P.I.M.P. My Tagima - Projeto de Tunning / Strato customizada

Autor Mensagem
RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz
Parabéns cara o projeto esta indo bem, achei bem bonito o corpo e também curti a alteração no headstock!

Sobre sua duvida quanto ao corpo da tagima acredito ser basswood sim, não conheço bem esta madeira mas buscando imagens na internet é possível ver algumas que batem com essa ai Basswood Bom pelo menos ja sabe que não é compensado...

JJJ
Veterano
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar


marcelosz
Já com o marupá não tem como [...] Nesse caso TEM que passar massa niveladora própria para madeira [...] E a partir daí você pode pintar como preferir.

Mas eu não coloquei massa! kkkkkkkkkk
Eu lixei bem, mas os sulcos ficaram mesmo. Daí passei o fundo nivelador (mas ele não "tapa" os sulcos - não é pra isso...). Depois a tinta (que também não tapa nada - ao contrário, os intensifica!). Mas ficou bem interessante, fico devendo as fotos, assim que der eu mostro.

marcelosz
Houve um certo desalinhamento entre a furação do corpo novo e o braço Tagima, tive que fazer uma "gambi" para tapar os buracos antigos..

Super normal. Madeira cortada e arredondada certinha com cola, bem prensada no buraco velho e um abraço. Eu uso aqueles palitinhos de comida chinesa. Se for bem feito, depois de seco, dá pra refazer os furos na boa.

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


JJJ
Vi seu vídeo sobre a pintura da Tele, cor "surf green". É dessa guitarra que está falando?
O fundo "base" (tipo uma tinta mesmo) não tapa os furos nem a pau... eu tinha a mesma esperança num outro projeto meu. Já a massa niveladora é ótima. Parece massa corrida de parede. Tem gente que passa até massa corrida mesmo, mas eu não recomendo não.
Por falar na sua Tele surf green, qual é exatamente a cor e a marca que você usou. É um esmalte base d'água, certo? Aplicou usando compressor? Lixou depois de concluído? Passou cera? (desculpe pelo excesso de perguntas, é que achei o acabamento muito bom!)

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


RodGuitars
Valeu!!! Sobre o corpo Tagima eu também acredito quase 100% ser basswood mesmo. Só quero tirar a dúvida se no resto do corpo tem alguma outra mistura de madeiras coladas e tal.

JJJ
Veterano
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar


marcelosz
Vi seu vídeo sobre a pintura da Tele, cor "surf green". É dessa guitarra que está falando?

Não, é outra. Feita basicamente com peças que sobraram de outras montagens e o corpo baratinho de marupá do ML... Ainda não mostrei ao mundo... hehehe

Por falar na sua Tele surf green, qual é exatamente a cor e a marca que você usou. É um esmalte base d'água, certo? Aplicou usando compressor? Lixou depois de concluído? Passou cera? (desculpe pelo excesso de perguntas, é que achei o acabamento muito bom!)

A marca é Metalatex, linha Eco (esmalte base água), alto brilho. A cor é uma mistura feita na máquina (não é cor padrão), tem um número que você escolhe no catálogo, daí os caras botam a base branca desejada (base solvente ou água, acabamento acetinado, fosco, alto brilho...) e a máquina pinga as gotinhas certas e mistura. Mas todas as boas marcas agora devem ter linha esmalte com base água.

Apliquei com rolinho. Ficou bom, mas pode ficar melhor (ainda estou me aperfeiçoando na técnica! kkkkk).

Não passei cera na verde. Como a tinta era alto brilho, ela já deixou a guitarra no jeito. Só esperei secar direito e mandei um lustra móveis "bem passado" no fim (com um acessório felpudo de furadeira - um disco todo peludo que acopla na furadeira pra dar acabamento e brilho, que não sei o nome).

f14gomes
Membro
# mai/15
· votar


marcelosz

Cara, curti muito as cores da guitarra e das peças, o desenho do headstock também e tudo mais. Só achei o logo muito fender, mas deve ter sido a sua ideia mesmo e está legal também. Só fazer a curvatura pra acompanhar o head, como já falaram aqui. Ativou a minha G.A.S. ehehe
Parabéns e boa sorte ae na finalização do processo.

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


JJJ
Bacana, obrigadão pelas dicas!

f14gomes
Valeu meu chapa!
É o logo ficou muito Fenderístico. Vou ver se faço outro. Abraço!

