Qual o tamanho do parafuso das molas da floyd?

    Autor Mensagem
    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # fev/15


    Eu estou tentando regular a maciez da alavanca aqui, só que não sei até onde posso soltar os parafusos porque não sei o tamanho deles.

    Alguém sabe me dizer em centimetros o tamanho, ou tem uma foto com o tamanho deles?

    Ficarei Grato.

    Arimoxinga
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    tem como amaciar a ponte floyd desse jeito não cara!

    quando vc começar a folgar as molas a força das cordas vai fazer com que a ponte suba, e se apertar de mais a ponte vai para dentro do corpo.... as molas servem para manter o equilíbrio da ponte, anulando a força das cordas.

    Na minha opinião se quer deixar a ponte mais macia é só colocar cordas com diâmetro menor, tipo 0,09

    acredito que os parafusos são grandes o suficiente para deixar ad molas beeem folgadas a ponto de sairem do encaixe(já fiz isso)

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    então, eu soltei aqui e ficou mais molinho sim, mas a minha ponte é colada no corpo (é floyd em encaixe de tremolo), e soltando as molas não desencaixou não.

    mas então posso soltar pra caramba que não tem risco de o parafuso sair junto com as mola e as coisa toda?

    agradeço por ter respondido.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Rachmaninoff
    · votar


    Wuju Wu Yi
    a minha ponte é colada no corpo

    Sim, neste caso afrouxar os parafusos atrás vai amaciar a alavanca. Mas há um limite prático: quando a tensão das molas for igual à tensão das cordas. Chegará um ponto em que você afrouxará tanto as molas que a ponte irá começar a subir: daí em diante a ponte passará a ter comportamento flutuante. Qual a regra? Não existe... regule como você gostar mais. Você pode remover uma das molas também, caso esteja afrouxando demais.

    Quando ao comprimento dos parafusos, eles costumam ser relativamente longos, tipo esses.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Rachmaninoff

    Ah! Beleza parceiro. Muito obrigado!

    Ramsay
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Wuju Wu Yi

    A solução é essa mesma, tirar uma das molas e apertar os parafusos até a ponte ficar paralela ao corpo.
    Com isso vc consegue maciez e facilidade nas alavancadas, simples assim...

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Ramsay
    Eu consegui deixar bem bacana aqui. Tá molinha igual vejo nos vídeos onde os caras alavancam como se não fizessem nenhum esforço. O que eu tava com medo é de soltar demais o parafuso e ele escapar e arrebentar tudo.

    Alias fica ai a dica pra geral, se tiver dura demais a alavança, só ir afrouxando um pouquinho o parafuso das molas até ficar no ponto.

    Ramsay
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Wuju Wu Yi

    Mas, afinal, a sua guitarra está com duas ou três molas??
    Se estiver com três, experimenta, tira uma, aperta os parafusos ao invés de afrouxar e aí vc vai ver o que é maciez, se bem que a estabilidade de afinação pode ou não ficar um pouco prejudicada.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # fev/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
    · votar


    Ramsay
    Minha guitarra tá com 4 molas e uma parada que trava a ponte a um certo ponto.

    pretendo fazer esse teste de molas um dia.

    Arimoxinga
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    Ramsay

    cara já fiz isso uma vez na minha guitarra, e não serve para esse fim! Por que quando se tira uma mola vc obriga as outras duas(se tiver 3) trabalharem com mais intensidade tendo que apertar bastante o parafuso, para manter a ponte equilibrada, ou seja seis por meia dúzia! A tensão será a mesma

    Uma observação é que as ponte floyd rose comum, não são tão duras assim a minha mesmo oscila com a maior facilidade, se eu dou um vibrato então.... isso até me incomoda!
    Pelo que ele falou a ponte dele é do tipo as Edge zero da Ibanez, já ouvi falar que é dura mesmo porém beem estável!

    http://williamwendland.com/images/guitars/Ibanez_Edge_Zero_Edge_Zero_2 _tremelos/Edge_Zero_2_ZPS_back.jpg


    P.s > estou falando isso no caso da ponte ter aquela cava atrás.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Arimoxinga
    Por que quando se tira uma mola vc obriga as outras duas(se tiver 3) trabalharem com mais intensidade tendo que apertar bastante o parafuso, para manter a ponte equilibrada, ou seja seis por meia dúzia! A tensão será a mesma

    Sim, a tensão é sempre a mesma, porque tem que ser igual à das cordas... mas a resistência a uma puxada de alavanca diminui, porque você tem menos molas resistindo, por isso quanto menos molas, mais leve fica a alavanca, mesmo com a tensão igual.

