Como a guitarra deve se posicionar em uma banda "completa" ?

    Autor Mensagem
    EuFemismo
    Membro Novato
    # abr/15


    Pessoal quando eu tocava contrabaixo eu só toquei em power trio, e agora, tocando guitarra a banda tem teclado e violão. ( E vai chegar musicos que tocam trompete, sax e etc)

    Como que eu me encaixo nessa historia? o que eu deveria estudar nesses casos?

    Filippo14
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    EuFemismo
    Triades resolvem muito bem. Eu toquei por um tempo em uma banda que tinha violino, teclado, outra guitarra e tal. Eu em geral fazia linhas de guitarra oitavas acima da outra guitarra ou fazia dedilhados, mas tudo meio que preso a triades com inversôes. Existem varios modelos desses que comecam nas cordas A, D e G, se não conhece, da uma pesquisada sobre eles, vai te ajudar muito com harmonização e formação de acordes em geral.


    Abração

    carlcarl
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    EuFemismo
    depende de varias coisas:
    estilo musical ,arranjo de cada musica ,interação entre os músicos, bom gosto e acima de tudo saber fingir que não esta estando.

    EuFemismo
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    carlcarl
    estilo musical

    A gente toca de tudo, e isso me complica na maioria das vezes.

    Richard1964
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: Richard1964
    · votar


    A 7 anos atrás eu e meu colega tocávamos na igreja, eu na guitarra e o ele na bateria, sem pedal eu usava a saturação natural do amplificador, que era um multiuso, tinha que colocar o volume no maximo senão o som não distorcia.
    mas o som era muito bom, era bem grave e com sustein, eu tocava palhetando e dedilhando as cordas mais graves com intenção de fazer o baixo.
    realmente era como se tivesse um baixista ali.
    o baterista era muito bom, de vez em quando na hora que chegava a hora do refrão da musica tocávamos o som tipo "câmera lenta", desacelerando um pouco o tempo da musica, é complicado explicar. com o passar do tempo foi chegando novos músicos comecei a fazer so tríades como disse o Filippo14.

    você tem sorte de ser o guitarrista não tem coisa melhor do que isso,
    quando eu vejo um dvd ou num show de musica a unica coisa que eu presto atenção é no guitarrista (com boa intenção), toma cuidado pra você não errar, parte da responsabilidade vai ser sua.
    vocalista, baterista, baixista, guitarrista são os que mais destacam, é o que eu penso.
    pois é, você perguntou: onde eu devo me "posicionar" na banda?... de frente para a público em cima do palco, na direita ou na esquerda. hehe
    não se preocupe com isso quando chegar na hora você vai saber o que fazer.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/15
    · votar


    Toque em regiões onde os outros instrumentos n estiverem tocando, procure assistir shows onde a configuração da banda é a mesma q a sua, vai ajudar a ter mais idéias, abraços.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    EuFemismo

    Acaso são banda de baile ou banda show?

    Cara, tens de ver o que o estilo pede... Um dance music/euro disco, não tem espaço pra guitarra. No máximo um pall-mute. Agora se rolar um rock, vc é a estrela, e terá que fazer bonito... Já num sertanejo, forró, gauches, vc terá de cobrir os violões...

    Veja bem, a isso se chama arranjo... É na hora de fazer o arranjo, que vai ser definido seu lugar.

    O que estudar? Simplesmente de tudo. Quanto mais recursos técnicos vc domina, mais capacitado estará...

    francisco2004
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Esse espaço tem que ser procurado em cada música, mas talvez com o tempo a banda crie uma assinatura mais ou menos estável. Um timbre de teclado hammond, um nord ou um grand piano vão requerer uma forma distinta de arranjar a guitarra, por exemplo.

    Uma ideia bem genérica é que, quanto mais elementos a banda tem, menor a necessidade de se tocar "o tempo todo". É preciso pensar seriamente em ficar em silêncio muitas vezes. Também é interessante pensar no arranjo como uma estrada com várias pistas, onde cada pista corresponde a uma faixa de frequências.

