Autor |
Mensagem |
Hitman Veterano |
# jan/15 · Editado por: Hitman
Boa tarde galera,
Abri esse topico antes mas foi fechado me obrigando a postar no topico fixo para quem quer ajuda para comprar uma guitarra, mas como esse nao eh o caso, mandei um email a central de ajuda e nao obtive resposta, acho justo abrir o topico de novo e se algum moderador ver algum problema com isso, por favor me mande uma mensagem para discutir a questao e nao fechar um topico novamente por falta de interpretacao de texto.
Bom pessoal, eu abri um topico para concentrar informacoes sobre a linha da R9 da gibson mas o meu topico foi fechado e levei uma suspensao por que aparentemente eu quero ajuda para comprar uma guitarra e nao juntar informacoes em um unico lugar entao...
Gibson 1959 R9 Reissue Specs
Fala galera, tudo bem??
Estou prestes a comprar uma R9 de 2011 mas queria saber quais as diferencas entre os anos, quais anos houveram modificacoes e o que fizeram, tipos de acabamentos, etc. Um bom tempo atras achei alguma documentacao que ia ate 2008 se nao me engano mas nem isso eu acho mais.
Achei muito pouco sobre a que vou potencialmente pegar, ate queria saber mais sobre o acabamento, que com muita pesquisa achei que o nome possivelmente eh Paradise burst. Estou ciente da existencia de 5 diferentes (incluindo a que estou de olho) mas nada mais que isso.
Alguem tem alguma documento que relata a diferenca entre modelos?
Desde ja agradeco!!
|
Hitman Veterano |
# jan/15
· votar
O que eu consegui achar foi de 1993 ate 2007 mas nada depois disso. se alguem tiver informacoes dos anos seguintes, por favor compartilhe!
Les Paul Historic Collection Chronicle
1993 * Historic Collection introduced. Models include; '54 Black Beauty, '56 Goldtop, '57 Custom Black Beauty/3 Pickup, '57 Goldtop, '57 Custom Black Beauty/2 Pickup, '57 Custom Black Beauty with optional Bigsby Tailpiece, '59 Flametop, '60 Flametop * First 25 Sunburst and first 15 Goldtops were painted by Tom Murphy. * Deep neck joint. * Thin Holly head veneer. * Silk screened les paul logo. * Correct pickup routing. * Les Paul classic aged inlay. * 57 Classic pickups. * Kluson replica tuners. * Vintage letter styled serial#. *"Historic collection" decal on the back of the headstock. * Indian rosewood fingerboard. *"AAAA" grade soft maple top. * Regular gibson usa brown case. * Regular early 90s style cherry sunburst. * Cherry sunburst and heritage darkburst" * Some models lack pickguard
1994 * Historic parts; only pickguard, pickup rings, trussrod cover. * Regular gibson usa white pearloid inlay. * "AAAA" grade soft maple top. * Darker transparent orangy cherry sunburst. (1994-1996) * First year for the R8 * First 200 of 1994 painted By Tom Murphy *"Historic collection" decal still on the back of the headstock. * 1995-2002 both Eastern and Western Maple used for tops
1995
1996 * "Flametop" R8 introduced in Buttersctch and Vintage Red finishes * R4 1996 up
1997 * ID micro chip in the neck joint. * Brass bridge saddles instead of steel bridge saddles. * "AAAAA" grade soft maple top. * Brighter transparent orangy cherry sunburst. (1997-199 * Pickguard blueprinted and caused a gap, revealing improper placement of the bridge pickup * Brighter back cherry color. * Junior 57 1997 up * Junior 58 1997 up * Special 58 1997-2000? * Special 60 1997-up (when they discontinued the Special 58, they incoporated the SC into the Special 60)
1998 * R2 1998-2003 * No pointers on knobs?
