Autor |
Mensagem |
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# fev/15
Eu estou tentando regular a maciez da alavanca aqui, só que não sei até onde posso soltar os parafusos porque não sei o tamanho deles.
Alguém sabe me dizer em centimetros o tamanho, ou tem uma foto com o tamanho deles?
Ficarei Grato.
|
Arimoxinga Veterano
|
# fev/15 · Editado por: Arimoxinga
· votar
tem como amaciar a ponte floyd desse jeito não cara!
quando vc começar a folgar as molas a força das cordas vai fazer com que a ponte suba, e se apertar de mais a ponte vai para dentro do corpo.... as molas servem para manter o equilíbrio da ponte, anulando a força das cordas.
Na minha opinião se quer deixar a ponte mais macia é só colocar cordas com diâmetro menor, tipo 0,09
acredito que os parafusos são grandes o suficiente para deixar ad molas beeem folgadas a ponto de sairem do encaixe(já fiz isso)
|
# fev/15
· votar
então, eu soltei aqui e ficou mais molinho sim, mas a minha ponte é colada no corpo (é floyd em encaixe de tremolo), e soltando as molas não desencaixou não.
mas então posso soltar pra caramba que não tem risco de o parafuso sair junto com as mola e as coisa toda?
agradeço por ter respondido.
|
Rachmaninoff Veterano |
# fev/15 · Editado por: Rachmaninoff
· votar
Wuju Wu Yi a minha ponte é colada no corpo
Sim, neste caso afrouxar os parafusos atrás vai amaciar a alavanca. Mas há um limite prático: quando a tensão das molas for igual à tensão das cordas. Chegará um ponto em que você afrouxará tanto as molas que a ponte irá começar a subir: daí em diante a ponte passará a ter comportamento flutuante. Qual a regra? Não existe... regule como você gostar mais. Você pode remover uma das molas também, caso esteja afrouxando demais.
Quando ao comprimento dos parafusos, eles costumam ser relativamente longos, tipo esses.
|
# fev/15
· votar
Rachmaninoff
Ah! Beleza parceiro. Muito obrigado!
|
Ramsay Veterano |
# fev/15
· votar
Wuju Wu Yi
A solução é essa mesma, tirar uma das molas e apertar os parafusos até a ponte ficar paralela ao corpo. Com isso vc consegue maciez e facilidade nas alavancadas, simples assim...
|
# fev/15
· votar
Ramsay Eu consegui deixar bem bacana aqui. Tá molinha igual vejo nos vídeos onde os caras alavancam como se não fizessem nenhum esforço. O que eu tava com medo é de soltar demais o parafuso e ele escapar e arrebentar tudo.
Alias fica ai a dica pra geral, se tiver dura demais a alavança, só ir afrouxando um pouquinho o parafuso das molas até ficar no ponto.
|
Ramsay Veterano |
# fev/15
· votar
Wuju Wu Yi
Mas, afinal, a sua guitarra está com duas ou três molas?? Se estiver com três, experimenta, tira uma, aperta os parafusos ao invés de afrouxar e aí vc vai ver o que é maciez, se bem que a estabilidade de afinação pode ou não ficar um pouco prejudicada.
|
# fev/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar
Ramsay Minha guitarra tá com 4 molas e uma parada que trava a ponte a um certo ponto.
pretendo fazer esse teste de molas um dia.
|
Arimoxinga Veterano
|
# fev/15 · Editado por: Arimoxinga
· votar
Ramsay
cara já fiz isso uma vez na minha guitarra, e não serve para esse fim! Por que quando se tira uma mola vc obriga as outras duas(se tiver 3) trabalharem com mais intensidade tendo que apertar bastante o parafuso, para manter a ponte equilibrada, ou seja seis por meia dúzia! A tensão será a mesma
Uma observação é que as ponte floyd rose comum, não são tão duras assim a minha mesmo oscila com a maior facilidade, se eu dou um vibrato então.... isso até me incomoda! Pelo que ele falou a ponte dele é do tipo as Edge zero da Ibanez, já ouvi falar que é dura mesmo porém beem estável!
http://williamwendland.com/images/guitars/Ibanez_Edge_Zero_Edge_Zero_2 _tremelos/Edge_Zero_2_ZPS_back.jpg
P.s > estou falando isso no caso da ponte ter aquela cava atrás.