EuFemismo
Membro Novato
# mai/15
· votar


A guitarra nem é minha mas eu estou ansioso pra ver o resultado, kkkkk

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


EuFemismo
Hehehhe... imagina eu!!! No meu "cronograma" vou demorar umas 2 ou 3 semanas ainda pois só consigo fazer mais coisas nela no fds....

---

Achei interessante postar essas fotos aqui pra mostrar como era o corpo antes da seladora, e depois dela. A seladora sozinha já faz uma baita diferença, tanto é que tem gente que costuma parar por aqui mesmo e partir pra cera. Deve ficar legal também.
FOTO - ANTES
FOTO - DEPOIS

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Por Zeus... Eu deixava o corpo assim *------------*

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
marcelosz

O problema em deixar só na seladora é que não fica lisinho ao toque; fica meio "grudento"...

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Lixa+verniz?

JJJ
Veterano
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar


Ismah

... e polimento.

f14gomes
Membro
# mai/15
· votar


Essa madeira é bonita hein !!! Quero "ver" o som dela !!!

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz
Ficou legal o tom da madeira. Na minha Tele eu acho que vou parar na seladora mesmo, após a ultima camada passei lixa d água úmida 1200 e depois bombril, e ficou bem lizinha, ainda vou polir com cera quando tiver pronta.

marcelosz
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: marcelosz
· votar


f14gomes
Bonita, cheirosa, mas tem gosto amargo.... kkk (coisas de marceneiro). O som espero que seja bonito também!!!

RodGuitars
Legal... acho que vai ficar bom sim. É aquela que você passou anilina certo?

---

Ontem consegui fazer mais algumas coisas na parte eletrônica. Não termineir ainda... Vejam as fotos:
FOTO - Componentes Emerson
FOTO - Fender sempre presente, mesmo nos parafusos
FOTO - Captador Seymour Vintage Rails
FOTO - Escudo (frontal)
FOTO - Escudo (atrás)
FOTO - Capacitor no detalhe

Algumas specs:
- Escudo de madeira MCM
- Pots Emerson de 500K (tipo A, mas totalmente customizado pela Emerson, variação de 8%)
- Capacitor Emerson de .022 pF PIO
- PUP braço: Seymour JB Jr.
- PUP meio: Seymour Vintage Rails
- PUP ponte: Seymour Hot Rails
- knobs Stringberg

Só nessa parte foi uns 800 reais... :-/

O terceiro POT será um push pull. Esperando o SEDEX chegar...

Abraços!

Edit: coloquei os specs

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz
É aquela que você passou anilina certo?
Sim ela mesmo.

Tudo top na parte elétrica, muito legal!

Iversonfr
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz

Não economizou mesmo na elétrica hein! Parabéns! Certeza que vai ficar show de bola!

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


RodGuitars e Iversonfr
Valeu companheiros!

---

Consegui avançar um pouquito mais na parte eletrônica, já que chegaram o pot push/pull e o switch 5p "blindado" que encomendei. Peguei os fios push-back que comprei na Emerson e mandei bala na solda.
FOTO
FOTO
FOTO

Falta basicamente soldar os captadores. \o/ ....
Esquema da parte eletrônica: switch de 5 posições, 1 volume, 1 tone para o braço e 1 tone para a PONTE com push pull. Ao ativar esse push o captador da ponte entra no circuito, permitindo assim mais 2 possibilidades (braço + ponte, ponte + meio + braço).

Pra descontrair, foto de uma lixa que é Matadora!
FOTO - Lixa

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Porque fios encapados em tecido?

Vale mesmo por um PIO na guitarra e quanto pagou no Emerson?

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


Ismah
Os fios em tecido são mas "rígidos", mais fáceis de trabalhar e deixam a parte eletrônica mais "clean", organizada. Dizem que são melhores condutores, mas dúvido que dê diferença perceptível. Os kits pré-montados da Emerson Custom usam esse fio.

O capacitor PIO também "dizem" que é melhor... Sinceramente não sei, comprei pra testar. Mais por uma questão de qualidade na construção mesmo, sei lá. Paguei US$17,50 direto com os caras quando fui pros EUA.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Melhor sonoramente, fisicamente, a chance de um PIO entrar em curto é grande. Na guitarra vc perde o tone, mas se for na isolação de energia AC, pode representar sua passagem de só de ida pro andar de cima (ou de baixo).

Do fio, estarei indo atrás, se não custar mais, vou passar a usar, mesmo pela resistência mecânica.

