P.I.M.P. My Tagima - Projeto de Tunning / Strato customizada

Autor Mensagem
marcelosz
Membro Novato
# mai/15


Fala pessoal!
Sou novo aqui e gostaria de compartilhar e trocar experiências com vocês sobre o tunning que estou fazendo numa Tagima T-735. Aliás não sei se posso chamar exatamente dessa forma, pois estou praticamente "destruindo" essa guita e aproveitando só o braço! :-)
Não tenho ela há muito tempo (uns 2 anos), é uma guitarra bem barata, e tinha a esperança de deixá-la melhor fazendo o que (quase) todo mundo faz: trocando captadores. Sonho meu!
Comprei captadores mini-humbucker da Duncan, o JB Jr e o Hot Rails. São captadores excelentes, mas não preciso nem falar que nessa guitarra ficaram uma b*sta. Certamente devido a baixa qualidade da madeira, que depois é que fui me tocar, provavelmente é compensado. Como se não bastasse isso, ela está "rachando" por baixo da pintura. Pelo amor de Deus, uma guitarra de 2 anos, que nem é muito usada apresentar rachaduras??? Ninguém merece!
Pois bem, deixando minhas indignações tagimisticas de lado, resolvi montar uma Strat custom aproveitando o braço dessa guitarra (por mais que eu também queira customizá-lo...hehehe). Seguem abaixo as fotos da futura finada "Taggy" (costumava chamá-la carinhosamente dessa forma), como ela está hoje:
FOTO TAGIMA T735 Geral
FOTO CAPTADORES
Em resumo, as customizações que pretendo fazer EU MESMO, esquema DIY total (primeira vez que faço isso, BTW). O que acham?
- Corpo de cedro-rosa (luthier do RS), padrão Fender Strato, já comprado e já com 2 demãos de seladora (será envernizado, deixando a cor natural da madeira)
- Braço da própria Taggy, porém com novo desenho no headstock, lixado, marcações customizadas e novos trastes Inox. Pensei também em escalopar as 4 últimas casas, o que acham? Ah, também vou arredondar o final da escala, pois acho a coisa mais tosca essas escalas quadradas no final... falta de capricho :-/
- Captadores SSS Seymour Duncan, sendo os que já citei, além do Vintage Rails que já comprei para o meio.
- Parte eletrônica com pots B500K, capacitor PIO, chave seletora nova, jack novo Switchcraft, fios de tecido. Um dos pots de Tone será push-pull, para dar a possibilidade de ligar captadores Bridge e Neck ao mesmo tempo!
- Escudo de madeira (MCM, coisa mais linda)
- Ponte Wilkinson dourada, vintage
- Knobs dourados, estilo Telecaster (com parafuso alen)
- Tarrachas Planet Waves com trava, também douradas.

Bom ... acho que é isso. Vou postando as fotos e os relatos a medida que for progredindo. Por enquanto gostaria de saber o que acham, de repente algumas sugestões... Ok? Valeu galera!!!

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


Ahhh... e antes que eu me esqueça: vou tacar removedor de tinta e lixar a pintura do corpo dessa Tagima pra ver e mostrar a "beleza" de madeira usada....

EuFemismo
Membro Novato
# mai/15
· votar


marcelosz
Faz virar uma Suhr...

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Sinceramente?
Acho que pode ficar uma merda, dependendo do que vc espera dela. Ela vai ficar muito próxima de uma superstrato Ibañez, HSH.

Estou um pouco arrependido de ter feito mHSS da minha strato. O som dos caps de meio + ponte não é o mesmo que antes. Verdade que ela é versátil, como desejava, quebra galho em som clean (maxixe, sertanejo, forró, ritmos do sul, country, jazz) e som sujo (rock em geral, heavy metal, etc)...

Já faz alguns anos que não vejo guitarras de compensado - creio que ele não se entende muito bem com uma CNC, o acabamento é mais difícil, aí caiu em desuso.

A T735 é uma das guitarras com melhor custo/benefício que conheço. Se não tivesse uma strato seria tiro certo.

