Por que a virtuosidade não me atrai mais?

Autor Mensagem
Filippo14
Veterano
# nov/15
· votar


Calime

Quem é mais técnico, Gilmour ou Malmnsten? Tirem suas conclusões.

Slash hahaha

Mas realmente, técnica envolve um bend bem feito, um vibrato bem feito, e isso, caras como o Gilmour, BB King e até o Slash tem de sobra

André Perucci
Veterano
# nov/15
· votar


Malmsteen>>>>>>>>>>>>>>>>all

Cup Noodles
Veterano
# nov/15
· votar


já caiu em discussão de qual guitarrista é o melhor!
hehehe

Calime
Veterano
# nov/15
· votar


O lance de comparação é algo que realmente pra mim não cabe na música, que é uma arte abstrata e de gosto pessoal, bem subjetivo. Curto bem mais o Gilmour, mas de fato é uma opinião minha, do que acho belo, das idéias e conceitos que envolvem a música de ambos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


Qualquer coisa ou estilo que é levado a um paroxismo (alguns críticos diriam "barroquismo"), acaba por tornar-se derivativo e auto-referenciado, e começa a "atingir" a irrelevância e até o mau-gosto...
Lembro-me bem quando o Malmsteen lançou seu 1º disco (que eu tenho) e meus amigos guitarristas ou "headbangers" saudaram-no como uma grande novidade, que eu achei muito bom. Mais tarde surgiram o Steve Vai e o Joe Satriani. O estilo, em sua forma criativa, parou aí... Não que não houvessem músicos (como o Greg Howe) bons e criativos, mas o "movimento em sí já era auto-indulgente (o tal Michael Angelo Batio é um -mal- exemplo disso).
Posso ficar aqui citando "n" exemplos em vários estilos, inclusive no Brasil desse processo.
Por outro lado temos muitas bandas ou músicos que referenciam outras, sem ser "imitadoras baratas" e que também o fazem de forma criativa e sem exageros.

Kallau
Veterano
# nov/15
· votar


Sentenciaram o tópico ao infinito ao incluírem competição de guitarristas. haha

É simples: técnica é importante para você saber se expressar.

Podemos encará-la como um idioma:
Se você não te domínio de um certo idioma, não conseguirá se expressar da forma que deseja. Agora se você domina, você fala exatamente o que você quer, sem erros, com clareza, transparência e todo mundo te entende.
O problema é que para nós, meros mortais, na música isso leva quase uma vida inteira para ser dominado.

A alta velocidade na execução dos solos é só uma mínima parte de todas as técnicas existentes. Acredito que seja talvez até uma das menos importantes.

alan.bassplayer
Membro Novato
# nov/15
· votar


Resumindo tudo:

Velocidade não é sinônimo de técnica. Técnica é ter domínio para expressar com segurança o que o sentimento pedir no momento.

Rednef2
Veterano
# nov/15 · Editado por: Rednef2
· votar


É só vocês perguntarem a si mesmo: Quais desses foram os mais influentes pro mundo do rock? Kurt Cobaine e Johnny Ramone, ou Michel Angelo e Vinnie Moore?

Respondam para voces mesmo, e vão descobrir o que o publico pensa sobre virtuosismo.

Drinho
Veterano
# nov/15
· votar


Rednef2

Sim... Por isso que é uma discussão realmente inútil..
Quem falaram brincando aí.. Gilmour ou Malmsteen...

Tipo nada a ver....kkkkkkkk

Enquanto ta no lado do humor blz... Soh num pode levar isso a serio

Drinho
Veterano
# nov/15 · Editado por: Drinho
· votar


E técnica é o dominio do recurso físico para executar uma ideia musical... Virtuosismo é o alto domínio de diversas tecnicas para se executar diversas idéias...

Mas dane-se isso...

ogner
Veterano
# nov/15
· votar


Petrucci e G. Gohvan sao dois caras esmirilhiadores que me amarro MUITO!!

Mais o Petrucci...

bruno_novatorj
Membro Novato
# nov/15
· votar


Tudo se resume ao gosto pessoal, malmstem toca pra cacete? toca, mas eu acho chato e não tenho o menor interesse de tocar as musicas dele. o importante é tocar o que vc gosta pq nem todos os guitarrista que gostamos são virtuosos.

Calime
Veterano
# nov/15
· votar


Drinho

A minha comparação não foi sobre questionar a qualidade musical/técnico de ambos, só quis expressar o quanto não faz sentido comparar esse tipo de coisa na música. Malmnsten é um kra ultra técnico, domina várias ítens do instrumentos, mas pra mim de que vale isso se a música dele não me apraz? É ruim? Não (se bem que ele tem uma fase hard farofa e uma mania de estragar as mskas do Hendrix...). Já o Gilmour, mesmo sem ter tantos recursos técnicos na sua "paleta de cores", pra mim se expressa mto bem, de forma clara, e sua musicalidade me agrada demais. Como vemos, isso tudo é mto relativo....vai perguntar a mesma coisa pra um fã do Malmnsten que seja bitolado da fritação....