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


Ismah
Na guitarra vc perde o tone, mas se for na isolação de energia AC, pode representar sua passagem de só de ida pro andar de cima (ou de baixo).

Não entendi... Poderia explicar melhor esse caso de isolamento de AC???

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz

A forma mais clássica de filtragem DC de AC, é uso de um capacitor em série com o circuito. O capacitor funciona como buffer. Não vai te matar na guitarra, mas usar um PIO numa fonte, pode sim te dar uns cagaços.

O comentário foge ao tema, ando evitando desvirtuar rsrs

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


Ismah
Beleza, entendi!

---

Mais um passo no projeto da guita. E nesse ponto cheguei a conclusão que essa guitarra vai ser de testes mesmo, então resolvi testar algo novo: colocar trastes de inox! Pra isso precisei tirar os trastes anteriores claro, mas da forma mais tosca possível! Fiz um vídeo só pra mostrar que é preciso "esquentar" um pouco os trastes pra dissolver a cola que existe. Não liguem para o amadorismo, principalmente para o alicate não apropriado para esse fim. Luthiers aqui vão ficar loucos de raiva!
Felizmente a escala não foi danificada (pelo menos não muito... kkk). Próximo passo é trocar essas marcações de abalone feias e tingir a escala. Ah, e colocar os trastes de inox, claro. Espero que dê certo! Me desejem boa sorte kkkkk.



EuFemismo
Membro Novato
# mai/15
· votar


marcelosz
Como será a nova marcação?

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz
No começo achei que seria uma customização mais simples, basicamente trocando o corpo mas, acompanhando a evolução da pra ver que o nivel é bem mais avançado!
Sobre a remoção de trastes o alicate que escolheu realmente não é a melhor opção (se fosse pra improvisar eu usaria um formão ou alicate de corte) mas o importante é que deu certo r não estragou a escala!

Ah você tem a serrinha de slot dos trastes? pois antes de colocar os novos talvez precise dar uma limpada nos rasgos para tirar resido de cola ou alguma lasquinha de madeira.

Boa sorte e curioso para ver o continuação!

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


EuFemismo
Estou pensando ainda... Mas a princípio seriam bolinhas mesmo, mas de outro material, próximo de algo dourado pra manter o padrão de cores.


RodGuitars
No começo eu também achei que seria simples, mas a gente muda né! hehe... eu achei que valeria a pena eu "testar" as possibilidades nessa nova guita.
Diria que o nível de dificuldade ficou mais avançado, isso sim! kkk Tanto é que a primeira colocação de trastes deu bode. Ficou ruim demais. Daí resolvi estudar mais sobre o assunto e ver mais alguns vídeos... Inclusive pra retirar os trastes eu usei um formão pequeno, valeu pela dica Rod!
Aroveitando, RodGuitars pra fazer o arremate dos cantos dos frets você usa alguma ferramenta específica de luthier ("fret beveling tool") ou na lima/lixa mesmo? Alguma dica? O objetivo maior é deixar bem arrematado pra não machucar a mão. Se você puder botar uma foto de como fez na sua Teleca eu agradeço!

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz
Opa legal cara parabéns pela iniciativa e coragem de ir mais a fundo pois tem muitos guitarristas que tem medo de girar um parafuso, e é por isso que existe tanto mito no ramo de guitarras (quando não conhecemos algo temos tendencia a mistificar e/ou temer).

pra fazer o arremate dos cantos dos frets você usa alguma ferramenta específica de luthier ("fret beveling tool") ou na lima/lixa mesmo? Alguma dica?

Trastes é a parte mais importante na minha opinião pois vai determinar basicamente a "tocabilidade" da guitarra. Existem sim todo um set de limas especificas mas eu não tenho no caso fiz da seguinte forma:
Após instalar os trastes com a ajuda de um pedaço de madeira e martelo, tenho cortar o mais rente possível as rebarbas com um alicate de corte comum. Após isso eu sacrifico um disco de lixa bem grosso (50 ou 60) para lixar com a furadeira. E para terminar uso limas, uma plana e uma triangular para BEM delicadamente arredondar as pontas.
Tome cuidado com as limas para não danificar a escala pois é bem fácil de dar uma escapada, use pelo menos fita.
Não tenho fotos detalhadas mas neste video da pra ver mais ou menos o que eu uso.


Boa sorte na continuidade.

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


RodGuitars
Brigadão camarada!!!! Eu tinha visto esse vídeo seu mas não me atentei ao método que você usou. Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a P.I.M.P. My Tagima - Projeto de Tunning / Strato customizada