No mais, a guitarra é sua, o dinheiro também. Faça o que achar que deve. Mas fique pra registro eu tenho grande interesse nos captadores dela. Se quiser negociar, me contate in-box.

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


Ismah
Obrigado pela opinião, companheiro!!!
Eu esqueci de mencionar, a ideia é que esta guitarra sirva para gêneros mais pesados mesmo. Estou ciente de que vou acabar com a característica de som de Strato sim... Mas pra falar a verdade? Ela não tinha essa característica muito não.
Vou guardar os captadores originais sim...
Obs.: lembrando que trata-se da T-735S, chinesa.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Já que a ideia é som pesado, e vai mexer em tudo, usaria HB direto, com uma chave push-pull para alterar a ligação de série para paralelo para os HB.

Iversonfr
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz

Opinião sobre isso é complicado, mas acho que não tem nada a ver o fato da sua guita ser de compensado e ter ficado ruim. Ou você não soube ajustar a altura dos captadores, ou estava tão acostumado com a saída dos caps antigos que estranhou a saída desses novos ou ainda pode ser que a eletrônica é ruim. Antes de dar um veredito desse, troque os potenciometros, capacitor etc. Se a guita é confortável, vc gosta do braço e ela dá regulagem, acho besteira atribuir tudo ao corpo. Na pior situação do corpo não aguentar estruturalmente e fissurar, tem corpo barato no ML que resolve muito bem o que você quer. Na minha opinião o que pode estar falho aí é eletrônica e regulagem, só. Escalopar e trocar os trastes também acho besteira se não tem necessidade.

Nefelibata
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz

Cara, uma das razões por ter ficado ruim pode ser o tal do JB Jr no braço. Esse captador tem uma saída muito alta, dificilmente vai balancear com o captador da ponte.

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz
Opa bem vindo ao fórum!
Eu adoro projetos de construção e customização de guitarras, muitos vão falar que não vale a pena ou que você pode acabar estragando tudo... Mas a guita é sua e se tem vontade de fazer essa reforma eu apoio!!!

Quanto a você culpar o corpo pelo mau desempenho dos captadores não acho justo... também acho improvável que o corpo seja de compensado, só tirando o escudo ja daria para identificar, e este "rachado" pode ser a linha de emenda das peças de madeira.

Você chegou a testar este set em outra guitarra? pois eu sou daqueles que acredita que a madeira do corpo tem pouca ou imperceptível influência no som final quando ligado ao ampli.

Mas como ja comprou o outro corpo então vale a pena testar, desejo boa sorte com o projeto e poste o andamento.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


sou daqueles que acredita que a madeira do corpo tem pouca ou imperceptível influência no som final

Interessante, achei que era o único que cultuava isso,

BrunoRodrigues
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz

No início vc disse que era uma 735. Depois já passou pra 735S...

Se fosse a 735 tradicional seria "mais guitarra", mesmo não sendo evolução da antiga e boa 635 do tempo do "velho" tagima. Agora a 735S tem mesmo seus "detalhes aperfeiçoados" para custarem um pouco menos.

Boa sorte ! ! !

Iversonfr
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
Interessante, achei que era o único que cultuava isso

Tem bastante gente e cada vez mais rs. É que a gente fica meio na surdina porque falar isto é quase que uma blasfêmia por aqui e muitas vezes não vale a confusão que isso gera rs. É só ver o tópico mais divertido do fcc pra conferir a situação rs ("influencia da madeira no som da guitarra")

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


Valeu mesmo pelas opiniões e dicas! Estive pensando tudo que falaram, mas talvez não tenha ficado claro é que eu sempre quis ter uma guitarra customizada por mim mesmo. Sério! Pode parecer bobagem mas tá cheio de gente aqui no FCC que curte a vibe DIY, eu mais ainda!
Por isso, vou continuar com o projeto, principalmente pq eu já comprei praticamente todas as peças... kkk
A questão de eu ter falado que a madeira é compensado foi exagero kkk... Mas é de baixa qualidade sim (a rachadura, que não é na emenda, prova isso). E eu tenho a crença que isso influi sim, senão Fender, Suhr, PRS, etc... não perderiam tempo selecionando madeiras para as suas guitarras.

