse? " Coltrane , vai la na cozinha , na parada do som e explica pra ele o que estamos fazendo"...
    Um cara com título de Dr em Música em Faculdade americana....
    Quando encontrarem o Hermeto , perguntem a ele do Cannonball... era amigo dele. Tocavam juntos e com Miles Davis.
    Quer dizer... nem o Cannonball foi capaz de descobrir com o ouvido privilegiado que tinha.
    Aí vem vocês dizendo qualquer coisa sobre algo que não entendem. O jazz já foi essa porra louquice de mandar qualquer coisa. Desde o Hard bop é como música erudita.

    Qual é o Tom???? La maior... E se não for tonal ??? e se for modal ??? e se for politonal??? e se for Serial???? e se for Dominante como os blues , mas sem soar como eles???
    Quais os fundamentos do Barroco?
    Quais os fundamentos do Classissismo?
    Quais os fundamentos do Romamtismo?
    Quias os fundamentos do Swing?
    Quais os fundamentos do BOP?
    Quais os fundamentos do Cool?
    Quais os fundamentos do Hard Bop?
    Quais os fundamentos do Jazz Rock?
    Quais os fundamentos do Acid JAzz?
    Quais os fundamentos do Fusion?(termo nojento que não diz nada...)
    Quais os fundamentos da Bossa Nova?
    Quais os fundamentos do Baião ?
    Quias os fundamentos da CUMBIA?
    Quais os fundamentos da Salsa?

    Meus alunos sabem graças a Deus. E por aí vai....

    Mas... os fundamentos do Blues todo mundo sabe , não é mesmo?

    Lamento informar.

    Prof Ivan Meyer
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Gostei Aldo !
    Parabéns , estava lendo os post e ficando maluco com o que eles estavam falando e escrevendo a respeito da improvisação ,Gostei da sua postura e do que disse a eles !
    Se não sabe contar de um 1 a 10 então não queiram acertar a equação sem fazer contas no chutômetro ou ouvidômetro,pois algumas continhas necessitam de operações complexas e saber as escalas e campo harmônico é no mínimo como contar de 1 a 10 pois se não souber a ordem e o valor ,então não vai conseguir fazer conta maior do que 2 + 2 = 4 é óbvio mas tem guitarristas e saxofonistas que nem sabem as notas das escalas maiores e e tentam decorar as respostas de todas as contas musicais de ouvido sm ter que pensar !
    Abração e feliz Pascoa a todos
    Ivan Meyer
    www.explicasax.com.br
    www.soprasax.com.br

    maniac123
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Com todo respeito...

    Viva as pentatônica, e vida longa ao Rock and Roll

    pra q vários acordes se vc só precisa de uns 5... ehehehe

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    BlaCk LaBeL
    Pelo contrário, acho que conhecendo as escalas, suas sonoridades e aplicações, vai tornar mais fácil essa busca pela sonoridade desejada. E isso não se aplica só ao jazz.

    aldo landi
    Falou bem, tem até vezes em que você pode já se adequar as escalas usadas e saber bolar uns improvisos legais, mas isso é algo que você tem que ter com o tempo. :D

    Uma coisa muito usada em jazz, não é a utilização aleatória de escalas, mas sim muitas mudanças de tonalidades que confundem a cabeça de muitos guitarristas, uso de modos, e alterando muitas vezes a harmonia, por exemplo tem muitas melodias que eu fico fazendo improvisando mesmo, que soam legais, mesmo ignorando o uso de uma certa escala, mas não ignorando 100 porcento, pois eu apenas fico trocando a tonalidade, é só ouvir muitos compositores da Bossa, Jazz, e até eruditos (Na realidade, principalmente, mas alguns), feliz pascoa a todos também. :D

    Rednef2
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Esse lance de criar o solo na cabeça e passar pra guitarra é muito bom, vc cria mais coisas interessantes assim do que soltar a mão nas escalas ate sair algo bom.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Neste tópico: como o jazz virou um palavreado erudito depois que foi apropriado pelos brancos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como solar pensando como uma jazzista!