Drinho
Veterano
# nov/15 · Editado por: Drinho
· votar


Calime
Certamente... Concordo...

Mas mesmo no caso do Malmsteen tem muita gente que enxerga qualidade e emoção na composição... Por isso que ainda sim é bem difícil debater sobre isso.

Eu não suporto 95% das músicas do Malmsteen..
Mas eu acho ele muito monstro...

Vai entender....

alan.bassplayer
Membro Novato
# nov/15
· votar


Calime e Drinho,
Este é um assunto muito pessoal, debater isso é meio irrelevante, rs
Tipo, eu sou baixista e curto técnicas e aplicações diferentes da maioria dos baixistas, o que faz com que meus "heróis" sejam totalmente diferentes dos "heróis" desta maioria de baixistas.

Calime
Veterano
# nov/15
· votar


Drinho

Mas mesmo no caso do Malmsteen tem muita gente que enxerga qualidade e emoção na composição... Por isso que ainda sim é bem difícil debater sobre isso.

Concordo plenamente. Em nenhum momento disse o contrário disso, apenas disse que a música dele não me agrada. O acho um guitarrista monstruoso, mas não curto sua música.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


Rednef2
Pódiscrê!

Soultunes
Membro
# nov/15
· votar


Kallau
Sentenciaram o tópico ao infinito ao incluírem competição de guitarristas. haha

É simples: técnica é importante para você saber se expressar.


Mas o autor do topico nao falou de tecnica, ele falou de virtuosismo e citou como referencias o Kotzen, o PEtruquio e o Paul Gilbert.

Virtuosismo para mim eh auto explicativo, e eh um nivel de tecnica que pouquissimos tem paciencia e dedicacao para atingir.

Tem gente que nao faz a menor questao inclusive, eu no inicio queria mas nao tive capacidade e dedicacao, hoje em dia nao eh algo que almejo.

Obvio que tecnica eh importante para qualquer estilo e gilmour e malmsteen tem as suas.



A diferenca eh que o segundo eh um virtuose.


Mas indo na sua kkkkk neste exemplo eu prefiro o malmsteen, apesar de gostar do gilmour tambem.

Entre malmsteen e clapton, fico com o clapton, por exemplo.

Ai nao tem mais nada haver com tecnica ou com o tal virtuosismo, opniao estritamente guiada pelo gosto musical mesmo.

Ismah
Veterano
# nov/15 · Editado por: Ismah
· votar


Soultunes
MMI

Vou deixar um amigo que é bem anônimo, mas pra mim um dos ases do sul. O cara é bem pouco estudado, Los Angeles College of Music, e tal...



daimon blackfire
Membro Novato
# nov/15
· votar


John Mclaughlin' pra mim é o melhor virtuose desse planeta

Soultunes
Membro
# nov/15
· votar


Ismah

Gostei bastante do som do cara hein, manda muito.

MMI
Veterano
# nov/15
· votar


Ismah

Vixi... Reconheço que hoje você me pegou num dia extremamente ruim, estou mais chato que mulher em TPM e inferno astral.

Não gostei do vídeo, falou muito, fez plim, plém, plóim, depois deu uma corrida que não me disse nada, sem nada para contar. Pode ser que este vídeo tenha sido mal escolhido e ele tenha coisa melhor para mostrar. Mas admito que hoje quase ninguém me convenceria a dizer que é muito bom, estou chato demais - passei a tarde com 2 lendas da guitarra nacional e olha, saí de lá achando que quase ninguém toca nada. kkkkkkk (não vou falar a respeito porque vem babaca dizendo que estou me exibindo)

PguitarMaxx
Veterano
# nov/15
· votar


É normal isso, comigo foi parecido. No inicio era fã de guitarristas de blues e blues rock. O tempo passou e na adolescência, em tempos de autoafirmação, me vi tentando subir e descer escalas o mais rapido que podia, aprendendo técnicas como tapping, aqueles harmonicos matadores e um sweep ou outro. Um tempo depois percebi que nada disso nunca me satisfez, que meu negócio é e sempre foi Blues e blues rock. No fim, acho que é tudo uma questão de identidade mesmo

Calime
Veterano
# nov/15
· votar


MMI

Vc é fod@, atiça a galera falando que tava com "os kras" e dps diz que não vai falar quem são....pow, começou a falar agora termina aí man, please! kkkkkkk.....

Drinho
Veterano
# nov/15 · Editado por: Drinho
· votar


é uma discussão muito pessoal mesmo amigos....

para os meus humildes ouvidos isso é um verdadeiro virtuoso do mais alto nível, entendo que eventualmente os colegas não concordem.



ou talvez este



e pq não este?



MMI
Veterano
# nov/15
· votar


Calime

pow, começou a falar agora termina aí man, please! kkkkkkk.....