Iversonfr
Já troquei toda a eletrônica que veio na Tagima. Melhorou a parte dos ruídos (também pq fiz aquele isolamento com fita de cobre e tal). Mas sabe quando o som é magro demais, sei lá... E sabe também quando você fica p da vida com um produto e fica com pé atrás com ele? Pois então...
Também desisti do escalopamento, valeu!!!

Nefelibata
Vou fazer um teste, quando eu terminar o projeto vou tentar colocar o Vintage Rails no braço pra ver... Valeu a dica!

RodGuitars
Obrigado pelas boas vindas e pelo apoio! Estou acompanhando seu projeto num outro tópico, show de bola!
Vou postar o andamento aqui sim!

BrunoRodrigues
Pois é, foi mal ao ter citado como T-735 apenas. Ouvi dizer que estas nacionais, se não me engano, são guitarras excelentes. Acho que se fosse uma dessa eu não estaria fazendo tudo isso kkkk .
Obrigado pelo apoio!

EuFemismo
Esqueci de comentar antes.... mas valeu pela dica da Suhr, mesmo sendo sarcasmo puro. A Suhr tem um dos headstocks mais bonitos, perdendo só pra PRS na minha opinião. Principalmente depois de ontem a noite que eu vi o Marcelo Barbosa tocando a Suhr dele na minha frente (putz guitarra bonita da gota!!!) Vou tentar fazer algo parecido!!!

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


Sobre o JB Jr e Hot Rails, eu tomei por base esse vídeo como parte dos motivos da escolha do meu set de pickups. Curti muito o timbre.


A Fender do Dave Murray (assinatura) usa algo parecido, só que o JB Jr no meio (definitivamente vou fazer esse teste mesmo...)

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Iversonfr

Entendo o que quer dizer rsrs

BrunoRodrigues
Veterano
# mai/15
· votar


Iversonfr
"muitas vezes não vale a confusão que gera"

Vale sim. Confusão é sinônimo de diversão...

JJJ
Veterano
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar


marcelosz

Cara, reduz as fotos antes de mandar... desconfigura a página toda quando abre essas imagens gigantescas... rs

Bom... vou marcar aqui pra ver onde vai dar isso.

BrunoRodrigues
Confusão é sinônimo de diversão...

Naaaahhhhh.... tem hora que é melhor ficar quieto mesmo...
By the way... também tô no time da pouca influência (mas posso mudar de ideia sem nenhum problema se vir um único teste sério que me aponte o contrário - até hoje não vi). Mas deixa pra lá...

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


JJJ
Ok cara, foi mal pelas fotos grandes. Na verdade me esqueci! Agora vou colocar as fotos menores...

----

Bom, continuando (ou seria começando) a saga, iniciei o desmanche da Tagima. Sobre a madeira, olhando só a parte do tróculo, PODE SER que seja basswood. Claro que posso ter alguma surpresa quando remover a pintura toda... mas enfim. Pesquisando sobre "tone woods" (sem querer começar nenhuma flame war....), vi o seguinte neste ótimo artigo (traduzindo e resumindo):
Acessível e abundante, a basswood é particularmente associada a guitarras de nivel médio ou baratas. Mas é uma madeira boa... se usada em guitarras bem construidas... Tonalidade: médios bastante acentuados.
FOTO 1 - Basswood?

Outra coisa que chama a atenção é a qualidade do bloco da ponte. Fino e de material leve. Vejam a comparação com uma Wilknson WVP6 com bloco de aço:
FOTO 2 - Pontes

Tendo desmontado o braço, coloquei junto ao corpo e com o escudo novos pra dar uma idéia de como ficará...
FOTO 3

Em breve coloco outras fotos de outras coisas que já andei fazendo desse projeto...