1999 * 40th Anniversary '59 RI - Painted and aged by Murphy (100 made?) * No R8 this year * COA began. * Thin body binding. * Thin lacquer finish. * "AAA" hard maple top. * new vintage taste cherry and darkburst. * Vintage style back red filler color. * Refined parts positions and neck shape. * Bridge pickup moved to its proper place * R9 Plaintop 1999-2000 * Gibson Stops flame enhancing * Limited quantity of "Killer Top" R9s, "AAAAA" tops, stamped R9K in cavity
2000 * No R8 this year * Vintage lifton style brown case for R9/R0. * Lemon Burst, Tri Burst. * Black Custom Art Historic case. (TKL) * No COA. * No tortoise side markers. * Rounded fretboard inlays. * Heavyweight tailpiece. * '57 Classic PUP's. * Thick jack plate. * Thick switch plate/washer. * Fine-knurl switch nut. * Amber knobs. * Gibson label potentiometers. * Orange drop capacitors.
2001 * R9 production limited to 500 units US, 1000 worldwide due to "parts constraints" * Custom Authentic models introduced (broken-in finish, aged hardware, Grovers) * Dickie Betts '57 Goldtop introduced (limited edition of 114) * R8 returns with a flametop * Thin neck binding. * New round edged pearloid inlay. (2001-2002 only) * Vintage style mid jumbo size frets. * New thick jack plate. (2001-2002 only) * Aluminum tailpiece. * Tortoise side markers * Very bright red sunburst. * Faded Tabacco, Iced Tea, Washed Cherry. * Lifton case is standard for R9/R0 * COA standard * Limited run of Brazilian board R9's given to award dealers. About 50 guitars in the 9 1203 to 9 1250 range all but 6 of them aged by Tom Murphy * 38 Official Brazilian R9's
2002 * Genuine Kluson tuners for the early units. * Improved tuner bushings * More accurately shaped fingerboard inlays * Non-wire ABR-1 bridge for the early units. * Amber tophat knobs * CTS pots * Owners Card (listing name, serial number and the dealership), Certificate of Authenticity, Reissue Strap, an Embroidered Les Paul Swatch and a Custom Care Kit. * Burstbucker type 2 & 3. * Inlay material changed to swirly plastic, corners sharpened. (only R9/R0, later for all models) * Vintage style thin jack plate. (only R9/0, later for all models) * Vintage style thin toggle switch washer. (only R9/0, later for all models) * Vintage color toggle switch knob. (only R9/0, later for all models) * Vintage style CTS pots and oil caps. not bumblebee. (only R9/0, later all models) * Dark deep cherry sunburst. * R7 gets Bursrtbuckers * Left handed Historics get side dots added to the underside of the neck * Custom Authentic loses Grovers * 8 Official Brazilian R9's * 5 Guitar Center R0 models built (listed as "LPR0PTKBNH1 LP 60 Plaintop")
2003 * Brazilian boards installed from January through May as follows: ** of 4 3001-4 3150 35 of these were R4 Custom Black Beauties = 115 BRW R4s ** of 7 3001-7 3707 220 of these were R7 Customs, 4 GTs were 02 specs, 28 were Juniors = 455 BRW R7s ** of 8 3001-8 3256 31 of these were Juniors = 225 BRW R8s ** of 0 3001-0 3163 50 were G0s, 20 were Specials = 93 BRW R0s ** R6s and R9s Do not share with other models, so all 148 R6s and all 674 R9s are BRW. * Price drop on R8s and R9s * Truss rod cover moved away from nut * Headstock shape changed * Tuners arranged to be inline * Vintage style CTS pots * Bumblebee Caps * Return to wired ABR * Madagascar rosewood fingerboard. * Eastern hard maple top * "AA" grade eastern hard maple top. * R9 flametop becomes less flashy due to increased use of Eastern Maple * R8 returns with a plain top * Burstbucker type 1 & 2. * Gold knobs instead of previous vintage amber knobs. * Corrected tuner positions. "V" intead of "l l" way. * Transparent orange to regular red cherry sunburst. * "i"dot on gibson logo moved to the correct position. * Refined parts positions and neck shape. * Inlays changed to swirly plastic, sharp corners on remaining models * Special run of "Stinger Series" guitars. Music Machine "Stingers" have Brazilian Rosewood fretboards * 50 Guitar Center R0 models built
2004 * Cloud 9 chambered models introduced in limited quantities * Jimmy Page signature model introduced; 25 Murphy aged guitars signed by JP, 150 Murphy aged unsigned models, 870 Custom Authentic non-Murphy aged guitars produced, run complete in 2007 * New custom shop black case. * "AAA" eastern hard maple top. * Silk screened logo moved to the correct location. * Short Truss Rod Screws the right size
2005 * TR screws return to the wrong size
2006 * VOS finish with aged hardware introduced * CS begins using Plek machine used for dressing frets and cutting nut slots * Real vintage looking maple top grains/figures.
