parafuso que segura as molas, problemas (fotos)

Autor Mensagem
Ricky_Hard
Veterano
# fev/08


bom, alguns aqui ja tentaram me ajudar com os problemas q eu venho tendo com minha guitarra uma jackson jdr 94 , ela apresenta barulhos como se tivesse mexendo no potenciomentro ou na ponte, levei ela a luthier, o cara não conseguiu resolver, disse q eu deveria trocar d guitarra pq a madeira dessa eh muito mole, e os parafusos q seguram as molas estava sedendo, ele disse q fez um encherto de madeira e colocou parafusos maiores, q se naum resolvesse eu teria mesmo q trocar d guitarra, mais essa eh a segunda vez q eu levava pra ela, e da ultima vez ele tinha dito q eu teria q trocar a ponte, por estar na garantia da regulagem ainda levei pra ele, ele não gostou muito, mais pegou, buskei ela e qndo abri a tampa traseira os parafusos estavam torotos, um estava ate normal , reto, o outro estava na diagonal, deixando akela base de metal q segura as molas totalmente torta, eu nunca vi nenhuma guitarra q fosse assim, mais como não entendo prefiro pedir a opinião de alguem, olhem as fotos


http://img141.imageshack.us/img141/9412/fotos001js5.jpg


http://img139.imageshack.us/img139/9733/fotos002la9.jpg


http://img515.imageshack.us/img515/6455/fotos003qo3.jpg


http://img128.imageshack.us/img128/4711/fotos004ue6.jpg


http://img144.imageshack.us/img144/6159/fotos005pe7.jpg

espero q alguem me ajude, pq em 2 meses ja perdi a conta de qntas vezes fui em uns luthiers aki, e cada um fala q eh uma coisa, mais ninguem resolve nada.
fico grato.

axleWs
Veterano
# fev/08
· votar


Ricky_Hard

corre no tópico do bertola e do seiji, isso ae é estranho, até minha guitzinha, fraca pra caramba, não tá assim a ponte, hehe

abraços e boa sorte

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


Ricky_Hard
bom, o lance é perguntar la no topico de luthieria mesmo...

mas estranho. se fosse um luthier só sem saber o que fazer, poderia ser que o cara é tosco mesmo. mas voce levou em mais de um luthier...

se for problema da madeira mesmo, teria que reclamar no fabricante.

thigsm
Veterano
# fev/08
· votar


Isso esté me cheirando a pseudo luthier

Ricky_Hard
Veterano
# fev/08
· votar


eh o q eu penso, mais o foda eh q ele trabalha na oficina da maior loja de instrumentos da cidade

braddock
Veterano
# fev/08
· votar


Ricky_Hard,

Com os parafusos desse jeito a afinação não vai ficar boa, precisa de alguem sério para resolver isso.

Vou te falar, existe um MONTE de picareta que se diz Luthier, eu já passei por alguns. Eles nem sequer sabem regular uma ponte gotoh, não sabem Porra nenhuma. A maioria é músico e arruma um bico de luthier, sem curso mesmo, só para descolar uma grana mesmo. Aí nós levamos nossas guitarras em um picareta e torramos o dinheiro a toa. Malandro é malandro...

O último Luthier que levei minha ibanez, não regulou nada, só ganhou a grana.

abs

BaNdAiD
Veterano
# fev/08
· votar


braddock
O último Luthier que levei minha ibanez, não regulou nada, só ganhou a grana.

Se ele não regulou nada, pq vc pagou?

Galera...o q eu recomendo é q vcs deixem de ser preguiçosos e vão aprender sobre o funcionamento dos sistemas da guitarra, p nenhum "pseudo-luthier" te passar a perna!!

afinal, se vc sabe q ta errado, vc pode cobrar q ele faça certo! Se vc não sabe....

braddock
Veterano
# fev/08
· votar


BaNdAiD,

Se ele não regulou nada, pq vc pagou?
Poderia ter saido sem pagar, vc tem razao, mas aí o cara iria falar "deixa mais uns dias a guitarra aí que eu deixo ela legal", prefiro não voltar nunca mais. e Olha que foi na teodoro..

