Cabos e cordas - esclarecimentos gerais

    Autor Mensagem
    Tocador
    # ago/02 · Editado por: Moderador


    ¤

    maggie
    Veterana
    # abr/04
    · votar


    Encordoamento e cabos
    Tente comprar cabos de boa qualidade. Cabos toscos produzem sons toscos, ruídos, interferências e vão pifar na hora que tu mais precisar. Mantenha os plugs limpos pra não sujar o conector do instrumento e do amp. Enrole em espirais grandes pra não quebrar o fio e verifique periodicamente a solda.

    Seja lógico na compra dos cabos. Se vai ser usado só em estúdio, não precisa ter 15m. Se for usar em shows, leve sempre um reserva.

    Troque as cordas regularmente, não espere elas enferrujarem ou começar a sangrar os dedos. Saem bem mais barato que uma manutenção nos trastes. Quanto mais o músico suar as mãos, menor é o período entre a troca de cordas. Aproveite o momento para limpar o braço do instrumento. Não entre no estúdio com cordas velhas, pois elas já perderam o brilho. Dependendo do tipo de corda, em uma semana elas já estarão macias após a troca.

    Após limpar o braço, verifique se as cordas não ficaram encharcadas com o produto.

    Sempre depois de tocar limpe as cordas com uma flanela seca, tomando cuidado para não ficarem fiapos grudados.


    Tensão das cordas
    Muitas cordas vêem com a classificação low tension"(baixa tensão), "medium"(média),"high"(alta) e "extra high tension"(excepcionalmente alta tensão), escolha de acordo com o tipo de música que tu vai tocar e como vai tocar.

    Cordas de tensão mais baixa soam mais médios/graves, mais macias e menos estridentes. Cordas de tensão alta tem mais brilho e são mais duras.


    Tipo de enrolamento
    Roundwound - o enrolamento principal externo é arredondado em toda extensão. É o mais comum.

    Flatwound - o enrolamento principal externo é nivelado e reto, com baixo atrito e usada em calibres de tensão alta.

    Groundwound - Mistura dos dois anteriores. Também chamada de Half-flat, é arredondado na parte interna e liso e reto na parte externa.


    Medidas das cordas
    O parâmetro é a corda mais fina. Em geral temos:

    - Guitarras:
    008 (extra-light)
    009 (light)
    010(medium)
    011 (medium/heavy)
    012 (extra-heavy)
    013 (ultra-heavy or Jazz)

    - Violões:
    010 (extra-light)
    011 (light)
    012 (medium)

    - Contrabaixos:
    035 (extra-light)
    040 (light)
    045 (regular)
    050 (medium)
    055 (heavy)

    Nos contrabaixos o músico deverá observar se seu Instrumento tem o braço em escala longa, média ou curta, na embalagem da corda essa especificação é também obrigatória. Existem também jogos híbridos que misturam calibres diferentes.

    maggie
    Veterana
    # abr/04
    · votar


    Tópicos relacionados

    maggie
    Veterana
    # abr/04
    · votar


    Pessoal, quem puder contribua com o tópico. :)

    Jean
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    maggie
    acho q vc ha disse tudo......

    Leandro
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Isso que eu achei tb...

    GuitarGata
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Opa Legal

    ErAsEr
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    poOO!! n qer contar como saum fabricadasa as cordas e qal eh o material usado etc...n? *ironico*

    ja disse tudo ! :P

    Raphael Osório
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Tenhu uma dúvida
    Olhei ali que após tocar é bom seca as cordas com uma flanela seca.
    Isso eu faço em casa todo dia, afinal toco todo dia.
    Mas mais ou menos 1 ou 2 veses por semana, eu passo óleo de máquina nas cordas, pra ajudar a não enferrujar (dica do baixista da minha banda).

    Isso não estraga com nada na guita né?
    Afinal já estou usando minhas cordas a quase 8 meses e estão novas ainda =D

    Fahrenheit
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Raphael Osório

    Karalho...8 meses!!!!!!!!
    Duvido que estejam novas

    Raphael Osório
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Fahrenheit

    uAHiUAhiaUhauiha

    é o modo de falar amigo =D
    quando disse nova, quis dizer que estão boas, (não aparenta que vai arrebentar), e principalmente não estão enferrujadas.

    Mas enquanto ao que eu disse antes?
    Alguém sabe algo?

    alexguitar
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: alexguitar
    · votar


    Raphael Osório
    Óleo de máquina !?
    Vai detonar o braço da guita. É mais recomendável trocar as cordas. E o timbre cara! Já percebeu nisso ?!?!?!?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cabos e cordas - esclarecimentos gerais