2007 * Brighter back red filler color. * Real honduran mahogany............. * 50th Anniversary Goldtop 157 to be built
Fonte: Les Paul Forum
|
Ismah Veterano |
# jan/15
· votar
Po cara que massa tua pesquisa. É um acervo top. Vou ler com calma.
|
JJJ Veterano
|
# jan/15
· votar
Hitman
Cara, pergunta logo pro oráculo... . . . O que? Quem é o oráculo? Pô, nesse assunto, só posso estar falando do MMI, claro!
|
Hitman Veterano |
# jan/15
· votar
Ismah Valeu cara. Achei um pouco mais, depois eu completo aqui.
JJJ Ate perguntaria, mas poucos teriam saco para descrever ano a ano quais mudancas aconteceram e tudo mais. O que puder fazer sozinho, mando bala.
Achei ate 2007, de 2008 e 2009 achei alguma coisinha mas perdi. Depois procuro novamente.
A que eu pretendo pegar eh uma Paradise Burst, sei ate ai. Ano, se foi uma edicao limitada e tudo mais continua um misterio. Gibson nao respondeu meu email e a Thomann apenas me mandou uma imagem e disse que posso fazer uma encomenda especial por X.
Na loja que ela esta, ouvi dizer que ela era de 2011 e de 2013, entao foi isso que aticou a curiosidade.
|
MMI Veterano
|
# jan/15
· votar
Hitman
Complicado, cara... Dizem que o homem só enxerga as 3 cores primárias, a mulher que vê e dá nomes para 500 cores, cada uma com 100 subtipos.
O problema é que deve ter uma mulher dando nomes para cores de guitarras nas fábricas hoje em dia. Tem tanta cor-burst que é de se perder completamente. Essa Paradise Burst não conhecia, tem cara de coisa de slash-maníaco. Com certeza é uma edição limitada, nessa cor não é comum.
Em todo caso, mesmo sabendo que não foi perguntado isso, desculpa mas não recomendo comprar uma R9 assim. As reissue são guitarras especiais, a começar pelo preço. Não tem muito a ver com as Special, Traditional, Standard. Comprar uma é uma questão de experimentar, ver o braço, a tocabilidade, não é questão de se pensar em um trocado a mais ou a menos, já que obrigatoriamente se paga caro. Minha sugestão é evitar comprar uma reissue pelo visual ou por ser um pouco mais baratas. Tem reissue com braço melhor e pior, com som melhor e pior, com captadores melhores e piores, acontece de aparecer uma que não tem nada de especial. Uma guitarra dessa tem que ver a procedência, o som, o serial. Dessas mais novas tem até com weight relief que não passa de uma Std ou Traditional metida a besta. Ou seja, não é porque é uma reissue que é uma grande guitarra. Experimente...
|
Hitman Veterano |
# jan/15
· votar
MMI O problema é que deve ter uma mulher dando nomes para cores de guitarras nas fábricas hoje em dia. Tem tanta cor-burst que é de se perder completamente. Fato!!
Ate onde eu sei, nao tem nada com slash nao.
Tudo indica que foi uma encomenda especial da Yorkville (distribuidor canadense) e pelo que parece, form apenas duas, uma em Alberta e outra aqui. Parece que ela ficou escondida por ai e aqui e passaram uns anos sem muita gente tocar nela.
Vou tentar postar uma foto aqui. me da uns minutos. (esperando o photobucket decidir funcionar)
Não tem muito a ver com as Special, Traditional, Standard. Comprar uma é uma questão de experimentar, ver o braço, a tocabilidade, não é questão de se pensar em um trocado a mais ou a menos, já que obrigatoriamente se paga caro. Minha sugestão é evitar comprar uma reissue pelo visual ou por ser um pouco mais baratas.