    Se você compartilhar a mesma pista com o teclado, o som muito provavelmente vai embolar, mas em alguns casos pode ocorrer uma soma interessante. Na dúvida, o melhor é cada um usar a sua pista, cuidando para não realizar "ultrapassagens" na pista do vizinho. O teclado também costuma brigar com o contrabaixo.

    No estúdio, comumente o teclado é plugado direto na mesa, o que gera uma sensação desconfortável de "onipresença", como se engolisse o resto da banda. Os melhores ensaios que tive foram com:

    1- Tudo microfonado: resolve o problema da onipresença do teclado;

    OU

    2- Teclado com amplificador próprio, e cada músico posicionado a uma razoável distância do seu amplificador. Desta forma, cada um ouve o seu instrumento com clareza, enquanto os demais instrumentos aparecem como coadjuvantes.

    Nunca toquei numa banda com metais, mas deve ser bem bacana.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    É preciso pensar seriamente em ficar em silêncio muitas vezes
    carlcarl resumiu bem isso: saber fingir que não esta estando

    compartilhar a mesma pista com o teclado

    É uma cilada Bino!

    Tudo microfonado

    É uma cilada Bino! ²

    Teclado precisa sim seu retorno individual. Mas não microfonar ele. Em estúdio, pra gravar, se grava geralmente individualmente.

    Nunca toquei numa banda com metais, mas deve ser bem bacana.

    Aqui no sul tem bastante, o gênero local (bailão/pop sul) é composto por guitarra, baixo, bateria, teclado/gaita (acordeon) e um dueto de sopros (geralmente trompetes, ou trompete com sax ou trombone). Ouça um pouco aqui.

    francisco2004
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ismah
    Não era para ser tão literal. Quando disse tudo microfonado, não quis dizer microfonar o teclado, a não ser que tivessem umas Leslies à disposição ou o cara fosse um Jon Lord e gostasse de tirar um timbre hammond com um marshall valvulado. Uma vez liguei um teclado Casio intermediário num Meteoro Falcon 50G e o som de órgão ficou uma beleza. Quando o amplificador dá personalidade ao teclado, aí cabe microfonar, mesmo em ensaios.

    Quando disse compartilhar a mesma pista, não estava falando em "tracks", mas em pistas de uma estrada mesmo. Dependendo do timbre de teclado, eu preciso mudar o captador, a chave push-pull ou a equalização para que não fiquemos disputando o mesmo lugar no espectro de frequências. Quando não nos damos conta disso, o som embola.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Que estilo de música vcs tocam e vc percebe isso?

    Dependendo do timbre de teclado, eu preciso mudar

    Um sábio conselho que aprendi na prática: se desprenda do timbre individual. Um clean boost é sempre bem vindo, dificilmente o teclado vai te alcançar nos agudos.

    vintagentleman
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    EuFemismo


    Bom, considerando a banda numa performance ao vivo, acho mais emblemática a posição da guitarra na posição tradicional mesmo, com um ângulo de até uns 45°, com o braço apontado para cima, nas mãos do guitarrista, que de forma intercalada, toca a música. Tipo assim ó...

    Tradicional

    Porém, há casos de posicionamento da guitarra, de modo mais agressivo, quase como um membro ereto em posição de cópula, que é um estilo mais Guitar Hero, tipo assim

    Símbolo fálico

    Porém, não estamos tratando de ciência de foguetes aqui, e devemos lembrar que nada é de regra ou exato. Assim...

    Variando

    Então é isso. A guitarra é um instrumento bonito, de grande plasticidade e de estilo icônico e, portanto, fica bem em quase qualquer posição!

    Espero ter ajudado.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Zoando?

    vintagentleman
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ismah

    Hein?

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    A pergunta do cara é em fator sonoro. Não em posicionamento de palco :P

    vintagentleman
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Sério? Puxa, como sou atrapalhado rsrs

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Valeu a ideia de ajudar kk

    RafaelBernatto
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    EuFemismo

    Você pode também baixar umas "multitracks", que são as mixes originais disponíveis para baixar divididas em tracks.. Por instrumento... Ou seja... Jogue isso numa DAW e estude a disposição e atuação do que você bem entender..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como a guitarra deve se posicionar em uma banda "completa" ?