Linha de produtos Gibson 2016

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# nov/15 · Editado por: erico.ascencao


É moçada, saiu a nova fornada da Gibson para 2016.

Aos puristas, selecionem os modelos "T".

Aos modernosos, selecionem os modelos "HP".

Tem pra todo gosto.

Luis A.
Membro Novato
# nov/15
· votar


erico.ascencao

So falta case pra alguns modelos...

Buja
Veterano
# nov/15
· votar


A standart continua la do mesmo jeito, poucas mudanças e preço estratosferico.

Gostei mesmo foi da SG High Performance, linda como a tradicional, nut moderninho, tarrachas de tirar onda, caps como sempre foram e preço ok (nao tao absurdo como a lespa standart).

bruno_novatorj
Membro Novato
# nov/15
· votar


todas são lindas! tanto as tradicionais quanto as hp. eu particularmente acho muito bom esse afinador automático no head stock, agora não sei a diferença entre o nut tradicional pro de titanio das HP.

Lelo Mig
Membro
# nov/15
· votar


erico.ascencao

A Lespa Standart é e sempre será uma guitarra muito querida.

No entanto, o tempo e a coragem de gastar 10 mil numa guitarra dessas já ficaram para trás há muito tempo.

Não falo só em Gibsons não, esse pensamento servem prás Fenders e todas outras mais.

Vivemos novos tempos, com muitas outras opções, marcas novas, luthiers muito capacitados.

Mas, aceito doações......

EduJazz
Veterano
# nov/15
· votar


Achei bem mais legal do que a do ano passado.

Muita gente torceu o nariz pras inovações, e dividir a linha, pra mim, foi um tremendo movimento legal! Mas já o preço...

erico.ascencao
Veterano
# nov/15 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Buja
Lelo Mig
EduJazz

Olha, desta vez eles colocaram no site o preço praticado nas lojas mais tradicionais do mercado dos EUA. Se você vocês acharam caro, é muito mais questão da cotação do dólar aqui do que propriamente do custo em dólar, pois as guitarras estão com o mesmo preço em dólar desde 2013.

Hitman
Veterano
# nov/15
· votar


Que bom que aprenderam da cagada do ano passado!

Achei muito legal o fato de manterem a traditional e a standard comum e acrescentar uma traditional e uma standard "modernda".

So falta levar para o test drive!

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


Essa CM Tradicional aí tá piscando o olho pra mim. Se tivesse só 1 knob, cor sólida e inlays trapézio seria a minha perfeição. Boa, Gibson, tá chegando lá.

erico.ascencao
Veterano
# nov/15
· votar


Hitman
Achei muito legal o fato de manterem a traditional e a standard comum e acrescentar uma traditional e uma standard "modernda".

Pra mim ficou esquisito a Traditional "moderna". É contraditório por si só. Eu pensava que eles fossem manter a Standard com os apetrechos modernos e fazer um reset na Traditional.

Hitman
Veterano
# nov/15
· votar


erico.ascencao
Olha, destas vez eles colocaram no site o preço praticado nas lojas mais tradicionais do mercado dos EUA. Se você vocês acharam caro, é muito mais questão da cotação do dólar aqui do que propriamente do custo em dólar, pois as guitarras estão com o mesmo preço em dólar desde 2013.

Elas deram uma leve aumentada (o que eh de esperar) porem o ano passado enfiaram o preco das HP guela abaixo na galera (que eh bem caro).
Nao vou entrar no merito do preco delas ser elevado sem "motivo" se eh so o custo das pecas, elitizar, etc.. mas a guitarra era BEM cara. Sao poucos que tem coragem (e poder aquisitivo) de largar 3k+ numa guita.

Hitman
Veterano
# nov/15
· votar


erico.ascencao
Pra mim ficou esquisito a Traditional "moderna". É contraditório por si só. Eu pensava que eles fossem manter a Standard com os apetrechos modernos e fazer um reset na Traditional.
Eu ate te entendo porem sao duas guitarras bem destintas.
Eu mesmo tenho uma Traditional que comprei nova e nao foi pela diferenca de preco. Eh porque a guitarra eh FODA. A standard sempre tem uma coisinha aqui ou ali que nao bate comigo..
Se nao me engano os captadores sao diferentes tambem...?