Pelo tanto que eu posto, acho que eu te conheco bem melhor do que voce me conhece. haha Eu apenas compro seguindo esse modelo, independente de ser uma R9 ou nao. A guitarra mais cara nem sempre eh melhor e o mesmo eh valido para a mais barata. Confesso que o visual chamou sim a minha atencao mas a tocabilidade dela, som, etc realmente subiu pro topo das minhas favoritas (que inclui obviamente as minhas outras duas gibsons, uma LP Trad e uma Sg, isso porque sempre detestei a tocabilidade da SG, toquei nessa, me surpriendi, logo em seguida, toquei em 3 outras SG standards em teoria identicas e nada batia a minha, entao, ela me espera no guitar tech apos uma regulagem recente.) Dependendo do que for, isso eh ate valido para amplificadores. (novo nao sou tao chato, mas os vintage, sim).
Ela eh um toque mais pesada que a minha traditional de 2011, porem isso ainda nao diz se o corpo eh solido ou nao. Ja o a grossura do braco, lembra a minha trad porem o formato diferente eh evidente, nao diria melhor ou pior, apenas um sabor diferente e tao agradavel quanto.
Estou procurando motivos para nao comprar-la pois eh mais que o dobro que a minha guitarra mais cara. por favor me ajude. hahaha
|
Hitman Veterano |
# jan/15 · Editado por: Hitman
· votar
Como prometido, as imagens dela ai. A primeira eh a que estou de olho. Por causa da luz, nao da pra ve bem o roxo, mas esta la!
R9 Finish
R9 Korea
R9 Thomann
R9 MLPF
|
Filippo14 Veterano |
# jan/15
· votar
Hitman Eu comprei uma R9 recentemente (menos de 2 meses) e é uma guitarra bem legal, mas tem que tomar uns cuidados.
Primeiro, o que o MMI falou é verdade, existem guitarras que não são nada demais entre essas reissues.
Testei 4 reissues antes de escolher qual eu queria, uma 57 que foi pintada pelo Tom Murphy (RS30k), uma 59 de 99 comprada pela Yamano, uma 58 e por fim uma 59 com um flamed maple bem bonito, mas até que discreto. Testei as 4 em um amplificador igual o que eu tenho em casa e levei a minha Gibson (Custom Alphine White com Capacitores RS paper in oil e SD Antiquity).
A ideia era de pegar uns pedais encostados em casa e vender junto com a minha lespa e pegar outra guitarra se ela fosse melhor que a minha. A 57 que era a mais cara não era nada demais, relativamente ruim (pelo preço ela era horrivel), pouco dinâmica e embolada demais, não aguentei nem 5 min com ela na mão.
A 58 era muito boa, mas não compensava o investimento pensando que eu ja tinha uma Les Paul muito boa, mas ainda assim era melhor que a minha guitarra, mais aberta e com mais dinâmica.
A 59 da Yamano custava o mesmo preço da 57 e eu não conseguiria pagar de jeito nenhum, tinham um puta som animal, realmente muito boa, mas para mim não valia o preço e eu não poderia pagar.
Por fim testei a segunda 59 com um burst mais discreto, mas ainda assim presente e me surpreendi, tinha o som bem próximo da Yamano, mas o preço era muito menor, não resisti e comprei a guitarra.
Vale lembrar que eu fiquei 3 horas na loja, pegava cada guitarra da loja e tocava depois da minha, peguei em cada guitarra umas 3 vezes para me decidir.
Tenta testar com seu equipamento, compare com as suas gibsons, usa pedais no teste tambem, veja como ela responde, mas eu focaria na dinâmica, harmônicos e clareza das notas da guitarra, no fim das contas, para mim são esses fatores que colocam valor nas guitarras, timbre/voz cada uma tem a sua, isso é o de menos.
Abração
|
MMI Veterano
|
# jan/15
· votar
Hitman
Bonita, achei legal. Ela lembra uma do Slash. Também lembra uma rara cherry-red de 59, que um amigo recentemente pegou uma R0 baseada nela, a serial 9 0875. Se é como você disse a respeito do som e tocabilidade, é uma jóia absolutamente rara... \o/
|
erico.ascencao Veterano |
# jan/15
· votar
Hitman MMI Filippo14 Pergunta de noob: o headstock das RX tem um formato diferente das séries de fábrica da Gibson? Tenho uma impressão de as RX terem o headstock com pontas mais arredondadas e de maneira geral menor que o headstock das Traditional, Standard e afins.
|
MMI Veterano
|
# jan/15
· votar
erico.ascencao
O Headstock é patenteado. Mas tiveram algumas mudanças nas características:
- no início de 1969 houve uma mudança no tamanho e contorno do headstock, de fato.