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


Postando mais algumas observações e fotos:

- Apenas outro ponto de constatação de corte de custo: corpo com "piscinão" (facilita a vida da tupia/CNC, mas tira massa e consequente timbre - os céticos dirão que não... kkkk). A blindagem de cobre havia sido feita por mim quando troquei os captadores originais e a parte eletrônica.
FOTO - Detalhe do corpo Tagima (piscinão)

- Agora, algumas fotos do novo corpo (em cedro-rosa):
FOTO - Aplicando a terceira e última demão de seladora
FOTO
FOTOFOTO

- No detalhe, o escudo de madeira, knobs estilo Teleca dourados e ponte Wilkinson dourada
FOTO

JJJ
Veterano
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar


marcelosz

Muito bonito esse corpo, cara. Eu terminei de montar uma Tele com corpo de marupá e ele tem os mesmos "veios esburacados" ou "grãos abertos", sei lá, eu não entendo de madeira... enfim. esses sulcos bem acentuados aí.

Eu deixei assim mesmo. Lixei o corpo - claro - e depois passei fundo e tinta, mas os sulcos ficaram. Pra cobrir, só emassando, que, aliás, é o que a Tagima fez no corpo de uma outra Tele de marupá que eu tenho... Acho que eles colocaram massa marrom mais escura - que dá uma realçada nos sulcos - e depois finalizaram com uma camada generosa de verniz (assim ficou lisinho).

Você vai deixar os sulcos ou vai tapar com massa?

Nefelibata
Veterano
# mai/15 · Editado por: Nefelibata
· votar


marcelosz

Vendo o vídeo que vc postou acima, foi bem o que imaginei quanto ao timbre.

Essa config descaracteriza totalmente o timbre clássico da strato. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, depende da sua intenção, claro. Se vc quer tocar um rock ou metal vai dar certo, mas vai comprometer seriamente os timbres limpos. Ficaria muito legal se no lugar do JBjr fosse um 59 ou Jazz, que proporcionaria uma opção de som clean legal.

A madeira do corpo da sua tagima não me parece ser basswood, pois o basswood, via de regra, não apresenta veios definidos, nem paralelos e simétricos como aparece na sua foto.

Essa ponte que vc vai colocar é boa. Sabe se o bloco é de aço? Essa ponte tem dois modelos, um com bloco de aço e outro com bloco de zamac. Não significa que um é melhor que outro, apenas por ser de material diferente o timbre vai dar uma diferença pequena (que com alto ganho nem vai dar pra perceber.

Parabéns pelo projeto! muito legal!

Edit: Achei linda sua escolha do escudo e knobs de latão, combinando com a ponte.

BrunoRodrigues
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz

Show de bola. Corpo, escudo, knob's, ponte...

As fotos ficaram bem melhores pra visualizar.

Abç ! ! !

Iversonfr
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz

Ta ficando muito bacana. Apenas não se esqueça de checar a blindagem quando fizer com um multímetro pra ver se está tudo ligado. As vezes tem que dar um ponto de solda pois não dá ligação entre uma folha e outra, já aconteceu comigo e não percebi =/.

Esse corpo tá muito bonito mesmo com esses veios, faz um degradê do preto pro clear igual a minha =)

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


JJJ
Muito bonito esse corpo, cara. Eu terminei de montar uma Tele com corpo de marupá e ele tem os mesmos "veios esburacados" ou "grãos abertos", sei lá, eu não entendo de madeira... enfim. esses sulcos bem acentuados aí.

Eu deixei assim mesmo. Lixei o corpo - claro - e depois passei fundo e tinta, mas os sulcos ficaram. Pra cobrir, só emassando, que, aliás, é o que a Tagima fez no corpo de uma outra Tele de marupá que eu tenho... Acho que eles colocaram massa marrom mais escura - que dá uma realçada nos sulcos - e depois finalizaram com uma camada generosa de verniz (assim ficou lisinho).

Você vai deixar os sulcos ou vai tapar com massa?


Então... essa madeira é cedro-rosa, ela não tem sulcos exatamente (pelo menos não a olho nú). Essas traços escuros são os veios... Não são os veios mais bonitos do mundo mas são legais. Como sou marceneiro (hobbista tb), eu adoro características de madeira, por isso vou deixá-la ao natural, ou seja, somente seladora e verniz natural. Ela vai ficar dessa cor aí mesmo, só que com mais brilho e tom mais vivo.
Já com o marupá não tem como, você está certo. É uma madeira muito mole (não significa que seja ruim, tem timbre ótimo também) e cheia de sulcos. Nesse caso TEM que passar massa niveladora própria para madeira. A vantagem é que essa massa após lixada com lixa 400 fica extremamente lisa, parecendo plástico! E a partir daí você pode pintar como preferir.