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


Ricky_Hard
Vc levou a guitarra num luthier ou num pedreiro? hehehehehehhe

Mas falando sério, isso aí não tá normal não.
As fotos só mostram o parafuso torto, e já dá pra ver q o serviço foi bem porco. Mas não deu pra ver o tal incherto q vc falou q ele fez.
OQ vc pode e deve fazer agora, é tapar esses furos aí (com madeira, de preferência), comprar parafusos novos e recolocar ali.
O ideal é um luthier fazer isso pra vc. Mas pelo q me parece, vc não anda tendo muita sorte com eles né?!

pq a madeira dessa eh muito mole
Ele te falou pelo menos ql madeira q é utilizada no corpo dessa guitarra?

Ricky_Hard
Veterano
# fev/08
· votar


Soulface
eu tb não vi encherto nenhum, as molas ainda ficaram froxas e tortas, eu tb fui nesse lançe de pagar mais eu não kis levar mais pq o cara pode piorar a situação dela, ja eh a segunda vez q levo pra ele, tava na garantia da regulagem, a madeira dela eh basswood, pelo menos eh o q dizem q vem nessa serie da jackson, o cara ainda teve coragem de falar q ela tava parecendo serragem sendo q 3 semanas antes ele disse q ela estava boa, e ate culpava a ponte pelos problemas da minha guitarra.

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


Ricky_Hard
Pelo q deu pra ver nas fotos, não tem incherto nenhum ali mesmo.
E pelo q vc diz, me parece q ele espanou a rosca (sem viadagens) ali da madeira e agora o parafuso fica frouxo. Talvez seja até por isso q ele tenha entortato o parafuso. Senão ele não ira se fixar.
Foge desse cara velho!

Henrique S.
Veterano
# fev/08
· votar


Ricky_Hard

cara 2 solucoes

1) faz como o Soulface falou, de fazer um encherto

2) faz um furo na chapinha mais pro meio (uns 2 de preferencia) e poe mais 2 parafusos bem longos e finos (sem viadagem) e poe ali, eles vao segurar bem..

Ricky_Hard
Veterano
# fev/08
· votar


Soulface
mais vc acha q pode ter esse problema da madeira ser mesmo mole?
pq ele disse q a madeira não estava segurando os parafusos, e eles estavam sedendo.
e se tiver espanado ou for a madeira, tem conserto? ou pode desistir como ele disse? hehe, pode deixar, passo nem na porta da oficina mais, e pior eh q o cara parece o homer simpson.

Ricky_Hard
Veterano
# fev/08
· votar


Henrique S.
deixa eu ver se entendi a segunda opção, vc disse pra fazer 2 furos na chapinha, seria akela chapinha q fica entre os parafusos q segura a mola? e por 2 parafusos, ai ia ficar com 4?

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


Ricky_Hard
Se for basswood mesmo, eu não acredito nesse problema da madeira.
Aliás, até compensado segura parafusos de floyd. Eu não acho q a Jackson faria uma guitarra de massinha de modelar! hehehehehehe

Conserto, tem sim cara. Mas é um pouco trabalhoso.
O ideal é alguém com alguma experiência com furadeira e manuseio de madeira pra fazer isso.

Eu to saindo pra almoçar agora e depois eu tento explicar com detalhes oq pode ser feito.

Ricky_Hard
Veterano
# fev/08
· votar


Soulface
ta otimo, obrigado pela ajuda, eu tb acredito q não seja o problema na madeira, ainda mais q muita gente fala muito bem dessa guitarra, eu mesmo não vou fazer o conserto, depois q eu pegar a ideia aki, vou levar em um outro luthier e explicar tudo pra ele, eu soh não quro perder a guitarra, nem danifica-la no processo, vou procurar um cara bem recomendado pra fazer o serviço, valeu d+ ai, fico esperando a resposta então, e bom almoço.