- até 1960 o perfil ia diminuindo a espessura até a ponta, de modo que nas tarraxas da primeira e sexta cordas eram mais espessos. O que significa que as tarraxas das pontas (D e G) eram mais salientes aparentemente.
- em 58 moveram o logo mais para a extremidade, antes era mais perto das tarraxas..
- Tem a questão do ângulo do headstock, famosa. Peghead angle is 17 degrees: 1904-1966. Peghead angle is 14 degrees: 1966-1973. Peghead angle is 17 degrees: 1973-present. (de 73 até 2002 tiveram LP saindo com 14 graus)
- Na era Norlin tiveram LP saindo com braço de 3 peças e "volute".
Em vistas dessas mudanças, a aparência do head varia um pouco, conforme o período da fábrica, a fidelidade ao original etc. Algumas fazem diferença na minha opinião, outras não, mas é pessoal. :)
|
rafael_cpu Veterano |
# jan/15
· votar
Hitman
Cara, muito bonita essa LP, hein?
T+
|
erico.ascencao Veterano |
# jan/15
· votar
MMI Tu é uma enciclopédia mesmo... valeu!
|
Hitman Veterano |
# jan/15
· votar
MMI Bonita, achei legal. Ela lembra uma do Slash. Também lembra uma rara cherry-red de 59, que um amigo recentemente pegou uma R0 baseada nela, a serial 9 0875. Se é como você disse a respeito do som e tocabilidade, é uma jóia absolutamente rara... \o/
Talvez lembre a Snakepit?
Bacana! Voce manja a ordem do serial number das reissues? essa nao esta longe da dele, porem ja vi numeros altissimos comparados a essa. A que estou de olho eh 9 19XX.
rafael_cpu Linda bicho!! desde que vi ela, nao sai da mente. haha
|
MMI Veterano
|
# jan/15
· votar
Hitman
Isso, essa snakepit é uma guitarra linda. Mas andou saindo uma Slash Rosso Corsa também.
O serial que eu falei é de uma 59 autêntica, não reissue. A reissue do colega sim, foi feita com base nesta da foto, mas é uma reissue 60 sem bigsby, só a cor que é parecida.
A história é a seguinte... No meio de 58 a Gibson passou a usar o burst nas Les Paul, o que obrigou uma corrida por tampos de maple figurados. O primeiro protótipo de guitarra Les Paul, quando criado, tinha sido pintado de burst, mas o Les Paul não aprovou e começou a ser usado o goldtop. Então do meio de 58 até 60 quase todas as Les Paul foram pintadas de burst, com tampo figurado em bookmatch, com poucas exceções. A serial 9 0875 foi uma encomenda com pintura cherry-red e bigsby, sem a inscrição Les Paul no headstock, uma custom order. A 8 1689 também foi encomendada em cherry-red, sem bigsby, saiu com tampo em 3 peças por ser de pintura sólida. A 8 3688 foi encomendada em preto. A 0 7450 é uma burst raríssima em "blistered maple top". Outra bem rara é a canhota do Paul McCartney (a outra 59 canhota fabricada foi vendida por quase 200 mil dólares).
|
clguitar Membro |
# jan/15 · Editado por: clguitar
· votar
Só uma coisa que reparei recentemente na Thomann: eles estão especificando a cor das reissues com base na "Bíblia" das Les Pauls sunbursts: "The Beauty of the Burst".
http://www.thomann.de/gb/gibson_les_paul_59_botb93_lightlaged_4.htm
Na minha experiência recente , essa descrição da cor é usada pela própria Custom Shop da Gibson nos papéis que vêm com a guitarra (onde está "cor", colocam "Page XXXX", que remete à página do livro com a cor semelhante), mas os revendedores normalmente não anunciavam essa referência.