Iversonfr
Veterano
# nov/15
· votar


Lelo Mig
No entanto, o tempo e a coragem de gastar 10 mil numa guitarra dessas já ficaram para trás há muito tempo.
Vivemos novos tempos, com muitas outras opções, marcas novas, luthiers muito capacitados.

Falou tudo!

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


Nesse ponto concordo com o Lelo Mig. Liberar essa dinherama toda em uma Gibson hoje em dia é quase que por fetiche pela marca. Poder dizer (mesmo que pra si mesmo) "olha, eu tenho uma Gibson".

A mesma grana desse investimento vai te proporcionar uma guitarra superior em um bom luthier. Superior pois ela pode seguir os padrões de materiais que a Gibson segue, porém com o diferencial de ser peça única (atenção especial) e ser adaptada a você, exatamente do jeito que você gosta.

Lelo Mig
Membro
# nov/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


erico.ascencao

Quando falo em preços, falo SEMPRE dentro da perspectiva, infeliz, de um brasileiro. De nossa triste realidade.

Este preços são bastante honestos para um americano médio comum. O ganho médio de um trabalhador nos EUA é de US 2.800 (fiz uma conta bem porca e chutando prá baixo).

Ou seja, qualquer guitarrista que juntar um dindin sem ter que fazer muito sacrifício compra uma bela Gibson lá.

Buja
Veterano
# nov/15
· votar


É so eu que acho as SG mais guitarras que as Les Pauls?

#semente-da-discordia-lancada

Lelo Mig
Membro
# nov/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Buja

"É so eu que acho as SG mais guitarras que as Les Pauls?"

Na verdade são a mesma coisa....a SG foi criada porque o "apelo" da LP num determinado período da década de 60 já estava esgotado e para resolver as duas principais criticas que a Lespa sofria na época: Peso excessivo e difícil acesso as ultimas casas.

Por este prisma, a SG é uma "evolução" da LP. Era até prá se chamar Les Paul SG, mas o Les Paul não gostou porque as modificações não foram feitas por ele e sim pelo Ted McCarty (ciuminho, mimimis e etc).

Mas, as Lespas se tornaram "lendas" (porque até essa época não eram)... aí tudo mudou!

Junae
Veterano
# nov/15 · Editado por: Junae
· votar


Ano passado, toda a linha USA tinha o esquema de afinação G Force. O mercado deu uma torcida de nariz para ela, o que já era de se esperar. Já pensei muito a respeito e sei que o cliente Gibson quer aquilo lá (modelão antigo Les Paul original 50's era). Gibson não é uma guitarra moderna, é clássica, e seu cliente quer isso mesmo. Recentemente, a Gibson deixou de ser uma marca exclusiva de guitarras para agregar outros produtos. No EUA, criticam horrores seu CEO e também a qualidade de suas guitarras (eu sou prova viva disso). A linha 2015 Custom Shop foi lançada em junho. As chamadas True Historic, com preços de 7 a 11 mil dólares. São guitarras que , aqui no país das lojas sem noção, (as poucas que chegarem), seriam/ão vendidas por algo perto dos 70 ou 100 mil reais. Ou seja, mercado restritíssimo para isso aqui. Os modelos 2016 voltaram, com características clássicas, outras mudanças já conhecidas e preços muito mais acessíveis. Mas não se enganem, a qualidade dessas guitarras é baixa. Se forem comprar, testem muito antes, para encontrarem um bom instrumento. Estou esperando a nova linha Custom Shop, que deve sair no meio do ano que vem, acredito eu, com preços "normais" novamente , pelo menos para os americanos. A linha True Historic está , mesmo com tiragem limitada, encalhada nas lojas. Vamos aguardar, mas não se iludam....A Gibson está passando por mudanças, e a qualidade está caindo demais...Será que teremos outra era NORLIN? Abraços.

