Por que não se fazem mais bandas boas com solos de guitarra belos ?

Autor Mensagem
bocadecachaca
Veterano
# dez/04


Por que não se fazem mais bandas boas com solos de guitarra belos ?

oak
Veterano
# dez/04
· votar


por que nao da dinhero, nao tem publico

danubio_gpi
Veterano
# dez/04
· votar


bocadecachaca

Pois é, ja percebi isso tambem.


Só que notei que eles ainda existem só que em bandas de nem tanto sucesso qto antigamente, começa a ouvir coisas fora das radios, dá uma pesquisadas que vc vai encontrar muita coisa boa.

nothing else matters
Veterano
# dez/04
· votar


Como Frejat fala:
"Solos de guitarra já estão ultrrapassados/desgastados"

guilhermerizzo
Veterano
# dez/04
· votar


Tem muita coisa boa e nova por aí. O próprio CD novo do Barão, por exemplo, traz talvez o último registro do mago da gravação de guitarras no Brasil, o saudoso Tom Capone.
Há o CD novo do Scofield, gravado ao vivo, um trio de baixo, batera e guitarra.
Há guitarristas de mão cheia tocando com estrelas do POP como o Adam Rodgers ( Norah Jones ) por exemplo.
Tem o CD novo do living colour com o Vernon arrasando como sempre aos 40 anos de idade!
Enfim, tem que saber ouvir...

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


guilhermerizzo
"tem que saber ouvir"
É isso aí! Tem muita coisa boa rolando por aí. Basta não ficar dependendo da programação das rádios e MTV.

VooDoo__
Veterano
# dez/04
· votar


Concordo com vcs... eh q no radio eles tocam as musikas q a galera curte e a maioria das pessoas num sabem aprecia uma boa banda... a letra eh bonita ai eles curtem... sem se importar com as guitarras.
eh soh vc procura q existem sim mtas bandas boas com solos bons.
vlw

Doctor Robert
Veterano
# dez/04
· votar


Cara o Black Label Society tá com CD novo(tão fazendo turne), tem o Velvet Revolver q tá porae e outras bandas que continuam fazendo grandes solos e talz...

É só tu procurar, se tu ver a MTV e ouvir rádio tu não vai descobrir essas bandas...

Cada vez mais elas estão se acabando justamente porque o público está cada vez menor para elas, a mídia não divulga muito e assim não dando lucro para a banda...

Marco_Uber_Alles
Veterano
# dez/04
· votar


Li esse tópico ouvindo Shooting Star do Iced Earth, cheguei a ficar triste...

Sei que gosto não se discute, mas pô... isso é uma coisa que se educa. Se é legal ouvir funk carioca, então tá... :'(

Detesto a MTV.

zacaoamargo
Veterano
# dez/04
· votar


A culpa a meu ver é dessas merdas de efeitos..... depois do experimentalismo de Hendrix, criou-se efeitos pra todo gosto (ou desgosto!). Já disse minha opinião: Guitarra se toca só com um ampli e no máximo um overdrive e wah-wah. O resto a meu ver é lixo. Essa coisa de efeitos tá tirando o brilho da guitarra. U2 mostra isso. Tudo bem que The Edge seja bom no que faz, mas a questão é saber se o que ele faz tá sendo bom para a música e para os amantes da guitarra elétrica. Adoro U2 mas é tediante tocar U2. É sério!O som dos caras é bom e agradável...são coisas boas de se ouvir....numa boate é perfeito. Mas é simples demais.
Por isso procuro não me desviar do blues.....foi como tudo começou: Blues.
Gosto de Chuck berry, BB King, Eric Clapton, Buddy Guy, Robert Cray, SRV, Jimi Hendrix, Mark Knopfler, etc. São guitarristas de verdade, cada um em seu estilo.
Temos que ter cuidado para não fugir do som básico da guitarra elétrica tradicional.
Decidi comprar recentemente um delay e me decidi pelo Dan-echo por ser analógico...nem testei, mas fiz o pedido. Pode ele não ser um "super-delay" desses digitais que fazem milagres, mas pra que fazer essas coisas artificiais? Vou me virar com o que ele puder fazer e pronto.
Vida longa à guitarra elétrica! Vida longa ao blues.

zacaoamargo
Veterano
# dez/04
· votar


Todo mundo só quer fazer música abusando de efeitos....
Os caras pensam: "pra que solos bonitos se nós temos esse ou aquele efeito?" E de fato até que acaba funcionando.....
Viva o blues!

Polêmico
Veterano
# dez/04
· votar


Se bem que eu acho que a Guitarra está perdendo espaço no chamado "Novo Rock"...Linkin Park por exemplo,o DJ aparece mais que o guitarrista....É ridiculo,pos a Guitarra é o simbolo do Rock!

_Sacred_Blow_
Veterano
# dez/04
· votar


Toda boa banda de heavy metal que se preze tem bons solos de guitarra...agora se vc fala em rock mais leve, aí fica escasso mesmo...