    Arimoxinga
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Rachmaninoff

    faz sentido mas, quando fiz isso achei a mesma coisa! talvez eu não tenha explorado o suficiente antes de voltar a configuração anterior

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Minha ponte é uma Floyd Rose II da Schaller. Tinha 2 molas, ai o luthier adicionou mais 2 e mais uma trava cujo nome não sei.

    Tipo isso aqui

    william_1985
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Eu tenho a ponte Edge3 e a alavanca e dura pra caramba, piorou depois que coloquei molas da gotoh, acho q pq a alavanca da edge e quase reta e muito baixa, umas vez coloquei uma ponte de strato (a edge3 o buraco e de pressao) para testar e achei q ficou bem mais mole.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Arimoxinga
    faz sentido mas, quando fiz isso achei a mesma coisa! talvez eu não tenha explorado o suficiente antes de voltar a configuração anterior

    Em algumas guitarras, retirar uma mola faz uma diferença grande, em outras a diferença é pouca. Se tirando uma mola você não sentiu diferença, tente tirar duas. Experimentar é sempre bom.


    Wuju Wu Yi
    Tinha 2 molas, ai o luthier adicionou mais 2 e mais uma trava cujo nome não sei.

    Essa trava não tem um nome específico, geralmente é feita de forma artesanal e serve para bloquear a ponte para subir (a alavanca passa somente a descer). Essa solução de travar a ponte para subir e aumentar a tensão das molas (acrescentando mais uma) é uma saída comum para o problema da ponte subir quando se faz um bend.


    william_1985
    Eu tenho a ponte Edge3 e a alavanca e dura pra caramba, piorou depois que coloquei molas da gotoh, acho q pq a alavanca da edge e quase reta e muito baixa

    Não acho que o formato da alavanca tenha muito a ver com isso. Qual espessura de cordas você usa, e quantas molas existem atrás? Já toquei numa guitarra com Edge 3 (bem regulada com .009) e a alavanca era bem suave.

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Não li tudo, mas se recomenda a regulagem/verificação das oitavas, ação e aquele blá blá blá todo.

    william_1985
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Rachmaninoff

    Estou usando calibre 0.9 com 3 molas psp nessa posição lll

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Rachmaninoff
    · votar


    william_1985

    Se estiver disposto faça o teste: deixe só duas molas e regule tudo, para ver se dá diferença desse jeito.

    william_1985
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Rachmaninoff

    Reparei que as molas q vieram na ponte são maiores do que as da gotoh que eu comprei, Agora não sei qual devo usar srsr Molas

    vou deixar com duas e depois falo como ficou, vlw

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    william_1985
    Reparei que as molas q vieram na ponte são maiores do que as da gotoh que eu comprei

    Aí cada jogo de mola vai ter sua regulagem específica. É questão de tentar pra ver quais molas e qual regulagem você gosta mais, não há regra.

    william_1985
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Rachmaninoff

    Valeu deu certo, aproveitei e colei um toquinho de madeira no backbox, deixando a alavancada so para cima, agora consigo descer para Eb e drop D usando a micro afinaçao.

    joel_rhoads
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    bom dia! queria saber qual tamanho ideal de colocar para segurar as molas da guitarra minha guitarra tinha parafuso que nao sei o tamnho so encontri um pouco maior posso usar assim mesmo ou vai dar problema?

    sandroguiraldo
    Veterano
    # set/16
    · votar


    joel_rhoads
    É só parafusar mais... ele vai afundar na madeira e terá o tamanho necessário.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o tamanho do parafuso das molas da floyd?