Luis A.
Membro Novato
# nov/15
· votar


Buja

Eu tmb prefiro SG do q les paul, mas acho q cada uma tem suas vantages e desvantagens ...

Junae

Acho q a Gibson poderia criar modelos novos, ao invés de ficar mexendo em time q tava ganhando...

erico.ascencao
Veterano
# nov/15
· votar


Hitman

Eu ate te entendo porem sao duas guitarras bem destintas.
Eu mesmo tenho uma Traditional que comprei nova e nao foi pela diferenca de preco. Eh porque a guitarra eh FODA. A standard sempre tem uma coisinha aqui ou ali que nao bate comigo..
Se nao me engano os captadores sao diferentes tambem...?


De maneira geral; a Standard tem tarraxas seladas (Grover?), tampo em flamed maple AAA e captadores mais "modernos" (já foi Burstbucker, ano passado foi um tal Classic 59); enquanto a Traditional tem tarraxas tulipa, tampo em flamed maple não mais que AA e captadores Classic 57 e 57 Plus.

Junae

Mas não se enganem, a qualidade dessas guitarras é baixa. Se forem comprar, testem muito antes, para encontrarem um bom instrumento.

O que você quer dizer com qualidade baixa? Se você acha que uma Gibson Les Paul Standard tem qualidade baixa; que dirá então uma Epiphone, uma Vintage ou uma SX da vida?

Junae
Veterano
# nov/15 · Editado por: Junae
· votar


Frejat já disse mais de uma vez uma coisa certa: Quando você compra uma Epiphone, você sabe o que esperar, já uma Gibson não. Eu já tive oportunidade de testar Gibson muito pior que Epiphone, mas já toquei em algumas excelentes, como se espera de uma Gibson. Em 2008 percebi que as Gibsons que vinham para o Brasil eram o "refugo" das guitarras americanas. Acredito que isso sirva para outras marcas também. O assunto já foi exaustiva e cansativamente debatido em outros tópicos. Já rodei lojas na Teodoro Sampaio e testei à exaustão. Além de uma maioria de vendedores que não entendem muito sobre o que vendem, o que vi foi um sem número de instrumentos muito ruins , que custam até 10 vezes o que valem. Bom, os anos se passaram, os tempos mudaram, algumas coisas melhoraram outras nem tanto. A dificuldade em se obter boa madeira a um custo baixo é uma delas, sendo um problema enfrentado pelas grandes marcas. Não vou estender minha resposta, pois o assunto é batido, mas , para resumir, quando digo que a qualidade é baixa, é baixa sim, pelo valor que se paga. Pode ter certeza, se fosse vendida sem a logomarca, ou seja, pela qualidade do produto, ninguém pagaria 10 mil reais ou muito mais em uma guitarra dessas. Mas é óbvio, tendo tempo e pesquisando bastante, encontra-se excelentes instrumentos, mas que o controle de qualidade da Gibson é ruim, é mesmo. E isso eu digo por experiência própria.

MMI
Veterano
# nov/15
· votar


Achei interessante, mas nada mais. Na verdade, sinceramente, nenhuma me interessa. Não compraria nenhuma, nem acho que valeria a pena.

Junae

Concordo plenamente. Pode até ter coisa boa no meio, mas de forma geral a qualidade é baixa mesmo. Por isso que dessa lista nenhuma me interessa, no máximo pode dar alguma curiosidade de ver e tocar, mas de forma nenhuma desperta vontade de levar para casa. Nisso aí, a GAS é zero.

marcelosz
Membro Novato
# nov/15
· votar


Gostei das seguintes features da linha High Performance (pelo menos na LP Standard):
- Nut ajustável
- Braço fino e tróculo com curvatura, estilo "soloist"
- Top de maple AAAA

O case de alumínio tb é chic demais.

Outra coisa: não sei se era assim antes, mas as specs das guitas no site da Gibson está espetacular. Os caras colocaram até qual foi a cola usada no corpo, a espessura de cada camada de seladora/verniz, quantas voltas foram dadas em cada captador.... etc etc....