FDG
Veterano
# dez/04
· votar


pô,o que dizer de Satriani e Vai que continuam por aí,fazendo solos
e Ritchie Kotzen,John Sykes,Tony MacAlpine,Malmsteen?
a guitarra ainda é valorizada

Hellish
Veterano
# dez/04
· votar


http://paginas.terra.com.br/arte/hellishwar/mp3/defender.mp3

metalbee
Veterano
# dez/04
· votar


bocadecachaca
NUM TÓPICO DESSE VC SÓ ENCONTRA UMA MINORIA Q TEM UM BOM GOSTO PELA GUITA, SORTE A NOSSA, Q SABEMOS PROCURAR E FAZER O BOM SOM, E QUANTOS ENTRE NÓS SÃO OU SERÃO ESPETACULARES, MAS PARA UM PUBLICO SELETO E INTELIGENTE. IRON, VAI MAMSTEEN, SATRIANO, ERICK JONSON, AGORA O DARKNESS, ETC., SEM FALAR EM BLUES, DIA DESSES FUI NA AMERICANAS E TINHA UMA QUEIMA DE IRON MAIDEN POR 19,90, COMPREI VÁRIOS, DEPOIS FUI NA SARAIVA DESCOBRI INACREDITÁVEL MALMSTEEN A 16,00 E OUTRO DELE AO VIVO E DUPLO A 31,00, COMPREI TUDO, OS SOLOS DE GUITA NUNCA MORRERÃO.

Malmsteen Satriani Halen Hendrix Vai
Veterano
# dez/04
· votar


Sem essa de "a culpa é dos efeitos". Van Halen abusava dos efeitos e criou os solos e riffs mais fodas do rock. Basta saber usa-los.

demetriuslopes
Veterano
# dez/04
· votar


van halen domina.

Adriano Medeiros
Veterano
# dez/04
· votar


bá, bixo, tipo assim, o pessoal hj em dia tá em outra... saco?
pq publico tem, tem eu, mais o cara q fez o topico mais um monte de loco ae q fica horas em sebos procurando um disco do yes ou pink floyde

Malfeitor
Veterano
# dez/04
· votar


Vamos ressucitar o hard rock!!!!!!q trouxeram guitarristas mt bons...

francisco2004
Veterano
# dez/04 · Editado por: francisco2004
· votar


Acho que hoje em dia está ocorrendo uma preocupação maior com a melodia do que com solos incríveis (não que no passado não houvesse preocupação com a melodia). Eu tenho uma nostalgia dos anos 80 e dos "guitar heroes" que surgiram na década, mas hoje a estética da música pop está pendendo para outro lado, mas não vejo isso como um problema.

Na verdade, está faltando aparecer algum "guitar hero" que produza algo realmente NOVO na música pop. Não adianta surgirem cópias do Van Halen, Guns, Iron Maiden, Metallica, etc. Isso pode soar nostálgico, mas não vai ser uma evolução em termos musicais e sim "mais do mesmo". O Darkness resgatou a estética dos anos 80 acrescida de um certo humor. Nunca tinha ouvido uma banda que fizesse esse tipo de abordagem. Acho que é por aí a coisa: lançar idéias novas. Podem ter certeza, irão vender bem e serão ouvidas por muita gente.

guitarist from hell
Veterano
# dez/04
· votar


Vamos ressucitar o hard rock!!!!!!q trouxeram guitarristas mt bons...(2)

na minha humilde opinião.. os melhores

Adriano Medeiros
Veterano
# dez/04
· votar


francisco2004
ae, pra mim antiguidade eram os anos 70 e 60, anos 80 pra mim ainda é muito recente... como tu disse, só surgem copias, e os originais sao todos dos anos 80... entao eu acho q os 80 ainda estao de pé

Livin in Sin
Veterano
# dez/04
· votar


hard rock dos anos 80 é cabuloso eu só ouço eles, num se preocupem quando eu for famoso seis vão ver a musica boa vai voltar com força total. aguardem,...

zacaoamargo
Veterano
# dez/04
· votar


Discordo.......não aho que precisamos de algo necessariamente "novo". Precisamos, isso sim, de alguém novo que faça bem as coisa antigas. Ou seja, precisamos de alguém novo no cenário que faça bem o que já vinha sendo feito desede a década de 40, compondo músicas novas, mas mantendo a guitarra do jeito que ela é. Quero dizer com isso: "guitarra no amplificador e pronto!". Fora a guitarra e o ampli, apenas os dedos e a habilidade e criatividade.
Não precisamos de guitar heros.
Se você vai e algumas cidades dos USA tidas como tradicionais no que se refere à "guitar history", você vai encontrar a raíz do blues e do jazz, com o mais puro som da guitarra, músicos sem garnde projeção internacional, mas que por outro lado mantém vivos e acesos os mais puros sons da guitarra.
É algo semelhante a ir a botecos na periferia do Rio de Janeiro em busca do samba de raízes (e não essas porcarias comercializadas como "samba"), entende. A mesma coisa para quem quer achar o verdadeiro forró ou baião de raízes. Não vai pensar que essas porcarias como Fala Mansa e outras bandinhas comerciais é que é baião. Baião e forró mesmo você acha nos rincões do interior do Ceará e Pernambuco, coisas como Luiz Gonzaga fez.
Da mesma forma no que se refere ao Rock. O rock surgiu do blues. A tradição da guitarra elétrica é americana ( a primeira guitarra elétrica e a primeira de corpo sólido foram americanas) e por isso de lá vem os grandes guitarristas. Já viu bom sambista vindo do Texas? Da mesma forma não veremos tao sedo lendas da guitarra vindo do Brasil (não que não tenhamos bons guitarrista, mas sim não haverá tão cedo atenção para nosso rock e blues). Até porque nosso rock é cópia pura do que vem de fora.
Mas voltando ao assunto.....nao podemos fugir das raízes! Bom pra mim foi J Page que com uma guitarra Les Paul e um ampli valvulado fez história. Bom é Mark Knopfler, que fez o que fez sem porcarias de efeitos aberrantes...nem palheta usava...hehe.