Nefelibata
Isso, a idéia dessa guitarra é ter timbre mais pesado. Mas é uma strato sem característica de strato kkk... Ta na minha lista montar outra com essa característica porém (kkkk mais uma, a GAS tá forte).
Vc tem idéia de qual madeira pode ser , caso não seja basswood? Já viu algo assim?
O bloco acredito ser de aço. O código do produto tem um SB no final, que significa Steel Block. E o vendedor (eBay) garantiu ser aço também. É linda essa ponte né? Lembra um pouco das PRS.
Obrigado pelo apoio!!!

BrunoRodrigues
Obrigado, companheiro!!!

marcelosz
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: marcelosz
· votar


Iversonfr
Valeu companheiro!!! Obrigado pelo lembrete, você tem razão!
Se eu fosse fera na pintura eu faria esse degradê com certeza!!!! Caaaaramba que pintura bonita da sua guitarra! Parabéns!

Me tira uma dúvida sobre ela: o que é este switch na frente? Coil tapping? Outra coisa, a lingua da escala, que fica sobrando por cima do corpo, tem uma folga por baixo por acaso? Tem como mostrar uma foto?

Obrigado também pela força!

Iversonfr
Veterano
# mai/15 · Editado por: Iversonfr
· votar


marcelosz
Me tira uma dúvida sobre ela: o que é este switch na frente?

É um kill switch tipo o do Tom Morello.

a lingua da escala, que fica sobrando por cima do corpo, tem uma folga por baixo por acaso?

Tem sim, em torno de 1,5 a 1,8 mm pois não consigo muita precisão ali.

Tem como mostrar uma foto?

Tá na mão!:
Foto 1
Foto 2

Edit: correção num link!

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


Iversonfr
Ahhhh ok, entendi. Valeu pela explicação e pelas fotos! Estava preocupado com a folga que estava dando aqui na minha, mas pelo visto é normal.

---

Continuando a jornada, agora falando um pouco mais sobre o braço. Houve um certo desalinhamento entre a furação do corpo novo e o braço Tagima, tive que fazer uma "gambi" para tapar os buracos antigos...
FOTO - Neck

Já no headstock, resolvi dar uma inovada. Não chega a ser uma Suhr, mas um dia eu chego lá! Kkkkk....
FOTO - Adeus Tagima!
FOTO - Desenho provável do headstock
FOTO - Chanfro
FOTO - Chanfro (cont.)

A idéia do chanfro foi inspirada no headstock das Seizi. Quero dar uma quebrada no desenho "bengala" colocado pela Fender.. :-)

Por fim, brincando com o Pixelmator comecei desenhar um possível Logo para o Headstock:
Logo

O que acharam?

Iversonfr
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz
tive que fazer uma "gambi" para tapar os buracos antigos..

Isso aí não foi gambi não, até onde sei é a maneira que os luthieres fazem isso mesmo, pelo menos não conheço outro método.

Achei o headstock bem bacana com o rebaixo, só achei que ficou um bico muito forte ali, ficou parecendo uma garra de falcão rs. Eu deixaria algo entre o que está e o que você riscou anteriormente para suavizar um pouco. O logo eu faria ele levemente abaulado ao longo da escrita acompanhando a leve curvatura do headstock que você fez. A cor também do escrito "Marcelo's" ta aparentemente muito parecida com a madeira do braço e está com cara que vai sumir no headstock.

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


Iversonfr
Valeu pelos toques companheiro! Vou fazer outros desenhos de headstock e coloco aqui pra galera opinar. Obrigadão!!

BrunoRodrigues
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz

Já gostei com o primeiro chanfro. Deixaria assim e depois de um tempo faria o outro...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a P.I.M.P. My Tagima - Projeto de Tunning / Strato customizada