|
Rachmaninoff Veterano |
# fev/15
· votar
Arimoxinga Por que quando se tira uma mola vc obriga as outras duas(se tiver 3) trabalharem com mais intensidade tendo que apertar bastante o parafuso, para manter a ponte equilibrada, ou seja seis por meia dúzia! A tensão será a mesma
Sim, a tensão é sempre a mesma, porque tem que ser igual à das cordas... mas a resistência a uma puxada de alavanca diminui, porque você tem menos molas resistindo, por isso quanto menos molas, mais leve fica a alavanca, mesmo com a tensão igual.
|
Arimoxinga Veterano
|
# fev/15
· votar
Rachmaninoff
faz sentido mas, quando fiz isso achei a mesma coisa! talvez eu não tenha explorado o suficiente antes de voltar a configuração anterior
|
# fev/15
· votar
Minha ponte é uma Floyd Rose II da Schaller. Tinha 2 molas, ai o luthier adicionou mais 2 e mais uma trava cujo nome não sei.
Tipo isso aqui
|
william_1985 Veterano |
# fev/15
· votar
Eu tenho a ponte Edge3 e a alavanca e dura pra caramba, piorou depois que coloquei molas da gotoh, acho q pq a alavanca da edge e quase reta e muito baixa, umas vez coloquei uma ponte de strato (a edge3 o buraco e de pressao) para testar e achei q ficou bem mais mole.
|
Rachmaninoff Veterano |
# fev/15
· votar
Arimoxinga faz sentido mas, quando fiz isso achei a mesma coisa! talvez eu não tenha explorado o suficiente antes de voltar a configuração anterior
Em algumas guitarras, retirar uma mola faz uma diferença grande, em outras a diferença é pouca. Se tirando uma mola você não sentiu diferença, tente tirar duas. Experimentar é sempre bom.
Wuju Wu Yi Tinha 2 molas, ai o luthier adicionou mais 2 e mais uma trava cujo nome não sei.
Essa trava não tem um nome específico, geralmente é feita de forma artesanal e serve para bloquear a ponte para subir (a alavanca passa somente a descer). Essa solução de travar a ponte para subir e aumentar a tensão das molas (acrescentando mais uma) é uma saída comum para o problema da ponte subir quando se faz um bend.
william_1985 Eu tenho a ponte Edge3 e a alavanca e dura pra caramba, piorou depois que coloquei molas da gotoh, acho q pq a alavanca da edge e quase reta e muito baixa
Não acho que o formato da alavanca tenha muito a ver com isso. Qual espessura de cordas você usa, e quantas molas existem atrás? Já toquei numa guitarra com Edge 3 (bem regulada com .009) e a alavanca era bem suave.
|
Ismah Veterano |
# fev/15
· votar
Não li tudo, mas se recomenda a regulagem/verificação das oitavas, ação e aquele blá blá blá todo.
|
william_1985 Veterano |
# fev/15
· votar
Rachmaninoff
Estou usando calibre 0.9 com 3 molas psp nessa posição lll
|
Rachmaninoff Veterano |
# fev/15 · Editado por: Rachmaninoff
· votar
william_1985
Se estiver disposto faça o teste: deixe só duas molas e regule tudo, para ver se dá diferença desse jeito.
|
william_1985 Veterano |
# fev/15
· votar
Rachmaninoff
Reparei que as molas q vieram na ponte são maiores do que as da gotoh que eu comprei, Agora não sei qual devo usar srsr Molas
vou deixar com duas e depois falo como ficou, vlw
|
Rachmaninoff Veterano |
# fev/15
· votar
william_1985 Reparei que as molas q vieram na ponte são maiores do que as da gotoh que eu comprei
Aí cada jogo de mola vai ter sua regulagem específica. É questão de tentar pra ver quais molas e qual regulagem você gosta mais, não há regra.
|
william_1985 Veterano |
# fev/15
· votar
Rachmaninoff
Valeu deu certo, aproveitei e colei um toquinho de madeira no backbox, deixando a alavancada so para cima, agora consigo descer para Eb e drop D usando a micro afinaçao.
|
joel_rhoads Membro Novato |
# set/16
· votar
bom dia! queria saber qual tamanho ideal de colocar para segurar as molas da guitarra minha guitarra tinha parafuso que nao sei o tamnho so encontri um pouco maior posso usar assim mesmo ou vai dar problema?
|
sandroguiraldo Veterano |
# set/16
· votar
joel_rhoads É só parafusar mais... ele vai afundar na madeira e terá o tamanho necessário.
|