Acho essa uma boa forma de saber qual a cor que se quer, já que, para a maioria das pessoas, a Internet acaba sendo a principal forma de pesquisar ou até comprar essas guitarras. E as fotos do livro são bastante mais confiáveis do que as fotos que costumam colocar na rede.
Para quem gosta de guitarra, o "Beauty of the Burst" é uma delícia de folhear e traz muitas informações interessantes também. E é um investimento de nada (tipo 25 dólares) para quem está pensando em comprar uma reissue.
|
MMI Veterano
|
# jan/15 · Editado por: MMI
· votar
clguitar
O "The Beauty of the Burst" é talvez a maior referência em se tratando das Les Paul burst. Com a ideia e posterior sucesso da série Collector`s Choice, que já tem um montão de guitarras, é natural que o livro também ganhe a referência, indicando a guitarra que foi baseada.
Outros sobre o assunto que valem a pena são o Burst Believers I e II. O autor, Vic DaPra é um dos maiores especialistas em burst e o livro foca muito em fotos e histórias, um pouco menos "técnico" que o BOTB. Aliás, a Gibson fez uma edição especial de 7 guitarras baseadas na guitarra dele, com captadores Doyle Coils, ganhou o nome de Magnificent Seven. (obs.: a CC#9 é a Believer Burst, baseada na guitarra dele)
|
Hitman Veterano |
# jan/15
· votar
clguitar Bela observacao! deposi de procurar, achei na minha loja local tambem.. Porem nao sao todas, imaguno que seja uma "special run" que copia as do livro enquanto grande parte das outras sao "normais"
MMI Isso, essa snakepit é uma guitarra linda. Mas andou saindo uma Slash Rosso Corsa também. Po! verdade!!! esqueci completamente dessa! Toquei numas 3 e nenhuma me agradou, alias, decepcionante ate. Ja toquei em muitas gibson studio muito melhor. Mas ainda vendo se eu acho mais informacoes sobre as reissues, a paradise burst tem COA preto enquanto eu vi uma 2013 com COA em marrom. Talvez isso indique que ela seja uma 2011? Se for o caso, o rosso corsa eh copia da paradise. haha Voce sabe o resto da informacao dos anos ou alguma ideia onde poderia encontrar?
|
MMI Veterano
|
# jan/15
· votar
Hitman
Poxa, um detalhe que eu nem tinha pensado... O COA muda realmente, fui dar uma pesquisada nisso porque eu só tinha observado e tem mais fatos documentados, achei alguma coisa sobre o COA. O problema é que um COA em capa preta pode ser de 2008 até 2012.
É mais fácil ver o ano pelo serial. Você não tem?
|
Hitman Veterano |
# jan/15
· votar
MMI Inveja do maple syrup da gibson... hahahah
tenho sim. 9 1921
|
MMI Veterano
|
# jan/15
· votar
Hitman
Você deve saber... Essa é um R59 de 2011, a 921 produzida.
O problema desse maple syrup é que eu jamais teria coragem de abrir e experimentar, deixaria junto com o case... kkkkkkk
|
Hitman Veterano |
# jan/15
· votar
MMI Nao sabia como os serial numbers das reissues funcionavam, tinha procurado mas nao achei. agora voce falando fica facil! E como eram as de 2001?
Maple syrup tem saindo de arvore por aqui (haha) entao deixaria esse intacto com o case tambem!
|
MMI Veterano
|
# jan/15
· votar
Hitman
As de 2001 tinham o serial bem parecido.
O serial é meio estranho sozinho: M YRRR or MYRRRR M is the model year being reissued Y is the production year RRR(R) indicates the guitar's place production for that year. NOTE: This number includes all models for a particular reissue year - so, for example, a 1958 Reissue serial number may include '58 Reissue LP Standard and '58 Explorer production. ( site da Gibson)
|
Hitman Veterano |
# jan/15
· votar
MMI Vishh... Li esse negocio algumas vezes.. deve ter passado despercebido nas madrugadas de insonia. haha
Nao acontece ter nenhum overlap de S#? lembro de ter lido algo a respeito mas nao lembro o que foi feito.
|
MMI Veterano
|
# jan/15
· votar
Hitman
Nunca pesquisei, mas acho que nesse sistema de numeração das reissue obrigatoriamente tem que haver repetição de números. Pelo menos na minha ignorância, a décima R9 de 2011 e de 2001 receberiam o serial 9 1010.
|
Junae Veterano |
# jan/15 · Editado por: Junae
· votar
MMI, acho que esse tópico sanou algumas dúvidas minhas dos últimos dias. VIm aqui exatamente para perguntar algumas coisas que vcs estão discutindo.