Massssss.... mesmo assim, concordo: não pagaria 3k obamas. :-)

MauricioBahia
Moderador
# nov/15
· votar


Aguardando o modelo Strat da Gibson e o Les Paul da Fender.

Business!

Junae
Veterano
# nov/15 · Editado por: Junae
· votar


Boa Maurício...eu diria mais....

Que venha a época dos genéricos sem gênero, já que a cultura modal está aí pra isso mesmo, pra imprimir sua marca.....

Aguardando o fundo do poço virar teto....

Business !!!!!

Hammer
Veterano
# nov/15
· votar


Bom eu achei melhor que 2015, gostei das traditional, a HPTraditional achei bem interessante, com possibilidade de pegar com back em mogno 1 peca, achei legais, algumas com tampo AAA, o que nao curti foi o case modelo novo de alguns modelos,a falta de opcao sem weight relief, e curioso pra saber oq seria o back em multi-matched, oq seria os captadores QC e o rithm pro e lead pro?

O pior de tudo msmo e' os impostos, o dolar 4 dilmas

MauricioBahia
Moderador
# nov/15
· votar


Junae: Aguardando o fundo do poço virar teto....

Kkkk O Facebook vai comprar tudo. hehe

Mas falando sério, eu não duvido que isso aconteça como um evento "único" de uma série limitada. Imagina o quanto de midia isso geraria e, na boa, eu acho que venderia em 2h todo o estoque!

:D

fullrock2012
Veterano
# nov/15
· votar


Lelo Mig

Nos EUA comprar gibson, fender, iphone, camaro e etc. É coisa comum, salário minimo la é na faixa de $1200 (isso de um emprego bem simples, algo tipo atendente de mc donald, frentista e etc), pessoas com pelo menos curso técnico ganham em média uns $40,000 anuais, não preciso nem citar o salário de nível superior. Aqui no Brasil a taxa de imposto para as lojas são bem altas, sem contar a conversão do dolar e lucro abusivo de muitas lojas.
Por isso quando esses produtos vem pro Brasil por R$4, 5, 6 mil é visto como algo TOP. Pelo valor ser alto, sendo que lá ta longe do preço ser alto assim. Estou falando não só referente a guitarras, mais tudo no geral, smartphones, notebooks, carros e etc.

Nefelibata
Veterano
# nov/15 · Editado por: Nefelibata
· votar


fullrock2012

Nos EUA comprar gibson, fender, iphone, camaro e etc. É coisa comum, salário minimo la é na faixa de $1200 (isso de um emprego bem simples, algo tipo atendente de mc donald, frentista e etc), pessoas com pelo menos curso técnico ganham em média uns $40,000 anuais, não preciso nem citar o salário de nível superior.

Me perdoe... mas vc está mais por fora que bunda de índio, hein?

Uma das razões pelas gibsons 2015 terem encalhado nas lojas foi justamente que o preço era proibitivo. Ou seja, mesmo quem gostou não tinha poder aquisitivo para tanto.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


fullrock2012

Menos bem menos, mas uma pequena correção...

lucro abusivo de muitas lojas

Vivemos meio que em cartéis legalizados de importadoras. Uma única empresa costuma importar uma gama muito grande de marcas, e esse monopólio, consegue fazer com que o valor de mercado se altere.

Quer ver isso na prática? Compare preços de produtos atuais como a Line 6 Helix, que sairia importando, no preço de Fractal AxeFX.

Lelo Mig

Por este prisma, a SG é uma "evolução" da LP. Era até prá se chamar Les Paul SG, mas o Les Paul não gostou porque as modificações não foram feitas por ele e sim pelo Ted McCarty (ciuminho, mimimis e etc).

Mas, as Lespas se tornaram "lendas" (porque até essa época não eram)... aí tudo mudou!


Ela não fez parte do pacote dos testes lançados pela Gibson, nos 70~80, junto com Fly V, Explorer e tal?

Junae
Será que teremos outra era NORLIN?
Ou pior... Uma Norlin + CBS! Fender já vende chinocas nos EUA (Modern Player).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Linha de produtos Gibson 2016