Posição das molas na floyd rose

    Autor Mensagem
    leandro_standart
    Veterano
    # out/07


    Pessoal, a primeira coisa que eu gostaria é saber qual o procedimento correto pra trocar a configuração das molas. É preciso desafinar todas as cordas ao ponto da ponte ficar toda pra dentro do corpo, e assim as molas sairem facilmente? Pode prejudicar o alinhamento do braço ou danificar alguma coisa? Ou tem como realizar a troca da posição sem desafinar nada?
    A segunda coisa, é saber de uma vez por todas em que posição a mola ofereçe mais tensão. Se em paralelo ( l l l ), ou em "V" ( / l \ ), já olhei a busca e vi muitos tópicos controversos. Estou tendo problemas de afinação na floyd, com as molas em paralelo, queria saber se vale a pena tentar outro modo. O soulface já me easclareceu muitas coisas, mas quero ter mais opiniões para ter a certeza de que estou fazendo a coisa certa, obrigado a todos !

    leandro_standart
    Veterano
    # out/07
    · votar


    up

    Percival
    Veterano
    # out/07
    · votar


    a floyd tem que estar totalmente paralela ao corpo, nem pra frente, nem para tras.... o numero de molas vai corresponder à tensão das cordas. Quanto mais tensão as cordas exercerem sobre a ponte, mais molas serão necessárias para haver equilibrio da ponte. Aumentando a tensão e percebendo que o numero de molas não é suficiente, então sará necessario adicionar molas.

    Para regular é fácil, é só abrir a tampa e apretar os parafusos que puxam as molas. Se ela estiver pra frente (/) aperte. se para tras (\) solte-as. reafine até que fique paralela.

    leandro_standart
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Percival

    Ih nao cara vc entendeu errado. Minha dúvida é quanto a disposição das molas lá atraz... abraço

    leandro_standart
    Veterano
    # out/07
    · votar


    up dinovo !!

    Percival
    Veterano
    # out/07
    · votar


    leandro_standart

    tanto faz cara....

    leandro_standart
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Percival

    ? Nao entendi

    Percival
    Veterano
    # out/07
    · votar


    leandro_standart

    pra você trocar as molas, voce vai precisar desafinar as cordas sim, não tem como calçar ela.
    E quanto a posição das molas tanto faz....

    r2s2
    Veterano
    # out/07
    · votar


    leandro_standart

    Deixa tudo paralelo (l l l) pq assim todas as molas sofrerão a mesma tensão. Não que isso seja a solução de todos os problemas, mas parece ser um pouco melhor.

    evenascto
    Veterano
    # out/07
    · votar


    leandro_standart

    É preciso desafinar todas as cordas ao ponto da ponte ficar toda pra dentro do corpo, e assim as molas sairem facilmente?

    sim

    tem como realizar a troca da posição sem desafinar nada?

    eu nunca consegui... só se vc for o mcgyver...

    A segunda coisa, é saber de uma vez por todas em que posição a mola ofereçe mais tensão. Se em paralelo ( l l l ), ou em "V" ( / l \ ),

    Em V a tensão é maior. as duas molas das extremidades ficam mais esticadas, gerando maior tensão.

    As vezes o problema da tua ponte não segurar a afinação é outro... qual sua guitarra? e qual o modelo exato da sua ponte?

    evenascto
    Veterano
    # out/07
    · votar


    E quanto a posição das molas tanto faz....

    Não é bem assim... a posição das molas influencia sim.

    leandro_standart
    Veterano
    # out/07
    · votar


    evenascto

    Cara, exatamente meu raciocinio quanto as molas, também acho que seja o que você falou. A guitarra eh uma ibanez rg550, ponte EDGE. Só uma coisa, esse procedimento de desafinar todas as cordas pra mexer nas molas pode causar alguma desregulagem ou dano no braço? Pq eh quase como tirar todas as cordas ao mesmo tempo, a tensão das cordas praticamente vai deixar de existir

    evenascto
    Veterano
    # out/07
    · votar


    leandro_standart

    Tenho uma Ibanez com a mesma ponte da sua.
    Também tinha problemas em segurar a afinação.
    Ela já tinha quase 4 anos de uso, troquei as molas dela pela de outra ponte q eu tinha aqui em casa, deixei a ponte levemente inclinada pra fora (o ponto de estabilidade da edge III é ligeiramente diferente do resto das floyd, ela se equilibra um pouquinho pra fora - você olhando a ponte de lado, vc percebe um pequenho chanfro na lateral da ponte. é bem pouquinho pra fora mesmo, mas faz diferença)
    Agora ela tá mais estável, só desafina se eu der uma de ogro nas alavancadas.

    respondendo tua pergunta: se causa dano no braço? se fizer o trabalho com cuidado, não.
    Se causa alguma desregulagem? no meu caso causou. Levei num luthier pra trocar a captação, aproveitei pra pedir pra ele regular o braço...

    leandro_standart
    Veterano
    # out/07
    · votar


    evenascto

    Blz cara brigado pela ajuda !

    Humans Being
    Veterano
    # out/07
    · votar


    leandro_standart


    ja tive um problema com minha floyd que tinha mais de 10 anos e não era de boa qualidade, de uma hora pra outra começou a não segurar a afinação ... mandei regular, troquei molas, ate q tive q travar a ação da floyd ate poder comprar outra ....

    p lance é que com o tempo o pivo e a borda da floyd q ficam em contato se desgastam ... ai toda vez que vc usa a alavanca ela sede um pouco ( coisa imperceptivel), mas faz com q as cordas desafinem ...

    troquei a floyd e o problema foi resolvido.

    Pode ser o mesmo problema q esta acontecendo com vc ...

    abraço

    leandro_standart
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Humans Being

    A guitarra tem 1 semana, é uma ibanez prestige, ta tudo novinho, esqueci de mencionar no começo hehee, eu ja tentei varias coisas.. ja troquei o encordamento que veio nela.. deixei a ponte niveladinha... e o problema persiste, tu sabe o que pode estar acontecendo ? A unica coisa que veio na minha cabeça é a posição que pode nao estar adequada, levando em conta q eh tudo novo, nao tem desgaste nenhum, eu abri la atraz, a mola ta brilhando de nova... abraços !

    Humans Being
    Veterano
    # out/07
    · votar


    leandro_standart
    não creio q a posição das molas possam ocasionar isso ... pois nas minhas guitarras ja deixei dos dois jeitos e nunca aconteceu de desafinar ...

    ja tentou levar num luthier?

    Humans Being
    Veterano
    # out/07
    · votar


    leandro_standart

    nesse o tópico o cara esta falando sobre isso, de uma olhada ...

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/127491/

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Galera to com uma duvida em relação a posição das molas.
    Estou usando três molas está segurando a afinação perfeitamente até em alavancadas "bruscas". Estou usando três em forma de "V" assim: / | \. Mas o que mudaria se eu colocasse as três paralelas | | |? Ficaria mais "leve" para alavancar? desafinaria mais? Eu sei que em forma de V as duas molas inclinadas ficam mais esticadas gerando uma tensão maior, então com as três paralelas a alavancada ficaria mais leve mesmo ou não? e da muita diferença?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posição das molas na floyd rose