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04 · Editado por: BlaCk LaBeL
· votar


zacaoamargo
Sou obrigado a discordar de absolutamente TUDO o que você escreveu.

"não aho que precisamos de algo necessariamente "novo". Precisamos, isso sim, de alguém novo que faça bem as coisa antigas."

O que é isso, cara? Se o o próprio rock é uma derivação de outros estilos, como você quer impedir que surjam novas derivações a partir dele???


"compondo músicas novas, mas mantendo a guitarra do jeito que ela é. Quero dizer com isso: "guitarra no amplificador e pronto!". Fora a guitarra e o ampli, apenas os dedos e a habilidade e criatividade."

Querendo impedir o progresso? Isso é impossível, cara. Provavelmente, os pianistas eruditos devem ter ficado horrorizados quando o piano passou a ser utilizado no rock/blues. No entanto, foi impossível evitar. E hoje você curte. Violonistas tradicionais devem ter considerado a guitarra elétrica como uma aberração. No entato, foi impossível deter seu desenvolvimento. E hoje você curte. Então, ficar se descabelando por causa do surgimento de novas possibilidades, é besteira. O progresso está aí. Ninguém vai pará-lo. Quem conseguir seguí-lo, ficará bem. Quem não conseguir, é cabeça fechada e está condendado a passar o resto da vida preso no passado.


"Não precisamos de guitar heros."

Aí forçou. Talvez você não precise. Mas, muitos gostam. As coisas não podem ser moldadas ao seu gosto. Liberdade é a palavra. Cada um cria e se expressa como quer. Ah! E músicos virtuosos não são exclusividade da guitarra e nem surgiram por causa dos efeitos. Ex.: Paganini, Chopin, etc...


"Da mesma forma não veremos tao sedo lendas da guitarra vindo do Brasil (não que não tenhamos bons guitarrista, mas sim não haverá tão cedo atenção para nosso rock e blues)."

A coisa é bem diferente! Existem excelentes guitarristas aqui, fazendo coisas muito melhores que os de fora. Inclusive, muitos desses caras de fora, pagam pau pros caras daqui.


"Bom pra mim foi J Page que com uma guitarra Les Paul e um ampli valvulado fez história. Bom é Mark Knopfler, que fez o que fez sem porcarias de efeitos aberrantes...nem palheta usava...hehe"

Eles foram eles. Fizeram as coisas na época deles e gravaram seu nome na história. Mas, os tempos já são outros, cara. Se eles fizessem hoje, o que fizeram antes, o impacto já não seria o mesmo. Por isso, não adianta querer negar o progresso. É bobagem. É condenar a própria guitarra e o o rck. Tenha a cabeça aberta e use da melhor maneira as novas possibilidades.

[]´s

pererek
Veterano
# dez/04
· votar


cara tu atravesso tbm ne....
se jimi page tiveese aqui agora naum taria fazeno sucesso????q porra e essa???
ve aqui no forum quantos guitarristas curtem zeppelin e pergutna pra eles se eles lansassem cd novo qm naum compraria??me fala praq tanta porra di efeito e guitar hero com tanta tecna?????bom e o ac/dc e o angus q fazi tudo com a guitarra no ampli sem porra di efeito nenhum....e se tivessem ai hoje tavam fazeno um puta de um sucesso..........

pererek
Veterano
# dez/04
· votar


pessoal se quiserem ver bom rock de novo,, oucam o bom rock das antigas e assimilem bem porq pra fazer tudo aquilo acontecer d novo agente precisa pelo menos trazer ele de volta como era....e claro inovar com a criatividade de cada um.....a naum esqucam blues forever.....

FDG
Veterano
# dez/04
· votar


o Hard não morreu,muito pelo contrário,o Dokken lançou um álbum ae,só resta saber se é bom
Hellacopters ainda faz um Hardzinho (diferente mas faz)
Van Halen is back
Quiet Riot,Twisted Sister,Dio (mais puxado pro metal),Whitesnake,Deep Purple,Scorpions tão tudo na ativa,o Hard está vivo,e vivíssimo

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


pererek
Cara, quem atravesssou foi você. Antes de se descabelar, leia o texto novamente e interprete-o da maneira correta.

[]´s

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que não se fazem mais bandas boas com solos de guitarra belos ?