Henrique S.
Veterano
# fev/08
· votar


Ricky_Hard

exato

mas se vc for seguir as dicas do mano Alface, de qualquer forma use parafusos compridos e finos, pq dai da pra recuar a chapinha mais (quando for trocar as molas ou por outras) e nao "come" tanto a madeira quanto a mola grande...


da pra usar no enxerto massa corrida (para madeira)
mas acho que o Soulface deve ter uma solucao melhor do que essa (comprar uma lata de massa corrida pra madeira so pra isso e desperdicio)

bom, agora vou me retirar uhaehuehua

boa sorte!!!
abraco

Ricky_Hard
Veterano
# fev/08
· votar


Henrique S.
pois eh cara, mais eu compraria qntas latas fossem preciso se fosse garantido q iriam consertar ela, e sobre os parafusos, ele disse q trocou por parafusos maiores, eu fui olhar, eles são bem mais grossos tb, e acho q ele afundou eles bastante, pq akela parte deles em espiral nem aparece, soh a parte lisa.

Megamedes
Veterano
# fev/08
· votar


Isso tá me cheirando a queda cara.

Soulface
Veterano
# fev/08 · Editado por: Soulface
· votar


Ricky_Hard
Desculpe a demora...
Fiz uma pequena sequência de fotos pra vc entender bem o processo.
Esse trabalho foi feito na restauração de uma Gibson SG. Embora o incherto seja em um local diferente, o processo é o mesmo.

http://img213.imageshack.us/img213/2733/inchertoio2.jpg

1- Pegue (ou faça) 2 toquinhos de madeira, um pouco mais largas q os furos, q serão inchertados nos buracos do parafuso (2 primeiras fotos de cima.
Mas tem q ser madeira dura. No caso das fotos, utilizei mogno.

2- Com uma broca um pouco maior do q os furos originais, refaça esses furos.
Isso é feito para q as bordas internas dos furos fiquem lisas.

3- Coloque cola dentro dos furos e enfie os toquinhos de madeira até o fundo. Se os furos ficarem mais largos do q os toquinhos, misture o pó da madeira lixada com a cola.

4- Se necessário, dê umas marteladinhas para o toco entrar até o fundo mesmo.

5- Depois q a cola secar por completo, corte a ponta do toco que sobrou.

6- Lixe o local se for necessário, para deixar a superfície plana.
Como o trabalho das fotos foi feita no top da guitarra, era imprescindível deixar a superfície plana. Mas no seu caso, não precisa se preocupar tanto com isso.

7- Pronto! Madeira inchertada.
Pode fazer furos novos no local para os parafusos da ponte.

axleWs
Veterano
# fev/08
· votar


gostei da solução do sr acima

só dando uma de chato...

enxerto, por favor..

abraços

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


axleWs
Sei lá oq vc chama de enxerto. Mas essa minha técnica aí eu batizei de "incherto".
Algum problema???
hauehuaheuhaeuhaehuaehuaheuhaeuhaeuhauehuaeuhaea

axleWs
Veterano
# fev/08
· votar


Soulface
non, nenhum

PS:
Lí em algúm lugar que é perigoso contrariar-te.

abs

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


axleWs
Lí em algúm lugar que é perigoso contrariar-te.
É a regra-mor do fórum!

Homem Cueca
Veterano
# fev/08
· votar


Soulface
É a regra-mor do fórum!
É nada...voce não passa de um alface mal lavado e fanfarrão Sr.02!

=)

axleWs
Veterano
# fev/08
· votar


Homem Cueca
aposto que sua cueca ficou com uma freada enquanto escrevia essas palavras desmedidas

Homem Cueca
Veterano
# fev/08 · Editado por: Homem Cueca
· votar


axleWs
aposto que sua cueca ficou com uma freada enquanto escrevia essas palavras desmedidas

Cale-se, puta!


Não fala, computa!

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


Homem Cueca
axleWs
Posso ser o padrinho?

axleWs
Veterano
# fev/08
· votar


Homem Cueca

é raro ver alguém se auto xingando.

voltando ao tópico, não seria legal tumém comprar outra plaquinha daquela?

kiki
Moderador
# fev/08 · Editado por: kiki
· votar


axleWs
deixa o cara, ele é japones, ainda tá aprendendo a lingua de camões.

edit: só pra não dizerem que to floodando, muito legal o tutorial de enxerto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a parafuso que segura as molas, problemas (fotos)