(O Headstock é patenteado. Mas tiveram algumas mudanças nas características:
- no início de 1969 houve uma mudança no tamanho e contorno do headstock, de fato.
- até 1960 o perfil ia diminuindo a espessura até a ponta, de modo que nas tarraxas da primeira e sexta cordas eram mais espessos. O que significa que as tarraxas das pontas (D e G) eram mais salientes aparentemente.
- em 58 moveram o logo mais para a extremidade, antes era mais perto das tarraxas..
- Tem a questão do ângulo do headstock, famosa. Peghead angle is 17 degrees: 1904-1966. Peghead angle is 14 degrees: 1966-1973. Peghead angle is 17 degrees: 1973-present. (de 73 até 2002 tiveram LP saindo com 14 graus)
- Na era Norlin tiveram LP saindo com braço de 3 peças e "volute".
Em vistas dessas mudanças, a aparência do head varia um pouco, conforme o período da fábrica, a fidelidade ao original etc. Algumas fazem diferença na minha opinião, outras não, mas é pessoal. :)
A pergunta é a seguinte:
Fiquei com a impressão do headstock da minha R0 ser menor que das originais RX. Medi e vi que é do mesmo tamanho da Slash Rosso Corsa que tinha. Outra coisa que percebi é que desde 2011 as tarrachas mudaram (single line e double line). As que saem nas antigas são vendidas separamente como Gibson Historics Specs, com o logo na parte de trás (Gibson deluxe), e são esverdeadas (além de ligeiramente menores) e, ao que me parece, fabricadas pela Gotoh especialmente para a Gibson. As novas são kluson SD90SLN (single line) e SD90SLN DR (Double Line) que são as que vem nas R0 (Double Line). Notei também que, na reedição de aniversário de 50 anos da R0 (em 2010) saíram três modelos, com pequenas alterações, e, além dos knobs e três perfis de braço, algumas tinham a tarraxa single line . Segundo email da fábrica da kluson, a única diferença é estética, exatamente para referenciar uma era (1960), mas elas não são exclusivas e saíram muitas R0 com single line (O beauty of the burst mostra isso). Desviei muito da pergunta, mas gostaria de saber mais a respeito das Gibsons RX que saíram com headstock grande (cabeça tipo as SG Reissue).
Abraços .
|
Junae Veterano |
# jan/15 · Editado por: Junae
· votar
Algumas lojas estão vendendo RX com especificações baseadas no Beauty of the Burst, já reparei isso também.
|
Lelo Mig Membro
|
# jan/15
· votar
MMI
Acompanhando, até agora, como curioso e aprendiz, já que não entendo nada de Lespas.
Mas, surgiu uma dúvida à partir de um questionamento que pensei:
Para muitos a melhor Gibson Les Paul já fabricada é a 1959 (há discordâncias, mas vamos supor ela).
Partindo do princípio que é impossível, para a grande maioria dos mortais, comprar um 1959 original, teoricamente, uma Reissue 1959, seria a maneira mais indicada para se aproximar deste objeto de consumo.
Se o "caboclo" compra uma R9 ele têm uma réplica da 1959, feita pela própria Gibson ou "mais ou menos"?
|
Filippo14 Veterano |
# jan/15
· votar
Lelo Mig
Então, eles tentam seguir a risca a forma como era feita a guitarra naquela época. A qualidade dos componentes são todos custom shop da Gibson, o que sugere uma qualidade absurda. A diferença entre os anos das reissues em sí nada mais são do que aquelas coisas de sempre, pintura, captador, tampo, grossura de braço etc. O grosso das lespas reissues pelo menos para mim é o mesmo, mas com a maior qualidade que a Gibson pode disponibilizar.
Abração
|