É o seguinte... Sou um cara de sorte, não tem nada a ver com ser o bonzão (não, não sou) nem querer me exibir. Ontem eu fiquei um bom tempo de papo, tomando um café com o André Christovam, falando de guitarras. Até comprei um LP por recomendação dele. Depois fiquei de papo com o Ivan Freitas (Music Maker) e acabei conhecendo e vendo o Nuno Mindelis tocar. Fritadores, "virtuosos"? Não, nada disso... Mas dois dos maiores bluseiros do Brasil (a Guitar Player americana coloca o Nuno entre os maiores do mundo atualmente), mas altamente técnicos, absurdamente bons. Uma mera brincadeira, aquecimento mesmo, do Nuno numa guitarra ele faz um som com começo, meio e fim e que tem algo para contar e mostrar. Já gravei com um outro que esse sim, é um virtuoso da guitarra nacional, esse também tem algo para mostrar quando faz um solo (tá bom, falo quem foi: Edu Ardanuy).

Cara, conhecer esses caras, tomar um café, ver os caras de boas... São pessoas bacanas, o Nuno é extremamente humilde apesar de todo reconhecimento internacional. Ele diz que "só sabe fazer isso na guitarra". Se ele só sabe fazer aquilo na guitarra, quem sabe fazer alguma coisa? kkkkkkkk

Por isso que fui logo falando que ontem eu estava chato. Não tive coragem nem de pegar na guitarra (no segredo do meu quarto mesmo), para não passar vergonha de mim mesmo. Me desculpe, mas nesse vídeo não me contou nada, não passou emoção, deu uma acelerada que para mim só mostrou que ele sabe acelerar e despejar notas. Falar que eu gostei? Não, desculpa... Faltou muito, inclusive faltou tocar uma música que nem isso fez. Não estou nos meus melhores dias para soltar um "wow!" diante disso. (chato pracarai!). Lembra do "Segredo da carreira" do De Ros? Pois é, acho que não viram nem se tocaram disso...

Calime
Veterano
# nov/15
· votar


MMI

Putz, de fato só citou monstros aí, cada um em seu seguimento. Particularmente sou fã do Edu.

Me senti assim quando pude conhecer e ver o kra tocando na minha frente o Yamandu, o Kiko e o Hélio Delmiro. Coisa de dar desgosto e ficar alguns dias sem encostar na guitarra, hahahaahhaha......

Lelo Mig
Membro
# nov/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Galera, só uma pitaco na direção da bagunça...

Alguns estão colocando Técnica, Feeling e Virtuose na mesma sacola... e isso é um engano!

Virtuose, independente de "gosto x não gosto" é uma qualidade de poucos. É um talento conseguido a custa de aptidão, dedicação e disciplina, que torna alguns aptos a dominar, realizar e executar técnicas de nível elevado e complexas para a grande maioria.

Gilmour, exemplo citado acima, possui bom nível em algumas técnicas, como bends e vibratos mas não é um virtuose.

Eu não gosto de Michael Angelo Batio, mas ele é um virtuoso.

Infelizmente, por mais que alguns insistam em discordar, para fazer o que ele faz, não basta querer, não basta estudar 25 horas por dia, não basta ter a disciplina de um monge tibetano... é preciso mais que isso. Isso é "consolo" de livrinho de auto ajuda, de querer é poder... mas a vida real vai além disso e alguns possuem sim uma "capacidade" maior que os outros. Aposto um milhão que de cada 1000, mesmo querendo, 990 não serão capazes de fazer o que ele faz tecnicamente.

Eu gosto? Não.... acho um chato dukaraleo com músicas horrorosas. Mas o meu "não gostar", não tira a "genialidade" técnica do cara!
Abraço!

PguitarMaxx
Veterano
# nov/15
· votar


Lelo Mig
Ótima observação, concordo com você! Mas é dificil dizer, SRV é considerado um virtuoso por muitos e não dominava super técnicas mirabolantes. Esse conceito sempre foi meio obscuro pra mim

MMI
Veterano
# nov/15
· votar


Lelo Mig

Sabe o que é, Lelo... A condição primordial dessa discussão , que se esquece eventualmente, é sobre músicos. Um músico virtuose, um músico técnico, um músico com feeling. Cara, é sobre ser músico!

Pois bem... Subir e descer escala é música? Não. Fazer bululu ou dar bends é música? Não. Pode vir a ser quando inserido numa música, mas por si só não é música. Remete de novo ao vídeo do De Ros, do segredo da carreira. Então não adianta subir e descer escala alucinadamente rápido, fazer um bululu from hell ou mesmo dar um bend à lá BB King. Se não tocar uma música (o que justifica ser um músico), não é nem vai ser um virtuose, um técnico, um "feeling". Sem música não é músico! O Michael Angelo Batio, já vi apresentações, muitas vezes se esquece de ser músico e só mostra a técnica apuradíssima. Músico virtuose? De jeito nenhum, pelo menos não naquele momento, ele nem foi músico... Perdeu a razão de ser, por isso que fica um chato dukaraleo com músicas horrorosas, nem música está tocando...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que a virtuosidade não me atrai mais?